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Originally Posted by Felipe C. Miranda:
Originally Posted by Pampa Vermelho:

Uma boa parcela das fotos será no mesmo padrão de tamanho do livro do F-5. No entanto, estamos numa guerra para conseguir imagens em alta ou originais e muitas são ruins de foco o que limita seu uso.

O P-40 ou foi muito mal fotografado ou muito se perdeu. 

Estou a procura,,, 

Mas já desisti de encontrar fotos a cores dos P-40 FAB, pós 1945.

abs

Leandro Casella 

É lamentável que não se tenha fotos decentes, mas isso é um triste fato comum aqui no Brasil.  Eu senti isso quando fui pesquisar versões no acervo fotográfico do MUSAL,  na massiva maioria fotos ruins, geralmente fotos tiradas de pessoas onde a aeronave era um mero pano de fundo.  Não havia interesse em se fotografar "coisas" como uma avião, na certa porque fotografia era coisa cara e não valia a pena gastar com essas "bobagens" (pensamento da época).

Mas muita coisa pode ser suprida com boas ilustrações e nisso sei que voces são bons!  Nessa hora uma foto, mesmo ruim, pode entrar pra corroborar a ilustração.   Na maioria dos casos a foto não fornece a informação desejada, mas uma parte se consegue por meio de documentação, outra parte por imagens picadas daqui e dali, e o profile vem juntando tudo isso. 

Caro Leandro, fiquei sabendo somente na semana passada, pelo Sr. Mauro Lins, sobre sua iniciativa de livro sobre o P-40, pois estava justamente comentando que pretendo publicar toda minha coleção de fotos antigas, inicialmente com outro nexo que apenas um avião ou tema específico, ou seja algo como um livro com vários capítulos ou sub-temas, ressaltando a importância de salvar, reunir e publicar todo este material original que está se perdendo. A idéia é ao mesmo tempo, fazer a comunidade de pesquisadores saber que tais e quais fotos existem, e que podem ser reproduzidas, ao mesmo tempo em que seja respeitada a citação da fonte original da coleção ou publicação.

Doei há alguns anos, cópia de algumas fotos de família ao Musal (inclusive uma de P-40), ainda no tempo do Cel. Jordão na Direção, na era pré-digital, somente com a condição da citação da fonte.

Bom tem uma foto de um grupo de A-20 (meu pai voava muito no 2066), que foi publicada justamente no livro do Gustavo, e que tambem já na Revista Asas, sem nenhuma referencia a fonte original ou coleção. Ele não deve ter feito isso por má fé, não acredito nisso, muito provavelmente o responsável pelo arquivamento não "colou" as informações com as imagens doadas, então ele não cruzou a informação escrita que deixei com a imagem. Nem deve ter sabido que a imagem original não era do Musal. Porém, está arriscado, se amanha eu publicar minha própria foto, ainda ser acusado ou "processado" por alguém por uso indevido sem autorização prévia, será? A cópia de foto em P&B de P-40 que doei ao Musal, mostrava  como vc comentou, meus irmãos e irmãs sobre um carrinho tipo "caminhãozinho de bateria" em madeira, tendo justamente como "pano de fundo" o P-40 do comandante, com o Spinner com os vários círculos de cores diferentes.

Depois destes fatos decidi não doar mais cópia sem antes publicar, visando prevenir a falta de citação da fonte. Por outro lado, obtive um bom número de fotos de P-40´s desde então, todas P&B que me lembre, inclusive uma (embora pequena, de 1954) obtive no final de semana passada.

Pergunto ao insigne colega: sendo o lançamento previsto já para agora no final do ano, ainda teriam vcs interesse (e/ou possibilidade no cronograma) de incluir alguma coisa? Se tiver interesse, posso ceder algums imagens com essa única condição de citar a fonte de origem (coleção). As situações figuradas são as mais diversas: algumas fotos são de grupo, outras, de uma aeronave só (inteira ou parcial). Tem uma que mostra o P-40 K, aparentemente sem marcas, além de 2 com o painel de motor aberto, o pai de um amigo fazendo a manutenção. E, até um P-40 "US Army" em Natal. Se tiveres interesse entre em contato, pois teria de separar o material e escanear o que falta.

Em tempo: estou a cata do  paradeiro de um pedaço fixo de cauda de P-40 onde ainda se podia ver o número do avião; se achar quero encaminhar ao Musal, só espero que não tenha se perdido o paradeiro ou ido parar na sucata de latinhas. 

Em tempo II: consegui tbem, fotos da montagem dos nossos F-5 ainda nos EUA, entrega lá, e início do translado p/ cá. Se forem fazer tbem uma segunda edição do F-5 no BR e quiserem...

Prezado Ferreira.

Bom dia!

Muito interessante sua mensagem.

E muita gentileza do Mauro em falar do projeto a vc.

Realmente o material está se perdendo e muito já se perdeu. O Brasil não tem e não terá este "cacoete" de preservar sua história. Pena e faz parte da nossa cultura.

 

O projeto está bem avançado. Para vc ter uma ideia, em novembro já estamos com processo gráfico agendado. Hj, estamos com 80% dele já pronto para revisão.   

 

O livro feito por mim e pelo amigo Rudnei é independente, feito na cara e na coragem, como foi o F-5. Pura teimosia de resgatar a história, criar uma fonte de pesquisa, mesmo que singela, e claro, com o intuito de ampliar o leque de opções para no nosso hobby, o plastimodelismo.

 

Para este trabalho foi muito complicado conseguir imagens de P-40 nacionais. Esta coisa ser processado, é complicado, pode rolar, mas a maioria da imagens ou licenciamos ou conseguimos de arquivos de amigos ou estão com domínio público. Chato é não darem crédito a fonte ou ao arquivo de onde veio. Isto é muito comum. Mas conosco não rola!

 

Eu confesso que desisti do MUSAL, nunca consegui mais que promessas e mesmo fazendo "curvas" através de amigos da FAB, não fui bem sucedido. Nem sei o que tem lá hj. Até imagino que existam coisas interessantes, mas  não estão organizadas, e isto, faz do MUSAL um depósito e não um Museu. Mas aposto que tenho hj mais que eles em termos de P-40.

 

As nossas fontes são nossos arquivos e arquivos de pesquisadores sérios como o Mauro, que vc conhece e outros bem conhecidos. A eles todos créditos e agradecimentos. Muita coisa temos dos arquivos do 14° GAV, que por sorte é organizado e operou o P-40 por anos.

 

Por isto, para nós seria de suma ajuda o material que tem e o crédito é questão de honra. Seja para publicar, seja para ver, pq das fotos se tira muita coisa para perfis, txt, tabelas etc. Gostaríamos muito ver.

 

Do F-5, temos o projeto e faremos, se Deus quiser, uma segunda edição final, completa da aeronave. Esta foto deve ser interessante de colocar lá.

 

Segue meu e-mail pessoal, que esta aqui no WK para trocarmos mais ideais.... leandro.casella@gmail.com e continuarmos esta conversa.

 

Desde já obrigado.

 

abs 

 

Leandro Casella

  Meu PITACO:

 

  SEMPRE tive problemas ao tentar levantar informações no MUSAL. Mesmo na época que contava com o apoio do então diretor Cel. Jordão. É um misto de desorganização, má vontade e "o que este civil veio xeretar aqui?" que culmina em uma busca sem sucesso sobre qualquer tema. Além disso, esta falta de controle acarreta em "perda" de material e muita coisa doada sequer acaba sendo catalogada e colocada à disposição para consulta... uma pena.

 

  JCFerreira, imagino que seu material seja algo fantástico e é uma pena que, por conta da cultura de não se respeitar direitos autorais aqui no Brasil, o mesmo não esteja disponível para consulta, pesquisa ou mera observação. Espero que um dia vc consiga meios de expô-los para nosso deleite.... O Alvarenga decidiu publicar o material dele aqui e no Face, e tem muita coisa realmente maravilhosa. Mas isso acabou deixando o material "vulnerável" para uso sem autorização e imagino que ele tenha realmente desistido de pensar nisso.

 

 Um grande abraço a todos e, Casella, reserva o meu! Rsrsrs

  Claudio Moura

Entendo o que os colegas disseram, pois tbem já passei por situações semelhantes em vários arquivos públicos. No caso do Musal, acontecia antes e ainda acontece, mais ou menos o seguinte: no caso de bibliotecas, identificar o objeto não é problema, enquanto o objeto é auto-explicativo, ou seja: é só ver o nome do livro e do autor; já no caso de fotos, é preciso identificar: qual a época e local; qual a aeronave e/ou pessoas e/ou eventos retratados; e recuperar o mais que se puder do contexto. É nessa hora que o atendente morre na praia: o responsável é funcionário arquivista ou bibliotecário contratado, ou um militar, que nunca teve maiores afinidades com o tema (no caso, "aviação") e seus sub-temas. Junte-se a isso, as condições precárias de nossos arquivos e bibliotecas, e o resultado é este que conhecemos... então muito dessa má vontade em atender resulta que qquer um solicitando informações acaba mesmo sendo um incômodo, pois são solicitações que eles praticamente não tem como atender devidamente. Mistura-se frustração e constrangimento de parte a parte, atendentes e atendidos.

Outra diferenciação a se fazer, é o caso de colegas que tem suas respectivas profissões, no caso, diferentes da aviação, e fazem suas pesquisas e publicações neste campo como atividade secundária. No meu caso, como profissional de museus e pesquisador de vários assuntos, as pesquisas e as publicações são praticamente uma obrigação para  o progresso profissional, e neste caso, levar uma volta em créditos devidos, ou não citar o crédito devido, é algo grave. Não é apenas uma questão de "vaidade" de ser citado, como pensam alguns. Para fazer qquer pós ou doutorado, conta-se pontuação em artigos publicados, citações, consultorias, agradecimentos, atendimentos e outros ítens pertinentes. Resolvi esta questão de créditos, me protegendo, ao me guarnecer de documentação, tanto pedindo autorização por escrito a arquivos e pessoas, citando o tipo de uso a que se destina (publicação "comercial" ou "acadêmica"), como também, fornecendo autorizações explícitas com as respectivas restrições para o uso de imagens fornecidas por mim.

E, qquer texto com ou sem imagens a publicar, sempre devidamente registrar na Biblioteca Nacional, mesmo antes da forma final (ao finalizar o texto se faz uma "atualização") evita dissabores. Estando publicado, ainda melhor. Tem muito fura-olho, infelizmente. Assim, as combinações e cessões ficam claras, ninguém toma susto de parte a parte, e eu recomendo. Assim, vale a pena.

Last edited by JCFerreira

Simples,,, pode ser nas lojas indicadas no release,,, ai cada uma tem seus métodos de compra..parcelamento etc. Ai é com eles.

 

Ou aqui, nos mesmos moldes de compras de kits...via MP, depósito em conta BB,  envio por PAC, rastreio pelos correios....também pode ser feitos pedidos direto pelo jateatendotche@gmail.com.

Hj a situação é seguinte. Livro em fase final de impressão. Ainda tem a fase de beneficiamento (corte, dobragem, colagem capa,,, e a numeração - sim o livros não numerados). Mais uma semana e estarão disponíveis para remessa.

 

abs

 

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