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Senhores, neste final de semana após um mês de uso constante (detalhe, o compressor ficou aproximadamente 10 mêses sem uso, após uma mudança de endereço), fui fazer o procedimento de limpeza e extravazão de eventul acúmulo de água do tanque de ar. Liguei o compressor normalmente e deixei o tanque se encher, quando o compressor parou, eu desliguei e ao puxar a anilha da válvula não aconteceu nada, isto é, não saiu ar nenhum do tanque. Verifiquei se a válvula estava funcionando corretamente e aparentemente está (quando puxo a anilha ela se move para frente e para trás normalmente, sem emperrar). Então para esvaziar o tanque apertei para cima a válvula do filtro de ar e o ar do tanque saiu por ali, juntamente com um pouco de água. Como o manual está em algum lugar "incerto e não sabido"...desde que encaixotei a mudança, pergunto se o procedimento que estou fazendo está correto, ou se estou esquecendo de algo. Após quase um ano sem utilizá-lo não me lembro qual o procedimento para limpeza do tanque de ar.

Obrigado.

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Fábio, o que esta ocorrendo é algum acumulo de residuos misturado com umidade e ferrugem, muito provavelmente, fez uma pequena gosma e entupiu a saida de ar pelo caminho da valvula de segurança.
Esvazie como puder o reservatório, retire a valvula de segurança, TROQUE-A!!

Limpe a saida de ar no local de instalação da valvula e recoloque-a.

Aguardo sua resposta.

Não esquecendo que saida de dreno não é local para ser usado como saida de ar para valvula de segurança.
Pelo menos não é assim que faço em meus compressores.

Mas cada um faz como acha melhor.

Uma vantagem de ter dreno separado é poder colocar um dreno automatico que vende em lojas de dentista por 200 reais... Uma beleza, voce determina o horario, frequencia e duracao, ele drena sozinho 
Eu acho que compensa porque o ponto critico dos compressores de geladeira é acumular agua no tanque = ferrugem

 

Ainda bem que não funcionou como você esperava, abrir a válvula de segurança com o tanque pressurizado ia te dar um banho de água/óleo e resíduos, fora o susto. Para drenar o tanque o ideal é ter um registro na parte inferior do taque. A válvula de segurança nunca deveria esta na parte inferior do tanque, como bem disse o Roland,  pois ali o acumulo de óleo, água  e sujeira prejudicam o seu funcionamento. O procedimento correto neste caso seria, com o tanque vazio, desenroscar a válvula permitindo que a água/óleo sejam drenados,

Moçada, não sei se me fiz entender ou se me expressei mal, a válvula é do tipo mostrado na figura abaixo, ela fica rosqueada num cotovelo no fundo do reservatório de ar.

Augusto, eu fiz várias vêzes este procedimento e nunca tive problemas, colocava uma flanela dobrada embaixo da válvula e puxava a anilha, o reservatório era esvaziado e a flanela geralmente ficava úmida, devido a água acumulada no reservatório. Nunca saiu óleo neste procedimento.

 

Obrigado pelas dicas, vou proceder a troca da válvula conforme sugerida pelo colega, porém vou manter a configuração original do equipamento.

Abração.

 

Pois é colega, é essa válvula mesmo.

Para economizar alguns trocados, alguns fabricantes, sejam profissionais, sejam amadores, colocam essa válvula para a função de expurgo, mas seu acionamento constante deixa o coeficiente elástico da mola interna desregulada pra pressão calibrada, e sujidades/umidade acabam prejudicando, muitas vezes emperrando. Existem casos de estouro de compressor justamente por problema no pressostato, e válvula emperrada. Combinação explosiva.

É por isso que se aconselha sempre usar um purgador embaixo, pra essa limpeza, já que vai se desrosqueando devagar, sem surpresas, e manter a vávula de segurança/alívio em ponto o mais elevado possível.

Espero que tenha entendido a nossa preocupação com ela, e as orientações dos colegas, acima.

Uma dica. Se não tiver como colocar a vávula de segurança mais pra cima do reservatório, como a válvula está num cotovelo, troque por um T, que ficará "de lado", coloque a válvula de segurança na conexão mais alta, e na de baixo coloque um purgador de rosca e/ou registro...  E seus "pobremas" se "acabarão-se"... 

Abç.

 

ps.: Bom desenho, creio que feito no "Inventor"... 

Last edited by FІЯЭFФЖ

Fábio, estava olhando a imagem desse compressor, e se me permite "parpitar" mais do que já fiz... 

Coloque o T na conexão do filtro ou do pressostato, tanto faz, e coloque a vávula de segurança aí.

Embaixo, tire o cotovelo, coloque uma luva e o purgador.

Acho MUUUITO mais seguro, e creio que o purgador não ficará tão baixo, rente ao chão, ou passando os pés.

 

 

Abç.

Posto as fotos sim, pode deixar Alexandre.

Fire, o purgador tem que ser obrigatoriamente este aqui embaixo

Ou poderia ser um registro igual a este

Desculpe a "encheção" de saco, mas é  a primeira vez que vou mexer com ar comprimido.

Obrigado.

 

 

FІЯЭFФЖ posted:

Fábio, estava olhando a imagem desse compressor, e se me permite "parpitar" mais do que já fiz... 

Coloque o T na conexão do filtro ou do pressostato, tanto faz, e coloque a vávula de segurança aí.

Embaixo, tire o cotovelo, coloque uma luva e o purgador.

Acho MUUUITO mais seguro, e creio que o purgador não ficará tão baixo, rente ao chão, ou passando os pés.

 

 

Abç.

Esse aí é o compressor que tenho. Para drenar eu coloco um pano velho dobrado na saída da válvula antes de puxá-la para expurgar o ar, assim não suja nada. Se ela está com algum problema (pode até ser algum tipo de sujeira), dá pra expurgar/esvaziar o tanque pelo filtro de ar e depois desenroscar e verificar se pode ser consertada ou se troca logo de uma vez. Como o nome diz, é de segurança então eu já partiria para a troca dela.

Solicitei um orçamento dos seguintes itens:

Válvula segurança 125 PSi longa Rosca NPT 1/4" - vedação Viton

Purgador Recartilhado Rosca G 1/4"

Niple Duplo 1/4" Rosca NPT

Tê para ar comprimido 1/4" Rosca NPT

Acho que é isso mesmo né?

Last edited by Fabio Moretti

Bom moçada seguindo orientações de vocês terminei as modificações no compressor.

Abaixo a válvula de segurança desmontada, onde se pode ver a corrosão e o entupimento da mesma.

Abaixo o purgador tipo recartilhado instalado no fundo do reservatório.

E por fim a ligação da nova válvula de segurança (125 psi) instalada em um tê, antes do filtro de ar.

Testei o equipamento e tudo ok, só não consegui testar a válvula de segurança, mas como é nova entendo que não haverá problemas.

Comprei o material na Conexo, uma empresa do RGS, o único inconveniente é que tem pedido mínimo de R$ 100,00; e aí tive que pedir mais coisas para completar o valor.

Mais uma vez obrigado pelas dicas de todos, inclusive do Pedro, o fabricante do compressor.

Valeu moçada.

 

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