Vamos rir para não chorar.... Pois bem, vejam a minha recente situação:
Sou praticante de modelismo naval e, já não é novidade nenhuma ser taxado em prol do crescimento do brazil, uma vez que os kits que geralmente compro vem em caixinhas de modestos 1 metro de comprimento por 45 centímetros de largura por 30 de altura. Geralmente, costumo comprar tudo de uma vez pra não me aborrecer com múltiplas viagens até os correios para buscar meus brinquedos, mas desta vez, fiz diferente...
Dividi meu presente de natal em 6 remessas, com diferentes datas de postagem espaçadas em 1 semana devido à variação do dólar.
Acreditem : a ordem de chegada das encomendas foi tal que a última postagem foi a primeira a "entrar no sistema dos correios". Todas foram enviadas na modalidade EMS e devidamente taxadas ( nada de anormal ).
A dor de cabeça começa na tributação TOTALMENTE ARBITRÁRIA da receita fuderal em 3 das 6 encomendas, sendo que a nota fiscal estava impressa e anexada junto a mercadoria (a maioria das lojas japonesas não envia "presentes").
Até aqui, já se passaram 25 dias desde a chegada do item no nosso país.
Saindo da alfandega, com intervalos inexplicáveis de 5 a 10 cada uma, as mesmas foram enviadas à mesma agência de correios em minha cidade.
Ao entrar na agência dos correios, tive que aguardar mais 10 dias úteis. Pois, por razões que eu nunca vou entender, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, simplesmente não envia o ICMS junto com a mercadoria para os correios. E, a posição dos correios: "ligue para SEF, para agilizar o seu processo". Liguei, mas claro que não consegui falar com alguém (o Brasil pára no Natal e só volta depois do carnaval....).
Finalmente, hoje, após 2 meses de postagem, consegui pegar minhas encomendas. Claro, que a surpresa do imposto comprado indevidamente foi reclamada e, só daqui a 2 meses terei uma resposta.
Minha pergunta ao time : alguém já importou por FEDEX? Vale a pena?
Abraço