Duvida Bf109 late

A diferença mais visível é o trem de pouso retrátil e a antena atrás do cockpit. O K-4 era um Bf 109G-10 melhorado. Já o G-10 era um G-6 aperfeiçoado. 

Externamente, a série K pode ser identificada por mudanças nos locais da escotilha do equipamento de rádio, que foi movida para a frente e para uma posição mais alta entre os quadros quatro e cinco e o ponto de enchimento para o tanque de combustível da fuselagem, que foi movido para a frente para uma localização entre quadros dois e três.  A antena D / F foi movida para trás para se sentar entre os quadros três e quatro na espinha da fuselagem e uma pequena placa circular acima do passo no lado da porta da fuselagem foi excluída. O leme foi ajustado de forma padrão com uma guia Flettner e duas abas fixas. Todos os K-4 deveriam ser equipados com uma roda de cauda retrátil longa (350 mm × 135 mm) com duas pequenas portas de concha cobrindo o recesso quando a roda traseira foi retraída.

As asas apresentaram os grandes carenagens retangulares para as grandes rodas principais de 660 mm × 190 mm (26,0 em × 7,5 pol.). As portas de poço de roda pequena, originalmente planejadas para a série G, foram montadas nas extremidades externas das calhas das rodas, cobrindo as rodas exteriores quando retraídas. Essas portas foram muitas vezes removidas por unidades de linha de frente. O equipamento de rádio foi o FuG 16ZY com a antena de rádio principal deslocada sob a ala de porta do G-10 sendo realizada como padrão para as células da série K. O sistema FuG 25a Erstling IFF, bem como o equipamento FuG 125 Hermine D / F também foram instalados. Internamente, as garrafas de oxigênio foram deslocadas da fuselagem traseira para a ala direita.  As guias Flettner para os ailerons também deveriam ser instaladas em aeronaves de produção em série para reduzir as forças de controle, mas eram extremamente raras, com a maioria dos K-4 usando o mesmo sistema de aileron que a série G. 

Bf 109G-10 com nariz tipo 100, caracterizado por uma saliência na parte inferior e entrada de ar do radiador ampliada [seriais WNr. 130xxx).

Bf 109K-4

Los,

Importante lembrar que apenas as fábricas Mtt.Reg e Erla fabricaram o K-4 e poucas fotos do K-4 Erla são conhecidas. Uma delas foi feita na fábrica com um monte de fuselagem. O WNr. Block de fabricação era WNr.570XXX- 571XXX. Outras fotos foram feitas de uma única máquina, um Bf 109K-4 Erla WNr.570375 encontrada pelas tropas americanas no verão de 1945 na Alemanha. 

Observe no desenho as diferenças.

O básico nas diferenças externas entre o G-10 Erla e o K-4 Erla era do para-brisa até a cauda. Essa parte do K-4 Erla era quase igual ao K-4 Mtt. Reg com pequenas mudanças, a maior era troca de lugar da Bússola, portanto retirando aquela  escotilha redonda.

As carenagens do motor e radiador do K-4 Erla e G-10 Erla tinham a mesma forma e desenho sendo bem diferentes da carenagem construída pela Mtt. Reg.

Veja que o K-4 Erla e G-10 Erla não tinham aquele inchaço arredondado no lado esquerdo, logo abaixo do para-brisa, já o K-4 Mtt. Reg tinha. Esse inchaço era visto no lado direito nas máquinas das duas fábricas.

O G-10 Erla de produção final tinha uma grande bolha na parte superior da asa para acomodar a grande roda (160x190) do Trem de pouso, eu acredito que o K-4 Erla tinha essa grande bolha também ao invés da pequena bolha que a produção inicial do G-10 apresentou.

Espero que ajude na identificação.

Qualquer informação adicional será bem-vinda! 

Bf 109K-4 WNr.570375, Germany, Summer 1945. eBay auction July 2009.

https://www.flickr.com/photos/28092068@N03/5237006811/sizes/l

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