Skip to main content

http://www.clubhyper.com/forums/plasticpixframe.htm

 

 

Prezados,

 

Anexo um link do Hyperscale que um modelista insertou uma corcunda de Hellcat Monogram num Hellcat Hobbyboss, na 1/48.

 

É fato que o Hobbyboss É o Trumpeter 1/32 escalado. Algum corajoso jÁ fez isso na 1/32? JÁ vi em alguns sites que a substituiÇão da fuselagem É viÁvel, porÉm a Área de scribing e riveting É muito maior.

 

Trocar a corcunda parece menos trabalhoso, mas cortar 2 kits e no final não encaixar, não parece sensato. AlguÉm jÁ viu isso na 1/32?

 

AbraÇo.

 

 

 

 

 

 

Last edited by ffuzeira
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Richthofen,

 

Adaptar não é difícil, no site Britmodeller há um artigo mostrando o Frankstein, o problema é botar toda a fuselagem no mesmo padrão das asas, rebaixar as linhas e rebitar. A preguiça é muita!

 

Abraço.

 

Fábio

Desculpem a ignorância, mas qual a finalidade dessa cirurgia?

 

Eu montei um F6F5 Hasegawa, que esse sim é terrível, alto relevo e oscambau, e fiquei satisfeito com o resultado. Não acredito que haja um erro tão grande que justifique tamanha cirurgia...Afinal kits 1/32 não são baratos...

 

Um Abração.

Paulão,

 

Tenho paixão por este avião, logo atrás do Corsair, que já se transformou numa obsessão. Fico incomodado com o painel, canopy e corcunda muito arredondadas. Os gringos chamam de "chubby". Gorducho! 

 

Essa minha neura é similar às dos aficionados pelo Me109, quando crucificaram a Eduard, Revell e outras em seus recentes lançamentos.

 

Achei os kits do Me109 na 1/48 e 1/32 muito bons! Mas no caso do Hellcat fico neurotizado com a desproporção do dorso, é muito ruim. Dá até para relevar o cowling também com formato diferente do avião original.

 

Cada um com suas paixões e obsessões.

 

Abraço Paulão.

 

Fábio

Paulão, os chinas da "TrumpeBoss" erraram no Hellcat (todos) da mesma forma que erraram no Super Tucano: Fizeram o dorso do avião mais largo que o correto e com isso o canopy ficou largo, fora de escala.   

No caso do Super tucano voce só percebe isso se colocar o HobbyBoss ao lado do kit de resina do Duarte, mas no caso do Hellcat que tem feito por outros fabricantes em todas as escalas, é colocando um do lado do outro que voce vê que o cockpit do "TrumpeBoss" está largo demais.

Claro que se o modelista lançar mão da "licença poética" dá pra ignorar, pois o acabamento dos kits é ótimo, só está errado ali.  Eles começaram fazendo errado na 1/32 e foram repetindo o erro na 1/72 e depois na 1/48, como é costume deles:  Se o projeto inicial em uma escala sair com defeito, esse erro será repetido em todas as escalas que o kit for escalado.

 

Na 1/48 é possivel usar a fuselagem do Hasegawa ou Eduard com as asas do HobbyBoss, parece que o Hasegawa se adapta melhor.  Já na 1/32 só tem o Hasegawa que tem acabamento bem inferior pra fazer o transplante, mas é barato, sai por uma média de 30 Obamas lá fora.  Já vi também quem pegou a fuselagem do Trumpeter e corrigiu, cortando na parte de cima e fechando, mas esse procedimento pega na hora de substituir as transparências.

Problema semelhante acontece em 1/32 no Skyraider da Trumpeter e no P-61 da HobbyBoss, porém bem menos pronunciado que no Hellcat.

Felipe,

 

Tens este artigo com essa cirurgia ? Pergunto porque tenho o canopy da Squadron, facilita um bocado.

 

Você descrevendo parece fácil fazer o recorte, mas corre o risco de ficar com uma altura de fuselagem menor, e aí o kit vai para o cemitério.

 

Abraço.

 

Fábio

Originally Posted by Matte:

As asas do Hasegawa 1/48 estão erradas??? E o Hellcat da Arii tem erro também?

 

Abraços,

 

Matte

Não Matte, o lance é que o Hellcat da Trumpeter permite posicionar as asas dobradas, pra muitos modelistas (eu inclusive) esse é um detalhe importante pra um avião naval.  Quando ainda me interessava por 1/48 foi uma grande decepção pra mim a Eduard não fazer as asas posicionáveis no kit deles.

Como o kit do Hellcat da Hasegawa, dá pra comprar por um preço bom lá fora, acaba sendo quase um "set de correção" de fuselagem para o kit Trumpeter...

 

O Hellcat 1/48 da ARII também é muito legal também. É muito simplificado, mas suficiente pra quem quer fazer um kit rápido e ter novas versões.  

Last edited by Felipe C. Miranda
Originally Posted by ffuzeira:

Felipe,

 

Tens este artigo com essa cirurgia ? Pergunto porque tenho o canopy da Squadron, facilita um bocado.

 

Fábio

Infelizmente não salvei esse artigo Fábio, justamente por acha-lo muito arriscado e não estar disposto a correr tal risco, achei mais "fazível" a troca de fuselagens com o Hasegawa...   Na verdade não era nem um artigo, e sim um review de montagem do kit Trumpeter onde o modelista disse ter feito isso.

Originally Posted by Felipe C. Miranda:
Não Matte, o lance é que o Hellcat da Trumpeter permite posicionar as asas dobradas, pra muitos modelistas (eu inclusive) esse é um detalhe importante pra um avião naval.  Quando ainda me interessava por 1/48 foi uma grande decepção pra mim a Eduard não fazer as asas posicionáveis no kit deles.

Como o kit do Hellcat da Hasegawa, dá pra comprar por um preço bom lá fora, acaba sendo quase um "set de correção" de fuselagem para o kit Trumpeter...

 

O Hellcat 1/48 da ARII também é muito legal também. É muito simplificado, mas suficiente pra quem quer fazer um kit rápido e ter novas versões.  

ahh tá!!! Mas parece que tem um set de resina para o Hellcat da Hasegawa... Apesar que essas mudanças de corta aqui, cola ali é um saco de se fazer e ficar bom...

 

Eu montei o Hellcat da ARII fica bem legal e achei um kit bem na escala. Mas... o único problema dele é a cabine super simples e a transparência da cabine fica com folga para encaixa na fuselagem, mas acho um bom kit, baixo relevo e de fácil montagem!!!

 

Abraços,

 

Matte

Originally Posted by BoxM@n:

Que tal esperarmos a Tamiya lançar o Hellcat na 1/32???

Minha expectativa de vida pra frente não me permite aguardar que a Tamiya lance tudo que se deseja...  Se voce sabe onde fica a fonte da juventude, me passe o endereço por PVT.

Last edited by Felipe C. Miranda
Originally Posted by Felipe C. Miranda:
Originally Posted by BoxM@n:

Que tal esperarmos a Tamiya lançar o Hellcat na 1/32???

Minha expectativa de vida pra frente não me permite aguardar que a Tamiya lance tudo que se deseja...  Se voce sabe onde fica a fonte da juventude, me passe o endereço por PVT.

Uma vez vi um renomado modelista de 1/72 dizer que faria um pacto com o capeta: ele viveria com saúde até os 500 anos e quando morresse o capeta ficaria com a alma dele.

"Trocar a corcunda parece menos trabalhoso, mas cortar 2 kits e no final não encaixar, não parece sensato."

 

Mais caro e mais trabalhoso - mas sem sacrificar um dos kits -, seria copiar em resina a parte do cockpit do Hasegawa, ao invés de removê-la/cortá-la do original.

 

Se se conhece alguém que tem câmara de vácuo, copiar em resina as duas fuselagens é melhor ainda, pois seria possível fazer várias  cópias para teste e ajuste.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Originally Posted by BoxM@n:
 

Uma vez vi um renomado modelista de 1/72 dizer que faria um pacto com o capeta: ele viveria com saúde até os 500 anos e quando morresse o capeta ficaria com a alma dele.

Estou precisando de algo assim...

 

 

Já li e reli trocentos artigos mostrando os erros de cowling do kit 1/48 da Hasegawa, comparando com o Eduard e melhoramentos em resina. Alguns loucos conseguem refazer na unha o cowling, mas haja tempo e habilidade para tal. Se não dá para viver com o kit por conta de um erro básico desses, só resta partir para o uso de um afermarkt, porém está difícil encontrar tais peças.

 

Eu fiz algo parecido quanto a fazer o casamento de fuselagem de uma marca com as asas de outra. Comprei o Hobbyboss 1/48 na esteira da aquisição de um Eduard weekend, do qual sobraram uma fuselagem inteira mais algumas peças. O objetivo é juntar a fuselagem da Eduard com as asas do HB. Consegui direto da Eduard uma árvore com as peças faltantes para completar a fuselagem (estabilizadores e profundores horizontais, anel do cowling e outros menores) e espero que de certo.

 

De quebra, a grande vantagem do kit da HB são as asas dobráveis - a must com aviões navais (pena que a Tamiya não tenha feito o mesmo com o Wildcat), que todos os reviews que achei na net dizem estar corretamente escaladas.

 

Tenho paixão por este avião, logo atrás do Corsair, que já se transformou numa obsessão. Fico incomodado com o painel, canopy e corcunda muito arredondadas. Os gringos chamam de "chubby". Gorducho! 

Fábio, sei bem o que é isso. Corsair tenho 12 (todas as versões do -1 ao -7, com repetecos da 2.ªGM), Zeros são 11 (incluindo um trainer). Paixão desmedidamente descontrolada.

 

Last edited by Lucianocf
Originally Posted by Staffa:

"Trocar a corcunda parece menos trabalhoso, mas cortar 2 kits e no final não encaixar, não parece sensato."

Não é cortar dois kits.  É simplesmente montar a fuselagem do kit Hasegawa no lugar da fuselagem do Trumpeter.  O trabalho alí seria melhorar as linhas da fuselagem do kit Hasegawa pra eleva-la  ao nivel do acabamento das asas do Trumpeter.

Luciano,

 

Foi meu primeiro kit 1/32, comprei pela manhã no Carrefour e antes do almoço encontrei na Sodiler do Conjunto Nacional, aqui em BSB, o no. 29 do Corsair da Squadron Signal. Um dia prá lá de perfeito. Corsair tenho todos na 1/48, mais de um de cada, e depois de 35 anos de espera (estou com 50), comprei o kit perfeito! O F4U-1A 1/32 da Tamiya.

 

Está no cativeiro no CTE de Curitiba. Estou esperando chegar o A.R. do resgate. Dos 5 ou 6 Revell na 1/32 não resitiram a 3 mudanças, e o último estou refazendo no scribing e rebitando. 

 

Acho fazer o dorso em resina tão trabalhoso quanto o implante do Hasegawa. Mas vou pensando.

 

Abraços.

 

Fábio

Last edited by ffuzeira

Eu não tinha reparado as outras partes da matéria quando postei esse link... Realmente o cara pulou o corguinho... e ainda fez o bicho com as asas móveis e seu encaixe perfeito!  Louco é pouco...

 

Eu me contento com o Hasegawa, que aliás estou a procura, mas até agora achei por um preço meio salgado.

 

Acho lindo esse avião, alias a família cat da grumman toda é linda! E ele no FS pacific é muito legal de pilotar!

 

Abraços,

 

Matte

Originally Posted by Fernando Estanislau:
Originally Posted by Matte:

Interessante!!

 

http://www.geocities.jp/yoyuso/f6f/f6fe-1.html

 

Abraços,

 

Matte

 

De vez em quando a gente se depara com uns modelistas que simplesmente não têm medo de nada...

Foi justamente esse maluco que citei por alto ao fazer as alterações no cowling. As asas dobráveis e funcionais são um show à parte.

Originally Posted by ffuzeira:

Luciano,

 

Foi meu primeiro kit 1/32, comprei pela manhã no Carrefour e antes do almoço encontrei na Sodiler do Conjunto Nacional, aqui em BSB, o no. 29 do Corsair da Squadron Signal. Um dia prá lá de perfeito. Corsair tenho todos na 1/48, mais de um de cada, e depois de 35 anos de espera (estou com 50), comprei o kit perfeito! O F4U-1A 1/32 da Tamiya.

 

Está no cativeiro no CTE de Curitiba. Estou esperando chegar o A.R. do resgate. Dos 5 ou 6 Revell na 1/32 não resitiram a 3 mudanças, e o último estou refazendo no scribing e rebitando. 

 

Acho fazer o dorso em resina tão trabalhoso quanto o implante do Hasegawa. Mas vou pensando.

 

Abraços.

 

Fábio

Meu Revellzão virou sucata há muito tempo e; salvo engano, também foi meu primeiro 1/32 . Até pensei durante um tempo em reforma-lo para padrões decentes, mas acabei por desistir.

 

Tenho Corsairs da 1/144 até 1/48, e esse novo 1/32 -1A da Tamiya é, logicamente, sonho de consumo. Mas vai ter que esperar um bocado. Torço para que o resgate do seu não seja tão caro quanto de um rei.

 

Abs,

Luciano

Last edited by Lucianocf
Originally Posted by Felipe C. Miranda:
Originally Posted by Staffa:

"Trocar a corcunda parece menos trabalhoso, mas cortar 2 kits e no final não encaixar, não parece sensato."

Não é cortar dois kits.  É simplesmente montar a fuselagem do kit Hasegawa no lugar da fuselagem do Trumpeter.  O trabalho alí seria melhorar as linhas da fuselagem do kit Hasegawa pra eleva-la  ao nivel do acabamento das asas do Trumpeter.

Este é exatamente o meu projeto: ou utilizo integralmente a fuselagem do hasegawa ou somente corto a parte que interessa.

De qualquer forma, gosto muito do kit dele da hasegawa... 

Fazer o avião com as asas dobradas "meio que nos obriga" a fazer outro com elas em posição de vôo...

Porém, continuo na torcida por um Hellcat bonitão feito pelo Deus Tamiya!!

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×