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Mais um operador do Gripen a caminho: a EslovÁquia

 

caças Gripen em formação - foto K Tokunaga - Saab

MINISTRO DA DEFESA MARTIN GLVÁC CONFIRMOU QUE HÁ UM ACORDO PARA ALUGAR OS JATOS SUECOS, SEGUNDO A RÁDIO SLOVAKIA INTERNATIONAL

Na segunda-feira, 28 de julho, o site da RÁdio Slovakia International noticiou em sua ediÇão em espanhol que o ministro da Defesa da EslovÁquia, Martin GlvÁč, afirmou que os caÇas Gripen JAS-39 da empresa sueca Saab definitivamente farão parte das ForÇas AÉreas Eslovacas. A declaraÇão que confirma a existÊncia de um acordo para alugar os jatos suecos foi dada ao diÁrio econÔmico HospodÁrske noviny.

O acordo entre o MinistÉrio da Defesa e o consÓrcio sueco, um dos maiores negÓcios do paÍs nos últimos anos, serÁ assinado antes do final do ano, segundo a Slovakia International.

 

Sobre o assunto, o site Airheadsfly tambÉm informou que o paÍs tem pressa em fazer “leasing” de oito a doze caÇas Gripen C/D, com validade entre 10 a 15 anos. As conversaÇÕes jÁ ocorrem hÁ algum tempo, e o objetivo do Governo Eslovaco É que os caÇas entrem em serviÇo a partir de 2016. Os eslovacos tambÉm tÊm se aproximado dos tchecos, com os quais formaram um único paÍs entre 1918 e 1992, lembrando que a República Tcheca tem se mostrado satisfeita com a operaÇão dos caÇas Gripen desde 2004.

 

caças Gripen suecos em formação - foto K Tokunaga - Saab

 

O Gripen sueco foi considerado pela Governo Eslovaco como o único real candidato a substituir a envelhecida frota composta de seis caÇas MiG-29AS (monopostos) e dois MiG-29 UBS (bipostos) que operam em Sliač, programados para desativaÇão a partir de 2016 e dos quais apenas dois são mantidos em condiÇÕes de voo a qualquer tempo, segundo fontes. Na SuÉcia, fontes ligadas à Saab e à organizaÇão de exportaÇão de material militar sueca (FXM) confirmaram que conversam com a EslovÁquia sobre o assunto, mas não revelaram em que fase essas conversaÇÕes estão.

 

Os planos do MinistÉrio da Defesa da EslovÁquia são aprofundar a cooperaÇão com a ForÇa AÉrea da República Tcheca, que voa 14 caÇas Gripen no Esquadrão 211, baseado em ČÁslav. Pilotos eslovacos jÁ realizam visitas regulares ao Centro de SimulaÇão TÁtica no paÍs vizinho, segundo o site. O objetivo dos dois paÍses É deixar os dois espaÇos aÉreos semi-integrados, com surtidas transfronteiriÇas e pousos em bases de um ou outro paÍs. Haveria atÉ discussÕes sobre uma base aÉrea conjunta, mas esta É apenas uma de vÁrias opÇÕes sendo examinadas.

 

Gripen C da República Tcheca - foto Saab

  

A ForÇa AÉrea Sueca teria 88 caÇas Gripen em operaÇão, com outros 24 estocados, dos quais 10 a 12 estariam reservados ao Brasil. Isso deixaria 14 disponÍveis para operaÇÕes de “leasing” a paÍses como a EslovÁquia. O Gripen É operado hoje, alÉm da SuÉcia, pelas forÇas aÉreas da República Tcheca, Hungria, Tailândia e África do Sul, sendo que pilotos brasileiros e suecos deverão operar a nova versão E/F.

 

caças Gripen de seis operadores em formação - foto Jamie Hunter - Saab

 

FONTESRÁdio Slovakia International e Airheadsfly (compilaÇão, traduÇão e ediÇão do Poder AÉreo a partir de originais em espanhol e inglÊs)

 

FOTOS: Saab (em carÁter meramente ilustrativo)

 

ps: AlguÉm ainda tem dúvida sobre o sucesso atual e mesmo o futuro do Gripen???

Last edited by FІЯЭFФЖ
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Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

 a envelhecida frota composta de seis caças MiG-29AS (monopostos) e dois MiG-29 UBS (bipostos) que operam em Sliač, programados para desativação a partir de 2016 e dos quais apenas dois são mantidos em condições de voo a qualquer tempo, segundo fontes. 

Os caras estão muito piores do que nós. Atualmente nossa Marinha tem dois A-4, já modernizados, em vôo.

Dois caças é uma força aérea só pra constar !

Originally Posted by Rogerio77:
Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

 a envelhecida frota composta de seis caças MiG-29AS (monopostos) e dois MiG-29 UBS (bipostos) que operam em Sliač, programados para desativação a partir de 2016 e dos quais apenas dois são mantidos em condições de voo a qualquer tempo, segundo fontes. 

Os caras estão muito piores do que nós. Atualmente nossa Marinha tem dois A-4, já modernizados, em vôo.

Dois caças é uma força aérea só pra constar !


Estão piores que nós mas melhores que os Argentinos...

Originally Posted by A.Bell:

Verdade!

 Os argentinos pelo menos tem Pucarás...

Rivalidades à parte só estão melhores do que Uruguai, Paraguai e Bolívia, se comparados a países sul-americanos. A Argentina ainda tem alguns Mirage III e A-4. Dois Migs, num país europeu, é o mesmo que nada !

Essa noticia e otima tanto para a Suecia quanto para o Brasil...mais um potencial operador do G no qual podemos ter uma grande participacao na producao...

 

E a confirmacao tanto na boa escolha feita pela FAB quando da efetividade/racional de manutencao da aeronave...

 

Se o Brasil padroniza (ou pelo menos opera um numero bom) dos Gripens em varias basea aereas, a vizinhanca comecaria a nos respeitar bem mais!...

 

Edilson 

O Gripen vai provando cada vez mais que é o verdadeiro Eurofighter !

Com os EUA investindo nos caros F-35 e F-22 a tendência é os atuais operadores do F-16 substitui-los, com o tempo, pelo Gripen, não há nada mais lógico.

Embora ainda ache um baita avião,estamos falando de aeronaves usadas.Basicamente é isso que temos no Gripen.Se vai gerar vendas para o futuro Gripen,não sabemos,pois pode-se simplesmente modernizá-lo,como os Suecos irão fazer nos seus. A grana esta apertada por todos os lados,e essas pequenas encomendas(aluguel),mostram isso.

Chile sem dúvida, Venezuela tem muito menos F-16, e de modelos bem inferiores aos F-16 do Chile, e os Sukhois nem contam, estão lá só pra mostrar que tem. Não tem capacidade de usar todo o potencial dele, e conhecendo os russos, a FAV já deve estar com dificuldades pra mantê-los em vôo, quanto à manutenção.

Papel da Embraer cresce no programa brasileiro do Gripen

 

Gripen E em detalhes - legendas em inglês - ilustração Saab

CEO FREDERICO CURADO, AFIRMOU QUE PAPEL SERÁ MAIOR DO QUE SE IMAGINAVA

Segundo reportagem publicada pelo site Flightglobal na quinta-feira, 31 de julho, a Embraer confirmou que seu papel no programa de caças do Brasil cresceu desde que a Força Aérea Brasileira (FAB) selecionou a sueca Saab para o contrato avaliado em 4,5 bilhões de dólares, compreendendo 36 caças Gripen NG. O diretor executivo da empresa, Frederico Curado, afirmou que “é justo dizer que estamos vendo um papel maior do que imaginávamos antes do contrato ser selecionado.” A declaração foi dada na quinta-feira, durante apresentação dos ganhos da Embraer no segundo trimestre deste ano.

 

Gripen_JAS39E

 

Na longa saga que foi o processo brasileiro F-X2 de seleção de caças, tópicos de especulação frequentes foram as preferências da Embraer e o futuro papel da empresa no programa de compensações industriais. Em 2009, um executivo do alto escalão da Embraer destacou que a indústria brasileira tinha preferência em se alinhar com a sueca Saab, em detrimento das propostas rivais da americana Boeing (F/A-18E/F Super Hornet) e da francesa Dassault (Rafale).

 

Gripen na linha de produção - foto 3 Saab

 

Oficialmente, a Embraer manteve-se neutra ao longo do processo de seleção, embora no âmbito corporativo tenha estabelecido uma parceria estratégica com a Boeing. A ausência da Embraer no processo foi notada em dezembro, no anúncio formal da seleção do Gripen no F-X2 feito pela FAB. Passaram-se alguns meses, e o papel da empresa e de outros fornecedores foi esclarecido.

 

Segundo Curado, os caças Gripen brasileiros deverão ser montados na fábrica militar da Embraer, que também é um centro de testes de voo, localizada em Gavião Peixoto. O executivo também afirmou que a empresa terá um papel no desenvolvimento da versão de dois lugares do Gripen NG, o que marcaria o primeiro esforço significativo da Embraer no projeto e produção de um novo avião supersônico. “Nós provavelmente teremos uma maior participação nesse desenvolvimento do que pensávamos meses atrás”, disse Curado.

 

FONTE: Flightglobal (reportagem de Stephen Trimble)

Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês

 

FOTOSSaab

 

COLABORARAM: Edgar e Penguin

Originally Posted by buza:

Além de tudo que representará para a indústria aeronáutica brasileira, entendam ai, Embraer, e, "SE ROLAR F-X2" ainda tenho dúvidas, será um belo kit na prateleira.

  Sabe que eu também fico com a 'pulga atrás da orelha"com esse F-X2.Até aqui,tudo que li,nada diz respeito ao contrato puro e simples...o mais perto foi uma viagem desse pessoal para Suécia,em que ali assinaram coisas periféricas....quem compra de fato,assina contrato de compra! Vamos aguardar.

Fechar um contrato como esse, de bilhões de dólares em armamentos, transf. de tecnologia, parceria em assuntos de defesa, desenvolvimento de tecnologias e de indústria, contrapartidas comerciais, etc., é um pouco mais complicado...

 

Reunião bilaterl MD Brasil e Suécia - foto Ministério da Defesa

Brasília, 05/08/2014 – Representantes dos ministérios da Defesa do Brasil e da Suécia iniciaram a I Reunião de Incremento de Cooperação de Defesa entre os dois países. O encontro, que acontece no auditório da Administração Central, tem como objetivo estabelecer pontos focais para fortalecer a cooperação entre Brasil e Suécia.

De acordo com o gerente da Seção de Cooperação Internacional, coronel Werner Wilhelm Bonnet, durante a reunião tem identificar possíveis áreas de cooperação bilateral, tais como: Defesa Cibernética, Espacial, e Produtos de Defesa. Estão programadas apresentações sobre as estruturas das pastas e das respectivas Forças Armadas, além dos principais projetos de Defesa conduzidos pelos países .

A troca de experiência também é um ponto que tanto o Brasil quanto a Suécia desejam explorar até esta quarta-feira (06). Um exemplo é atuação das Forças Armadas brasileiras em missões de paz e a experiência da Suécia com programas de educação e treinamento na área de Defesa.

O Brasil coopera com vários países, entre eles a África do Sul, Moçambique e a República Democrática do Congo. As contrapartidas brasileiras vão desde a produção de equipamentos de Defesa à capacitação por meio de cursos.

 

Na próxima terça-feira (12), a ministra da Defesa da Suécia, Karin Enströn, se reunirá com o ministro Celso Amorim para efetivar as parcerias entre os dois países.

 

FONTE / FOTO (J Cardoso): Ministério da Defesa

Firefox,complicado....hum..não sei e pessoalmente não acredito.

  Tudo vai da forma como fazemos.Quando o vencedor foi anunciado,o pessoal da SAAB simplesmente não sabia...vamos aguardar...

  Tenho a impressão que escolheram o melhor...mas enquanto não for assinado,já viu.Vamos ver,tem um tópico aqui que menciona que até dezembro vão colocar todos os "pingos nos i's".

Last edited by A.Bell

Se o Brasil melasse esse acordo e contrato, a essa altura do campeonato, iria se tornar um paria comercial...e simplesmente inacreditavel que algo como isso possa vir a acontecer...

Sem dizer que seria simplesmente IDIOTA...

 

O que pode acontecer e se delongar em negociacoes e acordamento dos pontos de detalhe do acordo, mas voltar atras nao tem como...

Para isso somente no caso da Suecia nao cumprir com algo muito serio, ou nao honrar algum ponto importante do mesmo (e vice versa)...

 

Edilson 

Last edited by Jaguar (Edilson C. Araujo)

Pelo histórico de mais de 70 anos construindo aeronaves que estão entre as melhores de suas épocas, sempre entregarem o que prometem, e a seriedade também histórica de negociações no mundo todo, tanto do governo como das principais empresas suecas, não vejo como as negociações darem errada por parte deles. 

 

Agora, do lado braziliano... 

Last edited by FІЯЭFФЖ

Caraca acho que coloquei uma pulguinha atrás da orelha de alguns companheiros aqui, que fique claro, torço para que o negocio aconteça e rápido, para que nossos pilotos  possam ter realmente aeronaves de ultima geração e para que a Embraer consiga ser cada vez mais uma empresa de ponta.

 

Vejo-nos em muito melhor situação do que o contrato do Rafale na Índia, onde não acredito em seriedade de nenhum dos lados, do francês que apesar do desespero em ter que vendê-lo fora, cria a relutância em repassar a tecnologia da construção pra Índia, coisa que deveria ser avaliada antes da proposta, e outra porque a Índia não tem um continuísmo político sério, pois sai um governo, entra outro, muda o ministro da defesa, e fica o dito pelo não dito.

Brasil quer negociar prazo de 15 anos e carência até 2023 para pagar caça sueco

 

Gripen_JAS39E

 

Os governos de Brasil e Suécia estão concluindo as negociações para o financiamento da compra dos 36 novos caças Gripen NG pela Aeronáutica, um negócio de US$ 4,5 bilhões, cujas condições são consideradas bastante satisfatórias pelas autoridades brasileiras. A expectativa da administração Dilma Rousseff é que a linha de crédito seja feita de governo a governo, com taxa de juros de 3% ao ano, prazo de 15 anos e início de pagamento só a partir da entrega de todos os aviões pela empresa Saab. Ou seja, carência até 2023 e um potencial impacto fiscal somente no longo prazo.

Gripen NG para F-X2 - cronograma de entregas e de pagamentos - imagem via apresentação Saab em Brasília 6mar2013

O modelo do financiamento deveria ser definido na visita ao país da ministra da Defesa da Suécia, Karin Enström, prevista para esta semana. Mas a viagem foi adiada e em breve será remarcada para uma nova data. Como é responsável pelas operações de combate a um incêndio florestal que já destruiu 15 mil hectares e desalojou mil moradores, a ministra decidiu não sair da Suécia. Chegou a ser cogitada a possibilidade de o vice-ministro Carl von der Esch representá-la, mas a ideia também foi deixada de lado devido ao incêndio. O desastre natural virou uma pauta da política local.

A empresa sueca Saab foi declarada vencedora da disputa no chamado projeto FX-2 em dezembro de 2013, batendo o Rafale da francesa Dassault e o F-18 da americana Boeing. Desde então, vêm sendo discutidos os detalhes do contrato de aquisição dos caças, o qual deve ser assinado até o fim do ano.

 

O projeto FX-2 tem como objetivo a substituição dos caças de combate F-5 e Mirage, o que engloba também logística, treinamento, simuladores de voo e projetos de transferência de tecnologia e cooperação industrial. A Embraer já assinou um memorando de entendimento com a Saab para que as duas empresas façam a gestão conjunta do projeto. Procurada, a companhia não quis se pronunciar.

 

Farnborough - maquete Gripen - foto 10 Saab

 

Duas iniciativas são articuladas entre os países. Uma é o desenvolvimento e a aquisição dos 36 caças novos, os quais devem começar a ser entregues em 2018. O outro é a oferta da Suécia para que o Brasil receba dez Gripen na sua versão atual como solução temporária até a chegada das novas aeronaves. Esses modelos são usados hoje pela África do Sul, por exemplo, para onde a Aeronáutica enviou recentemente uma comitiva a fim de conhecer a operação dos equipamentos e testá-los.

 

A FAB deve mandar militares para a Suécia em 2015 para treinamento, e os suecos também têm enviado ao Brasil representantes para que o projeto avance. Uma comitiva da Saab, por exemplo, visitou pela primeira vez em abril a Base Aérea de Anápolis, onde os novos caças ficarão. Dois meses antes, a agência de exportação de equipamentos militares do governo sueco fez o mesmo.

Em abril, durante visita à Suécia do ministro da Defesa, Celso Amorim, os dois países assinaram acordos para viabilizar a cooperação na área de defesa e a proteção de informações sigilosas.

 

Gripen NG - vista ventral com cargas externas - foto Saab

 

FONTE: Valor Econômico, via Notimp

 

IMAGENS: Saab

 

NOTA DO EDITOR: o cronograma de entregas e pagamentos, que é a segunda imagem de cima para baixo, consta de apresentação feita em Brasília em março de 2013, meses antes do anúncio da escolha do Gripen no programa F-X2. Para acessar a matéria, clique no link abaixo:

 

http://www.aereo.jor.br/2013/0...os-a-ultima-entrega/

Last edited by FІЯЭFФЖ

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