JU-88 D1 esquema das cameras

Olá galera,  estou querendo ressucitar a clássica versão de JU-88 que vinha no primeiro plano da caixa do kit Revell 1/72 que tivemos aqui no passado, já que pretendo ter meus modelos representando a maioria daquelas versões.

Aquele JU-88 é um D1, versão de reconhecimento feita a partir do A4, que levava câmeras embutidas na fuselagem e por vezes tanques de longo alcance no cabides internos das asas.  O problema é que não consigo achar nenhuma foto mostrando claramente como era essa modificação com câmeras, no máximo alguns desenhos não muito precisos e uma foto de um modelo 1/32 convertido (exatamente o que eu pretendo fazer), feito por um modelista, mas que não cita nem mostra referências.

Alguém aqui teria mais informação?

Original Post

Felipe, só uma curiosidade: o kit que você quer montar (com essas modificações) é aquele mesmo antigo da Revell, na 1/72?  Pergunto porque o kit é ruim para ser representado com fidelidade. Não seria melhor montá-lo tal qual como veio, como um clássico a ser preservado?

Não Gilson... Longe de mim aquele kit!  o que estou querendo resgatar é a versão ilustrada na caixa. Inclusive minha escala de modelismo atualmente é 1/32, não 1/72.

Eu na verdade estou querendo resgatar aquelas versões ilustradas nos kits antigos da Revell que fizeram a alegria de nossa infância, mas corrigindo para o padrão atual.  Algumas daquela versões que vinham nos kits eram bem erradas, outras menos.  Numas o erro era no kit que não era correto pra versão ilustrada, n'outras o desenho da versão estava errada e por vezes fictícia...  Problemas típicos da época.

Estou começando com o JU-88, que já tinha vontade de fazer aquela versão da Revell desde quando ainda era modelista de 1/48, a troca de escala pra mim não representa problema, já que quem faz o decalque sou eu mesmo...

Nesse caso fazer a versão correta implica na modificação do kit, que é  um avião de reconhecimento.  O kit 1/32 não vem com essa versão  e a conversão para ele, de resina, cust quase o dobro do preço do kit, a Hasegawa, inclui uma versão para o D-1 1/72 no kit dela, com as cameras como decalques...  Já a Special Hobby tem um box do kit 1/48 deles super completo, com a versão D-2 direto de caixa, inclusive com detalhamento interno!   Na 1/32 eu não vou gastar mais de 80 dolares numa conversão já que não quero fazer o modelo com a barriga aberta, daí vou faze na mão mesmo a abertura das cameras com uma transparência ali...

Concluindo a pesquisa, verifiquei que existem algumas modificações externas para converter um JU-88A-4 para D-1 de reconhecimento. Daí para os colegas que pretendem futuramente aproveitar as versões de reconhecimento que serão incluídas nos futuros decalque FCM para JU-88, coloco aqui as modificações necessárias para essa conversão. 
Para quem quiser fazer a coisa mais detalhada ( e estiver a fim de gastar uma grana...), exibindo o compartimento das câmeras em detalhe, mas não gosta de fazer a mão, a PRofi-Modeler tem o set de conversão em resina que traz tudo pronto, mas custa algo mais de 80 Dolares o set, e é para o D-2, diferente do D-1...

Fernando Estanislau posted:

"na verdade estou querendo resgatar aquelas versões ilustradas nos kits antigos da Revell" - você achou a fotgrafia do avião real?

 

A única foto que encontrei do F6+AL real foi dele restaurado em uma exposição, mas pintado com uma camuflagem completamente equivocada, em turqueza e marrom, com codigo de letras em estilo USAF, no Airliners.net.  De época só achei foto do F6+AK.

Eu estou me baseando pra repetir essa versão na continuidade dela pela Revell no kit novo 04130, e por ela ser exibida, na forma de profile que eu achei no livro Air DOC nº 02 - JU-88A/D.  Nesse livro tem esse profile que encontrei na internet e descobri ser exatamente o que está no livro:

Eu gostaria muito de encontrar uma foto de época dele, mas infelizmente ainda não achei.  Tem uma foto na pag.75 do livro JU-88 vol.II da Kagero que parece ser ele, mas a foto P&B de má qualidade não dá pra ler com certeza as letras pretas sobre a camuflagem escura...  A legenda da foto não identifica o avião.

 

Felipe, boa noite.

Apesar de fazer pela Militaria a maior parte das minhas montagens, tenho vários kits de aeronaves que sempre me impressionaram pela beleza, elegância, força ou o que mais possa atrair alguém que, além de plastimodelista, é uma  apreciador de belas máquinas aéreas.

Desde a semana passada, estou coletando fotos de Ju-88 D-1 entre o material de referência que tenho e que somam, hoje, mais de 860gb. Apesar de encontrar diversas boas fotos de D-1, somente hoje, ao abrir outro livro, em alemão, sobre o Ju-88, é que, no crédito de uma foto, foi que, acho eu, posso matar a tua fome por fotos e referências visuais sobre o Junkers Ju 88D-1/Trop.

Essa aeronave restaurada está em exposição no USAF Museum, em Dayton, Ohio, e, mesmo não sendo o F6+AK, tem um bocado de  imagens, inclusive do seu interior.

Siga o link, veja o Junkers Ju 88D-1/Trop restaurado e faça o download das 12 fotos em Hi-Res dessa aeronave.

 

http://www.nationalmuseum.af.m...unkers-ju-88d-1trop/

 

Independente disso, continuo catando entre o meu material mais imagens, essas da guerra, desse belo pássaro. Assim que tiver um bom número envio, por mail, ao amigo.

Abs

S

Fernando Estanislau posted:

- e se o pessoal da Revell, naquela época, tiver simplesmente inventado essa versão? 

Sendo assim, não apenas a Revell teria inventado, naquela época, mas mantém a versão em um kit atualmente na praça (box art abaixo)  

A Air DOC também, conforme citei acima e voce ignorou.   Eu acho difícil uma publicação como a Air DOC ter "copiado" da Revell a versão, pois isso colocaria em cheque tudo que a série fez e faz.   Afinal, o esquadrão existe, os codigos da aeronave estão em um avião restaurado nos EUA, embora esteja ele porca e erradamente pintado (se voce procurar no Google por JU-88 F6+AL ele aparece, mas vou facilitar pra voce aqui

E o codigo F6 é registrado no Aufklärungsgruppe 122.  Tem até o Werk number dele: W.Nr 430650.   Acredito que exista alguma forma de rastrear o histórico da aeronave pelo Werk number, mas não sei como fazer isso.  Voce como gosta de tudo nos mínimos detalhes, talvez saiba...  Também acho que lá fora certamente outros como voce poriam em cheque a versão, se ela fosse fictícia.

Uma pergunta ácida no seu estilo: Voce sabe algo da inexistência dele?

Incluir Resposta

Curtidas (1)
Ronaldo Freitas
×
×
×
×