Skip to main content

Duas perguntas em um tópico.

É um tipo de bandeirola vista em alguns veículos alemães WWII. Aparentemente toda em metal e com a face vazada mostrando apenas um X.

O que era aquilo?

A outra é o que significa uma fita vermelha com listas branca e pretas (acho) nas bordas. São vistas em diagonal na altura do peito de alguns soldados também alemães WWII. Aparentemente ficavam presas na casa de um botão do casaco/jaqueta.

Alguma condecoração?

[]s.

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Acho que tem gente aqui que sabe muito sobre esse tema, mas como ninguém respondeu, vai aqui o que eu sei (ou não sei).

Sobre a bandeirola vc tem alguma foto ou link com imagem?

A fita era relativa à Cruz de Ferro de Segunda Classe. Normalmente a cruz em si não era usada no campo, sendo substituída pela fita que vc mencionou, presa no segundo botão do uniforme.

[  ]s

Last edited by paulors

Zé Victor, boa noite.

Na falta de uma foto, acredito que o que você esteja se referindo seja a Kommandoflagge Panzergruppe, Panzerarmee ou a Bandeira de Comando de Grupo Blindado ou de Exército Blindado.

É um quadrado vermelho com um quadrado menor interno, dividido em quatro partes iguais, mas, em vez de quadrados, são triângulos divididos diagonalmente, o superior e o inferior são pretos e os da esquerda e da direita, são brancos.

Foi criada em 25 de janeiro de 1941 e tem similitude a Bandeira, Estandarte ou Flâmula de Comando de Grupos , Grupos de Exércitos e Exércitos.

Podia ser usada por oficiais de alta patente em seus veículos ou postos de comando. Quando ele não estava presente, a Bandeira era coberta.

Se não houver a área vermelha externa, restando apenas o quadrado central com 4 triângulos, em branco, preto e vermelho, é uma Flâmula de Comando de Corpo.



Quanto a fita, a única coisa a acrescentar à postagem do Paulo é que Cruz de Ferro de primeira classe tinha uso obrigatório pelo agraciado. Então, todos eles faziam uma cópia, usando-a em campo, deixando a original em lugar seguro.

Abraços.

@Zé Victor posted:

A "bandeirola" que me refiro é a que está aparecendo sobre o paralama esquerdo desse caminhão da foto maior.

Fixada entre o paralama e o capô.

https://www.pinterest.at/pin/4...414&cropSource=6

E me desculpem por não postar a foto.

[]s.

Parece o mesmo tipo de armação que tem em caminhões hoje, onde colocam placas indicando o tipo de carga (corrosivo, inflamável, etc..).

Suspeito que os chucrutes colocavam identificação de unidades aí.

@Zé Victor posted:

A "bandeirola" que me refiro é a que está aparecendo sobre o paralama esquerdo desse caminhão da foto maior.

Fixada entre o paralama e o capô.

https://www.pinterest.at/pin/4...414&cropSource=6

E me desculpem por não postar a foto.

[]s.

Attachments

Images (1)
  • mceclip0

Suspeito que os chucrutes colocavam identificação de unidades aí.



A Identificação das unidades  era pintada no  para-lama. Aquilo não é uma bandeirola é um porta estandarte para colocar as bandeiras que o Artemius falou,eu pessoalmente nunca vi foto de Opel blitz com este estandarte,pode até ser que em uma emergência um oficial graduado tenha feito uso de m caminhão destes para se locomover,como a foto é de um kit,fica a duvid real ou licença poetica,quem achar alguma foto poste aqui,eu agradeço.

Zé Victor, sempre na dúvida, busca referências do original.

Apesar de a hipótese do pak43 ser viável e racional, o mais certo é isso aí ser uma peça que sobrou em outro kit, um carro de comando, por exemplo, e o plastimodelista, que só monta e pinta, uma coisa muito comum, sem procurar saber algo do original, tascou no para-lama do Opel Blitz...

Poderia até ser uma brincadeira do motorista ou da sua unidade, se fosse um exército qualquer. Mas, nos exércitos modernos, isso dá cadeia...

Até revisei 30 livros sobre o Afrika Korps e não encontrei nenhum caminhão alemão com esse tipo de acessório para portar bandeira ou estandarte.

Apenas oficiais generais ou superiores portavam esse tipo de acessórios em seus veículos e os alemães sempre foram muito ciosos das suas tradições.

Abs.

Colegas,

Confesso que nunca prestei muita atenção nesta bandeirola, mas a foto deve ser de um Italeri, pois esta peça está incluída no kit. Aliás montei o meu com isto

Mas pensando bem, só lembro deste acessório em kits de carros de comando ou similares, confirmando a explicação do Artemius.

Provavelmente a Italeri comeu bola neste kit...

PlastiAbraçocs

@Rubens posted:

Aliás montei o meu com isto

"Tamu" junto irmão!!

Provavelmente a Italeri comeu bola neste kit.

E não estaria só. A ICM - 35405 e a Tamiya - 35104  (meu caso) também tem esse acessório.

[]s.

Estes Krupp Protz também tinham. Acho que é um mastro para identificação de unidades, provavelmente para propaganda pré-guerra. Quando começou o pega pra capar, por óbvio, sumiram.

Attachments

Images (1)
  • mceclip0

Sidney a identificação de unidades e identificação tatica ia no para-lama como dá para ver na foto,é possivel   que alguns destes protze tenham sido adaptados para serem carros de comando ou foi puro enfeite

Krupp-Protze WL708964 of the Luftwaffe

olha este é um veiculo que aparenta estar em ação e não possui isto.

Boxart Kfz. 15 Horch 6215 Italeri



Observe este kit da Italeri é um carro de comando vem com o suporte e inclusive com o Decal indicativo, unidades e outars informações iam na carroceria do veiculo muitas vezes em para-lamas ou na  carroceria mesmo.

Sim, Pak, eu sei. O que estou dizendo é que isso é provavelmente uma identificação pré guerra, com fins de propaganda. As marcas táticas nos paralamas e afins são boas no campo de batalha, mas ruins para as fotos nos desfiles.

Pessoal,

Mas que mistério! Pesquisei nos meu livros e não encontrei nenhuma explicação coerente...

Encontrei fotos diversas, onde a bandeira existe e realmente são veículos de comando ou algo assim.

Mas também encontrei várias fotos de caminhões e similares com a tal bandeirola, aparentemente pré guerra e nenhuma ostenta qualquer marca, apenas a armação vazada.

Tudo indica, como colocado pelo Sidney, que até o inicio da guerra esta armação era algo comum instalado em vários tipos de veículos e que pouco depois, foram restritas apenas aos veículos de comando.

Seria interessante saber para que serviam antes da guerra e quando deixaram de ser usadas, nestes veículos mais comuns, como os Krupp Protze e Opel Blitz.

PlastiAbraços

Rubens pelo o que eu pesquisei é o seguinte durante o Terceiro Reich,varias organizações civis,membros de governos,politicos tinham suas proprias bandeirolas,provavelmente virou uma coisa comum entre eles, entretanto em veiculos militares indicava comando posto na hierarquia,estou procurando alguma foto para ver se em alguma parada estes veiculos chegaram a usar alguma bandeirola  somente para decoração;

Tirei esse texto e essas fotos do livro Panzer Colors vol 2., Bruce Culver, Squadron Signal Publications, 1978. Tem algumas informações interessantes.

rank 01rank 02rank 03rank 04rank 05rank 06

Agora, pq esse suporte aparece em caminhões e outros veículos é uma questão interessante. Esses comandantes de grandes unidades tinham um staff numeroso, incluindo auxiliares, muitos aspones e pessoal de apoio, para segurança, transporte, abastecimento, comunicações e sabe-se lá mais o que. Será que os veículos que serviam esse pessoal usavam essa identificação para mostrar que estavam a serviço do staff de, por exemplo, um comandante de grupo de exércitos, exército ou corpo? É pisar no terreno das hipóteses.

[  ]s

Attachments

Images (6)
  • rank 01
  • rank 02
  • rank 03
  • rank 04
  • rank 05
  • rank 06

Tirei esse texto e essas fotos do livro Panzer Colors vol 2., Bruce Culver, Squadron Signal Publications, 1978. Tem algumas informações interessantes.

Eu tenho os tres volumes do panzer colors,comprei quando ainda não surfava na internet excelente material,eu tinha lido isto mas não explica o porque do suporte da identificação sim foi como escrevi,como virou febre a identificação de grupos ou dirigentes eles tenham incluido em alguns veiculos no pré guerra mas depois  pode ter ficado limitado aos carros de comando,eu não achei fotos em veiculos em ação e alguns prtoze que possuem  só o suporte são de 1935,1936 ou perto do conflito;

Krupp L2H143 Kasten Funk, Hoppe



Krupp L 2 H 143 FuKw Kfz 61, Hoppe

Krupp Protze Cabrio WH-683178, Hoppe

Este  parece ser um carro de comando

Krupp_Protze_&_3,7cm_Pak_35

Este esta em campo só não sei o ano

Krupp_Protze_in_Reichswehrtarnung_Heuberg_2_07_35

este em 1935

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×