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Já tinha lido um review bastante favorável sobre o kit Mig-3 1/72 da Emhar e tive a oportunidade de adquiri-lo recentemente aqui na webkits..

e realmente é impressível, embora o kit seja simples, é bastante honesto e fiel as plantas oficiais.   Para dar uma noção, peguei o kit injetado pela Zvezda, o mesmo molde comercializado pela Italeri, Revell e Encore, e que foi lançado em meados da década de 80, vejam a diferença marcante...

 Molde cinza = Emhar, Molde verde = Zvezda

Vou destacar alguns dos itens das árvores começando pelas hélices...

A esquerda vê-se o da Zvezda, bem fora do real...

Aqui as rodas...

Os canopies, o da esquerda é o da Emhar, o da Zvezda é fino e reto, bem fora do desenho oficial...

e finalmente a fuselagem, nota-se a forma totalmente errada da Zvezda com formas arredondadas, não refletindo o verdadeiro formato do motor Mikulin AM-35 que lhe dava uma forma quadrada na frente da fuselagem.

Outra coisa notável é que parece que o molde Zvezda esta em uma escala diferente de 1/72, algo mais próximo de 1/75.

Curioso que os desenhos para marcações e decal na folha da Zvezda mostram claramente a diferença, o modelista já nota de cara que o kit não corresponde ao desenho oficial. 

Montei um Italeri logo que ele foi lançado pela marca nos fins da década de 80, mas então não prestava muita atenção a pesquisa e detalhes.

Outro kit excelente em termos de respeitar as plantas é o da Hobby Boss, mas ele tem diversas limitações em razão da injeção para este tipo que é de encaixar, principalmente a carlinga e trem de pouso.

Dos kits injetados o da Emhar é sem dúvida o melhor...

Last edited by Wolf
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Impressionante a diferença....  este kit Zvezda/Italeri/Revell/Encore parece ser uma bela goiaba.

E o Mig-3 da Hobbyboss, como fica nesta comparação?  Sei que é da série Easy Model, mas, apesar da fuselagem "monobloco", estes kits em geral são bem injetados e tem um bom baixo relevo.

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Last edited by Sidney

 Sidney, montei o meu Hobbyboss há uns anos atrás e, na época, era dado como o kit mais fiel do Mig-3 na escala. Quando chegar em casa posto fotos dele....

  Não tive dificuldades na montagem mas, claro, por ser da série “easy model” carece de detalhes, principalmente no interior da cabine. Mas gostei muito!

Os fabricantes jogam, em geral, com a falta de pesquisa com que os plastimodelistas, em sua maioria, deixam de fazer com relação aos kits que compram.

Assim, muitas porcarias continuam no mercado passando de um para outro fabricante, com precinhos camaradas e um folhinha de decal a mais aqui, uma rodinha diferente ali e uma etiqueta New Tool, Limited Edition e outras para passar a ideia de coisa nova...

Eu pesquiso e listo antecipadamente sobre o quero comprar. Tenho hoje uma lista com 15 kits que planejo comprar e fazendo assim já deixei de comprar muitas porcarias aqui no WK e nas boas casas do ramo... e vi outros se atirarem para comprá-las.

Essa comparação feita pelo Wolf deve ser saudada por todos os que querem kits melhores e um custo-benefício adequado a todos envolvidos: fabricantes, distribuidores e consumidores.

É também uma chamamento a uma melhoria exponencial nas postagens dos que mostram montagens por aqui, nos GBs ou na Bancada Virtual, pois é por um bom tutorial descritivo, com fotos e explicações, que podemos ver falhas em kits e em fabricantes, principalmente. Falta de habilidade para montar, pintar, envelhecer e desgastar não deve ser visto como demérito para ninguém. Afinal de contas, para mim e uma grande maioria, o plastimodelismo como hobby é apenas isso: passatempo, lazer, diversão.

Tem alguns aqui nesse Fórum que não montam quase nada ou nada e adoram jogar pedras nos que se divertem montando e mostrando seus kits, fazendo seus erros e vivendo tranquilamente com eles, mas que acabam se afastando, e  quantos já vi assim por aqui, não mostrando mais as suas montagens, coagidos pelos comentários idiotas desses "gurus de araque."

Quanto mais montagens, mais difícil será o hobby, como um todo, manter no seu interior kits como esse que o Wolf denunciou.

Parabéns Wolf pela iniciativa.

Que outros, inclusive eu, sigam o mesmo caminho.

O primeiro 109G da Eduard apresentava as asas fora da escala. O Kit é 1:48 e as asas 1:46. Se montasse "sozinho" o modelista não percebia, mas era só colocar ao lado de outro 109 na mesma escala que as asas ficavam "enormes". Eles admitiram o erro, recolheram toda a produção, destruíram e após rever o projeto, relançaram o G, correto, mas sem o estardalhaço de antes. 

Vrykolakas posted:

O primeiro 109G da Eduard apresentava as asas fora da escala. O Kit é 1:48 e as asas 1:46. Se montasse "sozinho" o modelista não percebia, mas era só colocar ao lado de outro 109 na mesma escala que as asas ficavam "enormes". Eles admitiram o erro, recolheram toda a produção, destruíram e após rever o projeto, relançaram o G, correto, mas sem o estardalhaço de antes. 

Comprei um kit dessa segunda"fornada", mas é como postasses: fizeram a troca na surdina, deixando que milhares de kits errados vendidos ficassem sem algum tipo de correção ou recall, o que seria bem mais honesto.

Vincent Cassel posted:

Hobby Boss(ta) e Trumpeteer só compro se não tiver outra opção

Generalizar é injusto e no final, só vai servir pra lhe privar de bons kits.  é verdade que a Trumpe-Boss tem kits mal resolvidos, como esse F-80, o A-7 Corsair II, o Hellcat, etc.  Mas também tem kits espetaculares como os Dauntless, Bearcat, Avenger, Me-262, etc...

entre  vários  cuidados deve-se lembrar  que para variar  o mesmo desta pulga voadora- mig  3 -  tem  especial discretas diferenças nos acabamentos das  asas  em especial  sobre   versões early  e  late--montei uma pulguinha  destas  em 172 num  dos concursos  da  pompéia-  beneficiente   em  são paulo  promovida  pela asas, que é  suspeitamente  um pouco   russofila- ...  uma  resenha  também da  história  do mig  3   esta no spruemaster - e  temos vários tutoriais e exemplos de montagem ao  se fazer  pesquisa  no são google pelo mig  3  em especial no 1 72  da hobby  boss --   o  interior  é espartano e  se  beneficia  de detalhes da  mira,  acrescentar  cintos em scracth, fazer  painel  em adesivo ou  copiado das  fontes. ...  plastiresiabços  paulo r  morgado 

Obrigado ao colega Artemius pelas observações e gostaria de acrescentar que cada indivíduo tem sua característica, alguns chegam a ser obsessivos em relação a perfeição do kit, eu só não gosto quando o formato geral fica distante do modelo real, mas tem os que não se importam e eu acho válido, afinal é um hobby para todos os gostos.

Quanto as montagens, penso que se houver, poucos são profissionais, ou do mercado ou dos concursos, então a esmagadora maioria é amadora e preocupa-se mais em fazer e montar.  Vejam que é assim no fórum da Britmodeller, acho legal ver os kits, nada impecáveis ao final mas que todo mundo respeita e procura incentivar e felicitar, ninguém fica jogando pedras ou elogiando demais, e todos aproveitam para esclarecer dúvidas e fazer alguma pergunta.

www.britmodeller.com/forums

Claudio Moura posted:

 Sidão, essa versão era a que eu queria fazer na época, mas faltou referência das cores e decidi fazer a russa mesmo!

  Parabéns, ficou muito bonito.

Valeu Claudio! 

Coloquei outro MiG-3 na bancada, da Zvezda. Aí vi as letras "CCS" dentro do kit, lembrei e pesquisei para confirmar: os kits da Italeri, Zvezda e Encore são o mesmo. Originalmente, este kit foi confeccionado por uma empresa chamada "Cap Croix du Sud". Nunca vi outro kit desta marca, só esse MiG-3.

Encontrei outra caixa na kitcumba, é russo de marca desconhecida, manual escrito em russo. Analisando é um kit que parece reproduzir bem as formas do MIG-3 real, só as estrias dos ailerons e profundores é exagerado...

Aqui ao lado do kit MIG-3 da Enhard que esta a direita na foto...

Canopy largo como deve ser, qualidade da injeção e o plástico é o padrão russo, bastante sofrível...

Notável é a entrada de ar que fica na barriga do caça, vejam a diferença, no Emhard que já vem moldado na asa e tem formato quadrado, no kit russo deve ser colado e tem outro formato.   Tentei consultar imagens reais do MIG para ver qual o que esta mais próximo do real mas não consegui.  Alguém tem a planta oficial ou uma imagem real da barriga do MIG-3?

 

Wolf posted:

 

 

Notável é a entrada de ar que fica na barriga do caça, vejam a diferença, no Emhard que já vem moldado na asa e tem formato quadrado, no kit russo deve ser colado e tem outro formato.   Tentei consultar imagens reais do MIG para ver qual o que esta mais próximo do real mas não consegui.  Alguém tem a planta oficial ou uma imagem real da barriga do MIG-3?

 

Achei este set de correção, então eu presumo que seja a forma correta 

paul morgado posted:

se  não  me  engano  em soviet  airplanes  forum  temos  extensos  artigos  sobre os mig  - 3  ...plastiresiabços  paulo r  morgado  - sp - sp 

Tem muita coisa sobre o Mig-3 na internet, como no Cybermodeler, por exemplo. Eu gosto muito deste do Massimo Tessitori, é bem completo. 

Olha só, fui pesquisar o tal injetado pela RPM/Maquette e descobri que o kit que retirei da kitcumba acima é o dito, mas como esta tudo escrito em russo não dá para perceber.

Tenho alguma dúvida se ainda é o melhor MIG-3 na 1/72 pois já tem ai quase 20 anos que foi feita a análise que pude ver no fórum...

Tucano, RPM e Maquete são o mesmo, os russos fazem um rodízio de um mesmo molde com marcas diferentes.

Fui comparar o Mig-3 da Hobby Boss com o da RPM/Maquete...

A esquerda, "in the bag" é o da RPM, a direita o da HB...

A silhueta da fuselagem são idênticas e imaginei que o chinês HB tivesse copiado mas olhando bem são diferentes, o da HB tem detalhes mais finos, sinal das novas tecnologias para a injeção...

  

Aqui encima os profundores, a esquerda Hobby Boss...

A grande tomada de ar ventral de cor mais clara é o HB e olhando as fotos do avião real o mais fiel é o do kit da RPM/Maquete

O canopy a esquerda é o da RPM, um pouco mais largo...  uma vantagem da HB é que tem a opção de fazer aberto, porém tem que ser melhorado o interior...

As asas, aqui visto com a HB encima, mas...

Vejam a diferença, na imagem de cima HB, a asa afina e tem um angulo próximo da fuselagem.  O kit da Emhar também não afina. Fui ver as imagens do avião real...

Este é um Mig-3 restaurado e que voou em uma feira aérea na Russia em 2012.. notem que a asa não afina, o formato do kit da RPM/Maquete é mais fiel, se bem que pode ter havido versões diferentes do Mig durante a guerra, não tenho dados a este respeito...

Aqui a famosa foto dos Mig´s utilizados na defesa de Moscou e que colorizaram em vermelho a ponta da asa e fuselagem, na verdade era verde segundo um pesquisador...

"There was an ongoing debate about the color of the upper surfaces of the wings of the MiG-3. After reading color analysis of the Massimo photograph, and having also become acquainted with the recollections of V.V. Rybalko, published on site http://iremeber.ru, the answer became clear that they were precisely green.

Quotation from the conversation with Rybalko:

What color are the upper surfaces of the wings? – Only green, not red, but the noses were sometimes colored with red or yellow paint."

notar que a asa não afina em direção a fuselagem como fez o kit da HB.

Acima a comparação dos foguetes, HB sem rebarba e mais fiel (cor mais clara)...

O interior é o ponto mais fraco da HB...

Veja que pelo manual o kit da RPM/Maquete o interior é detalhado mas com algum trabalho o da HB pode melhorar.

Na escala 1/48 vários modelistas apontam o da ICM como mais fiel...

Wolf posted:

Tucano, RPM e Maquete são o mesmo, os russos fazem um rodízio de um mesmo molde com marcas diferentes.

Fui comparar o Mig-3 da Hobby Boss com o da RPM/Maquete...

A esquerda, "in the bag" é o da RPM, a direita o da HB...

A silhueta da fuselagem são idênticas e imaginei que o chinês HB tivesse copiado mas olhando bem são diferentes, o da HB tem detalhes mais finos, sinal das novas tecnologias para a injeção...

  

Aqui encima os profundores, a esquerda Hobby Boss...

A grande tomada de ar ventral de cor mais clara é o HB e olhando as fotos do avião real o mais fiel é o do kit da RPM/Maquete

O canopy a esquerda é o da RPM, um pouco mais largo...  uma vantagem da HB é que tem a opção de fazer aberto, porém tem que ser melhorado o interior...

As asas, aqui visto com a HB encima, mas...

Vejam a diferença, na imagem de cima HB, a asa afina e tem um angulo próximo da fuselagem.  O kit da Emhar também não afina. Fui ver as imagens do avião real...

Este é um Mig-3 restaurado e que voou em uma feira aérea na Russia em 2012.. notem que a asa não afina, o formato do kit da RPM/Maquete é mais fiel, se bem que pode ter havido versões diferentes do Mig durante a guerra, não tenho dados a este respeito...

Aqui a famosa foto dos Mig´s utilizados na defesa de Moscou e que colorizaram em vermelho a ponta da asa e fuselagem, na verdade era verde segundo um pesquisador...

"There was an ongoing debate about the color of the upper surfaces of the wings of the MiG-3. After reading color analysis of the Massimo photograph, and having also become acquainted with the recollections of V.V. Rybalko, published on site http://iremeber.ru, the answer became clear that they were precisely green.

Quotation from the conversation with Rybalko:

What color are the upper surfaces of the wings? – Only green, not red, but the noses were sometimes colored with red or yellow paint."

notar que a asa não afina em direção a fuselagem como fez o kit da HB.

Acima a comparação dos foguetes, HB sem rebarba e mais fiel (cor mais clara)...

O interior é o ponto mais fraco da HB...

Veja que pelo manual o kit da RPM/Maquete o interior é detalhado mas com algum trabalho o da HB pode melhorar.

Na escala 1/48 vários modelistas apontam o da ICM como mais fiel...

Sim Wolf, os kits da RPM e Maquette são os mesmos (tenho ambos), mas como disse, embora sejam mais antigos ainda são os melhores na 1/72.

Tenho inclusive uma folha de decais da Travers com várias pinturas legais.

Abraço !!!

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