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Boa tarde,

Estou construindo um compressor "caseiro", já tenho algum material em mãos.

- Cilindro de gás refrigerante 134A 
- Motor novo
- valvula de dreno
- regulador de pressão com filtro e manometro

Hoje vou comprar o pressostato e a valvula de alivio, 80/120psi marca Lefoo.

Dei uma pesquisada antes de abrir o tópico aqui no fórum e na internet também, e as opiniões sobre o cilindro de gás são controversas, uns dizem que não é apropriado para isso, já outros usam o cilindro há um bom tempo no compressor sem problemas.

Creio que uma faixa de operação segura seria até os 100psi para dar uma margem de segurança.

Fico no aguardo de opiniões sobre o reservatório.

Edit, Fotos:

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abs

Last edited by nachtwolf
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O problema com estes cilindros é que são descartáveis:  Tem a parede fina, e não foram feitos para suportar umidade. Com o tempo acabam furando devido a umidade que se forma no seu interior.

É uma opção barata, mas pouco durável. Quanto a pressão máxima que suportam, é preciso ver se tem alguma coisa marcada neles, 100 libras pode ser adequado, mas sem uma informação confiável é só um palpite.

Last edited by Augusto

Adicionei fotos ao primeiro post.

Segundo o frasco, está descrito como "2-3MPa" ou "2.3MPa", convertendo 2.3 ou de 2 a 3 megapascal em PSI deu respectivamente 290 / 333PSI.

Acho que trabalhar em até 120psi ja é uma margem extremamente segura.

Sobre o acúmulo interno de umidade, pensei em derramar alguma tinta epoxi ou até mesmo sintética, e revestir todo cilindro por dentro com ela. Acho que isso seria válido até pra outros tipos de cilindros que não vem com algum tipo de galvanização ou tratamento de fábrica.

Sobre o acúmulo interno de umidade, pensei em derramar alguma tinta epoxi ou até mesmo sintética, e revestir todo cilindro por dentro com ela. Acho que isso seria válido até pra outros tipos de cilindros que não vem com algum tipo de galvanização ou tratamento de fábrica.

 

 Não vai dar para ter certeza que recobriu todo o interior, mas sem dúvida pode melhorar a durabilidade.

Quanto à resistência, acompanhei um amigo fazer o teste, chegando a 280 psi!
Ele parou por aí, não quis mais continuar pois, ja estava satisfeito!!

A aplicação da tinta ou outro produto é um paliativo que pode dar certo. Nunca usei desta opção. Dou uma besuntada de ferrox ou outro produto antiferruginoso e ao terminar a construção eu verto uns 20 ml, aproximadamente, no vaso.

No próprio vaso ja existe uma válvula de segurança.

Não recomendo usar a válvula de saída do gas, a passagem é estreita e a sujeira no reservatório pode ficar entupida e ao drenar e não sair nada pode-se pensar que não há liquidos!! Corte fora esta válvula e solde um niple 1/4que fique rente ao fundo, para não reter liquidos.

Recomendo drenar o reservatório ao término do uso do compressor, desta forma o que ficar restante no vaso será o óleo do motor, o que pode contribuir para longevidade do vaso.

Não ultrapasse a marca do pressostato, lembre-se que o copo de policarbonato do filtro regulador tem indicação de suportar até 150 psi.

Cuidado ao usar a válvula de segurança da marca LUBEFER, ela não vem regulada para abrir a 135 psi como indica na embalagem. Faça a regulagem ao terminar de montar seu conjunto compressor.

Não use a válvula de segurança como dispositivo de drenagem.

 

Boa construção!!

 

Vinicius Roland

 

Boa tarde!

Material comprado.

Só faltou comprar as porcas com a rosca NPT para soldar, porém... o vendedor me disse pra não usar o cilindro de gás... confesso que fiquei com medo, e ele me disse que tem um cilindro de 25 litros lá, schulz, por 50 reais (de um antigo compressor fundido), e é só jogar o material que eu tenho em cima.

 

Agora... o que fazer? invisto 50 reais no reservatório, ou mantenho nesse?

 

Fotos:

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"Hoje vou comprar o pressostato e a valvula de alivio, 80/120psi marca Lefoo."

Mas.... a válvula de alívio ja vem no pressostato, não precisa compra-la!!!

.........................

Qual a potência de seu motor?

.........................

"...porém... o vendedor me disse pra não usar o cilindro de gás..."

Qual a argumentação dele?

Companheiro, sejamos lógicos, o que lhe beneficiaria um cilindro que já será soldado por ter um furo e que provavelmente aparecera outros durante um espaço de tempo de uso, ou, investir em um cilindro que esta pronto para uso e sua parede é mais espessa. Pense bem agora para não chorar pitangas mais tarde.

Abs. 

Independente da escolha, acho que o que se pode fazer para minimizar o problema de corrosão que ocorrerá com qualquer uma das escolhas, é evitar ao máximo o acúmulo de água no fundo do reservatório.
Levando-se em conta que há perda de óleo do motor, juntamente com água para o reservatório, proveniente da condensação do ar pressurizado e o óleo sendo mais leve que a água... a água ficará por baixo, correto??
Portanto, acho que seria de bom tom que se faça a drenagem após uma seção de uso do compressor pois, desta forma o que ficará em contato com o metal do reservatório será mais óleo e menos água. Pelo menos em tese...

hehe agora sei porque tem que drenar, eu fazia raramente... em outro topico o paulao falou para usar solda de prata conforme os furos aparecem nos cilindros R22 ... o que seria melhor, a solda ou o parafuso?

quando meu compressor pegou fogo o cara que arrumou tinha um cilindro de compressor schulz e queria me vender, vou la ver amanha, se ele tiver ainda eu passo todo o motor e tal para este cilindro, deve ser melhor ja que é proprio para isto

Last edited by anghinoni
anghinoni posted:

 ... o que seria melhor, a solda ou o parafuso?

Tanto um como outro.
Tenha em mente que o processo de oxidação e perfuração iniciou-se e, a partir de agora aparecerão novos orifícios... compre um lote de parafusos e araldite de litro ou agende toda segunda feira com o soldador!!

O bom é que são furos que aparecem! Te sinalizam!

Fui agora no cara que arumou meu compressor a outra vez, ele olhou o reservatoirio e disse que vai desmontar, abrir, tirar o ferrugem, soldar de volta, aplicar anti ferrugem internamente, e pintar. Ai eu aproveitei para pedir para colocar um dreno para nao usar mais a valvula de seguranca para drenar.

amanha vejo como ficou, 100,00 a brincadeira

Bom dia amigos!

Eles tem dois reservatórios, 40 e 50 reais respectivamentes, "novos", pintura boa (mas vou repinta-los), completos com as roscas, é só jogar o kit em cima.

- 20 litros 

- 25 litros

qual seria o ideal? meu motor é pequeno, é de bebedouro, 1/12hp

Nem um dos dois com este motor, só se fosse um reservatório de 1 liltro.
Para um reservatório de 20 litros, vc precisa, no mínimo, de um motor de 1/3 e ainda acho pouco!!

Nos compressores que faço com 20 litros de reservatório eu uso 2 motores de 1/3 de hp.



1/12 de hp não dá nem pra começar a conversar!!

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