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Galera, no caso de um decalque para algum avião americano, tipo US NAVY ou MARINES, voce acham mais interessante o quê:  Um decalque que ofereça versões coloridas dos CAGs  (lideres) de esquadrões diversos, ou com apenas uma versão CAG e as demais de aviões do mesmo esquadrão incluindo os low viz de pilotos de menor hierarquia?

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Parei com o plasti faz décadas, mas observo que no mundo do diecast prevalecem as versões CAG e comemorativas. pessoalmente, não gosto, mas os fabricantes acham que o mercado está aí.

Por mim, prefiriria uma folha com apenas uma versão CAG e as demais de aviões do mesmo esquadrão, incluindo os low viz. Dá mais opções ao modelista que pode nem sempre querer montar uma versão CAG (até porque tem umas que são até bem bacanas, mas tem outras que são espalhafatosas pra cacete! Já as pinturas "operacionais" sempre terão espaço).

Fala Felipe!

Eu sempre prefiro escolher o esquadrão de minha preferência numa folha com mais de uma aeronave como opções. Uma folha do VF-103 por exemplo, com loviz e hiviz... nos moldes que o Fightertown faz.

Abração. 

Felipe, os decalques afterburner e yellowhammer trazem tudo! Pra mim não adianta um decalque como os da fightertown ou furball, mesmo com a qualidade e tudo mais: muitas versões, mas vc só pode montar duas ou 3 completas. 

Pra mim, uma folha com versões CAG e low-vis é essencial. Mas o imprescindível mesmo é ter todas as marcações e os stencils para todas as versões que vierem na folha. É assim que você tem feito, certo? Então continue!

Se o decalque for para F-14 na escala 1/144, lembre-se que tem alguns esquadrões que não possuem decalque no mercado: VF-51, VF-103 Sluggers, VF-191, VF-194, VF-201, VF-202, VF-301, VF-302, Splintered com a estrela vermelha... 

 

Daniel Tomcat posted:

Felipe, os decalques afterburner e yellowhammer trazem tudo! Pra mim não adianta um decalque como os da fightertown ou furball, mesmo com a qualidade e tudo mais: muitas versões, mas vc só pode montar duas ou 3 completas. 

 

Pois é Daniel, nas escalas 1/72 e 1/48 eu nem pretendo me aventurar muito porque a Fightertown, Afterburner, Caracal, etc... São pitbulls enormes se rasgando pelo mercado nessa área, com muito mais acesso e recursos que eu...  Fazer aviação naval americana moderna é osso duro por falta de fotos que mostrem o que se precisa.  Já eles estão lá, podem conferir pessoalmente...

Meu foco vai ser mais nas escalas 1/144 e 1/32 que são deixadas pra escanteio por eles.  Na 1/144 não há problema, já na 1/32 dificilmente dá pra colocar mais de dois aviões, por isso a pergunta.

Felipe C. Miranda posted:
Daniel Tomcat posted:

Felipe, os decalques afterburner e yellowhammer trazem tudo! Pra mim não adianta um decalque como os da fightertown ou furball, mesmo com a qualidade e tudo mais: muitas versões, mas vc só pode montar duas ou 3 completas. 

 

Pois é Daniel, nas escalas 1/72 e 1/48 eu nem pretendo me aventurar muito porque a Fightertown, Afterburner, Caracal, etc... São pitbulls enormes se rasgando pelo mercado nessa área, com muito mais acesso e recursos que eu...  Fazer aviação naval americana moderna é osso duro por falta de fotos que mostrem o que se precisa.  Já eles estão lá, podem conferir pessoalmente...

Meu foco vai ser mais nas escalas 1/144 e 1/32 que são deixadas pra escanteio por eles.  Na 1/144 não há problema, já na 1/32 dificilmente dá pra colocar mais de dois aviões, por isso a pergunta.

Se você vai focar as escalas 1/144 e 1/32 então é menos complicado escolher quantos aviões por decalque. Como você mesmo disse, na 1/144 é possível colocar 5 ou 6 aviões completos, com CAG e line birds. E na escala 1/32 você põe dois aviões em cada folha: um CAG e um line bird! Pronto!

Mas é uma faca de dois gumes pois, como os fabricantes abastados $$$$$$$$ não focam essas escalas acaba que você pode continuar com o sucesso que vem fazendo, porém tem que oferecer um produto com todos esses detalhes que, pra você, são difíceis de conseguir, ou em algumas vezes, de confirmar.

O que podemos fazer é comprar seus decalques, dar os pitacos e torcer para seu sucesso aumentar com os gringos. 

 

Daniel Tomcat posted:

Mas é uma faca de dois gumes pois, como os fabricantes abastados $$$$$$$$ não focam essas escalas acaba que você pode continuar com o sucesso que vem fazendo, porém tem que oferecer um produto com todos esses detalhes que, pra você, são difíceis de conseguir, ou em algumas vezes, de confirmar.

 

 

É por isso que eu fico de olho nos decalques deles .   Por vezes eu consigo imagens na internet dos decalques dessas marcas com clareza suficiente pra ler os detalhes que preciso, quando não, eu compro mesmo.   Essa semana mesmo mandei vir uma penca de decalques de Superbugs 1/48.  

Não vou chover no molhado, fazendo algo na mesma escala onde eles dominam.  Mas dessa forma posso oferecer a mesma coisa nas outras.   Tem um americano mesmo que conheci no começo do ano, que só concordou em me oferecer informações quando afirmei que não usaria para decalques 1/48, justamente por conta dos fabricantes americanos...

Felipe, minha sugestao é colocar vários CAG´s de diferentes esquadroes coo alguns amigos aqui comentaram.

Escrevo aqui uma duvida que tenho : comprei sua cartela de decais do VF114 1/144 Aardvarks por ser fa de F14 no entanto nunca entendi por que vc fez uma cartela só com esse esquadrao já que ao selecionar um dos 9 avioes, os demais deixam de ser usados quando, se fossem de esquadroes diferentes, poderiam ser aproveitados em outros kits de F14. Esse aviao por exemplo, com tantos esquadroes e pinturas variadas ao longo das décadas de uso te prove com bastante material para vc fazer decais inéditos e na minha modesta opiniao, estourar a boca de vender lá fora.

No demais, deixo um elogio pela excelente qualidade de seus produtos.

TomcatSP posted:

Felipe, minha sugestao é colocar vários CAG´s de diferentes esquadroes coo alguns amigos aqui comentaram.

 

O que acontece é que pra fazer um decalque, o ponto mais crítico do custo é a quantidade de cores na folha.  Voce como a maioria dos colegas não tem a noção de como a coisa funciona porque está acostumado com impressora, que imprime milhões de cores a partir das quatro que tem nos cartuchos.  A impressão de um decalque é feita com cores reais, cada cor é uma tinta e uma camada de impressão do decalque.  Daí quanto mais cores tem um decalque, mais caro ele é, e fazer um decalque como voce me sugere fica lindo com certeza, mas a quantidade de cores que isso representaria, faria o custo unitário da folha de decalque ficar muito acima do mais caro preço de varejo...  eu busco fazer meus decalques seguindo sempre um padrão de preço, pra evitar o mais possível comentários como vejo fazerem dos concorrentes, que são decalques bons mas que custam o olho da cara...

Atender gostos do pessoal é uma armadilha perigosa, pois cada um prefere uma coisa.  Da mesma forma que voce prefere decalques bem diversificados de versões, tem vários modelistas que defendem com o mesmo entusiasmo a idéia do decalque de esquadrão...  Entre os diversos caminhos possíveis eu tenho que seguir pelo (economicamente) mais viável de ser feito.

Last edited by Felipe C. Miranda

Nesse caso entao um folha com varios esquadroes de Lo-Viz reduziria seu custo e daria mais opcoes de montage mas eu só entenderia os colegas que defendem o mesmo esquadrao com avioes diferentes se fossem montar os kits embarcados em um porta-avioes na 144 ou em uma base aerea....enfim, gosto cada um tem o seu.

TomcatSP posted:

...eu só entenderia os colegas que defendem o mesmo esquadrao com avioes diferentes se fossem montar os kits embarcados em um porta-avioes na 144 ou em uma base aerea

O decalque 144-29 tinha justamente essa pegada...  A  escala 1/144 por ser minúscula, permite isso no espaço da folha, daí pra cima fica complicado.  Exceto fazendo folhas tamanho A4 duplas e custando perto de 100 Reais como as da Afterburner.

E fazer decalque pra aviação naval moderna americana ainda tem outra maldição: os malditos crew names...  Esse é o principal motivo de eu não investir nessa área.

Last edited by Felipe C. Miranda

Me desulpem fugir do assunto central do topico, mas alguem poderia me dizer o que seria CAG, e porque esses aviões possuem essas pinturas mais coloridas e brilhantes, saindo justamente do propósito de uma camuflagem!?

Felipe, como eu vivo te atormentando com os decalques pra Tomcat já sabia desse esquema das cores. Uma folha de avião US Navy, por exemplo, possui obrigatoriamente 6 cores, se for versão hi-vis/CAG: preto, azul, vermelho, branco, amarelo e um cinza.

Sei também, Felipe, da sua preocupação com os crew names e todos os escritos que vemos nas aeronaves navais americanas, especialmente nos Tomcats. Bem, no meu projeto de montar pelo menos um esquadrão de cada Tomcat na escala 1/144, eu não estou considerando este detalhe dos crew names: se o decalque tem os crew names eu uso, se não tem, não me incomoda.

Não estou opinando que vc não deva colocar isso nos seus decalques, pra mim isso tem que aparecer, principalmente na escala 1/32!!!!!!!!!!!

 

Compactuo da mesma opiniao; se tem o nome dos pilotos eu aplico, se nao tem tanto faz.

Para mim é mais legal ter o nome do porta-avioes que o nome dos pilotos, que nem sempre usam o aviao designado a eles...

O mais importante é ter um Tomcat de cada esquadrao.   Tenho esse projeto também e ainda me faltam varios apesar dos muitos que tenho montados nessa escala (se minha memoria nao falha sao 12 até agora).

Felipe, estou quase certo que se vc fizesse outra folha de decais 144 de Tomcats, ainda que Lo-Viz com diversos esquadroes venderia muito bem mas a decisao é sua, claro...

Na 1/144 eu até posso deixar sem os nomes, se bem que se tem gente que faz questão dos stencils nessa escala, quanto mais esse detalhe.   Já na escala 1/32 é impensável deixar de fora isso.   Nas escalas 1/72 e 1/48 eu não devo me aventurar muito porque esse é domínio dos decalqueiros americanos, eles tem feito decalques de arrasar e não dá pra competir com eles.  Afinal eles se dedicam praticamente só a esse tema...  Eu no máximo me inspiro neles para 1/32...

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