Skip to main content

Boa tarde, depois de muito tempo longe do fÓrum, retornei.

 

Gostaria de saber dos mestres com relaÇão a pintura de carros com tinta poliester, qual o preparo necessÁrio?

Qual o tipo de primer indicado para urso e onde encontrar?

É necessÁrio utilizar seladora para plÁstico antes da aplicaÇão do primer, como com as tintas DUCO?

 

AgradeÇo de antemão!

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Saudações Renan!

 

Não sou mestre, mas se meus relatos te ajudarem...Pra mim tá bom!

Tchê! Faz uns 3 anos que passei a usar tinta automotiva P.U., e seus acessórios.

Eu uso primer automotivo, sempre usei, comecei com aqueles de ferragem até comprar o aerógrafo, quando conheci e passei a usar os diferentes tipos de primer (correções 'brabas' e acabamento 'parecido' com acetinado, aqueles de lata 1K, bem como os diversos tipos de thinner(diluição e limpeza), usei selador p/ plástico...Enfim, hoje não uso selador nessa linha de tinta p/ kits. E conforme for a demanda, por exemplo kit pequeno 1/72, voltei a usar primer de ferragem, principalmente depois que usei aquele primer TAMIYA spray, do qual adaptei o 'coisa' onde se aperta, no spray nosso encontrado em qualquer ferragem. Ficou 'bala'! Prático e econômico.

E quando o trabalho é maior uso a pistola e compressor, sim acabei comprando uma pistola de pintura, essas de caneco, somente p/ aplicar primer na diluição 1/2, pois meu aerógrafo sendo 0,3mm 'abre as perninhas' necessitando de uma diluição 1/3. Mas o acabamento, não fica bom.

Há! Já apliquei retoques de P.U. sobre as esmaltes e foi tudo ok. Se quiser usar P.U. sem aplicar verniz por acabamento ok. Se quiser aplicar verniz esmalte sobre P.U. tudo bem tbém! Se quiser comprar a P.U., as primárias e neutras p/ fazer o restante, tudo bem.

Só há uma coisa que não consegui, foi fazer as metálicas, é preciso comprá-las se quiser algo do gênero. Dizem que há um produto do qual tu faz a cor prata, aluminio etc, mas aqui em POA/RS eu não consegui.  

Abc.

Chaves

 

Opa Chaves, relatos de outros modelistas sempre ajudam! Hahaha

 

Eu montei alguns aviões e militaria, mas nunca carros com tintas automotivas, por isso tenho tais dúvidas.

 

Li a respeito de usar seladora, primer e após isot, aplicar a tinta poliester (que é diferente da PU, pelo que entendi).

 

Vou testar aqui e posto o resultado.

 

Abraços

Boa noite Renan!

 

P.U. é abreviação de poliester, são a mesma coisa.

Pode pintar o que quiser com P.U., havia há tempos atrás antes do advento da P.U. que as tais 'automotivas catalisadas' tipo DUCO, aplicadas na pistola deixavam o kit carro depois do bonito.

Atualmente uso P.U. bicomponente (seca em segundos ao toque, deixando acabamento parecido com acetinado, resistência baixa, pois danifica raspando com unha) aplicando verniz endurecedor fosco/brilhante  tens o acabamento da linha automotiva.

Por isso ressaltei tópico atrás: Eu não uso o verniz endurecedor, por se tratar de kit.

Abc.

Chaves 

Renan, eu utilizei Seladora para Plásticos da Maxi Rubber :

 

 

e depois utilizei uma tinta Poliéster azul metálica (da Ford, se não me engano).

 

Ocorre que as tintas Poliéster não tem brilho inicial. Elas precisam do verniz polyester bi-componente  (verniz+catalizador) para ficar legal.

 

 

 

Fica show de bola.  Basta OBEDECER a proporção que não tem segredo.  Se colocar muito catalizador o verniz não "endurece", virará uma película mole, então leia atentamente o rótulo, faça aí na sua casa um dosador caseiro mesmo para que não erre a mão e divirta-se.  

 

A diluição no aerógrafo é "normal" sem segredos.

 

 

sem o verniz bi-componente e com o verniz, abaixo:

 

 

Aqui a motoca que eu pintei com automotivas:

 

 

Dúvidas, a gente tenta ajudar ! 

Last edited by Fernando - Ribeirão

Exatamente estes produtos que o Rafael postou, tbém faço uso!

Não postei fotos de preguiça!

Há! Uso conta-gotas p/ administrar as doses.

E uma vez adicionado catalizador no verniz, aguenta até umas 4 horas, no verão. No inverno vai mais.

Sucesso!

Abc.

Chaves

 

Show de bola! Valeu pelas dicas, pessoal!!!

 

Vou aplicar esses produtos também, com um tinta poliester pré-diluída que comprei e ver o resultado. Vou ver como me adapto melhor!

 

Abraços!

Base PU e poliester são completamente diferentes. A poliester só vai secar realmente se aplicar um verniz, ela é mono componente.

PU é ou base poliuretano e úma tinta que necessita de um catalisador próprio para curar e aceitar o polimento. O thinner que utiliza-se é o mesmo (454).

Não entendi essa colocação do Chaves"que as tais 'automotivas catalisadas' tipo DUCO"

 

Abraço,

Oi Alexandre!

Que bom que apareceste, pois escrevi/vendi o peixe que me venderam lá na loja...Eles se referiram a tinta poliester como PU. 

Quanto ao termo 'catalisadas', eu quis dizer que não precisa aplicar catalizador p/ a cura, aplicou secou!

Enfim, Alexandre, obrigado pela intervenção.

Abc

Chaves 

 

Originally Posted by Alexandre Rodrigues:

Base PU e poliester são completamente diferentes. A poliester só vai secar realmente se aplicar um verniz, ela é mono componente.

PU é ou base poliuretano e úma tinta que necessita de um catalisador próprio para curar e aceitar o polimento. O thinner que utiliza-se é o mesmo (454).

Não entendi essa colocação do Chaves"que as tais 'automotivas catalisadas' tipo DUCO"

 

Abraço,

 

A informação que sempre tive foi esta também.

 

Obrigado pela ajuda!

Abraço

Vieira, você pode comprar em qualquer loja que venda tintas automotivas, nas lojas que misturam as tintas da Glassurit você pode comprar 100ml.

Pode comprar também na Colecionaveis, compro também do Pedro Gaspar do RJ e do Adriano de SP.

O Adriano tem uma página no Facebook:

https://www.facebook.com/drycolor.color?fref=ts

Se quiser lhe mando um link com a página do Pedrão.

 

Abraço,

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×