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Pessoal gostaria de ver se alguÉm pode me ajudar, estou planejando montar um diorama do heinkel-162 unidade 1/JG1, vou comprar uma livro que traz os decais para trÊs aviÕes da mesma unidade. Pesquisando aviÕes desta unidade descobri um problema , o sÍmbolo do esquadrão em alguns kits montados estÁ com a cor de fundo vermelha e em outros amarelo como segue nas fotos abaixo, o folha de decalque que vou comprar traz o sÍmbolo de esquadrão em amarelo. Estou na dúvida de qual seria correta. AlguÉm sabe me dizer qual das duas referÊncias seria a correta, desde jÁ agradeÇo.

 

 

 

 

Last edited by sukoi
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Sukoi, as unidades alemãs se dividiam em sub-esquadrões, onde se diferenciavam pela cor.  Se esse emblema é do 1º Gruppe do JG1, o emblema com vermelho seria do 2ºStaffel e o amarelo do 3ºStaffel.

 

Agora se voce vê exatamente o mesmo avião com os dois emblemas, só um pode estar certo, daí tem que pesquisar.

Last edited by Felipe C. Miranda

Felipe pelo que pesquisei todos os aviões que usam esse emblema são, como vc disse do primeiro  staffel, já verifiquei aviões montados ou representados deste staffell com o mesmo emblema mas com cores diferentes.

 

 

 

 

Ignorando as fotos dos modelos e considerando o que vale, que são as fotos dos reais, posso estar errado, mas parecem ser duas aeronaves diferentes.  Esses filmes P&B antigos eram um problema, dependendo do tipo de emulsão representavam as cores com diferentes cinzas, mas a dúvida é:  A seta do nariz  variava conforme a cor do Gruppe?  Repare que nas duas fotos do "5" real a cor da seta confere com a do emblema, como se ela fosse amarela quando o emblema é amarelo.

 

Procure saber se a seta era sempre vermelha, caso afirmativo a coisa se resolve e a diferença das fotos será por conta da foto em si, o amarelo seria erro de interpretação.

De qualquer forma, na dúvida eu iria no mais garantido, que é o vermelho.

Last edited by Felipe C. Miranda
Originally Posted by Kina:

Sukoi, se o livro for este, eles não dizem nada sobre o emblema ser em amarelo.

 

 

Abs Kina.

Kina é esse mesmo que eu pedi, vou tentar conseguir mais informação sobre este emblema, abraços.

Pessoal dando um retorno para vocês sobre minha dúvida acho que pode ser útil para quem pretende montar aviões desta unidade, consegui entrar em contato com um dos ilustradores do livro ( Simon Schatz )através de seu blog e ele gentilmente esclareceu minha dúvida e as referências por ele utilizadas. Segue a resposta dele e o link do blog onde ele me respondeu.Espero que seja util para todos, um abraço.

 

"Hi Alexandre,

Thank you for the kind words!

According the newest research the emblem was yellow. Roger Gaemperle has written a longer article about that in his book "Captured Eagles". In the list of my published works you will find the bookcover and the link to the publisher. He has discivered a nice photograph were you see the difference between the red arrow and the yellow emblem. The profiles I finished some years ago for Classic Publications had red emblems, as I didn't have this infomation at this time."

 

http://luftwaffe-aviation-art....omment=1388476713265

 

 

Last edited by sukoi
Originally Posted by jgap:

aproveitando o topico pergunto este bicho viu combate   derrubou  algo?

Faço minha a pergunta do jgao! 

Teve batismo de fogo? derrubou alguma coisa ou foi só "para inglês ver?"

Originally Posted by Berliner:
Originally Posted by jgap:

aproveitando o topico pergunto este bicho viu combate   derrubou  algo?

Faço minha a pergunta do jgap! 

Teve batismo de fogo? derrubou alguma coisa ou foi só "para inglês ver?"

 

Os He-162 oficialmente em registros da Luftwaffe não tiveram vitórias confirmadas. É provável apenas duas vitórias.

 

http://aces.safarikovi.org/luf...victory.credits.html 

 

Em Fevereiro de 1945 o I./JG 1 se tornou operacional com o He-162. Um pouco mais tarde o II./JG 1 também passou a voar o 162.

  Inicialmente os pilotos do JG 1 eram orientados a evitarem o combate com pilotos aliados, mas isso, claro, nem sempre era possível.

Os registros da Luftwaffe não creditam nenhuma vitória para esse tipo, mas houve pilotos do JG 1 que reivindicaram vitórias sobre os Aliados nesse período.
  A primeira pelo Feldwebel Guenther Kirchner, que reivindicou uma vitória sobre um avião da RAF em meados de Abril. Kirchner porem voltando para sua base caiu com o He 162 e foi morto. Segundo registros da 2nd TAF britânica, dentre os seus aviões perdidos nenhum pôde ser confirmado ou refutado como sido abatido por um 162. Alguns autores relatam que o Feldwebel Guenther Kirchner foi abatido por um Tempest do esquadrão 222 voado pelo Fl.Off Geoff Waddington.


Em Abril o Unterofizier Rechenbach do I./JG 1 reivindicou uma vitória contra um avião Aliado não identificado (provavelmente um Mosquito). O diferente dessa vez foi que o abate teve duas testemunhas, mas novamente os registros da 2nd TAF não confirmam mas também não refutam a vitória do Unterofizier Rechenbach.
 No final de Abril o Leutnant Rudolf Schmitt reivindicou uma vitória sobre um Typhoon mas o mais provável é que fosse um Tempest do esquadrão 486 na região de Rostock. Dessa vez os registros da 2nd TAF confirmam a queda de um Tempest do esquadrão 486, tendo seu piloto o Flying Officer M. Austin pulado de para quedas e sido capturado nessa região. Alguns autores citam como sendo um Typhoon, mas que foi derrubado por fogo de artilharia anti-aérea.

Eu nem sabia que eles tinham voado realmente em operação... Eu achava mesmo, que tivessem feito apenas vôos de testes e colocado em produção co muito já entregues e outros tantos nas fábricas, mas sem uma goa de combustível...

 

É difícil nessa altura da guerra, confirmar alguma coisa, ou tomar como verdadeira as afirmações, pois de um lado, tais abates, talvez elevasse o moral dos nazistas, e por outro, seria admitir a superioridade dos alemães, sem ter nada que fosse equivalente em produção ou em operação, um verdadeiro tapa na cara dos aliados...

 

Ainda assim, a guerra já se encontrava perdida para os pilotos de Hitler, e pouco ou nada poderia ter sido feito para mudar a situação ou retardar o inevitável...

 

Mas como ainda nos dias de hoje, a WWII nos surpreende com revelações sempre impactantes, então quem sabe um dia, a verdade dos fatos venha à tona...

A muito tempo tinha lido, que eles eram usados para provocar caças aliados assim dispensando os tanques extras para entrar em combate, quando isto acontecia eles com velocidade um pouco maior fugiam, mas os caças aliados perdiam autonomia.

Só corrigindo a data da vitória do Leutnant Rudolf Schmitt; ela aconteceu no dia 4 de Maio de 45. No final de Abril ele foi o único piloto a se ejetar de um He 162 e sobreviver. 

Na foto abaixo Rudolf Schmitt é o piloto com cara de "garoto" na extrema direita.

Do período em que se tornou operacional até o final da guerra em 8 de Maio, 9 pilotos de He 162 morreram devido a falhas no avião e 5 ficaram feridos também pelo mesmo motivo. Somente um piloto morreu derrubado por outro avião inimigo.

Oi, beyond_the_grave

 

O Heinkel He 280 (protótipo) usou um em 1940, Em 1942 o piloto de teste Helmut Schenk foi o primeiro piloto a usar um assento ejetor (não operacionalmente).

 O primeiro avião a usar um assento ejetor durante a guerra foi o Heinkel He 219 (A-0) Uhu caça noturno  em 1942, que usou um de ar comprimido.

 

Mas o primeiro caça a usar um operacionalmente, similar ao que vemos hoje, foi o He 162, o piloto se ejetava acionando cargas explosivas situadas abaixo do assento. Sobreviver a isso era pouco provável. Somente o Tenente Rudolf Schmitt conseguiu essa façanha. Alguns protótipos do Dornier Do 335 também usaram assentos ejetores.

Exato, beyond_the_grave

 

O assento tinha muitos defeitos pois ainda estava em desenvolvimento. Os cartuchos de propulsão não eram confiáveis, O assento não lançava o piloto à uma distância adequada do jato, fazendo com que o piloto colidisse com o avião ou ficasse preso no cockpit, as cargas poderiam explodir e queimar o piloto. Sair dele era sempre uma incógnita.

 O problema é que para o He 162 não havia outra maneira do piloto sair do avião, devido às asas altas e a grande turbina logo acima da cabeça, fatalmente o piloto colidiria com as asas ou com o motor se saltasse por conta própria. O He 162 tinha graves problemas de estabilidade em altas velocidades com a taxa de stoll positivo do avião provocado pelas asas curtas e os dois lemes, eles lançavam o avião sempre em um giro fora de controle do piloto. Outro problema grave do He 162 era o combustível. Com apenas 30 minutos de voo, ele foi o responsável direto pela morte de pilotos da JG 1 que tentavam pousar com o tanque vazio.

 

Aqui uma sequência de fotos do 162 V1 voado pelo veterano piloto de testes, Flugkapitän Gotthard Peter em 10 Dezembro 1944. O Avião teve uma grave falha estrutural, levando a perda do ailerom e jogando o 162 em um giro incontrolável. Gotthard Peter, morreu sem nenhuma chance de controlar o avião ou se ejetar.

Originally Posted by Marcos Bettinelli:

Eu estou com este mesmo livro que vc comprou Sukoi, e realmente ele não diz muita coisa. Mas é muito bom!

Em tempo:

Eu estou montando um 262 1/32 e vou fazer a versão do "Yellow 2".

Legal essa pintura, Hellboy! Essa é aparte legal de fazer um avião alemão. Sempre se acha uma camo diferente. Padrão não era com eles.

 

Um abração.

Originally Posted by Marcos Bettinelli:

Eu estou com este mesmo livro que vc comprou Sukoi, e realmente ele não diz muita coisa. Mas é muito bom!

Em tempo:

Eu estou montando um 262 1/32 e vou fazer a versão do "Yellow 2".

Que bela pintura!

 

Vai pros arquivos pra num futuro próximo, estra na minha bancada

 

 

[]s!!!

sukoi, bom dia.

Mesmo procurando fazer só militaria, de tanto pesquisar meus alfarrábios, acabei achando esse kit bem interessante e estou colocando-o na minha lista de busca.

Obrigado pela postagem.

Abs.

 

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