Aerógrafos

O Controle da válvula é apenas um clique, só abre o ar, não tem essa de controlar o fluxo de ar no gatilho, só se controla o fluxo de tinta.

É assim mesmo. aliás, a regra da aerografia é sempre acionar o ar, dai a tinta, e parar a tinta antes de parar o ar, nunca acionar tinta sem ar. Porque se fizer isso acumula tinta na ponta, ai quando você acionar de novo ele cospe essa tinta acumulada e estraga o trabalho. 

Muitos ficam achando que o compressor está cuspindo agua, quando na verdade não domina a aerografia. 

Está semana desmontei a válvula e limpei bem.

Lubrifiquei com um pouquinho de óleo de máquina.

 

Não é uma boa ideia colocar óleo de máquina onde passa o ar, as impurezas que vem no ar vão grudar no óleo e com o tempo vai virar uma pasta. Já consertei mais de um aerógrafo com este problema.  Para lubrificar a partes móveis use vaselina spray.

 

de tempos em tempos deve-se deixar o aerografo de molho na agua e sabao para tirar todo o oleo e sujeira (eu uso cuba ultrassonica), e ai lubrificar de novo a valvula, a agulha, a mola e o mecanismo que segura a mola, por isso nao vejo problema lubrificar com singer

eu uso lubrificante paasche e nao tem diferenca para o singer.

Os lubrificantes dos fabricantes devem ser aplicados pra melhorar a passagem das peças que passam pelos orings, como é o caso do Superlube da Iwata, não tem indicação de aplicação dentro da válvula, exatamente para não acumular impurezas ali. Mesmo porque quando o gatinho fica prendendo o problema não esta no interior da válvula e sim no cotado entre o oring e o pistão, abaixo do gatilho, que  abre a válvula.

Dentro da válvula eu só uso a vaselina spray para ajudar a conservar a mola e vedação, não tem necessidade de lavar a válvula, eu nunca precisei fazer isso.

 
 

Valeu.

Fiz agora a tarde um teste seco, do compressor e dos aerógrafos.

Tinha um vazamento na conexão e outro na base da mangueira.

Acho que a mangueira do Paasche já era.

Como usei para secar umas peças que lavei, os aerógrafos foram usados para controlar o fluxo de ar.

Anghinoni: realmente era impressão minha que o gatilho estava duro. O ar fluiu legal.

Augusto: usei o óleo aplicado com um alfinete. Mas, valeu a dica de limpeza e vaselina.

acho que estamos falando de lubrificar a mesma coisa, eu nunca abri a valvula, e sim puxo o gatilho para tras e pingo uma gota de oleo onde o gatilho entra em contato com ela, nao entra lubrificante la dentro. isso esta na pagina da iwata

http://www.iwata-medea.com/pro.../cleaning/superlube/

 

 

"Trigger (Piston Packing) O-Ring Lubrication:
Put a tiny drop of SuperLube on the blunt end of the needle. Insert blunt end through the trigger opening and into the piston packing hole. Move needle up and down and in a circular motion to lubricate the o-ring."

 

anghinoni posted:

acho que estamos falando de lubrificar a mesma coisa, eu nunca abri a valvula, e sim puxo o gatilho para tras e pingo uma gota de oleo onde o gatilho entra em contato com ela, nao entra lubrificante la dentro. isso esta na pagina da iwata

http://www.iwata-medea.com/pro.../cleaning/superlube/

 

 

"Trigger (Piston Packing) O-Ring Lubrication:
Put a tiny drop of SuperLube on the blunt end of the needle. Insert blunt end through the trigger opening and into the piston packing hole. Move needle up and down and in a circular motion to lubricate the o-ring."

 

Aí, entre o gatilho e o topo da válvula.

Ok

 

O que fiz também, foi desmontar a válvula, pois havia resíduos de silicone (borra) seco que removi lentamente com uma agulha.

Coloquei uma microgota de óleo no êmbolo da válvula, para que o próprio peso descesse ele.

Como o Augusto disse, talvez não seria a melhor estratégia por o óleo.

Mas diante do problema que tive, seria plausível experimentar.

 

anghinoni posted:

acho que estamos falando de lubrificar a mesma coisa, eu nunca abri a valvula, e sim puxo o gatilho para tras e pingo uma gota de oleo onde o gatilho entra em contato com ela, nao entra lubrificante la dentro. isso esta na pagina da iwata

http://www.iwata-medea.com/pro.../cleaning/superlube/

 

 

"Trigger (Piston Packing) O-Ring Lubrication:
Put a tiny drop of SuperLube on the blunt end of the needle. Insert blunt end through the trigger opening and into the piston packing hole. Move needle up and down and in a circular motion to lubricate the o-ring."

 

 

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