Ajuda!!

por coincidencia eu estou agora finalizando um A-319 e um 747

a principal dica que eu dou é: a pintura da fuselagem deve ser com tinta automotiva.

porque é grande e gasta bastante primer/tinta/verniz, fica bem melhor e mais barato usar automotiva, uma lata 900 ml de primer universal 15,00, uma de duco branco puro brilhante 12,00, mandar fazer duco pelo RAL 7001 (cinza escuro da asa) e 7035 (cinza claro da asa), eu paguei 15,00 250 ml de cada cor nao diluida, uma lata de thinner 10,00... tinta de hobby esquece, so de branco vai gastar uma fortuna... e pode crer, vc ira ter que tirar toda a tinta e pintar de novo se fizer qualquer cagada, a pintura diferente de caças, deve estar impecável 

tem que fazer a funilaria da junção das metades da fuselagem perfeita, a junção das partes das asas e estabilizadores também deve ser perfeita principalmente o bordo de ataque, a pintura deve ser feita exatamente como em carros... primer, lixa, primer, lixa... repetir ate ficar perfeito tomando cuidado de refazer as linhas de painel que geralmente somem, principalmente próximas da junção das metades da fuselagem... ai tinta, verniz, decais, verniz, lixa, polimento...so depois disso tudo colocar trens de pouso, antenas, winglets (qdo existem) porque eles quebram fácil no processo e porque qualquer coisinha é so tirar a tinta com algodão embebido em removedor de esmalte e fazer tudo de novo 

Pô Marcus, montar civil é mais fácil que militar...  Primeiro que praticamente não tem interior detalhado pra fazer, a pintura geral é basicamente branco...  Como a escala é pequena, o importante é fazer uma montagem bem limpa, já a pintura é com técnica semelhante a usada pelo pessoal de carros civis:  Bem limpa e brilhante, quase espelho.  Os detalhes finos é como aquilo que voce já conhece.

Felipe C. Miranda posted:

Pô Marcus, montar civil é mais fácil que militar...  Primeiro que praticamente não tem interior detalhado pra fazer, a pintura geral é basicamente branco...  Como a escala é pequena, o importante é fazer uma montagem bem limpa, já a pintura é com técnica semelhante a usada pelo pessoal de carros civis:  Bem limpa e brilhante, quase espelho.  Os detalhes finos é como aquilo que voce já conhece.

depende... muitos tem medo do processo de pintura automotivo

e poucos pegam a mao de como passar verniz PU

 

Luiz Claudio posted:

As dicas do ANGHINONI são muito boas.

Depois de ter usado muita tinta duco para meus civis, tenho usado há algum tempo tintas de serigrafia, que são tintas "plasticas"  tambem muito baratas e que não necessitam de primer.

 

Questão de preferencia !!!

 

sao as tintas vinificas, aderem ao plástico que é uma beleza, por isso nao precisam primer, eu ate mantive conversas com o responsável pela sericryl, mas desisti porque nao achei o sulfato de amonia para diluir, ai desencanei.

Marcus Sampaio posted:

Brigadão pelas dicas gente!! Vou meter a mão na massa. Vou ver se posto aqui o avanço da montagem..hehe

Quanto as vinílicas já ouvi falar q são boas mesmo. Mas se não me engano elas atacam o plástico né? Quer dizer se fizer cagada é ruim de tirar.... 

Abraços

 

nao atacam ate onde eu sei

as tintas serigraficas aderem muito bem ao estireno -  NÃO "atacam"  o plastico !

  porem, ao contrario das acrilicas e duco, são sim mais chatinhas para lixar, mas nada que reduza minha atual preferencia por elas .

Como ja disse  o colega, em aviação civil usamos muito branco e cinzas ;   esta tinta é muito barata e , muitas vezes, uma unica mão já é suficiente para obtermos um otimo resultado.

 

Montar aviação comercial não é tão fácil com mencionado aqui! Me desculpem. 

 Tem um montão de coisas a se fazer,inclusive correções e melhoramentos,decais complicadíssimos de aplicar...etc ...é só pesquisar na net e ver quantos trabalhos tão incríveis e complicados,como na militar. 

 Tudo vai de encontro ao que voçê quer. Montar um P-51 Tamyia básico,é tão "moleza" quanto um 777 hasegawa básico!

Um pequeno exemplo:

http://www.internetmodeler.com...aviation/airfix9.php

Brad Shinn é que dos "picões da galaxia" na aviação comercial.

o Anthony tem razão, ele ´o pica das galáxias pra montar civil, tanto que ultimamente tenho pago elel pra montar os meus civis e tenho me concentrado em montar militares, mas conheço o Marcus Sampaio de muito tempo, e ele é especialista em aviões de equipes acrobáticas, Fumaça, Red Arrows, Patrouille de France,etc... e esses aviões são todos brilhantes, então creio que pra voce montar civil Marcus, é o mesmo que voce faz quando monta decais de equipes acrobaticas

A.Bell posted:

Montar aviação comercial não é tão fácil com mencionado aqui! Me desculpem. 

 Tem um montão de coisas a se fazer,inclusive correções e melhoramentos,decais complicadíssimos de aplicar...etc ...é só pesquisar na net e ver quantos trabalhos tão incríveis e complicados,como na militar. 

 Tudo vai de encontro ao que voçê quer. Montar um P-51 Tamyia básico,é tão "moleza" quanto um 777 hasegawa básico!

Um pequeno exemplo:

http://www.internetmodeler.com...aviation/airfix9.php

Brad Shinn é que dos "picões da galaxia" na aviação comercial.

Eu nao acho difícil, talvez porque o primeiro kit que montei quando iniciei no hobby a pouco mais que dois anos atras foi um revell boeing 787 1/144.

Nao sabia nada de nada e o resultado ate foi bom, os decais achei tranquilos era eu primeiro kit, nao perdi nenhum, muito mais facil que de caças por exemplo, até o  747 do Iron Maiden os decais foram tranquilos, a questão do decal é apenas qualidade dele, os melhores que conheço sao os cartograph que vem nos kits de aviacao novos da revell, pode parecer complicado olhando a quantidade e beleza mas garanto que sao super fáceis e tranquilos de colocar.

Eu acho que a questão que pega é mesmo fazer a pintura ficar perfeita, e ai ela é igual kits de carros. voce precisa aprender todo o processo de pintura automotiva usando produtos automotivos mesmo (sao baratos e fáceis de achar): preparação da superfície, primer, alisamento, pintura, verniz se quiser passar antes dos decais, decais, verniz, lixamento, polimento, lustro

depois que aprende garanto que voce entra em um estado de transe em que tudo fica facil e prazeroso, eu por exemplo o que mais gosto é fazer exatamente esse processo e ter a satisfação de ver como ficou lisinha e brilhante como um carro/aviao de verdade com a mesma tinta/verniz usado no carro real.

Obrigado por todas as dicas amigos!! 

Isso mesmo Vincent, acrobáticos são sempre brilhantes... nesse quesito acho q não terei dificuldade,...hehe

Iniciei a montagem, nunca havia utilizado tinta PU, primeira vez que vou usar. Apliquei o primer cinza hj, já dei uma primeira lixada com lixa 1200 mas ainda está muito irregular vou aplicar mais uma demão pra ver. Tenho medo de quando aplicar o branco ficar parecendo manchado, então vou tentar uniformizar mais o primer.

Amanhã de dia aproveito pra mandar umas fotos tb.

Mais uma recomendação, vcs costumam montar as seções? Tipo, deixar logo asas, motores montados?

Tenho feito isso em alguns kits, aí depois q colo no local basta fazer, em alguns casos, pequenas correções já que o principal já tá pintado...

Abraços

muito irregular seria o que? a superfície ou a cor?

a asa principal eu colo junto com a fuselagem porque sempre tem funilaria e diedro. e alguns kits a asa é inteiriça junto com parte da fuselagem inferior , os motores separado pois nao tem como mascarar/pintar se colar na asa.  

Os estabilizadores tem que olhar os decais, alguns exigem ser pintado separado, por exemplo o da TAM vai do leme ate a fuselagem inferior, se colar o estabilizador antes nao tem como colocar o decal sem ter que cortar, o que ja é meio impossível. Outro exemplo o A319 da revell tem um decal a ser colado onde encaixa o estabilizador, tem que colar ele antes... eu ja tive que mudar a opção de decal so porque ja tinha colado o estabilizador... vivendo e aprendendo.

anghinoni posted:

muito irregular seria o que? a superfície ou a cor?

a asa principal eu colo junto com a fuselagem porque sempre tem funilaria e diedro. e alguns kits a asa é inteiriça junto com parte da fuselagem inferior , os motores separado pois nao tem como mascarar/pintar se colar na asa.  

Os estabilizadores tem que olhar os decais, alguns exigem ser pintado separado, por exemplo o da TAM vai do leme ate a fuselagem inferior, se colar o estabilizador antes nao tem como colocar o decal sem ter que cortar, o que ja é meio impossível. Outro exemplo o A319 da revell tem um decal a ser colado onde encaixa o estabilizador, tem que colar ele antes... eu ja tive que mudar a opção de decal so porque ja tinha colado o estabilizador... vivendo e aprendendo.

A cor mesmo Anghinoni, não ficou todo cinza uniforme entendeu? Aí como o branco q vai por cima, e essa é uma cor muito difícil de cobrir acho mais prudente deixar a pintura uniforme.

As asas vem separadas e encaixam cada uma na fuselagem, dá pra montá-las e pintá-las separado, os motores tb.

Vou verificar isso do estabilizador, é uma boa dica, e acho q irei precisar mesmo aplicar antes de colocá-los no lugar.

Obrigado 

ANGHINONI

Eu acho que a questão que pega é mesmo fazer a pintura ficar perfeita, e ai ela é igual kits de carros. voce precisa aprender todo o processo de pintura automotiva usando produtos automotivos mesmo (sao baratos e fáceis de achar): preparação da superfície, primer, alisamento, pintura, verniz se quiser passar antes dos decais, decais, verniz, lixamento, polimento, lustro

depois que aprende garanto que voce entra em um estado de transe em que tudo fica facil e prazeroso, eu por exemplo o que mais gosto é fazer exatamente esse processo e ter a satisfação de ver como ficou lisinha e brilhante como um carro/aviao de verdade com a mesma tinta/verniz usado no carro real.

 

Tenho algumas pequenas joias em carros, caminhões e algumas aeronaves e o que sempre me impôs respeito foi a pintura. O lisinho, o brilhante, sem manchas e tonalidade inalterada ainda me afasta dessa linha de montagem. O aperfeiçoamento do ato de pintar nessas áreas é algo que exige muita atenção, cuidados, paciência, tempo e experimentação.

 

Em Militaria, a pintura, envelhecimento e desgaste busca outro objetivo: fazer com que algo, na maioria das vezes, sem graça, abrutalhado, ganhe beleza e uma estética única, própria de veículos e material com finalidade também única. Muitas vezes, resolve-se um kit ruim e/ou uma montagem ruim através das etapas de pintura. Como, há algum tempo, disse-me um membro do Fórum em MP: "tem gente aqui que monta que é uma beleza e arruína tudo quando começa a usar um aerógrafo". Grande sujeito que sumiu depois de ser atacado pelos de sempre nas suas tentativas de mostrar estudos experimentais com pre-shading e pos-shading em pintura, envelhecimento e desgaste em Militaria. Ainda tenho sua postagem. Grande perda para o WK...

 

Mas, para quem, como eu, que gosta mais da pesquisa de referências e, só após isso, passa à montagem de kit, a diversidade de objetos de montagem é impositiva.

Por isso, essas postagens sobre detalhes de kits que só quem sabe é quem monta, é muito importante para o hobby e para quem, como eu, que quer aumentar os limites de suas montagens.

Abs e obrigado.

anghinoni posted:

vc passou primer sem colar as metades da fuselagem?

Sim. Na verdade eu dei uma primeira demão pra pintar logo a parte das janelas pq resolvi não tampá-las com massa. Então apliquei o primer, vou pintar logo de branco fazer as janelas e mascarar. Daí junto as fuselagens emasso e aplico o primer de novo.

Vamos ver se dá certo..

Luiz Claudio posted:

Eu teria colado as fuselagens antes !!!

Pois é Luiz, pensei bastante sobre esse assunto. Colhi opinões. E acabei resolvendo experimentar não usar decais nas janelas. Por isso não tinha como  fechar antes. Se não ia ter de mascarar cada uma... vamos ter fé que irá dar certo...hehe

Vou colocar a evolução da montagem aqui, toda opinião é bem vinda, assim como as críticas construtivas. Quem quiser mandar as destrutivas tb pode, sempre me servem de estímulo...

isso que to em duvida, tem janelas de acrílico no kit? vai fazer as janelas?  se for acrílico ate faz sentido, pinta a área delas, ai cola as janelas, ai mascara a área pintada, cola as metades e manda ver

porque eu ja montei um 787 com janela de acrílico, foi um parto (meses) para mascarar cada janelinha e ficou meia boca 

Bom, não vieram janelas no kit. Vem abertas mas sem acrílico.

Tenho duas opções, a primeira seria fazer com cola branca pq o excedente é lavável.. Uma outra opção que tenho aqui é o tal vidro líquido da Acrilex. Se nada funcionar fecho com putty pq tem os decais das janelas tb..hehe

E o processo é esse mesmo, fazer a ´transparência´, fechar a fuselagem, mascarar e pintar o resto do kit

 

Marcos,

         Eu fecharia as janelas e usaria decais, e te dou ouma sugestão, tem um cara que se chama Authentic Airliners, ele faz uns decais de janelas e pára-brisas que puta que pariu !!! simula as cortinas abertas ou fechadas,e o resultado é fantástico!!! Dá uma pesquisa aí e veja os resultados, muito melhor que janelas transparentes que voce tá planejando, inclusive mais realistas!!!!

 

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