Skip to main content

A descarga fatal do U-1206, como um capitão alemão, “afundou”, o seu submarino usando o toilet!
Controles da descarga de alta pressao dos U-boats VIIC

A descarga fatal do U-1206, como um capitão alemão, “afundou”, o seu submarino usando o toilet!

 

- “…Como eu poderia imaginar que um submarino de 769 toneladas e 220 pÉs, poderia afundar por causa da descarga de um toilet…” (Tenente-Capitão Karl-Adolf Schitt)

 

Tentente capitao Karl-Adolph-Schitt

A Segunda Guerra Mundial trouxe alÉm de muita dor e sofrimento, muitos avanÇos para o mundo moderno. Os submarinos, com certezas se inovaram e reinventaram (os mesmos jÁ existiam na primeira guerra mundial), durante o segundo grande conflito mundial. Os Alemães foram pioneiros e exÍmios construtores de submarinos (atÉ hoje, inclusive), tendo levado terror aos aliados com os seus bloqueios nos mares de todo o mundo com suas matilhas, (conjuntos de submarinos, atacando comboios mercantes em conjunto) de U-Boats. Diversas histÓrias de abnegaÇão, vitÓria e derrota, dor e alegria, partiram de todas as partes beligerantes com relaÇão à destruiÇão ou salvaÇão das terrÍveis matilhas subaquÁticas de Karl DÖnitz (Comandante da Marinha Alemã, durante todo o conflito, mas uma delas É no mÍnimo curiosa.

u1206

- Como uma decisão tomada pelo comandante do U-1206 e uma descarga do banheiro, levaram o submarino pras profundezas da costa escocesa e custou a vida de quatro submarinistas –

Todo e qualquer equipamento com um mÍnimo de complexidade precisa de um manual de instruÇÕes, isso É um fato, então imagine o manual de instruÇÕes do banheiro de um submarino da Época da segunda guerra mundial! Os submarinos Alemães do tipo VII-C (568 comissionados durante toda a guerra), eram fantÁsticas mÁquinas de guerra, tendo entrado em aÇão jÁ nos primeiros anos de guerra, e lutado atÉ o fim junto à Kriegsmarine (Marinha de Guerra Alemã.

Como um dos últimos modelos comissionados o U-1206 tinha algumas alteraÇÕes com relaÇão aos modelos anteriores, que o faziam dois pÉs mais longo e quase oito toneladas mais pesado, e uma dessas alteraÇÕes era a descarga dos banheiros do mesmo, que era um tipo novo, de alta pressão, prÓprio para Águas profundas, bastante à frente do seu tempo para a Época. A descarga desse banheiro era tão complexa que necessitava de um tÉcnico especialmente treinado para opera-la.

No dia 14 de Abril de 1945, o submarino realizava a sua patrulha de guerra, a 13 km da costa escocesa, a aproximadamente 61 m de profundidade, quando o Tenente-capitão Karl-Adolf Schitt, resolveu utilizar o toilet (leia-se a dar a descarga), sem o acompanhamento do especialista à bordo. ApÓs algum tempo, o mesmo, foi informado de uma inundaÇão na parte frontal do submarino, na Área das baterias, que ficavam abaixo do banheiro, estavam produzindo gÁs clorificado, altamente venenoso para a tripulaÇão. Sem muitas alternativas, Schitt mandou o submarino emergir onde estava (ao longo da costa escocesa), para limpar o ar venenoso que estava sendo liberado pela mistura da Água do mar com as baterias de energia do submarino.

Controles da descarga de alta pressao dos U-boats VIIC

Controles da descarga de alta pressao dos U-boats VIIC

Para o desespero da tripulaÇão, o submarino emergiu diretamente sob um avião britânico de patrulha marÍtima, enquanto os submarinistas lutavam para limpar o ar interno, bombeando ar limpo da superfÍcie, o avião britânico ao identificar o submarino inimigo, prontamente se pÔs ao ataque. O U-1206 sofreu extensas avarias, como resultado do ataque, e ficou impossibilitado de submergir de novo. Sem maiores opÇÕes, o Tenente-Capitão Schitt, mandou destruir os documentos secretos que o mesmo possuÍa e deu ordens à tripulaÇão para abandonar o submarino.

Um homem morreu diretamente por causa do ataque do avião ao submarino, trÊs outros se afogaram no mar do norte enquanto abandonavam o submarino e quarenta e seis tripulantes foram feitos prisioneiros.

Emblema do U-1206

Emblema do U-1206

RelatÓrios posteriores feitos pelo especialista no banheiro, altamente-pressurizado do submarino, indicaram que o Capitão, girou diversas vÁlvulas erradas, quando tentou dar a descarga sozinho, e assim aumentou a pressão externa naquela Área da belonave, causando assim, a ruptura de uma parte do casco na Área de saÍda de dejetos do banheiro, e inundando a sala de baterias logo abaixo do mesmo.

Anos depois ao ser indagado sobre o episÓdio o Tenente-Capitão Karl-Adolf Schitt teria dito a um jornalista: “…Como eu poderia imaginar que um submarino de 769 toneladas e 220 pÉs, poderia afundar por causa da descarga de um toilet…”!

 

Fonte: http://segundaguerra.net/a-des...ino-usando-o-toilet/

Original Post

Replies sorted oldest to newest

História interessante, obrigado por compartilhar.

 

Só na Kriegsmarine, para existir um técnico especializado em dar a descarga em latrinas.

 

Apesar de ser um fato  isolado, isso explica muito, mas muito, do que aconteceu.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×