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Não sei hÁ quantos anos estou no plastimodelismo, mas jÁ faz algum tempo. Recentemente parei por uns trÊs anos, mas aposentado, senti falta dos prazeres do hobby, da busca por ajuda consultando os colegas da comunidade, sejam daqui ou lÁ de fora, onde sempre fui por demais bem atendido e aconselhado.

 Voltei ao hobby faz pouco tempo, não apenas para me ocupar parte do tempo (terapia ocupacional), mas principalmente por sentir sua falta, das pesquisas realizadas antes da compra de um kit, A leitura dos “revues” e comparativos entre os modelos, e os aftermarkets disponÍveis para utilizaÇão, atÉ finalmente a decisão da compra.

A montagem em si nunca me atraiu tanto como a pintura e a utilizaÇão dos aftermarkets, agora por hora da morte ($$$$)

Sempre usei as acrÍlicas Tamiya, bem disponÍveis na Época, e por não serem tão agressivas a saúde e de fÁcil remoÇão e limpeza. Basta jogar o kit, ferramentas e pincÉis num recipiente com Água e sabão em pÓ por 10/14 minutos e, apÓs um banho debaixo de uma torneira d’Água e o modelo estÁ limpo e pronto para a recapagem.

Usei tambÉm os enamels (Humbrol e Revell ) com Ótimos acabamentos, mas se eu não gostava do resultado, a sujeira para retornÁ-lo ao natural era demais para a minha paciÊncia. 

Tudo que escrevi acima É porque algo vem me chamando a experimentar novas tÉcnicas que desconheÇo. Delas me chama mais a atenÇão as acrÍlicas TAMIYA foscas com solventes, lacquers, ou o que valha, em ambiente bem ventilados.

É sobre isto que gostaria de ouvir a comunidade amiga, sobre os prÓs e contras da utilizaÇão desta tÉcnica. Saúde, por exemplo, jÁ ñ me preocupa tanto qdo se usa os equipamentos de proteÇão adequados.

Sou voltado para a Miltaria Russa Moderna 1/35 onde os kits basicamente são foscos, e cuja falta de brilho compromete os detalhes, contornos, etc, mas nada como um Future ou verniz acetinado que não resolva o problema.

O meu grande problema É o mau acabamento dos kits quando pintados com as Tamiyas fÔscas e os respectivos solventes usados por mim (iso-propÍlico e o X-20A). Uso bem mais o iso-propÍlico do que o da Tamiya(X-20A) difÍcil de encontrar e caro.

De um modo geral as superfÍcies lisas apresentam-se Ásperas e não naturais quando usamos Future ou verniz brilhante. Isto acontece demais nos locais do kit onde existem recessos,  reentrâncias etc. onde se acumula um espÉcie de poeira pintada e de difÍcil remoÇão/correÇão.

Não sei se as Tamiyas foscas apresentariam melhores resultados de como as  uso atualmente.

É sobre isto que gostara de ouvir  a com8unidade pelo que desde jÁ agradeÇo as dicas e aconselhamentos.

Flores

 

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Uso tamiya com isopropilico e nao tenho problemas....

 

Quando fica um pouco de PÓ basta usar um cotonete com agua e dar "tipo"  um polimento, o PÓ sai....

 

Se ficar muito PÓ é porque a diluição não esta boa, alias sempre é melhor usar a tinta mais diluida e dar mais mãos....para isso deixo secar a mão anterior por pelo menos uma noite.

 

Quanto a entrar nas linhas de baixo relevo e acumular, creio mais uma vez que a tinta não esta bem diluida.

 

IMPORTANTE : na minha experiência, quanto melhor o aerógrafo melhor o resultado, dependendo menos da habilidade. Depois que comprei um EVOLUTION minha pintura melhorou muito e olha que o anterior é um KROME. Agora uso ambos...

 

Portanto dilua mais a tinta e se for o caso pegue um aerografo TOP pois a diferença é muito grande.

 

Abraço

 

 

Flores,

 

Este é um problema das foscas Tamiya. Este pó que por vezes não conseguimos retirar por estarem em locais de difícil acesso.

Uma vez diluí uma Tamiya quase seca com thiner PU Anjo. Já estava velha e resolvi experimentar o resultado.

Consegui um acabamento bem acetinado com passadas bem úmidas mas cuidado para não escorrer.

A diluição tem de estar naquele famoso "igual a leite"

Depois peguei e fiz um "thinner caseiro" com 50% de agua destilada + 50% de álcool Iso + umas 5 gotas de medium acrílico da Corfix (essa mistura tinha 100 ml). Tasquei na tinta velha, misturei bem e com passadas bem úmidas também consegui uma camada bem acetinada.

Não sei se lhe ajudará estas minhas peripécias mas aviso, teste-as e as aperfeiçoe pois não dei sequência na bateria de testes.

Caso queira trocar mais ideias, avise que vamos explodindo os laboratórios na busca da capa acetinada.

Depois é só aplicar um verniz fosco do gosto do freguês, e fim

 

 

[]s!!!

Originally Posted by RMG:
....

 

IMPORTANTE : na minha experiência, quanto melhor o aerógrafo melhor o resultado, dependendo menos da habilidade. Depois que comprei um EVOLUTION minha pintura melhorou muito e olha que o anterior é um KROME. Agora uso ambos...

 

Portanto dilua mais a tinta e se for o caso pegue um aerografo TOP pois a diferença é muito grande.

 

Abraço

 

 

O Badger Série Renegade Krome?!?

Não te adaptou ao modelo ou ele não cumpriu o que promete?

O evolution que vc fala, de que marca é? Se puder, poste fotos.

Obrigado.

 

 

[]s!!!

Eu uso as tintas  foscas da Tamiya, apenas por falta das brilhantes.

Diluo apenas no X20A na proporção recomendada pela Tamiya, que é a de 2 partes de tinta por uma de X20A, no próprio vidro. É que a tamiya deixa a tinta grossa no vidro e com 2/3 do frasco preenchido. Aí ela recomenda que se complete o vidro com X20A, para aí obter a quantidade de tinta especificada no rótulo. É, japonês também faz falcatrua!

Eu não costumo usar fundo para as Tamiya ou Gunze. E se o kit estiver bem lavado, imediatamente antes da pintura, não descasca, seja com silly putty, máscara pronta, máscara feita por mim, ou fita Tamiya.

após a pintura, costumo deixar o kit curando a tinta por uma semana, antes de envernizar. e para a poeira, que no caso do X20A é mínima, eu lixo o kit com papel toalha, antes do verniz.

E como o verniz que uso é automotivo, depois disso dá pra aplicar o wash que quiser, ou filtros, ou sujeiras, ou desgastes, sem me preocupar em arrancar o verniz. Ele aguenta solvente, ecosolv, terebentina, e muitas outras coisas, sem ser afetado.

 

Um Abração.

Cara como vocês são reclamões!

Se você comprar um pote de 250ml. Dá para preparar em torno de 31 potes de 23 ml!!! Eu diria... haja modelo para usar isso tudo de tinta tamiya!!! Elas rendem muito... É a minha tinta preferida...

Paulão,

 

Li todo o texto do link e acho que você fez uma pequena confusão.

 

Na verdade, o que eles ensinam é uma fórmula genérica para se chegar ao ponto de leite usando produtos Tamiya.

 

Pegue o conteúdo do vidro de tinta e despeje no pote vazio de Tamiya, até 2/3 do nível e complete o restante, 1/3, com o diluente.

 

Não é que venha tinta "de menos" no pote.

 

Eles recomendam a regra de 2 para 1, ou seja, duas partes de tinta para uma de diluente.

 

Quem não tem os "spare bottles", pode fazer simplesmente o seguinte:

 

1 - Duas gotas de tinta + 1 gota de diluente

 

A tinta é vendida na quantidade certa. O texto do link é só uma dica de uso para o aerógrafo.

 

Abraço!

 

 

Originally Posted by Daniel Iscold:

Cara como vocês são reclamões!

Se você comprar um pote de 250ml. Dá para preparar em torno de 31 potes de 23 ml!!! Eu diria... haja modelo para usar isso tudo de tinta tamiya!!! Elas rendem muito... É a minha tinta preferida...

250ml duram um ano pra mim. Está chegando um X20-A por sinal. Sempre mantenho duas unidades de cada diluente que uso, a que estou usando e mais uma fechada. Quando a primeira acaba e abro a segunda, faço o pedido de mais uma. Assim nunca preciso me preocupar.

Pegue o conteúdo do vidro de tinta e despeje no pote vazio de Tamiya, até 2/3 do nível e complete o restante, 1/3, com o diluente.

 

Não exatamente isso, o que eles dizem é:

 

Coloque num pote vazio 2/3 da quantidade de tinta desejada, e complete com mais 1/3 de solvente.

 

Ou seja você deve diluir apenas a tinta que for usar.

 

 Eu uso as Tamiya há muito tempo e diluo bem mais do que isso, 3 de solvente para 1 de tinta.

 

 Mas o problema do "empoeiramento" nas reentrâncias, não é causado pela da tinta nem pela diluição, isso é causado pelo uso incorreto do aerógrafo.

 

Quando for pintar estas áreas o aerógrafo nunca deve estar ortogonal ao modelo, isso causa um turbilhonamento no ar neste local, fazendo a tinta secar antes de atingir a superfície. É muito comum ver este problema em modelos de aviões onde a asas encontram a fuselagem.

 

Para evitar isso use sempre o aerógrafo em ângulo com o modelo, isso permite a fuga do ar e evita o turbilhonamento. Se for um local que não permita este ângulo, pinte em jatos curtos abrindo e fechando o ar rapidamente e use uma tinta mais diluída.

 

 

Last edited by Augusto

O que pode fazer o fosco ficar muito fosco a ponto de dar poeira é a evaporação rápida demais do solvente. A tinta não tem tempo de alastrar e seca antes do que devia.

 

Isso pode acontecer por várias maneiras, entre elas :

 

pressão alta demais no aerógrafo

solvente que evapora muito rápido

 

As soluções que você pode experimentar são: baixar a pressão que está usando (eu uso o mínimo suficiente pra tinta ser soprada sem "pontilhar").

Pode usar um solvente de evaporação mais lenta ou acrescentar um retardador no solvente, a própria Tamiya tem um.

 

Eu sempre usei Tamiya diluida com alcool isopropilico na proporção mais ou menos de uma gota de tinta para quatro de alcool. 

Sempre preferi usar uma pressão mais baixa e pintando mais de perto.

Mais diluição vai demora mais para cobrir, mas fica melhor.

 

 

amflores, bom dia.

Como você afirmou que é a pintura que mais o atrai, acho que deve buscar os caminhos que as postagens acima dão.

 

O meu ponto de vista já é bastante conhecido.

Escolha a cor de referência que for, pinta, faz envelhecimento e ponto final.

 

Um veículo de combate sofre tanta ação negativa, tanto desgaste sobre a sua estrutura que praticamente nada fica inteiro nele, principalmente, a sua pintura.

Tonalidade de cor, textura, diluição são aspectos que variam quase ad aeternum na produção de veículos de combate. Diferentemente dos fabricantes de veículos civis, o que menos conta para o fabricante de armamentos é a fidelidade de cores entre diferentes lotes fabricados.

A própria manutenção de um carro de combate, por exemplo, passa pela repintura de partes danificadas do veículo com tintas muitas e muitas vezes fora do padrão de fábrica e com meios também diferentes.

 

Mesmo as tintas para plastimodelismo sofrem esse processo de variação.

 

Entre os dois modelos abaixo, o ACAV da esquerda e um 113 em montagem na época, na direita, existem 23 anos. Ambos foram pintados com Olive  Drab, XF-62, da Tamiya e o ACAV sofreu envelhecimento. Veja a diferença de tonalidade, textura.

P1040358

Nesse tópico você vai encontrar uma discussão muito boa sobre o tema.

https://webkits.hoop.la/topic/t...da-compania-ferhmann

 

Abs e bom retorno.

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Originally Posted by Augusto:

 Eu uso as Tamiya há muito tempo e diluo bem mais do que isso, 3 de solvente para 1 de tinta.

 

  

Também diluo assim. Pinto de perto, com pressão entre 15 e 20 PSI, não tenho problemas.

 

Quando quero evitar o fosco, misturo Future com álcool isopropílico, 50/50. E uso 3 partes desta mistura para uma de tinta.

 

Abs!

Eu tb uso tintas Tamiya e Gunze e já tive esse problema, e de vez em quando acontece, mas uso a diluição 2 (gunze) ou 3 (tamiya) de alcool isopropilico : 1 de tinta, pressão em torno de 15psi e vai que é uma beleza, se ficar um pouco como lixa, dou uma lixada com lixa 1200 pra cima, bem de leve e depois passo um pincel macio sobre o local. Aplico verniz brilhante e segue o jogo!

 

Comprei recentemente um produto chamado Tamiya Paint Retarder, ainda não usei, mas o proposito é evitar que a tinta seque muito rápido e provoque esse efeito, vou tentar no A-7 que estou montando, mas ainda estou buscando a utilização ideal do produto, na diluição ideal etc...

 

Last edited by acidburner

Interessante esse paint retarder da Tamiya e dae fui buscar a informação:

 

Finishing Material Series No.114

Paint Retarder (Acrylic)
Item No:87114 

 

【 Smooth the Paints 】  This paint retarder will make acrylic paint dry slower, enabling a smoother finish. It can be used up to a 1:10 ratio with Tamiya Acrylic Paints. It helps to lessen the chance of painting a grainy surface on your model. Also, it is ideal for painting glossy finish surfaces. 1 bottle contains 40ml.

 

 

【 Alise as Tintas 】 Este retarder pintura fará tinta acrílica secar mais lento , permitindo um acabamento mais suave. Ele pode ser usado até uma proporção de 1:10 com Tamiya Tintas acrílicas . Ela ajuda a diminuir a chance de pintar uma superfície granulada em seu modelo . Além disso, é ideal para pintura de superfícies de acabamento brilhante . 1 frasco contém 40 ml .

Tradução: Google Tradutor

 

[]s!!!

Last edited by МиГ

O retardante da Tamiya é muito bom, já testei. Mas é bom cuidar, tempos atrás li em outro fórum uma reclamação de um cara que colocou uma gota pra diluir em umas 50 e não viu nenhum resultado "nesta porcaria". 

 

Como tudo, é sempre bom o máximo de informação e se possível testar antes.

Originally Posted by RodrigoBM:

......reclamação de um cara que colocou uma gota pra diluir em umas 50 e não viu nenhum resultado "nesta porcaria". 

 

Como tudo, é sempre bom o máximo de informação e se possível testar antes.

Pela receita do fabricante, ele deveria ter colocado 5 gotas

 

 

[]s!!!

Originally Posted by МиГ:
Originally Posted by RodrigoBM:

......reclamação de um cara que colocou uma gota pra diluir em umas 50 e não viu nenhum resultado "nesta porcaria". 

 

Como tudo, é sempre bom o máximo de informação e se possível testar antes.

Pela receita do fabricante, ele deveria ter colocado 5 gotas

 

 

[]s!!!

Pois é, sou da opinião que deve-se ler as recomendações do fabricante, afinal... 

Originally Posted by RodrigoBM:

Pois é, sou da opinião que deve-se ler as recomendações do fabricante, afinal... 

A partir dae, formular sua própria receita que mais se adapta ao gosto e estilo.

Dica do fabricante, sempre será o PARÂMETRO inicial

Uma gota só, pensando na economia é evidente que o produto não vai se comportar como deveria e nem dar o resultado esperado.

 

[]s!!!

Originally Posted by МиГ:
Originally Posted by RodrigoBM:

Pois é, sou da opinião que deve-se ler as recomendações do fabricante, afinal... 

A partir dae, formular sua própria receita que mais se adapta ao gosto e estilo.

Dica do fabricante, sempre será o PARÂMETRO inicial

Uma gota só, pensando na economia é evidente que o produto não vai se comportar como deveria e nem dar o resultado esperado.

 

[]s!!!

Pois é, eu uso os produtos de uma maneira que eu gosto e que fica bom em minha avaliação. Mas antes, eu procuro entender o que o fabricante quer dizer. 

 

Senão cai nisto aí, o cara diferentemente do que é recomendado, não dá certo e ele põe a culpa no fabricante. Quando a gente quer fazer algo diferente, tem que ter em mente que pode não ficar bom. O retardante de secagem é um ótima opção para um acabamento mais lisinho. O acabamento liso diminui ou até evita a primeira camada de verniz (antes do decal), que em caso de pintura fosca pode escurecê-la e tal... 

RMG,
 
Obrigado por suas observações e recomendações.
 

A diluição que uso, varia nestas faixas, que chego a achar até demasiadas:

 

Tinta 1: Iso 4; água de Mina 4

Tinta 1: Iso 4; água de Mina 2 

 

Será a água de mina? 

 

Mesmo assim, em alguns locais como reentrâncias, nos recessos e tb alterando o ânglo do spray em relação ao kit, há depósitos de poeira de tinta seca.

 

Quanto ao aerógrafo, uso o meu TAMIYA Spray Work HG que não é para se jogar fora. Ele é melhor do que o seu dono.

 

Eu sei que existem os Iwatas da vida, mas nesta crise seus preços são maiores do que o meu bolso. Tenho outras prioridades a cumprir.

 

O gozado e que ninguém se ateve ao motivo do meu post: lacquers e outros tipos de solventes (ruins para a saúde), ate automotivos misturados com as foscas da Tamiya.

 

Gostei da sugestão do Future misturado com o isopropílico e as foscas da Tamiya. Vale experimentar.

 

Resumindo, gostei do nivel de ajuda que recebi neste meu post. Isto e que me incentiva e me gratifica em continuar no hobby.

 

Obrigadoa todos 

 

Flores

Uso tamiya com isopropilico e nao tenho problemas....

 Portanto dilua mais a tinta e se for o caso pegue um aerografo TOP pois a diferença é muito grande.

 

 

Last edited by amflores

Flores,

 

experimenta usar alcool isopropilico, nao vai se arrepender. Diluo 50% ou mais um pouco....

 

Quanto ao aerografo, assim como voce sou MUITO inferior aos meus.

 

Falei sobre aerografo pois o Evolution é muito bom pois ele melhorou muito minha pintura !!!

 

O Krome é excelente mas é inferior ao Evolution.

 

Mais duas dicas OTIMAS !

 

- Fale com o Paulão no privado e peça a ela as fotos e codigos dos virniz dele e compre em loja de tinta automotiva, É EXCELENTE !

 

- Compre uma tinta NANKIN preta , na minha paguei 1,50 reais, e dilua com alcool isopropilico uns 50 %, EXCELENTE !!! Esta aprendi semana passada....

 

No mais um abraço e boas montagens....

Rodrigo Guimaraes

Se me ensinarem a postar fotos aqui posso colocar aqui um capo de motor de zero que viz com Nankin depois usei o verniz automotivo que o Paulão me ensinou e finalmente detalhes metal(tipo wash)...., poderão ver o acabamento .....

Originally Posted by RodrigoBM:

Pois é, eu uso os produtos de uma maneira que eu gosto e que fica bom em minha avaliação. Mas antes, eu procuro entender o que o fabricante quer dizer. 

 

Senão cai nisto aí, o cara diferentemente do que é recomendado, não dá certo e ele põe a culpa no fabricante. Quando a gente quer fazer algo diferente, tem que ter em mente que pode não ficar bom. O retardante de secagem é um ótima opção para um acabamento mais lisinho. O acabamento liso diminui ou até evita a primeira camada de verniz (antes do decal), que em caso de pintura fosca pode escurecê-la e tal... 

É isso ae amigo Rodrigo

 

Primeiro vc faz como a receita manda depois, vc inventa.

Por isso que sempre pergunto qual diluição fulano usa e qto de pressão. A partir destes parâmetros, vou adaptando ao meu gosto e uso.

 

Lhe perguntei uma vez sobre a diluição de suas tintas e vc me passou a sua receita, certo? Então, a primeira vez fiz tal qual vc falou e depois de tirar minhas conclusões, parti para as adaptações

 

Vou dizer uma coisa, na falta do Paint Retarder dá pra usar Medium Acrílico da Corfix

Deixou o acabamento bem acetinado as Tamiyas e retardou a secagem. Aviso, foi uma experiência. Pra cada 100ml de diluente usei umas 5 gotas. O diluente é Álcool Iso + Agua Destilada.

 

 

Flores,

 

Seu aero é muito bom, que tal trabalhar a pressão?

 

 

[]s!!!

Originally Posted by RMG:

Flores,

 

experimenta usar alcool isopropilico, nao vai se arrepender. Diluo 50% ou mais um pouco....

 

Quanto ao aerografo, assim como voce sou MUITO inferior aos meus.

 

Falei sobre aerografo pois o Evolution é muito bom pois ele melhorou muito minha pintura !!!

 

O Krome é excelente mas é inferior ao Evolution.

 

Mais duas dicas OTIMAS !

 

- Fale com o Paulão no privado e peça a ela as fotos e codigos dos virniz dele e compre em loja de tinta automotiva, É EXCELENTE !

 

- Compre uma tinta NANKIN preta , na minha paguei 1,50 reais, e dilua com alcool isopropilico uns 50 %, EXCELENTE !!! Esta aprendi semana passada....

 

No mais um abraço e boas montagens....

Rodrigo Guimaraes

Fala RMG,

 

Eu uso bastante o isopropílico. Veja num tópico abaixo as minhas diluições.

 

E o nankim preto, vc usa para o que? Base para uma pintura aluminizada?

 

Abraços,

Flores

Originally Posted by amflores:
Originally Posted by RMG:

Flores,

 

experimenta usar alcool isopropilico, nao vai se arrepender. Diluo 50% ou mais um pouco....

 

Quanto ao aerografo, assim como voce sou MUITO inferior aos meus.

 

Falei sobre aerografo pois o Evolution é muito bom pois ele melhorou muito minha pintura !!!

 

O Krome é excelente mas é inferior ao Evolution.

 

Mais duas dicas OTIMAS !

 

- Fale com o Paulão no privado e peça a ela as fotos e codigos dos virniz dele e compre em loja de tinta automotiva, É EXCELENTE !

 

- Compre uma tinta NANKIN preta , na minha paguei 1,50 reais, e dilua com alcool isopropilico uns 50 %, EXCELENTE !!! Esta aprendi semana passada....

 

No mais um abraço e boas montagens....

Rodrigo Guimaraes

Fala RMG,

 

Eu uso bastante o isopropílico. Veja num tópico abaixo (ou acima) as minhas diluições.

 

E o nankim preto, vc usa para o que? Base para uma pintura aluminizada?

 

Abraços,

Flores

 

Originally Posted by Paulão - Tchwrma:

 

E como o verniz que uso é automotivo, depois disso dá pra aplicar o 

 Um Abração.

Ola Paulão,

 

Não sei se entendí bem, pois era isto que eu queria saber: vc mistura verniz automotivo às foscas da Tamiya? Que marcas de verniz e suas proporções em relação à tinta?

Abs,

Flores

 

 

 

Como falei vi isso semana passada e comprei, nankin preto e outras cores.

 

Já usei o nankin preto em 3 coisa : capô do motor de um zero, uma hélice e trem de pouso...

 

O capô, se eu descobrir como postar fotos direto do meu computador aqui eu posto aqui e vão gostar... Foi preto, verniz automotivo e wash de prata... Ficou perfeito !

 

Em suma podes usar o nankin como qualquer outra tinta com a diferença que diluir é muito fácil e a pintura via aerografo é EXTREMAMENTE simple !

 

Abraço

O negócio começou na tinta fosca e acabou no nanquim preto

Eu diluo Tamiya fosca ou brilhante é com thinner tempo 2002. Acabamento acetinado. Essa "poeira" é oriunda de má diluição.

 

Para tirá-la quando ocorre, use um papel toalha de leve em cima da tinta seca na superfície e se ficar irregular, pinte novamente usando uma proporção maior de diluente.

 

 

Originally Posted by Bunger:

O negócio começou na tinta fosca e acabou no nanquim preto

Eu diluo Tamiya fosca ou brilhante é com thinner tempo 2002. Acabamento acetinado. Essa "poeira" é oriunda de má diluição.

 

Para tirá-la quando ocorre, use um papel toalha de leve em cima da tinta seca na superfície e se ficar irregular, pinte novamente usando uma proporção maior de diluente.

 

 

Fala Bunger,

 

Obrigado pela referência.

E esta "poeira" dá tb com com o Tempo 2002?

Qual a relação tinta fosca:Tempo 2002 q vc recomenda p/um acabamento acetinado?

 

Flores

Last edited by amflores
Originally Posted by Miguel Angelo:

Ainda vou fazer essa experiencia p usar nas minhas acrílicas:

 

 Fala Miguel, 

A mistura abaixo corresponde mais ou menos ao que o cara falou?

O "cockney" dele é tão forte que nem as legendas em inglês conseguem reproduzir direito o que fala.

O "cocktail abaixo até que faz sentido.

Que proporções vc usa?

IPA =Isopropílico, Água destilada, Retardador Acrilex no lugar do Fluid retarder e Vidrex no lugar do Flow Improver.

 

Abs

Flores

 

Last edited by amflores

Meus 2 centavos:

 

- Tintas Tamiyas são muito boas, mais fáceis de trabalhar do que as base água, menos tóxicas que as automotivas, com as vantagens de ambas. O melhor dos mundos.

 

- Para reduzir a "poeira", vale a pena tentar o Retardador Tempo 6000. Ele é similar ao Retardador da Tamiya, mas nem todo retardador é igual (alguns são glicerina). Eu uso umas 2 gotas no copo do aerógrafo, depois que a tinta está no ponto de pintar, e aplico com pressão baixa (uns 8 psi). Dá para diluir só com Tempo 6000, mas ele corta menos a viscosidade que o isopropanol, e evapora bem mais devagar, a pressão tem de ser bem mais baixa, senão escorre.

 

- Ainda não testei a dica do Rodrigo (Future + isopropanol), mas acho que deve resolver.

 

[]'s

 

X

Last edited by X-cão
Originally Posted by Foks:

Paulão,

 

Li todo o texto do link e acho que você fez uma pequena confusão.

 

Na verdade, o que eles ensinam é uma fórmula genérica para se chegar ao ponto de leite usando produtos Tamiya.

 

Pegue o conteúdo do vidro de tinta e despeje no pote vazio de Tamiya, até 2/3 do nível e complete o restante, 1/3, com o diluente.

 

Não é que venha tinta "de menos" no pote.

 

Eles recomendam a regra de 2 para 1, ou seja, duas partes de tinta para uma de diluente.

 

Então verifique o pote original das tintas Tamiya de 10ml. Verás que elas contem exatamente 2/3 do pote, que cheio atinge exatamente 10ml.

 

Originally Posted by RMG:

Flores,

 

experimenta usar alcool isopropilico, nao vai se arrepender. Diluo 50% ou mais um pouco....

 

Quanto ao aerografo, assim como voce sou MUITO inferior aos meus.

 

Falei sobre aerografo pois o Evolution é muito bom pois ele melhorou muito minha pintura !!!

 

O Krome é excelente mas é inferior ao Evolution.

 

Mais duas dicas OTIMAS !

 

- Fale com o Paulão no privado e peça a ela as fotos e codigos dos virniz dele e compre em loja de tinta automotiva, É EXCELENTE !

Nem precisa a MP: O verniz é o 7502 da lazzudur. E o Thinner é qualquer um do tipo PU.

Ah, se gostastes do Evolution, espere só pra usar o Infinity...É pelo menos mil vezes melhor. Eu sei porque tenho os dois.

 

Originally Posted by Lucas:
/>
Dá uma lida neste tutorial, o uso das Tamiya é igual as Gunze:

http://www.spruemaster.com/blog/2013/03/tintas-gunze/

O tutorial do Lucas é ótimo, mas o trabalho nas gunze é diferente das Tamiya, porque as Gunze são brilhantes e diluem em lacquer thinner, que pode ser substituído por acetona pura. E as gunze não apresentam esse problema de poeira.

Originally Posted by amflores:
Originally Posted by Paulão - Tchwrma:

 

E como o verniz que uso é automotivo, depois disso dá pra aplicar o 

 Um Abração.

Ola Paulão,

 

Não sei se entendí bem, pois era isto que eu queria saber: vc mistura verniz automotivo às foscas da Tamiya? Que marcas de verniz e suas proporções em relação à tinta?

Abs,

Flores

 

 

 

Não, meu amigo, sem misturar nada. Eu uso as Tamiya diluidas em X20A, e depois de seca a pintura aplico por cima o verniz.

 

Originally Posted by Bunger:

O negócio começou na tinta fosca e acabou no nanquim preto

Eu diluo Tamiya fosca ou brilhante é com thinner tempo 2002. Acabamento acetinado. Essa "poeira" é oriunda de má diluição.

 

Para tirá-la quando ocorre, use um papel toalha de leve em cima da tinta seca na superfície e se ficar irregular, pinte novamente usando uma proporção maior de diluente.

 

 

Gostei da ideia de diluir em tempo 2002, porque já tem retardador, e essa de ficar acetinado, vale a pena experimentar. Eu usei isopropílico, mas parei porque deixava a tinta esbranquiçada, talvez pelo frio qua costuma fazer aqui no sul. A mistura correta do Thinner para Tamiya e Gunze seria: 58% de água destilada, ou deionizada. 15% de álcool propílico, não isopropílico. 5% de retardador. 10% de fluidificador. Os 2% restantes seriam agentes de perfumaria, para o cheiro.

 

E quanto ao desvio do assunto do tópico, aqui na WebKits é comum. Quando começa, não se pode imaginar onde vai parar.

 

Um Abração.

Last edited by Paulão - Tchwrma

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