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Um dos símbolos mais reconhecidos da Segunda Guerra Mundial está passando por um profundo processo de restauração. O bombardeiro B-17F “Memphis Belle”, o primeiro das forças norte-americanas a completar 25 missões na Europa e retornar aos Estados Unidos, está sendo preparado para ser exposto no Museu Nacional da Força Aérea dos EUA (National Museum of the U.S. Air Force), em Dayton, Ohio, na data em que completa 75 anos de sua última missão contra a Alemanha nazista, realizada em 17 de maio de 1943.

Após décadas em exibição em Memphis, o avião histórico foi enviado a museu de Dayton em 2005, mesmo ano em que foram iniciados os trabalhos de conservação e restauração, incluindo tratamento contra corrosão e completado com todos os equipamentos originais que faltavam. A aeronave completa e restaurada para exposição estática será apresentada ao público em sua nova casa no próximo dia 17 de maio.

“O B-17F Memphis Belle é um ícone que representa as milhares de equipes de bombardeiros, mecânicos e outros que apoiaram as missões, cujo serviço e sacrifício ajudaram a vencer a Segunda Guerra Mundial”, disse Jeff Duford, diretor do Museu Nacional da Força Aérea dos EUA. “O trabalho está em andamento para mostrar a aeronave na Galeria da Segunda Guerra Mundial, e a exposição incluirá exibições interativas, raras filmagens de arquivo e muitos artefatos pessoais que nunca foram vistos antes por nossos visitantes”.

Quem foi Memphis Belle?

A prática de dar nomes aos aviões foi muito comum entre as tripulações americanas durante a Segunda Guerra Mundial. O nome “Memphis Belle” foi uma homenagem do tenente Robert Morgan, comandante da aeronave durante o conflito, a sua namorada na época, Margaret Polk, de Memphis, no estado do Tennessee.

O Memphis Belle foi o primeiro B-17 a completar 25 missões na Europa, em 1943 (USAF)
O Memphis Belle foi o primeiro B-17 a completar 25 missões na Europa, em 1943 (USAF)
Já o desenho que acompanha o nome, a pin-up “Petty girl”, foi criada pelo ilustrador George Petty, em 1941, e copiada da revista Esquire.

Memphis-Belle_04

Após retornar aos EUA, em junho de 1943, a aeronave e sua tripulação realizaram uma turnê de três meses por todo o país, o que colaborou para a fama do avião em questão. Além disso, o bombardeiro foi tema do documentário “The Memphis Belle”, de 1944, e, em 1990, do filme “Memphis Belle – A Fortaleza Voadora”, considerado um dos melhores filmes sobre aviação.

 Relacionamento não foi adiante…

Apesar da homenagem, o tenente Morgan não continuou o relacionamento com Margaret. Em 1944, promovido a major, Morgan partiu para sua segunda participação da Segunda Guerra Mundial, mas desta vez na frente do Pacífico, contra o Japão, no posto de co-piloto de bombardeiro B-29. Ainda neste mesmo ano foi promovido a comandante e nomeou sua aeronave como “Dauntless Dotty”, desta vez agraciando sua nova namorada, Dorothy Johnson, com quem se casou após o conflito.

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A exposição do Memphis Belle será aberta na mesma data de sua última missão (USAF)


Artigo da Airway-Tudo sobre aviação.

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Essa B-17 merece e muito essa restauração completa. Que seja muito bem cuidada e mantida de agora em diante.

Sua história é um tanto controversa. A primeira B-17 a completar as 25 missões não foi a Belle, e sim a Hell's Angels, do 303º Grupo de Bombardeiros. A Belle foi a primeira a retornar aos Estados Unidos, pois as altas patentes da USAAF acharam que uma aeronave com o nome de inferno não cairia no gosto da população americana, quando de seus vôos de demonstração para angariar doações/vendas de bônus para o fundo de guerra do país.

Porém, a primeira aeronave a completar as 25 missões foi uma B-24D, a Hot Stuff. Que caiu devido a uma tempestade quando estava em voo para uma escala na Islândia, já em sua rota de volta aos EUA, após ter completado 31 missões.

Abraços

Last edited by Armando Vieira

No filme a Memphis foi praticamente destruída,  difícil crer pela dramatização que foi feita de que se trata da mesma  fortaleza original que retornou aos  EUA.

" In 25 missions the Memphis Belle had its tail splintered, five engines shot out, and its body pocked with hundreds of holes from German flak. The worst damage, however, came in peacetime: Vandals made off with almost everything not fastened down; “Sometimes they pried things off the walls,” says Deere. The Belle is now missing most of the interior: the pilot, copilot, and navigator seats, the control yokes, and much more."

 E pensar que foi salva do ferro velho por US$ 350,00 em 1946.

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http://www.airspacemag.com/mil...phis-belle-10460703/

Show essa notícia , eu me amarro nessa versão, a minha original na caixa dura ainda está intacta só esperando finalizar a cristaleira .

E a nossa SB-17 do Musal se bobear vai pro lixo junto com o C-82 .

 

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