Skip to main content

O inÍcio da dÉcada de 1930 mostrou uma mudanÇa radical nas aeronaves comerciais.

 O majestoso, mas pesado biplano Curtiss T-32 Condor,

01 - Curtiss Condor

02

o Fokker F VII

0304 - Fokker T-32 VII

e o Ford Tri-Motor foram dando lugar a aviÕes elegantes e totalmente metÁlicos.

05 - Ford Tri-Motor

06

O Boeing Modelo 247 que iniciou a revoluÇão aÉrea.

07 - Boeing Modelo 247

Depois que a perÍcia do Fokker F-10A NC999E, da TWA,

08

que caiu em 31 de MarÇo de 1931, matando, entre outros, o famoso treinador de futebol Knute Rockne, da Universidade de Notre Dame, comprovou que umidade havia danificado a madeira da estrutura da asa do avião, o Bureau of Air Commerce, agÊncia reguladora aÉrea da Época, passou a exigir que todos os operadores aÉreos com aeronaves de longarina de madeira executassem uma periÓdica inspeÇão interna de seguranÇa em todas as suas aeronaves.

09

 Devido ao custo e tempo longo em terra para as inspeÇÕes, a TWA resolveu atualizar a sua frota. Ela queria comprar o Boeing Modelo 247, com estrutura totalmente metÁlica, mas a Boeing jÁ havia garantido os primeiros 60 aviÕes à United Airlines, sua cliente de longa data. Isso acarretaria uma longa espera à TWA para a entrega de novas aeronaves e seria uma desvantagem enorme no crescente mercado aÉreo dos Estados Unidos.

 

A TWA não queria se permitir a essa possibilidade.

Ela solicitou que Donald Douglas e a sua companhia fizesse uma aeronave semelhante a da Boeing. No inicio, Donald não achava que haveria vendas suficientes para cobrir os custos do projeto, mas no final acabou aceitando o pedido.

Em 1 de Julho de 1933, o DC-1, que teve apenas um único protÓtipo produzido, decolou pela primeira vez.

10 - DC-1

A aeronave bateu recordes e mostrou-se superior a todas as aeronaves da sua categoria. A TWA aceitou o modelo, mas com a condiÇão de que a capacidade de passageiros fosse aumentada de 12 para 15 lugares.

Em Julho de 1934, decolou o DC-2 que teve produzidas 198 unidades e era uma versão alongada do DC-1, como a TWA queria . O DC-2 tornou-se um sucesso de vendas.

11 - DC-2

 A American Airlines ficou de olho no DC-2 e pediu para a Douglas que fizesse uma versão ainda maior, capaz de realizar voos transcontinentais e logo surge, maior, mais potente...

o Ícone DC-3.

12

 Em 17 de Dezembro de 1935 voou pela primeira vez o DC-3.

13

Uma versão mais alongada e melhorada do DC-2, o DC-3 tornou-se a aeronave preferida pelas companhias aÉreas no mundo todo, popularizando o transporte aÉreo nos Estados Unidos e tornando-se um fenÔmeno de vendas por ser barato, econÔmico e confortÁvel. Nessa Época, a Douglas passou a ser, de longe, a maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo.

14

1516171819

Com a Segunda Guerra Mundial, os DC-3 tambÉm encontraram o seu espaÇo. O DC-3 tornou-se o C-47 na versão militar.

20

21 - Flagship Detroit22 - Interior do C-47232425

E, ao final da guerra, os C-47 foram vendidos "a preÇo de banana" para as companhias aÉreas do mundo inteiro.

 C-47  entregue em 23 de Dezembro de 1944.26 - VARIG C-47B-20-DK PP-VBN

E como se não bastasse ser um sucesso mundial e "vender mais que Água", o DC-3 serviu de base para a Douglas produzir os seus sucessores:

o DC-4,

27 - DC-4

o DC-5,

28 - DC-5

o DC-6 e...

29 - DC-6

o DC-7.

30 - DC-7

O DC-3 É um dos aviÕes mais importantes de todos os tempos. Logo apÓs a Segunda Guerra Mundial, mais de 90% do trÁfego aÉreo era feito com o DC-3.

 

Ah, lembrem-se tambÉm do Puff, The Magic Dragon...

31323334

 

17 de Dezembro de 1935 – uma data para ficar na histÓria da aviaÇão civil.

São 80 anos completos que esse Ícone voa pelo mundo todo, como civil ou militar, transportando, carregando e atÉ combatendo ativamente.

Sem par na histÓria da aviaÇão.

E, pelo jeito, devo fazer, daqui 20 anos, se Deus assim o quiser, o seu centenÁrio.

Kits

Existem kits da famÍlia do DC-3 em bom volume.

Assim, aqui estão apenas algumas amostras...

353637

A versão inglesa...

38

AtÉ o prÓximo AP&I.

Attachments

Images (38)
  • 01 - Curtiss Condor
  • 02
  • 03
  • 04 - Fokker T-32 VII
  • 05 - Ford Tri-Motor
  • 06
  • 07 - Boeing Modelo 247
  • 08
  • 09
  • 10 - DC-1
  • 11 - DC-2
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21 - Flagship Detroit
  • 22 - Interior do C-47
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26 - VARIG C-47B-20-DK PP-VBN
  • 27 - DC-4
  • 28 - DC-5
  • 29 - DC-6
  • 30 - DC-7
  • 31
  • 32
  • 33
  • 34
  • 35
  • 36
  • 37
  • 38
Last edited by artemius111
Original Post

Replies sorted oldest to newest

sem esquecer  que  mesmo os rruskies  fizeram  uma  cópia (para variar)e a  usaram por  muito  tempo,  com  motor  russo, com algumas  escotilhas no motor  - tal qual  visto no  policarpov i - 16 -   para evitar  o ar  polar  congelar  mais  ainda  os  motores e  o usaram por  decadas  a  fio....  ha  pouco tempo saiu  uma  reportagem  inclusive  de   dois destes dc - 3  que  refizeram a  rota  urss- usa, via  alasca.....plastiresiabços,   paulo r  morgado - sp - sp 

Eu fiz umas fotos do DC-3 quando estive na Normandia. Esse estava no museu onde eram as Baterias de Merville.

O bicho é lindo, imponente. Lá eles permitem visitar o interior do avião. É assustador, a versão militar não tem nenhum acabamento, você encosta nas finas paredes de alumínio...

 

As fotos estão no Flickr, será preciso clicar nelas para ver maior.

[img]https://farm6.staticflickr.com...564_2b247aed85_b.jpg[/img]

[img]https://farm4.staticflickr.com...882_77232a0b5f_b.jpg[/img]

[img]https://farm3.staticflickr.com...131_30b9b2299b_b.jpg[/img]

[img]https://farm4.staticflickr.com...428_007e0f9cf4_b.jpg[/img]

[img]https://farm4.staticflickr.com...891_27e96bfc2e_b.jpg[/img][/url]

[img]https://farm3.staticflickr.com...129_21f8b2ea93_b.jpg[/img]

[img]https://farm4.staticflickr.com...904_f0df8c6e91_b.jpg[/img]

[img]https://farm4.staticflickr.com...098_2173b5cf67_b.jpg[/img]

Last edited by Fravin

Concordo que o DC-3 é um marco na história da aviação mundial.

Acredito que seja o único avião a pousar em praticamente todos aeródromos do mundo.

Bonito, simples, robusto, barato, econômico de operar.

Se tiver problema, pode parar em qualquer farmácia para consertar. 

Vou parar por aqui, senão terei de ir comprar um pra montar.

Fravin posted:

Eu fiz umas fotos do DC-3 quando estive na Normandia. 

 Lá eles permitem visitar o interior do avião.

No Musal também tem, mais de um até, e também pode entrar nele e fotografar à vontade. 

Aqui as minhas fotos feitas no Musal, num dos C-47 de lá, na parte externa.

Aqui as fotos do que fica dentro, e o ano todo, aberto a visitação.

Last edited by Rogerio77

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×