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O assunto é o seguinte:

Não só eu, mas também vocês, vem se deparando com solicitações de cadastros em lojas virtuais, estes cadastros não só solicitam o nosso endereço, mas também todo o tipo de informação, como RG, CPF, etc e etc. Eu não entendo como uma compra via net na qual irei pagar com o meu cartão de credito seria necessário tantos dados, principalmente hoje em dia que vemos os cadastros de clientes sendo vendidos a toda hora. Agora mesmo fui fazer uma compra na  Special Forces e desiste perante a solicitação de meu RG e CPF, venhamos lá qualquer funcionário poderia copiar e vender os dados de todos, de todos, os clientes. Já fico desconfiado disso só em me perguntarem.

Caso um dos colegas que tenha intimidade com o assunto possa me esclarecer eu agradeço.

Mas se mais alguém pensa como eu que também dê sua opinião.

Vamos lá!!!

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Rubens,

Esses dados, especialmente o CPF, são necessários para emissão da nota fiscal por parte da loja.

Se você fizer o cadastro na minha loja, também vai precisar preencher essas informações...

É a mesma coisa quando você faz uma compra pelo site das Americanas, Ponto Frio, Kalunga...

Quanto à venda dessas informações, não se preocupe porque o próprio pessoal da receita (federal, estadual, municipal) e outras concessionárias faz isso... 

Certo, CPF e endereço. Mas RG, numero de telefone fixo e celular creio ser desnecessário.

Seria assim ao meu ver o cadastro, Nome de quem compra, CPF e endereço do envio, fim. Se os órgãos das esferas do governo já o fazem não quer dizer que teremos que deixar correr livre. A prospecção feita por certos grupos para poder realizar ligações fraudulentas vindas de presídios, tem como base este tipo de informação. 

Na minha opinião quanto menos de nós esta exposto melhor é.

E sim, se é descoberto que uma loja como o Ponto Frio ou similar vazou dados cadastrais, tem como processa-la, mas um pequeno lojista não seria viável, pois muitas vezes a culpa é de um funcionário, e um processo como este ainda que trabalhoso poderia na melhor das hipóteses dar uma multa de cestas básicas.

O ponto é o porque pedem tantos dados do cliente. Como já disse seria nome, CPF e endereço. Que aliais em compras no exterior nem isso pedem, só o nome e endereço. 

RUBENS COSTA posted:

E sim, se é descoberto que uma loja como o Ponto Frio ou similar vazou dados cadastrais, tem como processa-la, mas um pequeno lojista não seria viável, pois muitas vezes a culpa é de um funcionário, e um processo como este ainda que trabalhoso poderia na melhor das hipóteses dar uma multa de cestas básicas.

O ponto é o porque pedem tantos dados do cliente. Como já disse seria nome, CPF e endereço. Que aliais em compras no exterior nem isso pedem, só o nome e endereço. 

na teoria sim, o problema é provar que eles venderam os dados, segundo as más linguás até dentro de instituições bancárias rola umas vendinhas de dados.

quanto aos dados, RG até não precisaria, mas telefones normalmente são pedidos por conta de contato em caso de problemas.

pior mesmo é o que acontece comigo, usava um pc em que o pagamento da linha telefônica vivia em atraso, por um milagre  os caras começaram a mandar mensagens e me ligar cobrando a conta de outra pessoa que não tem absolutamente nada a ver comigo, pode? estou com um monte de gravações e mensagens para abrir um processo mas o pouco tempo livre não ajuda, agora a pergunta é, como chegaram até mim, google? 

Last edited by Marcio Bernardi

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