Skip to main content

Replies sorted oldest to newest

A verdadeira explicação sobre o fechamento do museu da TAM

A verdadeira explicação sobre o fechamento do museu da TAM

Todos perguntam por que o site da Flap Internacional, publicado pela revista líder de aviação e o mais atualizado de todos nesse segmento, não publicou nada a respeito do fechamento do Museu Asas de um Sonho. Por uma simples razão, todas as notícias publicadas pelos outros veículos são baseadas em rumores. Na última sexta-feira à noite, dia 29 de janeiro de 2016, João Amaro e William Rady, presidente e conselheiro do museu respectivamente, estiveram na sede da revista até às dez horas da noite, concedendo uma entrevista exclusiva sobre o fato. Como nossa revista é séria, não se baseia em notícias não oficiais e não trabalhamos no sábado e domingo, somente hoje, no início do expediente, incluímos em nosso site a versão verdadeira. O museu estava em situação financeira delicada, em virtude de dívidas com a transportadora dos aviões e, inclusive, trabalhistas. A receita de bilheteria estava cada vez mais fraca, talvez por causa de sua localização muito afastada, justificada por João Amaro que disse que na época de sua construção, essa era a única opção, ou montava em São Carlos ou não montava. Quanto à suspensão das doações da TAM, as mesmas eram baseadas na Lei Rouanet, que prevê um desconto no imposto de renda de uma certa quantia para injeção em projetos culturais. Como a linha aérea, aliás, todas, estão no vermelho, não há lucro e sem lucro não tem como descontar o imposto. Sobre a mudança do museu para São Paulo, nada foi decidido, pois mesmo que seja doado um terreno no Campo de Marte (atualmente está difícil um acordo entre a Prefeitura de São Paulo e o Comando da Aeronáutica, não há dinheiro para construção de um novo museu. Além da obra, sairá uma fortuna desmontar os aviões, transportá-los e montá-los novamente na capital. Segundo João Amaro, o museu está definitivamente fechado até que se encontre uma solução. Muitos aviões não são do acervo e sim de particulares que, talvez, queiram tirá-los de lá, pois a falta de conservação e limpeza pode comprometê-los. Esse é um resumo dos acontecimentos que serão relatados mais apuradamente na edição de fevereiro da revista Flap Internacional. Mais uma vez, nossa revista está ao lado dos fatos, cumprindo a obrigação de bem informar nossos leitores. Desejamos, sinceramente, que o museu volte a funcionar, pois é um prejuízo cultural para o Brasil e sem tamanho, pois, sem dúvida alguma, é o mais bem montado de toda a América Latina. Foto: João Amaro dando a entrevista exclusiva na sede da revista Flap Internacional.

http://www.revistaflap.com.br/...ento-do-museu-da-tam

Last edited by FІЯЭFФЖ

Pela entrevista acima divulgada, o Museu da TAM de fato fechou. Não receberá mais visitantes e não darão manutenção, nem nas dependências e nem nas aeronaves. Uma lastimável perda. Como não alimento nenhuma esperança em sua reabertura, só resta torcer para que seu acervo tenha um destino digno. Mas, sinceramente, duvido.

Olha.... de acordo com o Valor São Paulo, o grupo do qual a TAM pertence obteve um lucro de 19%, algo na casa dos 109 milhões de reais brutos. Essa história de são ter dinheiro me soa como desculpa esfarrapada. A verdade é que eles querem a área na qual o museu está instalado para ampliação do pátio de manutenção das aeronaves. Algo bem mais rentável, sem dúvidas. Ma que não fiquem dando desculpas.

Em relação ao fechamento do tópico, acho que, por não saber o melhor lugar para colocar a notícia, o fiz em dois lugares ao mesmo tempo. No tópico de História e Modelismo, ele continua ativo.

Abraços

Last edited by Armando Vieira
×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×