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A ForÇa AÉrea Brasileira (FAB) comprou seis jatos executivos Legacy-500 da Embraer. O contrato foi assinado em abril e divulgado no DiÁrio Oficial da União (DOU) no mesmo mÊs. A Embraer não divulgou nada a respeito desse contrato, que estÁ avaliado em mais de R$ 662 milhÕes. Procurada na sexta-feira, a empresa não comentou sobre o assunto.

 

Legacy 500 Embraer 1

 

Os aviÕes, segundo o Valor apurou, serão entregues a partir de 2016 e utilizados pelo Grupo Especial de InspeÇão em Voo (GEIV) da FAB para transporte de autoridades. A FAB informou que assinou um contrato de offset (transferÊncia de tecnologia) com a norueguesa Norwegian Special Mission, responsÁvel pelo fornecimento e integraÇão de seis sistemas de inspeÇão em voo para as aeronaves Legacy-500. O valor do acordo de compensaÇão, segundo consta no DOU de 18 de junho deste ano, É de US$ 30,2 milhÕes. O acordo É vÁlido atÉ 31 de dezembro de 2018.

 

O Legacy 500 É o mais novo jato da Embraer e recebeu a certificaÇão da Anac (AgÊncia Nacional de AviaÇão Civil) em meados de agosto. A aeronave, com preÇo estimado em US$ 20 milhÕes, É o primeiro da categoria de jatos mÉdios a ter tecnologia de controle de voo eletrÔnico “fly-by-wire”, utilizada apenas em jatos executivos com valor acima de US$ 50 milhÕes.

 

A produÇão da aeronave jÁ foi iniciada e a primeira entrega, prevista para o este mÊs, serÁ feita para um operador brasileiro, cujo nome não foi divulgado. A Embraer tem uma previsão de produÇão de atÉ seis aeronaves Legacy 500 ainda este ano.

 

O processo de certificaÇão do novo jato Legacy 500, desenvolvido pela Embraer para o mercado midsize (de oito a 12 passageiros e alcance de 3 mil milhas nÁuticas), exigiu a anÁlise de mais de 5.800 itens durante um perÍodo de cinco anos. A aeronave tambÉm realizou um total de 1800 horas de voo e 20 mil horas de testes em laboratÓrios.

 

FONTE: Valor EconÔmico

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Via de regra, a grana para manutenção da estrutura de navegação aérea, controle do espaço aéreo, material com finalidade de atendimento à busca e resgate e inspeção em voo ( geiv), vem do DECEA, que vem direto das tributações cobradas dos usuários.
Originally Posted by Rafael:
Via de regra, a grana para manutenção da estrutura de navegação aérea, controle do espaço aéreo, material com finalidade de atendimento à busca e resgate e inspeção em voo ( geiv), vem do DECEA, que vem direto das tributações cobradas dos usuários.

 

Valeu.

Continha no papel de pão (dolar 2,33)

 

Legacy-500 Custo unitário U$20mi/R$46,6mi
6 aeronaves R$279,6mi
Contrato avaliado R$662mi
Diferença R$382,4mi (Treinamento? Aviônicos??? Caso positivo R$63,7mi por aeronave)
Transferência tecnologia U$30,2mi/R$70,3mi

Custo aeronave R$122mi

 

Achei forte. A culpa é dos "aviônicos" .

Hoje em dia, o equipamento eletrônico é o que tem de mais caro nas aeronaves. Um H-60L padrão custa em média 19 milhões de dólares. Para transformar em um HH-60G Pavehawk, custa 13 milhões em atualizações e modificações. Um SH-60 da nossa Marinha, com todos os gadgets para o cenário naval e missão ASW, chega próximo da bagatela de 50 milhões de dólares. Fazer guerra de gente grande custa caro. Um um disparo de míssil Hellfire custa frouxo 140 mil doletas e cada torrezinha daquelas de FLIR valem um milhão. 

Originally Posted by Rafael:

Hoje em dia, o equipamento eletrônico é o que tem de mais caro nas aeronaves. Um H-60L padrão custa em média 19 milhões de dólares. Para transformar em um HH-60G Pavehawk, custa 13 milhões em atualizações e modificações. Um SH-60 da nossa Marinha, com todos os gadgets para o cenário naval e missão ASW, chega próximo da bagatela de 50 milhões de dólares. Fazer guerra de gente grande custa caro. Um um disparo de míssil Hellfire custa frouxo 140 mil doletas e cada torrezinha daquelas de FLIR valem um milhão. 

Como diz a minha avó: "não é peidar dormindo" hehehehehe 

 

Valeu Rafael!

Originally Posted by Pampa:

Continha no papel de pão (dolar 2,33)

 

Legacy-500 Custo unitário U$20mi/R$46,6mi
6 aeronaves R$279,6mi
Contrato avaliado R$662mi
Diferença R$382,4mi (Treinamento? Aviônicos??? Caso positivo R$63,7mi por aeronave)
Transferência tecnologia U$30,2mi/R$70,3mi

Custo aeronave R$122mi

 

Achei forte. A culpa é dos "aviônicos" .

 

Oi Pampa,

 

Não dá pra fazer conta, pois o contrato é um pacotão e não a "simples" compra de uma (ou seis) aeronave(s). Tem muito mais coisa envolvida e mesmo a tentativa de listar os itens seria fútil, pois os itens a bordo, material, treinamento, suporte e muitas coisas mais são transparentes para o público.

 

Eu te falo isso pq mesmo estando envolvido com o programa do LEgacy 500 há mais de 5 anos, não tenho a maiores detalhes do que está no contrato.

 

O que posso te garantir é que a substituição dos Hawkers e Bandeirantes será um salto de tecnologia para o GEIV e para a FAB.

 

Abraço,

 

Sydney

Last edited by Sydney

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