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Na foto abaixo temos "Compass platform on open bridge" de uma fragata Flower.



Acredito ser o Compasso, que entendo como algo para navegação, embora esteja montando embarcações sou alheio aos instrumentos de navegação e como eles funcionam. Apenas estou preocupado em retratar corretamente. Existe uma bola vermelha e uma verde. Para que serve isto? Esta é a fragata HMCS Sackville, que se não me engano virou um museu flutuante. Na verdade gostaria de saber se no tempo da guerra isto era verde e vermelho ou se isto é um tipo de convenção atual, pois vi vários kits onde as duas bolas estão na cor cinza.
A base do compasso está revestida de madeira. Isto era só nesta embarcação ou isto se aplica a todas?

Abraço
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Respondendo parte da minha própria pergunta, Não, o revestimento de madeira não se aplica a todas corvetas. Abaixo uma foto da ponte da corveta Flower Trillium:



Não encontrei referências para a K166 (Snowberry) a qual vou retratar.

Sds
Paulors, como falei sou ignorante nos instrumentos de navegação. Posso dizer que sei apenas o que é GPS Maneiro !!!!
Em inglês a palavra Compass tanto serve para designar bússola quanto ao famoso compasso. Eis o meu erro na tradução, certamente aquilo alí é uma bússola. Mas minha dúvida é quanto a cor das esferas Verde e Vermelha (isto realmente não sei o que é) pois gostaria de fazer uma fiel representação desta parte da corveta Snowberry. Captou ???

Valeu pela mensagem!
Binnacle

A binnacle is a waist-high case or stand on the deck of a ship, generally mounted in front of the helmsman, in which navigational instruments are placed for easy and quick reference as well as to protect the delicate instruments. Its traditional purpose was to hold the ship's magnetic compass, mounted in gimbals to keep it level while the ship pitched and rolled. A binnacle may be subdivided into sections and its contents typically include one or more compasses and an oil lamp or other light source. Other devices such as a sand timer for estimating speed may have been stored in the binnacle as well.

The construction of many early (mid-18th century) binnacles used iron nails, which were later discovered to cause magnetic deviations in compass readings. As the development of the compass and understanding of magnetism progressed, greater attention was given to binnacle construction to avoid compass disturbances caused by iron.

With the introduction of iron-clad ships the magnetic deviation observed in compasses became more severe. Methods of compensation by arranging iron or magnetic objects near the binnacle were developed. In 1854, a new type of binnacle was patented by John Gray of Liverpool which directly incorporated adjustable correcting magnets on screws or rack and pinions. This was improved again when Lord Kelvin patented in the 1880s another system of compass and which incorporated two compensating magnets. These are colloquially known as "Kelvin's Balls" in the UK, and "Navigator's Balls" in the US.

http://en.wikipedia.org/wiki/Binnacle


Photo - Binnacle with iron correcting spheres at each side and clinometer below
compass



Galera,

Na MB chamamos esta estrutura de bitácula. Ela serve para sustentar a agulha magnética, mais conhecida como bússola. Todos os navios tem que ter este equipamento e sua localização varia muito. Antigamente ficava em frente ao timoneiro, mas como hoje em dia existem as agulhas giroscópicas, que marcam o norte verdadeiro (a agulha magnética aponta para o norte magnético), foram instaladas em outros locais do navio. As esferas são conhecidas na MB como "esferas de barlow", servem para corrigir o magnetismo dos cascos metálicos, que influenciam na direção que a agulha aponta. Por isso elas têm um braço onde podem ser aproximadas ou afastadas da agulha e, assim, corrigir estes desvios causados pelo magnetismo do navio. Realmente são pintadas de vermelho e verde, coincidindo com as cores das luzes de bordo.

Abração

Fábio Duarte
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