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Empresa usa ônibus retrô para comemorar aniversário de 65 anos



A Viação Cometa restaurou um antigo ônibus do modelo Flecha Azul para comemorar o aniversário de 65 anos da empresa; o ônibus foi usado entre 1963 e 2003 Divulgação

Um ônibus antigo totalmente restaurado, mas modernizado com tecnologia atual, está sendo usado pela Viação Cometa para comemorar os 65 anos da empresa. A restauração durou cerca de um ano.

O modelo, chamado de Flecha Azul, foi usado durante 40 anos pela empresa, entre 1963 e 2003, e mantém características antigas, como os bancos vermelhos. O couro legítimo, no entanto, foi trocado pelo sintético.

Entre as novidades que foram incorporadas ao ônibus antigo estão vidros fechados, lanternas LED e ar-condicionado.

Os passageiros são recebidos por motoristas com trajes de época.


Ônibus fará 65 viagens pelo país

O Flecha Azul fará 65 viagens comemorativas pelo país. A primeira, entre São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), foi realizada no último sábado (24).

Até o fim da campanha, em outubro, o roteiro incluirá cidades como Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Campinas (SP), Sorocaba (SP), São José do Rio Preto (SP) e Poços de Caldas (MG).

Os preços das passagens são os mesmos cobrados normalmente pela empresa para as rotas previstas. Uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro no Flecha Azul, por exemplo, vai custar R$ 70,85. A passagem de São Paulo para Belo Horizonte sairá por R$ 95,80.

A lista dos roteiros que serão feitos pelo ônibus retrô pode ser consultada na internet. No mesmo site, é possível fazer a compra das passagens.


Empresa começou a operar em 1948

A Viação Cometa começou a operar em 1948. O ônibus usado na campanha para celebrar o aniversário da empresa era produzido pela CMA e foi usado de 1963 até 2003. Depois das viagens comemorativas, o Flecha Azul fará parte do acervo histórico da Viação Cometa.

A empresa possui hoje uma frota de aproximadamente mil ônibus e atende cerca de 1,2 milhão de passageiros por mês.

http://economia.uol.com.br/not...sario-de-65-anos.htm
Original Post

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quote:
Tanto a pintura como o modelo desses ônibus são muito mais bonitos que os atuais.


Concordo plenamente contigo, Milan. Viajei muito nesses ônibus da Cometa, no trajeto Ribeirão Preto/São Paulo, e vice-versa. Muito legal essa iniciativa da Cometa, estão de parabéns.

Abraços
quote:
Originalmente publicado por FІЯЭFФЖ:
Viajei algumas vezes nesse "bixão"...



Legal sua preservação.


andei muito

a segunda fileira era a melhor pois por ser mais alta que a primeira dava p/ esticar bem as pernas.
Entrei no site para comprar uma passagem no velho CMA Scania ligando Sorocaba a São Paulo, mas além de terem marcado a viagem para o dia 22 de setembro, mesmo dia em que participarei de um encontro de aeronaves antigas e clássicas, TODOS os lugares já estavam vendidos Que saco !!!!


eu viajei muito no restaurado - embarcava na garagem da maxell proximo de minha casa - mas eu viajei tb neste ai acima e entrei aqui só pra falar o seguinte ele era importado era feito nos EUA até que a ciferal comprou licensa e adptou ao chassis scania e passoua fazer este do topico - era legal demais um roncão do scania muito show

Ônibus retrô vira alvo de 'tietagem' nas estradas de São Paulo

 

 

 

Na rodoviária, na estrada e nas paradas nas pequenas cidades, a cena é a mesma. As pessoas se aglomeram e tiram fotos. Muitas. A tietagem é tanta que a viagem chega a atrasar meia hora.

 

A estrela em questão é um ônibus restaurado da Viação Cometa, o Flecha Azul, um clássico das estradas. Em comemoração aos 65 anos, a empresa restaurou o último modelo, produzido de 1983 a 1999, e fará 65 viagens pelo Brasil até outubro. Antes disso, outros modelos, como o Papo Amarelo, Flecha de Prata e Jumbo, fizeram sucesso.

 

Na última quinta, a Folha viajou de São Paulo à Franca à bordo do Flecha Azul. No trajeto de pouco mais de 400 km, o ônibus foi parado quatro vezes por policiais rodoviários. Não era blitz, nem excesso de velocidade.

 

"Os guardas param para tirar fotos do ônibus, fotos deles com ônibus ao fundo e fotos deles com o motorista, é claro. É uma festa sempre", conta o motorista Marco Ernesto, 11 anos na Cometa.

 

Seu traje também remete a um passado glorioso do transporte de passageiros, quando os motoristas dirigiam com camisas alinhadas, gravata, quepe e óculos escuros grandes, uma das marcas dos motoristas da Cometa.

 

Segundo Ernesto, desde que as viagens comemorativas começaram, em agosto, os "busólogos" (aficcionados por ônibus) e nostálgicos estão fazendo vários trajetos. "Dias desses, era tanta gente que praticamente fecharam a rodovia de Belo Horizonte."

 

No ônibus, havia passageiros de todos os tipos. Os que viajavam somente por causa do ônibus, como o piloto Murilo Cerqueira Ambrósio, 22, não perdiam um só detalhe. Fotografaram o motor, as lanternas e a lataria do veículo.

 

"Passei vários anos da minha infância nos ônibus da Cometa, fazendo o trajeto São Paulo-Franca-São Paulo porque meu pai trabalhava em São Paulo. Lembro do banco de couro vermelho, parecia uma cama", diz Ambrósio.

 

O couro legítimo, no entanto, que era usado nos modelos antigos, foi trocado pelo sintético no ônibus retrô. Também foram incorporados vidros fechados, lanternas LED, ar-condicionado e wi-fi.

 

Outros passageiros estavam em seus deslocamentos normais e se surpreenderam com a viagem comemorativa. O aposentado Masame Tiausa, 76, foi um deles. "Não sabia, foi uma surpresa bacana. Lembrei de quando era adolescente. Morava em Taubaté, gostava de ver os ônibus azuis da Cometa cruzarem a via Dutra."

 

Mesmo preço

 

Os preços das passagens são os mesmos cobrados normalmente pela empresa para rotas previstas. Uma viagem de São Paulo à Franca no Flecha Azul custa R$ 70,01. A lista de roteiros disponíveis está na internet: www.cometa65anos.com.br.

 

Fotos: http://www1.folha.uol.com.br/c...estradas-de-sp.shtml

Viajei muito quando criança pro interior de SP nesse busão e  senti tanto a sua saída de circulação que nunca mais peguei Cometa depois disso.

 

Não havia que não o reconhecesse de longe...

 

Bem que eles podiam manter u ou dois desses em linha regular, ia ser uma bela jogada de marketing.

 

Numa comparação, creio que ele era o Electra das estradas: véinho, mas tinha charme. 

 

Adoraria viajar nele de novo...

 

Bons tempos...Ô saudades...

No meu caso, eu ia pra Chavantes, do lado de Ourinhos, bem pertinho do Paraná. Isso foi durante os anos 70 e 80...O ônibus ia pra Londrina, e sempre chegávamos de madrugada. Parávamos numa parada, acho que em Ourinhos, onde havia um alambique gigante todo feito de cobre decorando o salão. Fazia um frio daqueles, e ficávamos à espera de uma amiga nos buscar no seu fusquinha branco 67....

 

Mais nostálgico impossível..

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