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oi pessoal, tava usando uma tamiya enamel, diluÍda em thinner PU

na aplicaÇão ficou aquela forofa, pequenos pontos na pintura

ficou grosseiro, usei um aerografo por gravidade com bico 0.3, onde estou errando??? isso desde que pratico modelismo em plÁstico que acontece.

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Originally Posted by МиГ:

Valter,

 

Pode ser muita pressão ou pouca diluição.

Afine mais a mistura e vá baixando a pressão.

Eu pinto entre 10 e 15 PSI.

 

 

[]s!!!

Desculpe, Helerson, mas se o efeito que ele está obtendo são gotículas (cuspidas) do aerógrafo sobre a tenta já pintada, isso é causado exatamente pelo contrário, por pouca pressão. O acúmulo de tinta no difusor, aquele protetor que existe na ponta do aero também ajuda a ficar assim.

 

A pressão ideal depende muito do aero a ser utilizado. em um xing-ling normalmente 15 Lb de pressão são adequadas, mas num SW770 precisa ser maior, algo em torno de 25/30 Lb.

 

A diluição ajuda a resolver isso. Outra coisa importante é nunca iniciar a pintura sobre o kit. Use um pedaço de papel toalha. Inicie o jato de tinta sobre o papel e depois passe para o kit sem parar o aero.


Agora se o problema for overspray, que seriam gotículas de tinta fora da área que se está pintando, a solução é a tinta mais diluída e a mudança do ângulo de pintura, algo como 90º da borda da cor. E pouca pressão no gatilho. Pinte devagar, em camadas suaves, cobrindo aos poucos o plástico.

 

[].

Paulão,

 

Como ele comentou:

na aplicação ficou aquela forofa

É pq a tinta tá secando antes de aderir a superfície do kit. Isto normalmente é por pressão muito alta ou então muita distância.

 

Qto o acúmulo de tinta no difusor vc está certo, pressões muito baixas fazem este acúmulo.

 

Mas deve se ir testando até chegar na pressão ideal para a diluição escolhida.

 

A dica de iniciar a pulverização da tinta antes do kit é uma das mais acertadas

 

Gasto mais tinta no papel do que no kit

 

Faça seus testes e anote até chegar numa relação diluição x pressão ideal para vc.

 

 

 

[]s!!!

 

Originally Posted by МиГ:

Paulão,

 

Como ele comentou:

na aplicação ficou aquela forofa

É pq a tinta tá secando antes de aderir a superfície do kit. Isto normalmente é por pressão muito alta ou então muita distância.

 

Qto o acúmulo de tinta no difusor vc está certo, pressões muito baixas fazem este acúmulo.

 

Mas deve se ir testando até chegar na pressão ideal para a diluição escolhida.

 

A dica de iniciar a pulverização da tinta antes do kit é uma das mais acertadas

 

Gasto mais tinta no papel do que no kit

 

Faça seus testes e anote até chegar numa relação diluição x pressão ideal para vc.

 

 

 

[]s!!!

 

Realmente ficou difícil entender exatamente o defeito. E concordo que pode ser a "farofa" já que ele usa uma tinta de secagem lenta diluída em um diluente de secagem ultra rápida, como o thinner PU. Aí nesse caso concordo com você que a pressão esteja alta. Mas a solução seria usar um diluente apropriado para enamel, como White Spirit ou com se chama aqui aguarraz mineral. Ou então usar um retardador no thinner.

 

[].

Senhores, bom dia.

O que eu aprendi nesses anos todos é que aerógrafo precisa estar bem limpo, usar tinta adequada diluída no ponto certo e ter pressão adequada ao que se quer pintar.

Fácil, não? Por que erramos, então?

Porque não somos profissionais do aerógrafo (em geral) e erramos em um ou mais dos itens acima.

Para mim o mais difícil é acertar a diluição da tinta.

Dependendo da tinta, varia quase ao infinito os diluentes usados, desde os importados até os nacionais, cada um também com as suas variações de qualidade.

Já recebi inúmeras dicas de aerógrafos, pressão, tipos e marcas de tintas e diluentes. Mas somente a experimentação individual é que dá a cada um o acerto no seu trabalho com aerógrafo.

Descobri que Acrilex funciona bem para algumas coisas. Para muitas outras coisas, Tamiya, Vallejo, Humbrol ou Testors. Uso muita Acrilex Óleo para wash e trabalho com figuras.

As pressões passadas pelo Paulão são as que eu uso também.

Diluentes uso água de poço (excelente), Brilho Fácil (ótimo) e Ecosolv.

Apenas teste tudo o que recebe de orientação até encontrar o seu próprio modo de trabalhar.

Abs.

 

Last edited by artemius111

Esmalte Humbrol nao diluia com o thinner que tenho em casa (da marca Anjo). Conseguir diluir com agua raz mas ao pintar com o aero, alem da demora na secagem a capilaridade do diluente conseguiu passar por baixo da fita Tamiya estragando parte do trabalho. Essa farofa é a triste combinaçào da pressão do aero e diluição da tinta. Eu mesmo começo pintando a tampa da caixa do compressor para ver a cara da tinta antes de mandá-la ao kit.

Esmalte Humbrol eu gosto de diluir com varsol.

 

E quanto a essa farofa na pintura, é pq está secando antes de chegar ao kit.

 

Faça um teste em uma sucata diminuindo a distância, verificando a pressão e a diluição, como disse o Tomcat.

 

Abçs

Last edited by André Cardoso
Originally Posted by André Cardoso:

Esmalte Humbrol eu gosto de diluir com varsol.

 

E quanto a essa farofa na pintura, é pq está secando antes de chegar ao kit.

 

Faça um teste em uma sucata diminuindo a distância, verificando a pressão e a diluição, como disse o Tomcat.

 

Abçs

Sim! Varsol é muito bom. 

 

Mas midou de nome Era Varsol Removedor e agora é Poliflor Removedor. Encontra em supermercados (não em todos), na seção de materiais de limpeza, perto de sabão em pó e essas coisas, ou perto de desinfetantes (depende do supermercado). Custa uns 25 Reais uma latinha de 500ml. Se usar só pra diluir a tinta (limpar o aero com outra coisa), dura bastante.

 

Abs

Buenas!

 

Eu tenho uma lata pela metade já faz uns 5 anos

Pra limpeza do aero é ótimo

Nunca experimentei diluir enamel e nem fazer wash base óleo com ele, quem sabe seja uma alternativa

 

 

[]s!!!

Originally Posted by МиГ:

Buenas!

 

Eu tenho uma lata pela metade já faz uns 5 anos

Pra limpeza do aero é ótimo

Nunca experimentei diluir enamel e nem fazer wash base óleo com ele, quem sabe seja uma alternativa

 

 

[]s!!!

Tá ganhando bem, hein fera?

Originally Posted by RodrigoBM:
Originally Posted by МиГ:

Buenas!

 

Eu tenho uma lata pela metade já faz uns 5 anos

Pra limpeza do aero é ótimo

Nunca experimentei diluir enamel e nem fazer wash base óleo com ele, quem sabe seja uma alternativa

 

 

[]s!!!

Tá ganhando bem, hein fera?

Mas qdo comprei, há 5 anos, não custava tanto assim

Se bem que, se paga por exemplo, R$23,00 reais por 20ml de X-20 A, R$35,00 por 100ml de Thinner Vallejo entre outros.

R$25,00 por 500ml?!?!?

COMPENSA

 

 

 

[]s!!!

Originally Posted by МиГ:
Originally Posted by RodrigoBM:
Originally Posted by МиГ:

Buenas!

 

Eu tenho uma lata pela metade já faz uns 5 anos

Pra limpeza do aero é ótimo

Nunca experimentei diluir enamel e nem fazer wash base óleo com ele, quem sabe seja uma alternativa

 

 

[]s!!!

Tá ganhando bem, hein fera?

Mas qdo comprei, há 5 anos, não custava tanto assim

Se bem que, se paga por exemplo, R$23,00 reais por 20ml de X-20 A, R$35,00 por 100ml de Thinner Vallejo entre outros.

R$25,00 por 500ml?!?!?

COMPENSA

 

 

 

[]s!!!

Nops! Não compensa (meu ponto de vista, para esses preços dos diluentes gringos). Tenho os diluentes todos da Gunze, mas compro lá fora, baratos e nunca foram taxados, aí vale a pena. Para Tamiya, uso a fórmula de sempre Future+Isopropanol, ou Isopropanol + gotas de retardador Tamiya. Fica ótimo.

 

Abs

Last edited by RodrigoBM

aumentei bastante a diluição

e estou usando 2 bar de pressão em torno de 28 psi

e aerografando mais de perto, não pode descuidar

da distância, como disse o paulão começar fora e 

da a passada, no caso com uma vazão bem alta

 

obrigado pessoal por participarem no post

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