Skip to main content

Replies sorted oldest to newest

Isso é uma representação em vídeo de um texto que foi lançado a alguns anos atrás, frutos de estudos (acho que da Flight Safety Foundation ou da AOPA, posso estar enganado) sobre pilotos que não tinham experiência em voar por instrumentos e decolavam mesmo em condições marginais de tempo.

 

Os 178 segundos são o tempo médio que um piloto inexperiente leva entre "guardar" (entrar em condições instrumento) e o impacto. Nesse intervalo ele fica completamente perdido dentro do avião: os instrumentos parecem confusos, a capacidade de orientação espacial dele simplesmente vai pro cacete, e em pouco tempo a aeronave está fora de controle.

 

Vídeo interessante. Angustiante, mas bem feito, acho que a ideia é essa mesmo.

 

 

Originally Posted by Claudio Moura:

  Não entendo nada de vôo então a dúvida é: O que aconteceu para que os comandos dados não surgissem o efeito desejado?

 

  Um abraço a todos.

 

Quando o avião está em atitude anormal, os comandos podem atuar de maneira adversa.

 

Voando no dorso, por exemplo, ao puxar o manche para o avião subir, o avião vai descer, apontando o nariz para o solo, e aumentando a velocidade ao invés de desacelerar, que é o que normalmente se espera ao puxar.

 

De que maneira exatamente eles vão atuar? Depende da atitude do avião no momento. Por isso que o cara que não sabe voar instrumentos se arrebenta, ele não sabe identificar sua posição e atitude de voo lendo somente o painel.

  Carioca, obrigado pelas informações.

 

  Mas, neste caso específico, como estaria a aeronave para que, ao aplicar os procedimentos que ele aplicou, acabasse precipitando o equipamento ao solo?

 

  Um abraço.

Rapaz interessante este vídeo, e com a explicação do carioca ficou ainda melhor.

No inicio estava a crer que o helicóptero estaria girando, por isso a bússola estava também girando, sendo que a puxada no manche o fez adernar cada vez mais e cair.

Valeu gente por postar e explicar.

Abs.

Originally Posted by Claudio Moura:

  Carioca, obrigado pelas informações.

 

  Mas, neste caso específico, como estaria a aeronave para que, ao aplicar os procedimentos que ele aplicou, acabasse precipitando o equipamento ao solo?

 

  Um abraço.

 

Não sei, poderia estar no dorso ou estolado... são muitas variáveis e combinações de atitudes possíveis.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×