Skip to main content

Oi Pessoal!

 

Eu achei esses dois vÍdeos do F-22 no Youtube e achei bem interessantes...

O titulo do primeiro, inclusive eu aproveitei, haja vista que tem havido muitos debates aqui sobre a validade ou nao da nova safra de aviÕes americanos, e duvidas se eles vao ou nao "emplacar"...

A afirmaÇão deixa claro que o F-22 ja esta se tornando visão nao tão rara, e que ja esta operacional com a USAF...

O vÍdeo tem imagens bem interessantes do F-22, como detalhes do interior da baia de missesis lateral, e tambem, na tomada quando do reabastecimento, de um detalhe de um dos paineis que foi claramente aberto e que ainda nao foi "trabalhado" para o padrão stealth...

 

O Segundo vÍdeo tambÉm e interessante, embora precisem ter paciencia para assisti-lo todo, uma vez que mostra uma apresentaÇão em show, e vai da preparaÇão para decolagem ate o pouso/corte dos motores...

 

Antes que faÇam brincadeiras sobre o "balÉ" dos assistentes, lembrem-se que e uma equipe de demonstraÇão para o tipo......e por isso tem toda essa "formalidade"...

Mas e tambem bastante interessante, pois mostra detalhes das portas dos compartimentos de armas, e tambem detalhes dos testes de superficies, etc...

 

Divirtam-se!

 

 

 

Edilson 

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Não é tão bonito quanto os antecessores, mas a gente vai se acostumando.

 

Mas não foi feito pra ser bonito e sim eficiente e se é ou não é eficiente, teremos que aguardar algum maluco que queira encarar, tipo algum tiranete com equipamento russo ou europeu pra confirmar a superioridade dos equipamentos do Tio Sam como no Golfo de Sidra ou Desert Storm, quando os F-14 assustavam só de aparecer no radar dos Mohamads. 

 

E como já dizia minha bizavó, Maria Rita: "Quem não gostar, faça melhor".

Originally Posted by Claudio Vilela:

Eu particularmente acho essa aeronave linda!!!! Já o F-35...

Mas é uma questão de tempo!  Quando o Phanton foi apresentado todos o acharam a coisa mais feia do mundo

 

 

Acho o mesmo..

 

F-22 é bem lindão, mas o F-35 é bem jegue...feio..

Originally Posted by Eduardo Boldo:
Originally Posted by Claudio Vilela:

Eu particularmente acho essa aeronave linda!!!! Já o F-35...

Mas é uma questão de tempo!  Quando o Phanton foi apresentado todos o acharam a coisa mais feia do mundo

 

 

Acho o mesmo..

 

F-22 é bem lindão, mas o F-35 é bem jegue...feio..

 

Idem...

 

Pra mim, o Phantom foi feito ao contrário, e só perceberam isso quando já tinham feito o 1º protótipo...KKKKKK

 

Não gosto do F-35, mas acho lindo as soluções do F-32, a "baleia", e sei que a maioria não gosta.

 

 

 

Last edited by FІЯЭFФЖ

Esse X-32 é mais feio que bater na mãe...

Last edited by Sergio Menezes

Acho q tanto o XF-32 qto o F-35 são umas porcarias e estupidamente caros para o pouco q oferecem.

Para mim o F-35 é o F-104 do século XXI... uma bosta q vai dar muito escândalo e uma pá de otários vão comprar.

Last edited by Andre Mattos

Só pra deixar claro sobre o F-104, a opinião de 2 ASES q sabiam o q diziam;

 

"In 1966 Johannes Steinhoff took over command of the Luftwaffe and grounded the entire F-104 fleet until he was satisfied that problems had been resolved or at least reduced. In later years, the German safety record improved, although a new problem of structural failure of the wings emerged. Original fatigue calculations had not taken into account the high number of g-force loading cycles that the German F-104 fleet was experiencing, and many airframes were returned for depot maintenance where their wings were replaced, while other aircraft were simply retired. Towards the end of Luftwaffe service, some aircraft were modified to carry an ADR or "black box" which could give an indication of the probable cause of an accident.[56] Erich Hartmann, the world's top-scoring fighter ace, commanded one of Germany's first jet fighter-equipped squadrons[57] and deemed the F-104 to be an unsafe aircraft with poor handling characteristics for aerial combat. To the dismay of his superiors, Hartmann judged the fighter unfit for Luftwaffe use even before its introduction."

Edilson,

 

Valeu pela postagem.

Gostei muito.

Concordo que o balé não seja apropriado por alguns, mas mostra que é um baita trabalho em equipe.

Estou começando a me acostumar com o visual dele.

Talvez no futuro venha a achar ele bonito.

Acredito que será um avião que trará boa reputação para os EUA e demais usuários.

Valeu.

 

Um pouco da roupa sujo do F-35:

 

"

A 2015 Pentagon report found these issues:[187]

  • The Joint Program Office is re-categorizing or failing to count aircraft failures to try to boost maintainability and reliability statistics;
  • Testing is continuing to reveal the need for more tests, but the majority of the fixes and for capability deficiencies being discovered are being deferred to later blocks rather than being resolved;
  • The F-35 has a significant risk of fire due to extensive fuel tank vulnerability, lightning vulnerability and an OBIGGS system unable to sufficiently reduce fire-sustaining oxygen, despite redesigns;
  • Wing drop concerns are still not resolved after six years, and may only be mitigated or solved at the expense of combat maneuverability and stealth;
  • The June engine problems are seriously impeding or preventing the completion of key test points, including ensuring that the F-35B delivered to the Marine Corps for IOC meets critical safety requirements; no redesign, schedule, or cost estimate for a long-term fix has been defined yet, thereby further impeding g testing;
  • Even in its third iteration, the F-35’s helmet continues to show high false-alarm rates and computer stability concerns, seriously reducing pilots’ situational awareness and endangering their lives in combat;
  • The number of Block 2B’s already limited combat capabilities being deferred to later blocks means that the Marine Corps’ FY2015 IOC squadron will be even less combat capable than originally planned;
  • ALIS software failures continue to impede operation, mission planning, and maintenance of the F-35, forcing the Services to be overly reliant on contractors and “unacceptable workarounds”;
  • Deficiencies in Block 2B software, and deferring those capabilities to later blocks, is undermining combat suitability for all three variants of the F-35;
  • The program’s attempts to save money now by reducing test points and deferring crucial combat capabilities will result in costly retrofits and fixes later down the line, creating a future unaffordable bow wave that, based on F-22 experience, will add at least an additional $67 billion in acquisition costs; and
  • Low availability and reliability of the F-35 is driven by inherent design problems that are only becoming more obvious and difficult to fix."

e....

 

"In July 2015, Lockheed Martin confirmed the authenticity of a leaked report showing the F-35 to be less maneuverable than an older F-16D with wing tanks. The pilot who flew the mission reported inferior energy maneuverability, a limited pitch rate and flying qualities that were "not intuitive or favorable" in a major part of the air-combat regime gave the F-16 the tactical advantage. In general the high AoA capabilities of the jet could not be used in an effective way without significantly reducing follow-on maneuvering potential."

Acho o F-22 bonito pelo estilo das linhas retas do seu desenho!  Tenho um "kitezinho" 1/48 aqui já engatilhado com varios extras!..... 

 

A unica coisa que ainda estou pesquisando, é como fazer para deixar o canopi dele espelhado, já que na maioria das fotos do real, é nitido que são espelhados na cor amarelada!

 

Sei de alguns que diziam "esse bicho é horrivel"...mais agora, coincidentemente, tem um kit pra montar...vai entender....

Last edited by AndréRM

André...

 

Eu acredito que o espelhamento do canopy se dá devido a incidência da luz na hora da foto...

Na verdade ele é transparente...

 

Abra a foto em outra aba e veja ela maior, observe os detalhes...

Agora, o problema é fazer a cor correta, aluminizada...

 

 

Veja nessas duas fotos...acredito que a incidência da luz solar faz com que o canopy reflita a luz...

 

Last edited by Eduardo Boldo

TrÊs fotos interessantes:

A primeira, como é feito a pintura...

 

E a segunda, para quem quer detalhar a baia de armas:

 

 

Essa é para quem tem um canopy quebrado...

 

Em 10 de abril, na Base Aérea de Langley, um piloto de F-22, Capt. Brad Spears, foi trancado dentro do cockpit de seu avião durante cinco horas. Ninguém na Força Aérea dos EUA ou da Lockheed Martin poderia descobrir como abrir canopy da aeronave. Por volta das 13:15, os bombeiros empunhando motosserras a partir da 1ª Fighter Wing finalmente extraído Spears depois de cortar através de três quartos de polegada de espessura de policarbonato copa do F-22.

Dano total do avião, de acordo com fontes dentro do Pentágono: 1280000 $. Não só os bombeiros arruinar o dossel, que custou $ 286.000, eles também arrastado o revestimento sobre a pele do avião, que vai custar cerca de US $ 1 milhão para substituir.

 

Last edited by Eduardo Boldo
Originally Posted by AndréRM:

 

A unica coisa que ainda estou pesquisando, é como fazer para deixar o canopi dele espelhado, já que na maioria das fotos do real, é nitido que são espelhados na cor amarelada!

 

Tempos atrás fiz algumas experiências com Tinta nanquim + Future.

Foi uma combinação bastante interessante.

Fiz verde, azul e amarelo

Eduardo,

 

em todas as fotos que eu vi, só o amarelado parecia espelhado, os transparentes mesmo não! Por isso acho que não trata-se apenas da influencia da luz, mais de toda forma, espelhado deixa o bicho com outra cara!

 

Claudio,

 

Seria interessante você postar aqui como foi feito a sua experiencia passo a passo, pode ter certeza que mais colegas vão se interessar, a contar com este que vos fala!

 

Um abraço á todos!

Originally Posted by AndréRM:

 

Claudio,

 

Seria interessante você postar aqui como foi feito a sua experiencia passo a passo, pode ter certeza que mais colegas vão se interessar, a contar com este que vos fala!

 

Um abraço á todos!

André,

 

Que dá certo, dá, pois eu já fiz! Porém tenho que agora é acertar a diluição para chegar no ponto certo, ver a pressão de ar enfim, apenas ajustes.

Comprei aquele Nanquim da Acrilex que como é a base de agua, se mistura muito bem ao future.

Tem ainda o Nanquim alumínio que se misturado ao amarelo " Talvez" dê um tom metálico. Mas tem que testar!!

 

Mas voltando ao assunto....

 

O bicho é bem "invocado"!!!!!

 

 

Abraço

Last edited by Claudio Vilela
Originally Posted by eb:

Será que o canopy não é recoberto por alguma camada que polariza a luz? Aí dependendo do ângulo a cor que se observa é diferente.

 

 

Fiquei curioso e como já tinha ouvido falar nisso em um F-16, fui dar uma procurada:

 

É uma fina camada de revestimento de ouro para refletir as ondas de radar de entrada, bem como proteger o piloto dos raios ultravioletas do sol.

 

Agora ficou fácil:

Gente, peguem o canopy de seus kits e dê um banho de ouro neles...fica perfeito.

 

Esse link os leva a uma discussão, na finescale,  a respeito :

http://cs.finescale.com/fsm/mo...ts/f/2/t/121372.aspx

 

Last edited by Eduardo Boldo
Originally Posted by Andre Mattos:

Um pouco da roupa sujo do F-35:

 

"

A 2015 Pentagon report found these issues:[187]

  • The Joint Program Office is re-categorizing or failing to count aircraft failures to try to boost maintainability and reliability statistics;
  • Testing is continuing to reveal the need for more tests, but the majority of the fixes and for capability deficiencies being discovered are being deferred to later blocks rather than being resolved;
  • The F-35 has a significant risk of fire due to extensive fuel tank vulnerability, lightning vulnerability and an OBIGGS system unable to sufficiently reduce fire-sustaining oxygen, despite redesigns;
  • Wing drop concerns are still not resolved after six years, and may only be mitigated or solved at the expense of combat maneuverability and stealth;
  • The June engine problems are seriously impeding or preventing the completion of key test points, including ensuring that the F-35B delivered to the Marine Corps for IOC meets critical safety requirements; no redesign, schedule, or cost estimate for a long-term fix has been defined yet, thereby further impeding g testing;
  • Even in its third iteration, the F-35’s helmet continues to show high false-alarm rates and computer stability concerns, seriously reducing pilots’ situational awareness and endangering their lives in combat;
  • The number of Block 2B’s already limited combat capabilities being deferred to later blocks means that the Marine Corps’ FY2015 IOC squadron will be even less combat capable than originally planned;
  • ALIS software failures continue to impede operation, mission planning, and maintenance of the F-35, forcing the Services to be overly reliant on contractors and “unacceptable workarounds”;
  • Deficiencies in Block 2B software, and deferring those capabilities to later blocks, is undermining combat suitability for all three variants of the F-35;
  • The program’s attempts to save money now by reducing test points and deferring crucial combat capabilities will result in costly retrofits and fixes later down the line, creating a future unaffordable bow wave that, based on F-22 experience, will add at least an additional $67 billion in acquisition costs; and
  • Low availability and reliability of the F-35 is driven by inherent design problems that are only becoming more obvious and difficult to fix."

e....

 

"In July 2015, Lockheed Martin confirmed the authenticity of a leaked report showing the F-35 to be less maneuverable than an older F-16D with wing tanks. The pilot who flew the mission reported inferior energy maneuverability, a limited pitch rate and flying qualities that were "not intuitive or favorable" in a major part of the air-combat regime gave the F-16 the tactical advantage. In general the high AoA capabilities of the jet could not be used in an effective way without significantly reducing follow-on maneuvering potential."

Tem comprovação de que o mencionado e originário do Pentagono ou e tirado de algum site com .ru?? ...

 

Bem...sendo o tópico presente sobre o F-22, eu estarei abrindo um outro com informação bem interessante sobre os "mitos" do F-35...

 

Edilson 

Originally Posted by Jaguar (Edilson C. Araujo):
Originally Posted by Andre Mattos:

Um pouco da roupa sujo do F-35:

 

"

A 2015 Pentagon report found these issues:[187]

  • The Joint Program Office is re-categorizing or failing to count aircraft failures to try to boost maintainability and reliability statistics;
  • Testing is continuing to reveal the need for more tests, but the majority of the fixes and for capability deficiencies being discovered are being deferred to later blocks rather than being resolved;
  • The F-35 has a significant risk of fire due to extensive fuel tank vulnerability, lightning vulnerability and an OBIGGS system unable to sufficiently reduce fire-sustaining oxygen, despite redesigns;
  • Wing drop concerns are still not resolved after six years, and may only be mitigated or solved at the expense of combat maneuverability and stealth;
  • The June engine problems are seriously impeding or preventing the completion of key test points, including ensuring that the F-35B delivered to the Marine Corps for IOC meets critical safety requirements; no redesign, schedule, or cost estimate for a long-term fix has been defined yet, thereby further impeding g testing;
  • Even in its third iteration, the F-35’s helmet continues to show high false-alarm rates and computer stability concerns, seriously reducing pilots’ situational awareness and endangering their lives in combat;
  • The number of Block 2B’s already limited combat capabilities being deferred to later blocks means that the Marine Corps’ FY2015 IOC squadron will be even less combat capable than originally planned;
  • ALIS software failures continue to impede operation, mission planning, and maintenance of the F-35, forcing the Services to be overly reliant on contractors and “unacceptable workarounds”;
  • Deficiencies in Block 2B software, and deferring those capabilities to later blocks, is undermining combat suitability for all three variants of the F-35;
  • The program’s attempts to save money now by reducing test points and deferring crucial combat capabilities will result in costly retrofits and fixes later down the line, creating a future unaffordable bow wave that, based on F-22 experience, will add at least an additional $67 billion in acquisition costs; and
  • Low availability and reliability of the F-35 is driven by inherent design problems that are only becoming more obvious and difficult to fix."

e....

 

"In July 2015, Lockheed Martin confirmed the authenticity of a leaked report showing the F-35 to be less maneuverable than an older F-16D with wing tanks. The pilot who flew the mission reported inferior energy maneuverability, a limited pitch rate and flying qualities that were "not intuitive or favorable" in a major part of the air-combat regime gave the F-16 the tactical advantage. In general the high AoA capabilities of the jet could not be used in an effective way without significantly reducing follow-on maneuvering potential."

Tem comprovação de que o mencionado e originário do Pentagono ou e tirado de algum site com .ru?? ...

 

Bem...sendo o tópico presente sobre o F-22, eu estarei abrindo um outro com informação bem interessante sobre os "mitos" do F-35...

 

Edilson 

Nem precisou chegar aos sites russos, o US Government Accountability Office já deu o serviço. Imagine se tivesse divulgado as coisas que não se devem divulgar....

 

Um extrato do relatório mais recente (GAO-15-429T):

"The key technical challenges affecting the program were a structural failure on the F-35B durability test aircraft, an engine failure,and a higher-than-expected amount of test point growth largely to address software rework. In addition, the F-35 system reliability has been limited by poor engine reliability which will take additional time and resources to achieve reliability goals. With flight testing of more complex software and advanced capabilities still ahead, additional discoveries during testing and subsequent design changes are likely."

 

A lista dos relatórios, só do GAO: http://www.gao.gov/search?rows...name=main&q=f-35

Apenas 197 documentos.

 

 

Exatamente ai a diferença, em anos-luz, dos projetos americanos e russos...

 

Enquanto os americanos tem auto-critica suficiente para encarar de frente, e abertamente, problemas e desafios dos projetos, os russos simplesmente demonstram com grande fanfarra seu "aviao stealth de 5a. geração" que nem mesmo tem ainda qualquer recheio eletronico ou sequer  as turbinas que lhe permitam uma assinatura infra-vermelho baixa, ja de olho os potênciais interessados em comprar......

 

Mas como fazem "cobra", dao piruetas e etc, tem gente que fica fascinada......

 

Manobrabilidade e otimo e desejável...mas as realidades do combate aéreo hoje em dia sao muito mais amplas...

 

Edilson 

 

 

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×