Skip to main content

Replies sorted oldest to newest

A MB sempre se utilizou das "compras de oportunidade" (segundo ela mesma) para adquirir navios, principalmente ingleses. Essa não seria a primeira delas.

A exceção foi essa sucata franchute que deu no que deu.

Valls  

Apesar de achar um ótimo navio e aparentemente estar em boas condições não vejo que aplicação ou uso teria na MB neste momento. Um navio para apoio a desembarques não me parece ser a maior prioridade. Faltam patrulheiros, navios varredores e de apoio aos distritos navais para executar o que é básico - patrulhar o mar territorial e dar apoio à navegação.

Seria só mais um "enfeite" na Baía de Guanabara.

A alguns meses, por exemplo, foi necessário deslocar um Black Hawk equipado com NVG (ou seja lá como o chamam na FAB), de uma base situada a 300km no interior para fazer o socorro de um tripulante de um navio que estava a 100km da costa!? Que marinha é esta que nem guarda-costeira consegue ser!?

Pensar em navios para formar esquadras para projeção de poder é algo surreal. Se for para usar na futura missão do Líbano, ou Haiti, eles já tem o "Bahia" para isso. Faltam também boas e modernas escoltas.

Se houver bom senso este negócio não vai rolar!

Um navio destes pode levar um batalhão inteiro equipado de FNs para amazônia por exemplo, caso necessário, que seria custoso e diícil fazer isto por terra ou de uns 10 cargueiros da FAB para via aérea!

É um navio em bom estado, baixo custo operacional em relação ao Nae São Paulo, pequena tripulação e que iria ajudar/complementar o Bahia, resta saber se há grana e vontade para tal......

É um navio relativamente novo (comissionado em 1998), e como a experiência com material bélico naval inglês demonstra, confiável. Mas seria apenas mais um casco parado sem uso adequado, quando precisamos urgentemente reequipar com navios de médio e pequeno porte. As últimas notícias que li a respeito da frota são desesperantes!

Também concordo com o Gemerim, infelizmente falta nesse momento navios de escolta e patrulha de alto mar que são muito necessários para cumprir missões básicas de proteção e resgate. Especialmente agora que boa parte das corvetas estão dando baixa. E agora, com todo o contingenciamento do orçamento causado pela crise e com tanto dinheiro empregado na construção do estaleiro de Sepetiba (não esqueçam que a Odrebecht é quem toca a obra) e dos submarinos mal deve sobrar para manutenção.

gemerim posted:

Apesar de achar um ótimo navio e aparentemente estar em boas condições não vejo que aplicação ou uso teria na MB neste momento. Um navio para apoio a desembarques não me parece ser a maior prioridade. Faltam patrulheiros, navios varredores e de apoio aos distritos navais para executar o que é básico - patrulhar o mar territorial e dar apoio à navegação.

 

Este navio, equipado com diversos helicópteros e distante uns 100 km da costa ou mais, poderia fazer várias destas funções. Além de, se necessário, projeção de poder.

Rogério.

desculpe voltar ao assunto (já que fui citado).

Usar um navio destes para patrulhar mar territorial? Acho que tu não estás perto de uma calculadora, não é mesmo?

Por favor, vamos voltar aos princípios básicos. Lanchas patrulheiras costeiras e oceânicas para combater a pesca ilegal (que está sem controle algum - veja a pesca do atum, por exemplo). Os nossos vizinhos aqui do Sul volta e meia estão confrontando os barcos chineses. A Argentina pôs um à pique no ano passado. E por aqui não se houve nada. Tudo calmo! Ou seja, não há patrulhamento efetivo!

Aviões de patrulhamento, helicópteros para efetuar resgates, e tudo o mais que está faltando por aqui (a lista é grande).

Já que a MB não abre mão de tentar ser também uma Guarda-Costeira, coisa que já provou não ser, então o primeira a se fazer é equipar e dar condições aos Distritos Navais para cumprir o seu dever institucional depois sonhar com esquadras de alto-mar, porta-aviões, submarinos atômicos, e tudo o mais que os oitenta mil marinheiros e quase noventa almirantes da MB puderem imaginar para agradar aos seus anseios.

 É claro que um navio do porte do Ocean  "Migthy O" ficaria muito bem numa foto tendo ao fundo os contornos da Baía de Guanabara. Mas, é onde ele ficaria a maior parte do tempo se fosse comprado pois o seu custo operacional é bem maior do que um patrulheiro convencional.

É apenas a minha opinião de contribuinte.

Abraços,

Gelson

gemerim posted:

Rogério.

desculpe voltar ao assunto (já que fui citado).

Usar um navio destes para patrulhar mar territorial? Acho que tu não estás perto de uma calculadora, não é mesmo?

Por favor, vamos voltar aos princípios básicos. Lanchas patrulheiras costeiras e oceânicas para combater a pesca ilegal (que está sem controle algum - veja a pesca do atum, por exemplo). Os nossos vizinhos aqui do Sul volta e meia estão confrontando os barcos chineses. A Argentina pôs um à pique no ano passado. E por aqui não se houve nada. Tudo calmo! Ou seja, não há patrulhamento efetivo!

Aviões de patrulhamento, helicópteros para efetuar resgates, e tudo o mais que está faltando por aqui (a lista é grande).

Já que a MB não abre mão de tentar ser também uma Guarda-Costeira, coisa que já provou não ser, então o primeira a se fazer é equipar e dar condições aos Distritos Navais para cumprir o seu dever institucional depois sonhar com esquadras de alto-mar, porta-aviões, submarinos atômicos, e tudo o mais que os oitenta mil marinheiros e quase noventa almirantes da MB puderem imaginar para agradar aos seus anseios.

 É claro que um navio do porte do Ocean  "Migthy O" ficaria muito bem numa foto tendo ao fundo os contornos da Baía de Guanabara. Mas, é onde ele ficaria a maior parte do tempo se fosse comprado pois o seu custo operacional é bem maior do que um patrulheiro convencional.

É apenas a minha opinião de contribuinte.

Abraços,

Gelson

Resultado de imagem para gif aplauso

Deixando claro um detalhe importante: sou tresloucadamente apaixonado por porta-aviões.

Paixão de menino mesmo. Sorvo toda e qq informação a respeito, Não tenho todos os livros que gostaria, mas algumas boas publicações sobre esses majestosos navios em inglês (e até japonês) tenho em casa. Em formato digital, nem me pergunte. Só de kits de PA's puros, desde o velho Hosho até os modernos americanos (e o kit do Ocean na 1/700 está na minha lista), já somam uns 50 que tenho em casa.

Porém, por mais que feliz ficaria em ver nossa Marinha possuir e operar um navio desta categoria da forma como realmente deve ser, guardando nossas água territoriais e talvez até projetando poder (numa missão da ONU, por exemplo), após muito ler os argumentos de vários colegas aqui na WK, como o PauloRS e agora o Gemerim, além de outros fóruns, concluí que realmente não estamos em condições de abraçar a posse e manutenção de um navio destes.

Fazer MB vai depender da concretização da vinda desse elefante branco.

Agora, para montar o Ocean da Royal Navy existe o kit da Orange na escala certa (1/700), sensacional em todos os aspectos. Veja aqui e delicie-se:

http://www.modelwarships.com/r...-ohb/ohb-review.html

No mais, é exatamente como o Gelson muito bem comentou. Pindorama precisa, antes de mais nada, cair na real e tomar consciência das dimensões de seus parcos recursos e possibilidades.

[  ]s

paulors posted:

Fazer MB vai depender da concretização da vinda desse elefante branco.

Agora, para montar o Ocean da Royal Navy existe o kit da Orange na escala certa (1/700), sensacional em todos os aspectos. Veja aqui e delicie-se:

http://www.modelwarships.com/r...-ohb/ohb-review.html

No mais, é exatamente como o Gelson muito bem comentou. Pindorama precisa, antes de mais nada, cair na real e tomar consciência das dimensões de seus parcos recursos e possibilidades.

[  ]s

Segundo a Wikipedia:

Prior to their retirement, Ocean could transport up to 15 fixed wing Harrier aircraft  in the ferry role, but was unable to operate as a fixed wing aircraft carrier due to her lack of the ski jump that is needed to launch a fully loaded Harrier.

https://en.wikipedia.org/wiki/HMS_Ocean_(L12)

Se vc adaptar ele para poder usar uns Harriers dá para fazer um estrago, mas concordo hje o que menos precisamos é de um navio destes, precisamos de corvetas, lanchas de ataque e de submarinos convencionais.

Não sei se ainda está valendo na MB:

"The ship, which has a 1,450m² flight deck, can accommodate up to seven Super Puma helicopters. There are three helicopter landing spots, two on the flight deck and one on the 400m² deck well rolling cover. The flight deck is equipped with a Samahe haul down system. The helicopter hangar has capacity for two Super Frelon helicopters or up to four Super Puma helicopters.

The Foudre Class provides full flight-deck support for the simultaneous deployment, including day and night refuelling, of four 9t helicopters."

http://www.naval-technology.com/projects/foudre/

 

paulors posted:

Não sei se ainda está valendo na MB:

"The ship, which has a 1,450m² flight deck, can accommodate up to seven Super Puma helicopters. There are three helicopter landing spots, two on the flight deck and one on the 400m² deck well rolling cover. The flight deck is equipped with a Samahe haul down system. The helicopter hangar has capacity for two Super Frelon helicopters or up to four Super Puma helicopters.

The Foudre Class provides full flight-deck support for the simultaneous deployment, including day and night refuelling, of four 9t helicopters."

http://www.naval-technology.com/projects/foudre/

 

Resumindo o resumo: Contando-se Super Puma transporta 7 e lança 4.

rsrsrsrsr sonhem com esta crise a Marinha não deve estar comprando nem bóia infantil, só vai rolar se um maluco resolver ganhar uma propis.....mas ai o estardalhaço na imprensa e a pressão da opnião pública iria afundar o navio antes dele chegar aqui, nos próximo anos vamos ter que nos virar com as sucatas que temos, não sei como alguns projetos ainda estão em andamento tipo Gripen e subs franceses, 

 
ferrao161 posted:

Duas perguntas: Quantos helicópteros cabem no hangar do Bahia e quantos ele consegue lançar simultaneamente?

 

Ferrão, pode ter certeza de que cabem mais helicópteros do que o que a MB tem....

SEM MAIS A ACRESCENTAR AOS COMENTÁRIOS DO GERMERIN.. FOI PERFEITO...

ferrao161 posted:

Duas perguntas: Quantos helicópteros cabem no hangar do Bahia e quantos ele consegue lançar simultaneamente?

 

Vão quatro helicópteros no hangar ( do porte do Seahawk ou Caralhal) e dois operando no convoo. 

Eduardo Boldo posted:
 
ferrao161 posted:

Duas perguntas: Quantos helicópteros cabem no hangar do Bahia e quantos ele consegue lançar simultaneamente?

 

Ferrão, pode ter certeza de que cabem mais helicópteros do que o que a MB tem....

SEM MAIS A ACRESCENTAR AOS COMENTÁRIOS DO GERMERIN.. FOI PERFEITO.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Voltando para complementar. Também gosto e sou fã desse tipo de navio. Os novos "destróieres" porta-helicópteros japoneses ou mesmo os da classe Mistral francesa são ótimos - seriam os ideais, na minha opinião. Não quero parecer ser impatriótico mas esta possível compra do Ocean, que ainda é um bom navio, não teria muita utilidade na MB neste momento. Além de ser um navio lento (18 nós) ele exigiria uma (grande) e adequada escolta - que no momento não existe. E com os cortes anunciados recentemente na Pasta da Defesa...menos ainda!

Mas a minha preocupação maior é com a falta de "saber o que quer" com referência à Defesa e mais especificamente a MB, neste caso. Até a poucos meses insistiam em ressuscitar o NAE São Paulo a um custo proibitivo. A asa fixa da MB está ao Deus dará, como já se sabe. De repente, a MB desativa o São Paulo e já pensa num porta-helicópteros de oportunidade!?

Amanhã, se oferecerem o encouraçado New Jersey (ou outra relíquia destas) a MB irá comprar só pq o preço é bom?

Que planejamento "estratégico" é este?

Durma-se com este barulho .

Abraços,

Gelson

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×