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Este É um assunto de discussão nos vÁrios fÓruns internacionais. A Kompanie Ferhmann possuÍa 5 tigres e 5 panteras, veÍculos arrumados às pressas para tentar conter o avanÇo das tropas aliadas. Existe algum material fotogrÁfico destes veÍculos, todos tirados pelos aliados, com os tanques fora de combate. As fotos dos panteras, são raras, dos tigres, conheÇo apenas de 3 dos 5 existentes!

Eu estou com vontade de retomar alguma montagem no modelismo montando um dos tigres da Kompanie Ferhmann! Eu tenho acompanhado vÁrias montagens do Tigre F13 aqui no Brasil e no exterior, e cada modelista tem uma opinião distinta sobre a cor mesmo. Os fabricantes de kit, de decais e escritores, tambÉm divergem muito sobre a cor, a cor do número, a presenÇa de zimmerit. Eu tenho a minha opinião, mas  gostaria de comeÇar uma discussão sadia aqui na WK sobre como vcs vÊem este tigre, qual a opinião de vcs?

Baseado nesta discussão, quero montar meu kit!

 

As fotos do Tigre:

 

 
Vejam aqui os diversos profiles , tanto de fabricantes, quanto de livros:
 
Algumas montagens pelo mundo:
 
 No meu ponto de vista, a presenÇa de zimmerit É ponto pacÍfico, estÁ bem claro nas fotos.As cores dÁ pra divagar, mas o Dark Yellow estÁ presente.E vcs o que acham? Fiquem à vontade para acrescentar opiniÕes e fotos!
 
 
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Replies sorted oldest to newest

Eu acho que a presença de zimmeritt é bem clara. Já as cores... consigo ver duas cores na lateral, na torre já não tenho certeza. Quais cores seriam é mais suposição do que outra coisa. Eu iria com Dark Yellow e Olive Green, com as linhas que dividem a camuflagem retas e com ângulos bem definidos, e não como curvas.

 

Just my 2 cents...

 

[   ]s

 

Sidney

Originally Posted by Sidney:

Eu acho que a presença de zimmeritt é bem clara. Já as cores... consigo ver duas cores na lateral, na torre já não tenho certeza. Quais cores seriam é mais suposição do que outra coisa. Eu iria com Dark Yellow e Olive Green, com as linhas que dividem a camuflagem retas e com ângulos bem definidos, e não como curvas.

 

Just my 2 cents...

 

[   ]s

 

Sidney

Pois é, esta torre que está difícil! Na foto mais próxima por trás, dá pra ver o zimmerit e o DY, porém na foto da lateral, a impressão é que tem cor diferente do casco. Ví alguns profiles e montagens com ela em german grey!

Assef,

 

No Armorama tem um versão maior daquela foto com o cão, onde a cúpula da torre me parece pintada de DY com grossas faixas RB e DG.

 

O restante da torre e casco estão bastante surrados, mas provavelmente seguem o mesmo padrão.

 

Encontrei outras fotos que parecem confirmar estas suspeitas: http://www.tiif.de/thread.php?postid=7777

 

Na minha opinião a arte da caixa do Tiger Hybrid Italeri é o que mais se aproxima, mas realmente com material tão escasso, além do Zimmeritt que parece padrão, é temerário afirmar qualquer outra coisa...

 

Se usar uma base German Gray com grandes faixas retas com quebras em Dark Green, talvez não corresponda à realidade, mas ficaria legal para caramba, provavelmente eu faria um assim

 

Este é o tipo de modelo que cabe alguma licença poética, pois ninguém será capaz de com certeza afirmar se está absolutamente certo ou errado!

 

PlastiAbraços

Originally Posted by Rubens:

 

Este é o tipo de modelo que cabe alguma licença poética, pois ninguém será capaz de com certeza afirmar se está absolutamente certo ou errado!

 

PlastiAbraços

 

Concordo. É o tipo de coisa que não vai ter resposta, creio eu.

Então, escolhe o que mais gostou e faz.

Se alguém reclamar, não discuta. Dê uma paulada na cabeça do sujeito e pronto.

Eu gosto da licença poética, mas tento sempre chegar mais perto da realidade! Eu estou tomando como base o terno do cidadão! Me parece um cinza escuro ou azul marinho! Onde tem zimmerit , a cor do tanque é bem mais clara, induzindo ser um DY! onde está descascado, tem uma cor semelhante ao terno! Agora pode ser um cinza ou um primer vermelho. Como os tanques earlies não vinham de fábrica com zimmerit, estou supondo, pela quantidade de descascados, que este foi colocado depois sobre o cinza! Se é cinza, pode ser um dos tigres iniciais que voltaram às fábricas para consertos e avaliações! Seguem o raciocínio?

Originally Posted by Buhler:

Amigo não sei se vc passou por ak

 

http://forum.axishistory.com/v...hilit=Ferhmann+tiger

Eu tinha visto Buhler! Sei não, esta história do inglês  que viu o tanque em german grey está muito confusa, principalmente porque não bate nada com as fotos!

O que mais o passarinho verde te contou?

 

 

 

 Que vocé é um cara legal e que monta superbem!
 
Vamos dar nome aos bois, digo pássaros.
Antes do Carnaval fui na casa de um amigo meu e surgiu exatamente esta discussão, ou seja, qual seria a verdadeira cor do F13, visto que ele estava justamente montando o mesmo, na escala 1/72.
Aí ele me contou a história de uma tal carta que teria sido escrita pelo sujeito (soldado e/ou sargento, sei lá a patente) que está exatamente em cima do tanque F13 na foto postada acima. Só que este meu amigo me mostrou outras fotos, na internet, além dessas, em outros ângulos do mesmo tanque, com o mesmo militar.
E na tal carta o militar dizia que a cor do tanque F13 era panzer grey.
Diante disso, aceitei tal fato como verdade!
 
Abs.
 
João Bosco
Last edited by jbboscon

Pois é, eu li sobre esta carta! O problema é justamente que a cor que ele diz ter visto, não bate com a discrepância de core na foto. Veja a cor do terno dele está muito mais escura que o veículo. Por mais que estivesse empoeirado, não teria uma cor tão diferente. Outra incógnita é a cor dos números. eu tenho decais aqui pra ele na cor amarela, o cara da carta diz que era vermelho, e vário profiles dão como branco. Que confusão!

Assef, bom dia.

 

A HM 1943, número 181, datada de 18 de Fevereiro de 1943, ordenou o novo sistema de camuflagem por três cores, usando o Dark Yellow como cor básica. Tal decisão vinha em socorro dos comandantes de campo que tinham muita dificuldade em esconder veículos e armamento pesado nas planas estepes russas.

TODOS os veículos e grande parte dos equipamentos foram pintadas de Dark Yellow. Apenas pequenos equipamentos levados pelos veículos (rádios, caixas de ferramentas, caixas de suprimentos, armários e outros) ficaram na cor original até posterior orientação.

As assim chamadas sombras passaram a ser Red Brown (RAL 8027) e Dark Olive (cor da Luftwaffe para pintar prédios e instalações terrestres, não aeronaves) como camuflagem.

Essa HM também ordenava que todo material novo pintado em Dark Grey deveria ser repintado. Equipamento já em uso não seria repintado, mas o sistema de três cores deveria ser pintado sobre ele, conforme a situação local.

Essa repintura era prioridade máxima para os veículos e equipamentos da linha de frente, explicitando ainda que os veículos e equipamento da Reserva o seriam na medida em que fossem sendo utilizados no fronte ou que as pasta de coress fossem ficando disponíveis. Assim, muitos veículos nas áreas ocupadas não sofreram repintura.

 

É interessante notar-se nessa HM que o material do Agrupamentos de Engenheiros, como pontões, lanchas de desembarque e equipamento de pontes móveis foi deixado na sua cor original e as pastas foram usadas somente para alterar os esquemas de cores.

 

Sentiu a dificuldade nos itens em negrito?

 

Mas tem mais para aumentar o pesadelo do plastimodelista.

 

 

As sombras, aplicadas pelas unidades que recebiam os veículos, vinham em pacotes de 2 quilos e latas de 20 quilos.

As unidades as solicitavam de acordo com a estimativa de uso para o material envolvido. Tabelas eram fornecidas às unidades, mostrando as necessidades aproximadas das três pastas para cada tipo de veículo ou equipamento. Isso capacitava as unidades a solicitar as quantidades corretas. A Dark Yellow enviada servia para cobrir cores indesejáveis ou partes dos esquemas de camuflagem, principalmente, durante a mudança

de estações.

O novo sistema foi projetado para permitir aos comandantes em campo, uma maior variação de pintura do seu equipamento, adaptando-o às condições locais de terreno, folhagem ou mesmo edificações e condições não usuais de solo.

 

As pastas podiam ser diluídas com gasolina ou água, podendo ser pintadas com pincéis, brochas, pistola de pintura, esfregão ou mesmo as mãos nuas.

Muito semelhante ao zimmerit no final da guerra,.

 

É por essas e outras que não me atenho a seguir cores exatas das tabelas de fabricantes. Desde que não seja uma cor estrombólica, quase tudo vale ao se pintar um kit de militaria.

 

Agora eu sugeriria uma coisa que vou fazer num kit que está na minha frente:

 

monta o kit, aplica uma camada de primer bem leve, coloca em cima uma camada mais encorpada de Dark Grey.

Usa a técnica do sal de forma comedida, bem sutil e aplica o Dark Yellow, numa camada completa e aplica as demais cores da camuflagem. Remove o sal e envelhece muito.

 

Acho que chegarás a algo bem parecido com as fotos.

 

Espero ter ajudado.

Abs.

Last edited by artemius111

Assef;

 

Só por curiosidade: qual o kit q estás usando pra fazer este Tiger? Aliás tem algum kit específico pra produzir este blindado além do da Italeri?

 

Sigo no aguardo.

 

Abraço, Destino

 

  

Originally Posted by artemius111:

Assef, bom dia.

 

A HM 1943, número 181, datada de 18 de Fevereiro de 1943, ordenou o novo sistema de camuflagem por três cores, usando o Dark Yellow como cor básica. Tal decisão vinha em socorro dos comandantes de campo que tinham muita dificuldade em esconder veículos e armamento pesado nas planas estepes russas.

TODOS os veículos e grande parte dos equipamentos foram pintadas de Dark Yellow. Apenas pequenos equipamentos levados pelos veículos (rádios, caixas de ferramentas, caixas de suprimentos, armários e outros) ficaram na cor original até posterior orientação.

As assim chamadas sombras passaram a ser Red Brown (RAL 8027) e Dark Olive (cor da Luftwaffe para pintar prédios e instalações terrestres, não aeronaves) como camuflagem.

Essa HM também ordenava que todo material novo pintado em Dark Grey deveria ser repintado. Equipamento já em uso não seria repintado, mas o sistema de três cores deveria ser pintado sobre ele, conforme a situação local.

Essa repintura era prioridade máxima para os veículos e equipamentos da linha de frente, explicitando ainda que os veículos e equipamento da Reserva o seriam na medida em que fossem sendo utilizados no fronte ou que as pasta de coress fossem ficando disponíveis. Assim, muitos veículos nas áreas ocupadas não sofreram repintura.

 

É interessante notar-se nessa HM que o material do Agrupamentos de Engenheiros, como pontões, lanchas de desembarque e equipamento de pontes móveis foi deixado na sua cor original e as pastas foram usadas somente para alterar os esquemas de cores.

 

Sentiu a dificuldade nos itens em negrito?

 

Mas tem mais para aumentar o pesadelo do plastimodelista.

 

 

As sombras, aplicadas pelas unidades que recebiam os veículos, vinham em pacotes de 2 quilos e latas de 20 quilos.

As unidades as solicitavam de acordo com a estimativa de uso para o material envolvido. Tabelas eram fornecidas às unidades, mostrando as necessidades aproximadas das três pastas para cada tipo de veículo ou equipamento. Isso capacitava as unidades a solicitar as quantidades corretas. A Dark Yellow enviada servia para cobrir cores indesejáveis ou partes dos esquemas de camuflagem, principalmente, durante a mudança

de estações.

O novo sistema foi projetado para permitir aos comandantes em campo, uma maior variação de pintura do seu equipamento, adaptando-o às condições locais de terreno, folhagem ou mesmo edificações e condições não usuais de solo.

 

As pastas podiam ser diluídas com gasolina ou água, podendo ser pintadas com pincéis, brochas, pistola de pintura, esfregão ou mesmo as mãos nuas.

Muito semelhante ao zimmerit no final da guerra,.

 

É por essas e outras que não me atenho a seguir cores exatas das tabelas de fabricantes. Desde que não seja uma cor estrombólica, quase tudo vale ao se pintar um kit de militaria.

 

Agora eu sugeriria uma coisa que vou fazer num kit que está na minha frente:

 

monta o kit, aplica uma camada de primer bem leve, coloca em cima uma camada mais encorpada de Dark Grey.

Usa a técnica do sal de forma comedida, bem sutil e aplica o Dark Yellow, numa camada completa e aplica as demais cores da camuflagem. Remove o sal e envelhece muito.

 

Acho que chegarás a algo bem parecido com as fotos.

 

Espero ter ajudado.

Abs.

Artemius, é mais ou menos o que eu havia pensado. Os tigres híbridos são os eralies e iniciais que voltaram para a fábrica para revisão ou conserto. foram cinza e por cima dele o zimerit e o DY. só não vou usar a técnica do sal porque não gosto dela! perde-se o controle, vou no dry mesmo! Abraço e obrigado por postar!

Originally Posted by Destino:

Assef;

 

Só por curiosidade: qual o kit q estás usando pra fazer este Tiger? Aliás tem algum kit específico pra produzir este blindado além do da Italeri?

 

Sigo no aguardo.

 

Abraço, Destino

 

  

Vou fazer com o Tamya Early! Só vou utilizar um jogo de rodas late que ganhei do Mano, o resto vai ser olho na foto, olho no modelo!

Abraço!

Muito interessante esse tópico, pois estava parado com militaria WWII, justamente por causa da dificuldade das informações sobre os veículos utilizados em cada teatro de guerra, e esse tópico veio ajudar bastante. Vou acompanhar, pois estou querendo voltar para este tema da WWII.

 

Vi essa foto e a montagem e pintura ficaram bem legais.

 

 

Originally Posted by CLEDSONSALES:

É interessante ver que na imagem o Tiger I tem uma torre da versão inicial e o casco de uma versão final, já a pintura...  não dá para perceber a tonalidade da cor ou mesmo se é camuflado. 

Cledson, o casco é de uma versão inicial também, veja pela posição dos faróis! Na verdade só as rodas são da versão final!E aquele modelo da exposição, é o que achei mais realista! vou seguir nesta linha!

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