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Galera, em 1/48 não tem nada.  mas em 1/72, seria esse o kit que aria pra fazer todas as nossas versÕes?

 

 

O mais novo É o tal do "Caracal"  mas sou bem ignorante nessas variantes de Super Puma, como É uma aeronave que não tem na minha escala, eu não me preocupo muito com ele...  Mas tÁ na hora.

 

Last edited by Felipe C. Miranda
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Espetacular Gilson, já dá pra desenhar os profiles a partir desses desenhos! Mas agora, desses quais são os modelos que se encontram com kits?  Algum kit dá pra fazer direto os nossos ou precisa de gambiarra?

 

Lanço a pergunta pra galera de 1/72. 

Originally Posted by CASTR0-BR:

 em 1/48 não tem nada mesmo.. 

É incrível a falha nos helis franceses de carga em plastimodelismo. O Super Frelon, tão usado por Israel, e também pelo Iraque contra o Irã, e até pela Africa do Sul em vários conflitos com países vizinhos, só existe na 1/35 ! E a família Puma só tem uns poucos na 1/72, na 1/144 e o Puminha na 1/50 em um kit bem antigo, difícil de achar. Além do 1/32. Não entendo isso. O Puminha, SA330, por exemplo, foi usado pela França e pela Inglaterra em várias guerras importantes e não há kit dele, decente, nas escalas mais populares. Nem que seja um simples 1/72 !

Originally Posted by Felipe C. Miranda:

Espetacular Gilson, já dá pra desenhar os profiles a partir desses desenhos! Mas agora, desses quais são os modelos que se encontram com kits?  Algum kit dá pra fazer direto os nossos ou precisa de gambiarra?

 

Lanço a pergunta pra galera de 1/72. 

 

Pra fazer o Cougar, eu acho que faz direto, mas pra fazer o Super Puma (igual a FAB usa) tem que mudar os tanques de combustível (alojamento do trem).

 

Agora o Caracal (H-36), só na gambiarra plus, master.

 

Bem que podiam fazer o H-36 na 1/48...

Last edited by Gilson

Pelo que pude identificar nas poucas fotos que tenho, o EB está usando o AS532 que postei lá no início, e a marinha usando o AS332 que tem pela italeri:

Só que esse kit tem os sponsons finos, tem edição dele que traga os largos como os usados pela Marinha?   O H-36 não seria um AS532 customizado?

Last edited by Felipe C. Miranda
Originally Posted by Felipe C. Miranda:

 O H-36 não seria um AS532 customizado?

 

Acho que H-36 é maior. É o Ec-725.

 

O Rafael poderia nos auxiliar. Ele é "o cara" das asas rotativas.

Last edited by Gilson

Caros amigos, vamos por partes:

 

os Super-puma(332) e Cougar(532) são aeronaves praticamente idênticas externamente e com motorização semelhante (atualmente Makila 1A1 ou 1A2) ambos possuem 18,75 m de comprimento, porém as aeronaves da marinha possuem uma seção a menos na fuselagem e por isso são mais curtos!

 

Pelas fotos acima dá para perceber uma diferença na entrada dos motores que são os filtros de areia/proteção anti-gelo, conhecidos como MPAI (multi purpose air intake). os H-34 da FAB não possuem MPAI, um dos VH-34 possui o outro não, os Cougar do EB possuem, os Super Puma da MB não possuem e todos os 725 das três forças possuirão os MPAI. As aeronaves sem MPAI possuem apenas uma grade na entrada dos motores.

 

os Sponsons(proteção sobre os trens de pouso) diferem de acordo com o gosto do cliente. Os Puma da FAB e MB são maiores que os do EB, originalmente, as aeronaves do EB nem tinham os tais sponsons que foram instalados posteriormente devido a problemas operacionais encontrados pela ausência dos mesmos... o primeiro VH-34 da FAB(FAB 8740 da imagem acima, e que não é um Cougar, mas um Super-Puma AS 332L1 ) trocou os sponsons duas vezes, e por fim definiu-se pelos finos para reduzir o peso básico da aeronave. O Sponson maior significa que ali existe um tanque auxiliar sobre o trem de pouso! A Heller produziu o modelo "Super Puma Exocet" kit n.80368 na 1:72 que possui os sponsons largos.

 

O Caracal ou H-36 é o novo EC725, com motorização Makila 2A1 muito mais potente que seus irmãos anteriores e maior também no comprimento total (19,5m), nova tecnologia de aviônicos, pás, transmissão, APU, novo ar-condicionado, possibilidade de REVO e o melhor piloto automático para helicópteros do mundo! Seu sponson é completamente diferente dos modelos anteriores.

 

Recomendo o livro "Nas Garras do Puma" do Oswaldo Claro, produzido pelo Sandro Dinarte da Editora Adler.

 

Espero ter contribuído, estou à disposição.

     

Originally Posted by Rogerio77:
 O Puminha, SA330, por exemplo, foi usado pela França e pela Inglaterra em várias guerras importantes e não há kit dele, decente, nas escalas mais populares. Nem que seja um simples 1/72 !

E eu que enchi o saco da Airfix pedindo o SA330 na 1:48 depois deles terem lançado o Lynx. Mas a resposta foi não, não temos qualquer interesse no SA330.

É que a Airfix é inglesa e o SA330 e cia são franceses e a Airfix não é tão fã de 1/48...  Quem teoricamente seria mais propensa a fazer seria a Heller, mas atualmente acho mais fácil sair pela KittyHawk.   Seria interessante recalcular a pontaria do fogo e saturação.

Last edited by Felipe C. Miranda
Originally Posted by Felipe C. Miranda:

acho mais fácil sair pela KittyHawk.   Seria interessante recalcular a pontaria do fogo e saturação.

Felipe, explica pros hômi como é importante, especialmente, o SA330 e o Super Frelon. Se sobrar pra Super Puma legal, mas o Puminha é muito mais expressivo.

Sim Felipe, mas a Airfix tem o SA330 na 1:72 e ainda tinha esperança de um na 1:48 no novo padrão da marca.

 

O jurássico kit na 1:72 não é aquelas coisas mas vai servir para eu fazer a versão portuguesa, juntamente com a conversão da Whirlybird.

 

 

 

 

 

Originally Posted by Rogerio77:
Felipe, explica pros hômi como é importante, especialmente, o SA330 e o Super Frelon. Se sobrar pra Super Puma legal, mas o Puminha é muito mais expressivo.

Rapaz. minha intimidade com o o pessoal da KittyHawk é a mesma de todo mundo aqui...  

 

Por outro lado, pra fazer pressão nesse sentido, é preciso ter condições, meios de fornecer informação detalhada, plantas em escala, fotos em close dos detalhes, etc...    Esse negócio de só pentelhar na base do "faz isso, faz aquilo", não funciona e até irrita os caras (exemplos já vimos aqui), pois eles também não tem a informação nem pessoal pra girar mundo atras disso.  isso sem contar o interesse, muitas vezes o fabricante simplesmente não se interessa pelo tema, vide a Italeri com o AMX...

 

Se eu tivesse como ter acesso a um deles por alguns dias, tirar umas 500 fotos de todos os detalhes dele palmo a palmo, e conseguir plantas de cavernames confiáveis.  Aí sim, devidamente municiado, eu me sentiria seguro pra "partir para o ataque"...  De mãos vazias, eu fico de longe!

Last edited by Felipe C. Miranda
Originally Posted by Felipe C. Miranda:
 

Se eu tivesse como ter acesso a um deles por alguns dias, tirar umas 500 fotos de todos os detalhes dele palmo a palmo, e conseguir plantas confiáveis.  Aí sim, devidamente municiado, eu me sentiria seguro pra "partir para o ataque"...  De mãos vazias, eu fico de longe!

Aí fica por conta dos militares da WK 

Originally Posted by André Cardoso:

Super Frelon na 1/72 tem o kit da Mach 3, injetado!

Rapaz, é verdade ! Só reduz um pouco é Mach 2   Os kits deles costumavam ser goiabinhas, mas gostei do que vi neste.

 

 

Kkkkk confundi no nome e olha que tenho esse kit.... Mas se vc contar o que tem de rebarbas da p fazer dois kits.... E goiabaço!

 

Olha esse aí da imagem q vc postou ta até bem limpo viu.... Vou postar a imagem do meu depois!

Last edited by André Cardoso

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