Skip to main content

Replies sorted oldest to newest

"mer..." histórica dos Japas  até hoje não entendo a por que Nagumo perdeu tempo em trocar bombas por torpedos, também não entendo o por que de 4 porta aviões estarem juntos e nem por que desviaram  porta aviões para atacar as Aleutas como disfarce  qdo poderiam ter dado cobertura ao desembarque de tropas em outra linha de frente,  nem por que no caminho de volta de Pear Habour não invadiram logo essa ilha. Nem por que a força de encouraçados estava longe dos porta aviões, nem por que não testaram os rádios dos aviões de reconhecimento.

Vitória da inteligência (espionagem) americana que repassou informações importantes possibilitando as forças americanas montar uma arapuca pros japas.

Last edited by REZENDE

Rezende,

Esse tema de Midway é fascinante e muito complexo. Os japoneses cometeram muitos erros e caíram na armadilha montada pelos norte-americanos. Só que a armadilha não funcionou como planejado e por pouco os japoneses não viraram a mesa.

A preparação japonesa não foi tão cuidadosa como a de Pearl Harbor. Como vc bem apontou, eles dispersaram as forças. Enviaram o Junyo e o Ryujo para as Aleutas, em uma operação desnecessária, quando poderiam ter sido decisivos em Midway. Pior, deixaram o Zuikaku e o Shokaku no Japão, em função de seus grupos aéreos terem sido dizimados no Mar de Coral. Ora, se Midway era uma operação decisiva, pelo menos um deles poderia ter sido enviado, usando um grupo aéreo improvisado.

Sobre a troca de bombas por torpedos, Yamamoto havia instruído Nagumo para usar apenas uma parte de suas aeronaves de ataque contra as instalações em Midway, deixando outra parte em stand-by para atacar os navios norte-americanos, caso eles aparecessem. Só que Nagumo resolveu comprometer esses últimos em um segundo ataque a Midway. Aí os americanos apareceram e ele teve que trocar as bombas por torpedos. Na realidade não foi só isso. Essa troca era necessária apenas nos Kates do Akagi e do Kaga. No Hiryu e Soryu, que empregariam os bombardeiros de mergulho Val, a troca era mais simples, envolvendo apenas a substituição de bombas alto explosivo por perfuradoras de blindagem em 2/3 deles. O outro terço, por doutrina, usaria bombas alto explosivo e já estava equipado dessa forma. E pq os Vals do Soryu e Hiryu não decolaram imediatamente, em vez de esperar as trocas de bombas por torpedos no Akagi e no Kaga? Pq não haviam Zeros disponíveis para escoltá-los, pois estavam todos defendendo a esquadra. Teriam de esperar o retorno dos Zeros despachados para Midway mais cedo, que deveriam ser reabastecidos e rearmados.

Agora, tem muito mais coisa. É um tema complexo.

Quanto aos couraçados, apenas os quatro Kongos estavam com Nagumo, já que eram velozes o bastante para acompanhar os porta-aviões. Os outros eram lentos e não se prestavam para uma operação desse tipo.

E sobre não ocupar Midway mais cedo, isso simplesmente não fazia parte dos planos japoneses. Ocuparam Wake e foi só. Midway estava fora do perímetro que eles achavam necessário.

[  ]s

 

 

Last edited by paulors

O detalhe foi vital para vencer, os yanks tinham a seus favor a inteligência apostaram todas as fichas nas informações, estavam bem posicionados souberam esperar. Os japas no meu entender fizeram um plano as pressas após o ataque a Toquio tiveram apenas 2 meses de preparo Midway  foi uma Malvinas japonesa.

A estratégia japonesa não contava com os PAs americanos posicionados na retaguarda da ilha os PAs japoneses apostavam que os americanos mais uma vez seriam pegos de surpresa, apostavam que os PA´s americanos estariam ainda em PH deste modo os PA´s japonesas tomaram a dianteira chegarariam na frente a fim de bombardear as ilhas os encouraçados passariam após o bombadeio então para a vanguarda aguardando os PA´s americanos, uma terceira linha de ataque chegaria pelo sul era a força de desembaque isso foi seguido á risca. Os japoneses apostando na surpresa adotarama a tática diversionista direcionando 02 PAs para as Aleutas, tbem apostando que os americanos poderiam se deslocar para esta região na iminância de um ataque, 

Os erros ao meu ver :

- os japoneses não cuidaram de suas nformações a inteligência americana quebrou os códigos japoneses a parir de uma simples mensagem mencionando que uma bomba de água em Midway estava quebrada a partir dai conseguiram rastrear e deduzir o plano;

- deixar 02 PA´s no Japão - tiverm tempo sufuciente e como o Paulo mencionou poderiam ter reunido pelo menos 1 grupo de ataque;

- desviar 02 PA´s para as Aleutas, na minha opnião eles poderiam ter seguido esta rota porém desviando-se e entrando pelo norte de Midway, chegarariam praticamente na posição de onde os PA´s americanos estariam posicionados; ou poderiam ter sido usados para garantir a cobertura aérea sobre a esquadra;

- manter 4 PA´s agrupados em uma linha de combate, isto foi fatal e facilitou o bombardeio na sequência dos porta aviões japoneses; os americanos por sua vez mantiveram 02 rotas para seus PA´s o que dificultou a sus localização;

- manter um grupo de encouraçados e cruzadores na retaguarda apesar de lentos poderiam ter sido a linha de frente do ataque se lançados com antecedência, poderiam ter sido usados como chamarizaes, poderiam auxiliar na defesa aérea e auxiliar no reconhecimento, já que possuiam aeronaves para isso;

- o erro principal de Nagumo não foi arriscar - foi de ter de aguardar 40 minutos para confirmar as informações de seu avião de reconhecimento que atinha avistado parte da frota americana porem até então sem confirmação dos PA´s se tivesse ordenado a troca de bombas para torpedos e lançado logo seus aviões no primeiro avistamento do avião de reconhecimento teria mudado o curso da batalha,

Talvez a história seria contada ao inverso seriam os japoneses que talvez conseguissem pegar os americanos com seus aviões no convés de vôo ou decolando porém a hipótese mais provável seria no meio do caminho dos PA´s japoneses; de qualquer forma se Nagumo tivesse lançado seu aviões os americanos já não teriam encontrado o convés de vôo dos PA´s japoneses recheados de aviões reabastecendo e com bombas espalhadas por todo o lado;

- manter o ataque com as reservas apesar dos apelos de seus subordinados Nagumo não lançou seus aviões preferiu rearmar e aguardar o retorno dos demais;

- defesa aérea - atraida pelo ataque anterior de torpedeiros a baixa altitude  desguarneceu a frota ao se afastar para perseguir as primeiras levas do ataque americano. os bomberdeiros de alta altitude encontraam o caminho livre 

E por ai vai....

Last edited by REZENDE

Existe dois livros que recomendo sobre esse tema -"Combined Fleet Decoded - The Secret History of American Intelligence and the Japanese Navy in World War II", de John Prados, e "Midway Inquest - Why the Japanese Lost the Battle of Midway", de Dallas Woodbury Isom. O primeiro mergulha no tema da busca de informações na Guerra do Pacífico, tanto por parte dos norte-americanos como dos japoneses. Uma busca penosa e muito diferente daquilo que Hollywood mostra em seus filmes, com uma máquina mágica que já cuspia as mensagens dos japoneses já decodificadas. O autor aponta que a coisa era bem diferente. Os japoneses enviavam milhares de mensagens por dia, que tinham que ser garimpadas, decodificadas e, principalmente, interpretadas. Nesse caso de Midway, por exemplo, uma boa parte dos norte-americanos acreditava que o ataque não seria em Midway e, ao final, quem bateu o martelo foi Nimitz. Já o segundo analisa em detalhes as ações dos japoneses, em especial as de Nagumo. Traz detalhes preciosos, como as ações do Tone 4, o hidroavião desse cruzador japonês que descobriu a esquadra norte-americana, e o drama nos hangares do Akagi e do Kaga, quando da corrida para trocar bombas por torpedos, uma atividade onde até a disponibilidade de carrinhos para transportar os torpedos teve a sua influência.

Ainda não li, mas está aqui ao alcance da mão, "Shattered Sword - The Untold Story of the Battle of Midway", de Jonathan Parshall Anthony Tully. Deve ser ótimo.

[  ]s

Curiosidades...

Dois meses atrás participei de um show aéreo em Atlanta (Falcon Field) que foi patrocinado pela CAF - Commemorative Air Force e os pontos altos foram conversar com o co-piloto do Jimmy Dolittle, Cel Cole e um fórum de discussão sobre a Batalha de Midway. Havia tries palestrantes um Major da US Naby, um ex-operativo da CIA e o curador da CAF.

A curiosidade foi o cara da CIA falar que propositadamente, a placa dos carros do corpo diplomático japonês em Washing eram sempre iniciadas com "AF". AF era o codinome de Midway para os japoneses usando o código 25, que o Capt Rochefort decifrou e deu o uperhand pra US Navy.

E ele completou: Perdoar sim, esquecer jamais! Kkkk

Abcs,

Sydy

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×