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Lí certa vez, que houve necessidade de mudança nos trem de pouso para dar maior capacidade ao tanque de combustível.

Um detalhe:
Essa apresentação se trata do Gripen E, contudo, o NG da FAB seria diferente, a começar pela tela unica...
Mas especulações a parte, vamos esperar...

Last edited by Eduardo Boldo

Gostei muito também dos vídeos de apresentação da Saab que fizeram são para o Gripen... São bem geniais! Até o tal de Gripen Figther Challenge ... um pequeno jogo digital (de 72Mb) disponível para iOS e Android, está sendo um ótimo material de publicidade.  


Guacyr. posted:

 

No Gripen antigo o trem de pouso sai de dentro da fuselagem.

No Gripen NG o trem  de pouso sai da asa.

Alguma consideração sobre vantagens ou desvantagens de uma ou outra configuração?

Brumbar posted:

Alguma consideração sobre vantagens ou desvantagens de uma ou outra configuração?

O deslocamento dos trens principais para as asas aumentou o espaço interno para combustível e propiciou a colocação de mais dois pontos de armamento na linha ventral da fuselagem.

O Gripen NG ou ‘Next Generation’ é o nome do programa, e não das novas versões, pois essa começa com o DEMO, que era um "D" e teve estruturas modificadas, recebeu e testou as modificações que serão incorporadas no "E", passa pela versão "F" que será desenvolvida apenas pelo braziu, inicialmente, assim como as modificações solicitadas, como a tela integral e a possibilidade de integração de armas de outras nacionalidades (como os mísseis israelenses), e chegará nas modificações que serão incorporadas nos C/D em uso, principalmente em relação a aviônicos.

As principais diferenças externas da versão "E" são:

- Trem de pouso principal em baias arredondadas nas raízes das asas, e não mais debaixo da fuselagem, dando espaço pra um novo tanque de combustível aumentando em 40%;

- Tomadas de ar com as áreas de admissão maiores para alimentar o novo motor, 22% mais potente, de 18 mil libras pra 22 mil;

- 2 novos cabides na parte inferior, onde anteriormente tinha as baias do trem principal, aumentando de 8 para 10 suportes;

- porta da baia da bequilha modificada, e trem da bequilha com apenas 1 roda;

- Leve aumento da envergadura (de 8,4 para 8,6 m) e dos suportes de mísseis nas pontas das asas, com desenho mais orgânicos e com mais sensores;

- Aumento do comprimento, de 14,1 m para 15,2 m;

- Novos sensores nas raízes dos canards, bem como antenas por toda a anv;

- IRST à frente da carlinga.

Externamente (as que me lembro) são, basicamente, essas. Lembrando que terá diferenças internas de aviônicos (e entre elas, o novo display integral), motor, sensores, capacete, radar, etc.

E o "E" ainda não voou, e está programado para fazer no final desse ano.

Last edited by FІЯЭFФЖ

Segundo a Embraer, a produção nacional do Gripen NG está prevista para começar em 2020. 15 anvs das 36 da encomenda serão produzidas na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Isso, se o governo pagar, pois o KC-390 já está com os pgtos. atrasados.

O "F" será desenvolvido aqui, com apoio da SAAB, pois como eles já tem o "D", que receberá novos aviônicos, então não gastarão dinheiro com isso, e comprarão mais "E".

Last edited by FІЯЭFФЖ

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