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Vejo tantos modelistas com vários aerógrafos, outros que usam apenas um...

Seriamos também colecionadores de aerógrafos?

Quantos vc tem? E quantos vc realmente usa?

Eu tenho um Badger Renegade Velocity, um Badger 155 Anthem e um HS Colani.

Como monto 1/72, o que mais uso é Velocity, em kits pequenos da pra fazer toda a pintura com ele. Em kits 1/72 maiores prefiro usar o Colani, mas ainda não tenho muita intimidade com o bixo. e o Anthem, só uso pros vernizes/primers (qndo uso esses últimos).
Original Post

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Vamos ver, eu tenho 8 Humm.. O que..??

4 eu uso permanentemente.

2 para pintura (um geral e um para retoques), mas muitas vezes trabalho com estes dois ao mesmo tempo quando estou fazendo alguma camuflagem mais complicada, cada um com uma cor.

1 só para verniz

1 só para primer e tintas metálicas.


1 reserva

3 eu tinha comprado para doar a APRJ, mas depois que recebemos a doação da Badger, fiquei com eles fechados na caixa. Uma hora eu vendo. Maneiro !!!!
Eu tenho um Paasche VL SET com três agulhas de tamanhos variados e consigo pintar áreas pequenas e grandes.

Nunca usei outro aerógrafo, pois aprendi a aerografar com um Paasche. Apenas um me atende pois sou um hobbysta que monta kit uma vez ou outra. Não tenho muito tempo livre.

Abraço
marcelo
Um Badger 100G q uso para pinturas gerais e uma ou outra aplicação de filtros, sombreamentos, transições de cor.
Um Gatti AG3 q acho uma pequena jóia q uso qdo preciso de mais precisão
Um Badger 200 q é um "tratorzinho"
Um Furyo/Gagyma SW440 q uso para aplicar primers e vernizes(ou fazer alguma experiência mais "perigosa" com tintas.Se estragar o prejuízo é bem menor...)

Mas não há dúvida q os q mais uso são os dois Badgers
Eu tenho 5.

Lince L1500 - Só usei uma vez em 2010 ou 2011 e está na caixa, não usarei mais;

Um Badger 200g para primer e vernizes
Um Badger 100g para uso geral
Um Gatti AG2 para detalhes (não uso faz 18 meses)
Um Gatti AG3 para uso geral (só usei umas 3 vezes).

Na boa? Eu poderia viver só com os Badger e o AG2, aliás, poderia viver somente com o 100g e o AG2, o resto é só vaidade pra mim. Claro, falando do meu caso, cadum, cadum.
Tenho somente um, Badger 150, comprado a mais de 20 anos, nunca troquei nada, só limpeza e cuidados básicos.

Imagino ser um plastimodelista mediano, mas esforçado, só um aerógrafo esta mais que perfeito.E tem uma grande vantagem, depois de todo este tempo, conheço exatamente o humor e as sutilezas do dito cujo, em breve faremos bodas de prata com muita felicidade.
quote:
Originalmente publicado por jgap:
meu pior erro foi ter comprado esta bosta


Pois eu tenho um igualzinho há 10 anos e eu adoro. Já pintei mais de 50 kits nele. Esse aerógrafo só tem uma manha que só aprendi depois de destruir vários bicos: depois da utilização, guarde o bico em um pote com solvente e deixe lá até a próxima utilização.
quote:
Originalmente publicado por Lili carabina:
Vcs sao doentes....
Eu tenho 1 Iwata HP-CS, mas vou comprar outra, pq nao existe nada melhor do que iwata, bem tem o da tamiya que é pau a pau, o resto... Joga tinta.


Oi Lili!

A vantagem que eu vejo nos Badger é sua robustez. Dá pra passar com um tanque em cima e continua funcionando. Sei que a precisão dos Iwata são excelentes, até já quis um, mas sou muito manco e prefiro os pés de boi Maneiro !!!! Maneiro !!!! Maneiro !!!!
Os Iwata também são muito resistentes, tenho o meu mais antigo ha mais de 10 anos e nunca troquei nem mesmo o anel de borracha (modelo antigo) que veda a agulha.

Eu gosto bastante dos Badger, tive vários modelos. Sempre será uma boa compra principalmente porque tem um ótimo custo/benefício.
O meu é um Revell Vario. Na verdade é um Thayer & Chandler Vega 2000. Uma marca ligada a Badger

Vem com agulhas e bicos para três tamanhos. Atende minhas necessidades é muito resistente.

Já esta comigo a uns 10 anos. Nunca troquei nada ou tive qualquer problema.
Sou anormal pelo jeito! Só tenho 1 Evolution Harder & Steenbach 2x1 e faço tudo com ele. A dois anos usando direto sem problemas.
O segredo de aerógrafo é limpar após cada uso.
Já tive um Aztek e gostava bem, mas é limitado, passei pra frente!
Aztek A430 de ação dupla - foi o primeiro, não uso mais;

Badger Omni 3000 - é o que mais uso porque o bico grosso 0,50mm entope menos e mesmo assim é capaz de fazer traços finos;

Badger Velocity Jet - tenho usado para efeitos e retoques, mas pretendo fazer camuflagens a mão livre;

H&S Hansa 281 - ainda não usei, estou curioso pra saber como é usar o gatilho que não precisa apertar, só puxar.

H&S Hansa 181 - veio junto no pacote com o 281 e vou vender

Chinês ação dupla/gravidade - ainda não usei, comprei só pra verniz.

Tenho usado um Badger 150 emprestado, é bom e leve, mas não está amaciado.
Fora isso, pretendo comprar só mais um chinês pra tintas metálicas e talvez compre um SOTAR 20/20 ou Evolution, só pra ter um aerógrafo de bico ultrafino mesmo.

Como eu não tenho uma tinta preferida, uso de tudo, me parece importante ter um aerógrafo para cada tipo de tinta pra não dar muito trabalho na limpeza e gastar o precioso tempo de montagem.
Acho que me enquadro na maioria aqui:

- tenho um lince velho que uso para primer e verniz

- 2 badger 150, um com ponta média e outra fina, dependendo do trabalho

- um Sagima, agulha extra-fina, mas que ainda não me acostumei a ele.

Mas futuras aquisições não estão descartadas Maneiro !!!!

Abs,

Oth
quote:
Sou anormal pelo jeito!

Então eu sou paranormal! Maneiro !!!!
Só uso os Chinas adquiridos na E2046.com.
Embora todos os odeiem (tenho minha opinião pessoal sobre este ódio, mas não vem ao caso) eu não tenho o que reclamar. Possuo 4. Um deles acho que fez 3 anos, ou mais. Todos funcionando muito bem obrigado!
Como disse o sábio ArmouredSprue "O segredo de aerógrafo é limpar após cada uso."

Sds
Nops. Não tem nenhum anormal aqui. O que tem é que cada um, pelos mais diversos motivos, tem seu(s) equipamento(s) e se relaciona com ele(s) da sua própria maneira.

Não existe jeito certo ou errado, existe o jeito de cada um.

Maneiro !!!! Maneiro !!!! Legal !!! Legal !!!
quote:
Embora todos os odeiem (tenho minha opinião pessoal sobre este ódio, mas não vem ao caso) eu não tenho o que reclamar. Possuo 4. Um deles acho que fez 3 anos, ou mais. Todos funcionando muito bem obrigado!


Não é uma questão de odiar, mas depois de andar num Mercedes fica difícil achar que um fusca é um bom carro. Maneiro !!!!

Só por curiosidade, quantos modelos você pintou com este aerógrafo nestes 3 anos?
Sim eu sou doente e coleciono aerógrafos. Ou colecionava, na época que professor podia comprar aerógrafos... Minha lista:

Em cima da bancada eu tenho 4, de uso quase diário:
Badger 100: pau pra toda obra. Barato e resistente (anedota sobre o Badger 100 no site deles). O meu está fazendo 20 anos.
Grex XN: idem acima, mas com bico de 0,2mm.
Master (xing-ling): reservatório tipo cavidade, com capacidade para duas gotas de tinta, para retoques.
Velocity: aos poucos estou aposentando o 100 em favor deste. Mas para trabalhos maiores ainda é melhor usar o 100 com o bico médio.

Esses são os que eu uso para trabalhos mais finos. Não tenho muita preferência, mas a experiência de trabalhar com o 20/20 é indescritível - quase como usar uma caneta:
Sotar 20/20
Tamiya HG-SF
Evolution com bico de Infinity

E...
Badger 150: para pintar bases de diorama, geladeiras, grade do portão de casa.
Sagyma 770: Gosto dele, mas ele tem que acordar num dia bom. Se vc usar ele todo dia, pode durar um mês.

Já usei Iwata e dispensa comentários. Mas com o preço das peças de reposição, estão perdendo mercado entre os modelistas, tanto que lançaram uma linha nova agora, 'menos preciso', mas tão caro quanto um Infinity.

Dois pequenos comentários:
(a) Até alguns anos atrás, eu era da turma que desmontava o aerógrafo depois de cada seção para limpeza. Hoje eu só desmonto há cada dois meses ou mais. Aerógrafos não foram feitos para serem desmontados frequentemente. E não precisa, a menos que tenha entupido. Palavra dos fabricantes.
(b) Lubrifique seu aerógrafo. Opera de forma mais macia, veda, e reduz o desgaste das peças deslizantes.

E o BadRat, claro... Ah o BadRat, como eu é bão aquele aerógrafo!

Mas a verdade é que depois que você se acostuma com um tipo de aerógrafo, faz praticamente tudo com ele.

Rato Marczak
www.ratomodeling.com
quote:
(a) Até alguns anos atrás, eu era da turma que desmontava o aerógrafo depois de cada seção para limpeza. Hoje eu só desmonto há cada dois meses ou mais. Aerógrafos não foram feitos para serem desmontados frequentemente. E não precisa, a menos que tenha entupido. Palavra dos fabricantes.



Exatamente o que eu faço, depois de montar alguns kits, dou uma geral na bancada e aproveito para dar também uma geral nos aerógrafos.
Comecei com um Badger 350 de segunda mão, alimentado por sucção, com um compressor "porquinho" da NS.

Depois usei um pouco um aerógrafo emprestado, do tipo Lince, nacional, carregamento por gravidade, mas que não tinha válvula (usava o dedo para tampar um orifício e a tinta saía...).

Depois comprei um Holbein no Paraguay, dupla ação e carregamento por gravidade, que me rendeu muitos bons serviços até hoje.

E hj tenho tb um Harder & Steenbeck Evolution 2x1, que uso somente para tintas tipo laca, e deixo as base água para o Holbein.

Estou para comprar alguns apetrechos para o H&S (tampa do copinho, por exemplo), fiquei curioso sobre o Evolution com ponta de Infinity... como é isso?

[]´s

X
Augusto, antes de tudo (pois mensagens podem ser interpretadas de várias formas) vc é um modelista que respeito muito, e pelo amor de Deus, o que segue é apenas minha opinião. Captou ???

Sim, já andei de Mercedes e de Ferrari também. Mas uma coisa é uma coisa.... Isto pra mim é um post que não leva a muitos lugares (pra não dizer a lugar nenhum), apenas postei pois gosto de defender estes aerógrafos, pois na minha opinião "paranormal" eles atendem muito bem. No meu caso, nunca precisei traçar linhas de 1mm num aerógrafo, acredito que o cara que precisa, este sim deve comprar um que custe R$500 ou mais.
Recentemente pinto navios de 1/350, logo grandes áreas de cobertura. Mas também pinto figuras (1/10 a 1/4), estou montando uma Mercedes 1/24 pro meu pai, um navio 1/700 pro meu irmão. Logo trabalho numa gama bem variável de escalas.
Como dizia minha mãe "opinião é igual a C, todo mundo tem um". Acho que seria muito mais útil cada um filmar o seu aerógrafo em ação e fazer um review do bicho, do que dizer que o aerógrafo Mercedes é muito bom e o aerógrafo Fusca é ruim. Li recentemente um artigo de um dos navios mais belos que já vi que o cara fala isto, que o aerógrafo dele ele nem diz a marca pois sabe que vai gerar cara feia em muitos modelistas, como ele mesmo disse "julgue o meu trabalho, não as minhas ferramentas".
Vc como modelista experiente deve saber muito melhor do que eu que não é a quantidade de kits que faz um modelista, mas sim a qualidade do trabalho.
Sou muito mais um trabalho do Paulors que leva um bom tempo até ficar pronto do que vários que vejo por aí que mais parecem vindo de uma linha de produção. Quantidade não significa qualidade.

Eu mesmo usava um nacional, pior aerógrafo que tive o desprazer de trabalhar, mas pelo visto aqui tem gente que gosta dele. Neste mesmo post um elogia e o outro critica o mesmo aerógrafo. Ou seja, opinião e não chegamos a lugar nenhum. Mas isto é o legal de um Forum...
Pq não fazemos um review dos aerógrafos?

O cara que só usa Future, certamente vai dizer o mesmo que vc disse sobre eu usar Brilho Fácil.
O cara que usa Model Master vai dizer o mesmo de mim por usar Acrilex.

Mas isto é um papo que rende muitas opiniões, e aqui vale a frase de minha falecida mãe acima.
Como vc é aqui do Rio, terei o maior prazer de dialogar com vc um dia sobre isto, basta me convidar que pago a cerveja! Maneiro !!!!

Um abraço

Do velho Leo
Last edited by leo miranda
Ih, Leo acho que você não entendeu, ou eu me expressei mal. A minha pergunta nada tinha que ver com avaliar se você esta abalizado ou não para dar a sua opinião. Já vi figuras suas e sei muito bem da sua capacidade.

O caso é que estes aerógrafos chineses, além do fato de terem uma variação muito grande de desempenho de um para outro, mesmo sendo do mesmo modelo, sofrem um desgaste muito rápido com o uso. Foi nesse sentido a minha pergunta, o quão usados eles estão.

Não tem dúvida que a mão de quem usa é o mais importante. Além disso a prática continua com a mesma ferramenta também faz muita diferença.

Mas tem sim uma diferença entre equipamentos, mesmo que se possa fazer trabalhos excepcionais com equipamentos mais simples. Há muito tempo, antes da associação, nos costumávamos fazer aqui no Rio uns encontros chamados (nome dado pelo Fravin) Desafio de areógrafos. Cada um levava os seus e todos podiam testar cada um deles.

Nunca me esqueço da cara que o Fravin fez ao testar o meu Iwata. Ele que dizia que os Paasche eram os melhores aerógrafos do mundo. Pergunta que aerógrafo ele tem hoje Maneiro !!!!

O fato é que só testando um aerógrafo melhor você vai conseguir perceber a real diferença. Não que seja uma varinha mágica que vai fazer você pintar melhor, mas como um Mercedes em relação a um fusca, vai te dar muito mais conforto e precisão.

Quem sabe você não vem um dia conhecer a sede da associação, me avisa e eu levo os Iwata, ai você pode testar a vontade.

Abraço para você também.


Ps. Eu tenho dois aerógrafos comprados na 2046, um deles foi o primeiro aerógrafo na vida que eu desisti de tentar consertar, simplesmente não dá para usar.
quote:
Originalmente publicado por Rato Marczak:

Dois pequenos comentários:
(a) Até alguns anos atrás, eu era da turma que desmontava o aerógrafo depois de cada seção para limpeza. Hoje eu só desmonto há cada dois meses ou mais. Aerógrafos não foram feitos para serem desmontados frequentemente. E não precisa, a menos que tenha entupido. Palavra dos fabricantes.
(b) Lubrifique seu aerógrafo. Opera de forma mais macia, veda, e reduz o desgaste das peças deslizantes.

Rato Marczak
www.ratomodeling.com


Eu desmonto e limpo tudo. Nunca tive problema.

Abs
Eu atualmente tenho cinco aerógrafos: Um Paashe V, com canequinha lateral, meu primeiro aerógrafo comprado de segunda mão há cerca de 30 anos atrás, continua funcionando até hoje, mas sem aquela precisão do início, por conta dos tombos de bico que levou no meu início desastrado no uso de aerógrafos.
20 anos atrás veio um Badger 100 que até hoje está comigo e é como uma extensão da minha mão de tanto que me adaptei a ele. Muito surrado, até o cromado perdeu o brilho mas está como novo. Recentemente em um momento de folga financeira comprei um Sagyma SW-800 aqui na lojinha pra ser pé-de-boi e também um Tagore TG-135 direto na China, esse saiu tão barato que nem acreditei, mas ainda está na caixa sem uso.
Outro que está na reserva estratégica é um Badger Renegade Spirit, pra mim o sucessor legítimo do 100. Esse ainda não tive coragem de usar...

Acho que assim como kits, acabamos colecionando aerógrafos, que aliás até ficariam bacanas em um quadro, como uma coleção de medalhas. Ó pra você.. !!!
quote:

Eu desmonto e limpo tudo. Nunca tive problema.


Não é questão de ter problemas. Cada vez que vc desmonta, vc provoca micro-amassamentos nos filetes das roscas, assentos, encaixes, etc. Em alguns casos, isto até 'amacia' o aerógrafo, em outros, vai produzindo folgas ou, para os que tem mãos mais pesadas, aumentam micro trincas sempre presentes.
Um aerógrafo com 50 desmontadas nunca - repito NUNCA - tem as mesmas tolerâncias de um novo ou com uma dúzia de desmontadas... O seu pode estar mais limpo, mas é menos novo.

Não há razão para desmontar sempre.

É legal desmontar aerógrafo. É gostoso, é nerd, é passa-tempo, e nos dá uma sensação que está tudo limpo e organizado (até está).

Mas é ruim para o aerógrafo...


Rato Marczak
www.ratomodeling.com
quote:
fiquei curioso sobre o Evolution com ponta de Infinity... como é isso?


Simples, X...

Uma vez, no exterior, eu não tinha grana para comprar o Infinity, mas o Evolution estava em promoção. Argumentei com o vendedor que queria uma aerógrafo com bico de 0,15mm. Então a surpresa: uma boa parte das peças dos dois é intercambiável. Ele me vendeu o Evolution com a cabeça do Infinity no preço da promoção. Ainda instalei um limitador de curso tipo botão (vc não perde a marcação anterior quando tem que limpar).
Informe-se porque, dada a diferença de preço dos dois, vale a pena.

Abraço

Rato Marczak
www.ratomodeling.com
quote:
Originalmente publicado por Rato Marczak:
(a) Até alguns anos atrás, eu era da turma que desmontava o aerógrafo depois de cada seção para limpeza. Hoje eu só desmonto há cada dois meses ou mais. Aerógrafos não foram feitos para serem desmontados frequentemente. E não precisa, a menos que tenha entupido. Palavra dos fabricantes.


Eu vido dizendo isso também Captou ???
quote:
Originalmente publicado por Lucas:
quote:
Originalmente publicado por Rato Marczak:
(a) Até alguns anos atrás, eu era da turma que desmontava o aerógrafo depois de cada seção para limpeza. Hoje eu só desmonto há cada dois meses ou mais. Aerógrafos não foram feitos para serem desmontados frequentemente. E não precisa, a menos que tenha entupido. Palavra dos fabricantes.


Eu vido dizendo isso também Captou ???


O pior são aqueles que além de teimosos e não escutarem o que outros dizem utilizam ferramentas de precisão, exemplo alicate universal, esses são os famosos "Mãos de sexo" onde pegam F@#em... Depois a culpa é do fabricante...

Aqui limpo uma vez por ano e olhe lá, sabendo usar, dar manutenção correta, dura muito tempo, assim como o X falou tenho um Holbein com mais de 25 anos de bons serviços, hoje está aposentando por condicionante sentimental.. Maneiro !!!!Maneiro !!!!
quote:
Originalmente publicado por Rato Marczak:


É legal desmontar aerógrafo. É gostoso, é nerd, é passa-tempo, e nos dá uma sensação que está tudo limpo e organizado (até está).

Mas é ruim para o aerógrafo...


Rato Marczak
www.ratomodeling.com


Exatamente Maneiro !!!! Maneiro !!!!

Vou seguir teu conselho, vai ser brabo (sabes que sou neurótico heheh), mas vou fazer força. Vou me inscrever nos "Maníacos por limpeza e organização Anônimos"

Maneiro !!!! Maneiro !!!!

De qqr sorte vou confessar pra vcs que estou pensando em fazer uma caixinha estilosa pro Gatti e aposentá-lo pendurado na parede do cafofo. Aquilo ali é bonito que nem jóia.

Talvez eu compre um H&S ou Iwatta ou algo assim pra substitui-lo. Esse Sotar 20/20 tb é boa pedida.

Abs
quote:
Originalmente publicado por leo miranda:
Augusto, tamo junto! Preciso conhecer a APRJ,qualquer hora apareço.

Finalmente fotos!!!


Então vamos as fotos.

Estes aqui são os dois chineses quando chegaram o da direita nunca funcionou direito e esta abandonado.



Aqui os dois Iwata que eu uso direto, já faz alguns bons anos.



O Infinity que apesar de bem mais novo já mostra sinais claros de desgaste na cromagem

quote:
Originalmente publicado por Augusto:
quote:
Esse Sotar 20/20 tb é boa pedida.


Esse ai é um aerógrafo que sempre achei feio pra cacete, mas só ouço falar maravilhas dele. Olha a lombrigas se atiçando. Maneiro !!!!


Não tem aerógrafo feio, é você que bebeu pouco (kkkkk)

Eu peguei um destes aerógrafos na mão já, não lembro se foi o do Rato ou do Fabrício, o bicho é medonho. Mas fazendo o serviço, é o que conta. Acho o meu Gatti AG2 lindão, e mantenho ele "na estica", mas faz tempo já que me indignei com as mancadas do pessoal deles que vende peças. Contei aqui a história, inacreditável o que eles fizeram comigo.

Abs!
Vendo o papo de vcs, fiquei curioso sobre esse Sotar ser taxado de feio e fui googlar atrás dele, e olha, não achei ele feio não, mas pensei a mesma coisa que o Augusto quando vi o Gatilho!

Em termos de beleza, um que gosto muito é esse:

quote:
Originalmente publicado por Augusto:
O que sempre me afastou deste Sotar é que o gatilho me parece perto demais do copo, o dedo não fica batendo ali?



O meu dedo (gordo) roçou ali sim, quando empunhei. E olha que a minha mão não é grande. Que bicho horroroso, em termos de beleza parece um Hurricane.

Maneiro !!!! Maneiro !!!! Maneiro !!!! Maneiro !!!! Maneiro !!!!

Fabiano esse Hansa aí é bem bacana.

Legal !!!
Nunca tive problemas com a posição do copo, mesmo quando pinto com o dedo 'cruzando' o gatilho. Mas há a versão com reservatório menor.
Rodrigo, o aerógrafo que vc experimentou lá na GE não foi esse, foi o Renegade. Vai ver que foi o do Fay. Eu pelo menos nunca levei o Sotar lá...
E falando nele, não sei qual é a política da Badger com relação ao Sotar, já que eles reduziram muito a propaganda desse aerógrafo. Fico com a impressão que estão pensando em descontinuá-lo em favor dos novos Renegade. De qualquer forma, é um aerógrafo muito conceituado entre artistas.

Augusto, tendo um HP-B, o que você quer mais?

Há ainda o Rich Pen, que fabrica os seus próprios aerógrafos e os da Gunze e da Tamiya. Os Rich são caros e bons como os Iwata.

Quanto à medonhez, essa é nova. Vcs têm que pensar em ergonomia e precisão, não em beleza. Tem muito aerógrafo xing-ling lindo por aí.
O que é esse Coloni, então? Não dá nem pra saber por onde sai a tinta... Peçam para o Guerra mostrar o Steadler dele também...

Feio é o Paasche Turbo, o único aerógrafo que permite controle da velocidade do spray:


Rato Marczak
www.ratomodeling.com
Rato

Acho que a politica da Badger é substituir o Sotar pelo Khrome/Renegade, se olhar bem vai ver que o conjunto do bico e o gatilho é o mesmo em todos os modelos.

Este Paasche turbo eu vi na Casa Cruz aqui no Rio, sempre fiquei curioso para saber exatamente qual é a vantagem deste arranjo esquisito.


O HP-B é uma beleza mesmo, junto com o irmão SB fazem a alegria de qualquer modelista, mas eu tenho um coração grande, sempre cabe mais um. Maneiro !!!!
Rato
Quando eu for aí na GE levo um Colani (o número 2)para voces experimentarem.
Levo junto com o teu presente, vindo se Mumbai. Captou ???
Acho que quem gostaria do Colani é o GG, pois este aerografo voce tem que ter controle de gatilho como uma pistola. Voce somente "puxa" o gatilho.
Não é necessario apertar e puxar o gatilho.
Muito bom para quem tem artrite.
E é dupla ação! Tô na boa...!
quote:
Voce somente "puxa" o gatilho...
E é dupla ação!


Conheço o sistema. Já pensei em adquirir um Grex desse tipo. Sabe o 'finger lock'? Pois é, quando acontece comigo só tem um jeito: parar de pintar.

PS: Tripla ação: ar, tinta e artrite!

Rato Marczak
www.ratomodeling.com
quote:
...sempre fiquei curioso para saber exatamente qual é a vantagem deste arranjo esquisito.


Augusto, a vantagem é que a tinta não é sugada ou cai por gravidade. Ela é colocada na frente do jato de ar 15 mil vezes por segundo por uma ponta super-fina. Com isso se controla muito mais a quantidade de tinta, o que permite traços excepcionalmente finos.

Rato Marczak
www.ratomodeling.com
quote:
Originalmente publicado por Augusto:
Acho que a politica da Badger é substituir o Sotar pelo Khrome/Renegade, se olhar bem vai ver que o conjunto do bico e o gatilho é o mesmo em todos os modelos.


Você não acha que se fosse isso essa linha nova já teria que ter bicos < 0,2mm? Pelo que me consta o SOTAR é o Badger com bico tão fino.
Ademais, o SOTAR custa mais ou menos o dobro de um Krome. O preço das peças acompanha o do aerógrafo.

quote:
Originalmente publicado por Rato Marczak:
quote:
Voce somente "puxa" o gatilho...
E é dupla ação!


Conheço o sistema. Já pensei em adquirir um Grex desse tipo.


Rato, os Hansa também são assim. Quando eu comprei não sabia disso, desmontei o bicho pra ver se a válvula estava travada. Hum... sei....!!!

Sds
quote:
Originalmente publicado por Luft46:
Eu tenho varios aerógrafos, alguns sem uso, mas atualmente tenho usado estes:





Eu tenho um desses Colani, que inclusive o Augusto deu uma geral nele pra mim.

Tu pega o bixo na mão, a qualidade e o acabamento são impressionantes.

Mas a ergonômia dele é um tanto difícl de se acostumar...ainda não peguei o jeito dele.

Nem sei se não vou acabar passando adiante pra pegar um outro convencional.
Olá pessoal,

Minha modesta contribuição:
Tenho pouca experiência com aerógrafos. Venho de um Aztek A320 ação simples, passei por um Sagyma 440 dupla ação. Ambos não uso mais. Aztek funciona perfeitamente mas está encostado. Sagyma apresentou vários problemas e acabei colocando-o no lixo.

Há mais ou menos um ano adquiri esse da foto abaixo. Um aerógrafo feito em Taiwan, HD-130 0,3mm dupla ação. Se mostrou, durante esse tempo, um bom aerógrafo...bem mais regular do que o Sagyma. Xing-ling mas ótimo custo/benefício!




Uns 3 ou 4 meses atrás comprei um Hansa 381 0,3mm, dupla ação. Ótimo aerógrafo! Muito superior aos "modelos" que tinha tido anteriormente. Super bacana de usar!




Um abraço,

Gustavo
quote:
Originalmente publicado por Rato Marczak:
quote:
...sempre fiquei curioso para saber exatamente qual é a vantagem deste arranjo esquisito.


Augusto, a vantagem é que a tinta não é sugada ou cai por gravidade. Ela é colocada na frente do jato de ar 15 mil vezes por segundo por uma ponta super-fina. Com isso se controla muito mais a quantidade de tinta, o que permite traços excepcionalmente finos.

Rato Marczak
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Entendi, bem interessante, mas imagino que só deve funcionar bem com tintas muito diluídas e com o pigmento muito fino.
quote:
Originalmente publicado por salvato:
Uns 3 ou 4 meses atrás comprei um Hansa 381 0,3mm, dupla ação. Ótimo aerógrafo! Muito superior aos "modelos" que tinha tido anteriormente. Super bacana de usar!




Um abraço,

Gustavo


Só fissurado nessa linha!
quote:
Pelo que me consta o SOTAR é o Badger com bico tão fino.


Oi Sergio, pois é, mas a diferença é mínima. O Sotar é 0,19mm equanto o Velocity/Spirit são 0,21mm. O Sotar não é um projeto da Badger. Era uma empresa californiana que foi comprada pela Badger no final dos anos 80. E sim, o bico do Sotar entra nos Renegade.

Augusto, vc tem razão. Mas existem modelistas que usam o Turbo. Há uns dois anos um maluco na FineScale Modeler fez uma pintura Tiger Meet em um Tornado (acho) com esse bicho - não usou decais.

Já essas traquitanas para pintura 'difusiva dual', como eles chamam, acho que tem pouco uso para nós. O Andrew Dextras usou esse método pelo menos em um MiG-15 e um P-47:



Agora, querem saber qual o best-seller da Badger? É este aqui ó:



Pasmem, o 250 vende mais de 3000 unidades por semana nos EUA - a maior parte para escolas. Palavras do próprio Ken Schlotfeldt (dono da Badger).

Rato Marczak
www.ratomodeling.com
Olá pessoal,

Apesar de eu ser um aprendiz de plastimodelista, e estar numa fase mais boxmodelista do que qualquer outra coisa, também acredito que o vírus da coleção de aerógrafos seja um "bichinho" que a gente pega....rsrsrs
Já estou me mordendo todo para comprar mais um! Hum... sei....!!!


Lendo o tópico, fiquei com muita vontade desse aqui:


Acho que não vou resistir... Maneiro !!!!


Abraço,

Gustavo
quote:
Originalmente publicado por Rato Marczak:
quote:
Pelo que me consta o SOTAR é o Badger com bico tão fino.


Oi Sergio, pois é, mas a diferença é mínima. O Sotar é 0,19mm equanto o Velocity/Spirit são 0,21mm. O Sotar não é um projeto da Badger. Era uma empresa californiana que foi comprada pela Badger no final dos anos 80. E sim, o bico do Sotar entra nos Renegade.

Augusto, vc tem razão. Mas existem modelistas que usam o Turbo. Há uns dois anos um maluco na FineScale Modeler fez uma pintura Tiger Meet em um Tornado (acho) com esse bicho - não usou decais.

Já essas traquitanas para pintura 'difusiva dual', como eles chamam, acho que tem pouco uso para nós. O Andrew Dextras usou esse método pelo menos em um MiG-15 e um P-47:



Agora, querem saber qual o best-seller da Badger? É este aqui ó:



Pasmem, o 250 vende mais de 3000 unidades por semana nos EUA - a maior parte para escolas. Palavras do próprio Ken Schlotfeldt (dono da Badger).

Rato Marczak
www.ratomodeling.com


karamba eu pensava que era o 350 !!! Maneiro !!!!
Olá a todos,

Fabiano meu caro...ela tá comigo a só 3 'mesinhos'...nem esquentou lugar! Na real eu ainda nem usei ele de verdade, apenas fiz uns poucos traços de teste, usando apenas acrílicas; e já deu prá sentir muita diferença! rsrs

Prezado Rato...valeu pela dica! Vou buscar por esse modelo do copo menor pois realmente preferiria ele com essa configuração. Li algumas linhas sobre os HG Super Fine e todos até agora falaram muito bem deles....acho que vou enfiar o pé nessa jaca... Maneiro !!!!


Abraço,

Gustavo

Hola!!!

 

Eu tenho 6, tinha um 7º que foi para o lixo...

São os seguintes:

 

1. H&S Evolution 2 in 1: é o que mais utilizo, com o bico 0,2, gosto muito da ergonomia e da facilidade para limpar, é muito preciso e faz traços muito finos e, é o mais bonito de todos ;

2. Sotar 20/20: também é muito bom, utilizo para detalhes, faz linhas um pouco mais finas que o evolution, mas pouca coisa, a vantagem é a facilidade de controlar o traço, o gatilho próximo ao copo de tinta nunca me atrapalhou;

3. Badger Renagade: também é muito bom, mas acabo utilizando pouco, pois é mais complicado de limpar e é mais pesado que o Evolution;

4. Badger 105 Patriot: esse é para o trabalho pesado, aplicar primer, pintar terreno, superfícies grandes, etc;

5. Gatti AG3: foi meu segundo aerógrafo, é um bom aerógrafo, preciso e muito bem feito, faz tempo que não utilizo, pois gosto mais dos que a tinta vai direto sobre a agulha;

6. Sagima, cópia do Iwata CM-C plus: esse é complicado, antes do uso os anéis de vedação já haviam desmanchado, mal usinado, o gatilho tranca com frequência, atualmente utilizo só para tintas metálicas, pois não tenho coragem de colocar nos outros;

7. Aztek: esse foi para o lixo, uma porcaria, primeiro porque não se encontra os bicos em lugar nenhum por essas bandas, e comprei ele na época pré-internet... com o tempo a tinta acabou entrando para dentro do corpo do aerógrafo, que não desmonta, aconselho a quem estiver procurando um aerógrafo fugir desse

 

 

Abraços

 

Originally Posted by M.H.Ferreira:
O meu é um Revell Vario. Na verdade é um Thayer & Chandler Vega 2000. Uma marca ligada a Badger

Vem com agulhas e bicos para três tamanhos. Atende minhas necessidades é muito resistente.

Já esta comigo a uns 10 anos. Nunca troquei nada ou tive qualquer problema.

Tenho um igual ao seu com o nome de Vega 2000( pinto e até evernizo com ele). além dele tenho um Lince EF e um Badger 200 para trabalhos muito finos, na verdade quase não uso.

Pessoal boa tarde

 

    Eu monto naval na escala 1:350 e por isso pinto cascos que possuem grande area de cobertura,  vcs poderiam me indicar um aerografo que possa ser usado nessa tarefa.   Eu possuo um Gatti Ag3.

 

   Abs

 

   Rufus

Pessoal, isto vai parecer um desabafo...

 

Há mais de 30 anos uso o mesmo aerógrafo: um Badger 350, ação simples, mistura externa. Sério. Nesse tempo todo, troquei apenas uma vez o bico. O bicho é valente e me acostumei com ele, consigo até fazer algumas camuflagens multicoloridas à mão livre. Como muitos disseram, se acostumar e pegar as manhas da ferramenta ajuda muito...

 

Mas dá trabalho e imagino que um dupla ação facilitaria minha vida. O problema é que sei como sou meio descoordenado, sempre acho que vou me atrapalhar com apertar-empurrar/puxar o gatilho, acabo desanimando. Há alguns anos, cheguei a fazer uma curta experiência com um Aztec 430 - talvez tenha começado errado -, não cheguei a me adaptar e acabei vendendo. Mas também sei que não cheguei a tentar com afinco, era uma época em que minha produção era maior e a adaptação exigiria um tempo que eu não quis investir.

 

Agora, com a idade maior e a produção menor, quero mais qualidade na pintura. Tenho visto alguns aerógrafos dupla ação por aí com preço palatável. Não quero algo top of the line pois ainda não sei se vou me adaptar - e a verba é beeeem curta. Estive pensando num Sagyma SW800 ou Steula BC 64-03. Não por coincidência, os dois têm alimentação por sucção e o copo de vidro embaixo, como o 350 - sou muito bagunceiro e preguiçoso para pensar em um aerógrafo com o copo de metal fixo. Mas este tópico me deixou meio ressabiado...

 

Aceito sugestões...

 

Sergio

Sergiãio eu cheguei a escrever para você no tópico que vocÊ tinha aberto mas ai você sem vergonhamente apagou o tópico

Primeiramente... você é um mágico ao pintar esse Dewoitine com um Badger 350!!!!

 

Mas a minha dica é que você tem um dupla ação chinês mesmo. Eu gosto muito dos Sagymas e marcas similares o Sagima 775 eu uso muito, como te disse ele muda o nome da marca mas é o mesmo aerógrafo, eu já tive ele na marca sagyma, western e Steula, são as mesmas peças. Dá uma olhada neste link:

http://www.wkshop.com.br/loja/produtos_descricao.asp?m_descricao=4&codigo_departamento=6&codigo_produto=2362

 

Eu gosto deste modelo porque o copinho lateral dele é destacável.

 

Bom fica ai a dica!

Sergio,

 

quer UM aerógrafo que vai durar a vida toda?

Va de H&S Evolution. Tem um combo que vem com duas agulhas.

Voce não vai precisar de outro nunca mais.

O Infinity é muito bom mas é caro e acho perda de tempo e dinheiro.

Com o Evolution você vai estar com uma Mercedes Benz na mão.

Last edited by Luft46

Eu também pretendo vender o meu Badger Renegade logo para pegar um H&S Evolution.

 

E agora sabendo que os bicos do Evolution e do Infinity são intercambiáveis, minhas lombrigas se atiçaram mais ainda. 

 

Ah, e ainda tenho um Gatti AG-3 que é o pau pra toda obra. Esse eu não troco, pois nele uso qualquer tipo de tinta.

 

Descobri também que, realmente, não é necessário desmontar muito o aerógrafo. Desmonto praticamente 1x a cada 6 meses quando monto muito. Como montar muito não é o caso, demoro bastante para uma limpeza completa.

 

Abs

 

Wolney

Eu sou um bosta mesmo... tenho dois sagymas. Vivem me dando dor de cabeça. Já tive que levar os dois para o Augusto consertar na APRJ, de tão empenados que estavam. Sem falar que entopem com grande facilidade. Sacal

 

como sou iniciante to procurando novos aerógrafos. Pretendo comprar um badger de dupla ação. Vi que essa marca foi a mais citada nesse tópico e é a marca que tem na APRJ, acho que deve ser muito boa msm.

 

Tópico excelente, por acaso. Ajuda muito a escolher aerógrafos.

 

Estou analisando. Vi muitos falarem do Badger, Paasche, do Iwata e do H&S. Considerando que esse último é uma facada, corro dele.

 

Abraços

Hola 

 

Sérgio, esse teste com o Aztek não conta, tive um que joguei no lixo 

 

Antes de falar sobre aerógrafo, acho interessante ver a questão da alimentação(sifão ou gravidade). Os aerógrafos com alimentação por sifão necessitam de uma pressão mais alta, o que difiulta a realização de trabalhos mais finos e precisos, já com alimentação por gravidade podemos variar mais a equação diluição/pressão, o que nos premite uma infinidade de combinações para diferentes trabalhos.

 

Os aerógrafos da H&S são excelentes, com uma ergonomia muito boa, precisos e com ótima qualidade das peças e encaixes.

 

Utilizo um evolution desde 2009, com o bico de 0,2, embora também tenha o 0,4. É uma ferramenta muito precisa, fácil de utilizar e limpar, faz linhas muito finas, mas é um aerógrafo bem versátil, dá ´para utilizar para áreas maiores e para detalhes finos.

 

Também tenho 3 badgers, um patriot 0,4, um renegade 0,3 e o sotar 20/20 0,18. Também são excelentes, o patriot é o que sofre com os primers, verniz ou pintura de superfícies maiores. O renegade quase não uso, ele é muito bom, mas acaba ficando na mesma faixa de utilização do evolution. O sotar só utilizo quando quero algo de muita precisão, mais para detalhes.

 

É importante ter um aerógrafo que se adapte as tuas necessidades, eu poderia fazer tudo que preciso com o evolution ou com o renegade, tenho outros só por compulsão  . Por exemplo, se comprar um infiniti com o bico 0,15 vai ser trabalhoso pintar superfícies maiores, além do que ele pede diluições maiores e vai entopir bastante, não em função da qualidade, mas sim da pequena espessura do bico.

 

Como utilizo o aerógrafo para pintura de figuras, que é só o que faço, preciso de um aerógrafo para cobertura geral em superfícies relativamente pequenas e para detalhes finos, lembrando que não pinto tudo com aerógrafo, sendo boa parte no pincel.

 

Segue um link de uma demonstração de pintura de figura com aerógrafo, da minha amiga e maestra Pepa Savedra, que pinta muito, já vi ao vivo ela fazer misérias com um aztek(emprestado, pois ela acha péssimo):

 

http://kws.figurines-tv.com/in...mentaires&id=176

 

 

Abraços

Eu comprei um Infinity H&S de tanto o Luft falar e a minha impressão depois de usar bastante é: Não vale o que custa.

 

1- É basicamente o mesmo equipamento do Evolution, com um visual mais estilizado. Mecanicamente é a mesma coisa

 

2- Depois de pouco tempo o cromado começou a apresentar desgaste onde encosta mão. Seu Luft sugeriu que o problema poderia ser eu, mas o fato é que tenho outros aerógrafos muito mais antigos, e com muito mais uso que não apresentam o problema. Além disso a H&S lançou uma nova linha com cromagem dupla (mais caro) , ou seja vai pagar ainda mais para ter a mesma durabilidade da cromagem de um Sagyma.

 

3- Tem a facilidade de limpeza e desmontagem, mas por outro lado tem não sei quantos anéis de borracha, e no meu alguns já estão rachando. Meus IWATA, tem 2 (nos novos só tem um) e nunca foi preciso trocá-los em mais de 10 anos de uso continuo.

 

Antes eu falava sem conhecimento prático, agora posso falar depois de um bom tempo de uso. Se vai comprar um aerógrafo top, esqueça o resto, compre um IWATA. (mas não um Iwata-Neo)

 

 

 

 

Aerógrafo é questão de adaptação também, todo mundo odeia o Aztek, eu não disfaço do meu, que aliás tem uns 15 anos, porque  só consigo fazer boas camuflagens na 1/144 com ele, e olha que tenho um Infinity e um Iwata HP-BH e eles perdem de longe pro Aztek com a pontinha marron... heehe. Eu acho o Iwata bem superior ao H&S por ser muito mais robusto, e com qualidade melhor. Se não quiser comprar um Aztek, compre um Iwata, te garanto que não vai se arrepender.


Se tiver como experimentar os aeros dos colegas que moram perto de você, será o melhor, pois assim você poderá decidir na prática qual é o melhor pra vc e que cabe dentro do seu bolso,. em modelismo o que é ótimo pra um pode ser péssimo para o outro, minha dica é experimentar...

Segue um link de uma demonstração de pintura de figura com aerógrafo, da minha amiga e maestra Pepa Savedra, que pinta muito, já vi ao vivo ela fazer misérias com um aztek(emprestado, pois ela acha péssimo):

 

 

Como sabe das coisas ela esta usando um  IWATA

Last edited by Augusto

Eu só acho difícil comprar.

 

No Brasil eu só vejo vender os sagymas, Linces (que ninguém comentou se é bom ou não) e Paasche ( esse só vende na Casa Cruz)

 

Onde eu compro aerógrafo? Depois de testar o badger poderei querer comprá-lo. Pode ser loja no exterior pois tenho cartão internacional.

Eu comprei o meu Badger na Chicagoairbrush.

 

Mas, como eu viajei para os EUA em 2012 eu mandei entregar direto onde eu ia ficar.

 

Até onde eu saiba, eles mandam para o Brasil sem problemas.

 

Abs

 

Wolney

Achei interessante o assunto abordado deste post aerografo,

Pois eu tenho alguns e uso e paasche e badger

e o nacional gatti e tradicional simples chines,a opiniao do leo e verdade, nao tem nada haver com a ferramenta sim com habilidade de cada um ,eu sei de uns modelistas que usam aerografos simples e monta aqueles kits!

E isso ai,abraço a todos e boa montagem de kits. 

Originally Posted by Wolney:

Eu comprei o meu Badger na Chicagoairbrush.

 

Mas, como eu viajei para os EUA em 2012 eu mandei entregar direto onde eu ia ficar.

 

Até onde eu saiba, eles mandam para o Brasil sem problemas.

 

Abs

 

Wolney

Meus Badger comprei lá e recomendo, bom preço remessa rápida. Os caras são sérios. Nunca demorou mais de 14 dias entre o pagamento e o recebimento, em mãos. Mas isso foi em 2011/12 e os correios...

 

Comecei com um Aztec simples. Lixo.

Passei a um Aztec complexo. Lixo.

Daí percebi que era melhor gastar e comprar uma vez só.

Então peguei um Badger 150 há uns 12 ou 15 anos, não lembro. E nunca mais tive problema. Tenho as três agulhas (Fina, Média e Larga) e pintei tudo que precisei com ele: de patinho de presépio com 1 cm a assoalho de Fusca 1/1; guache, acrílicas, esmaltes, duco, P.U., vernizes, metálicas. Não tenho o que reclamar.

 

Last edited by JeanFabricio
Originally Posted by lgalvao22:

Eu só acho difícil comprar.

 

No Brasil eu só vejo vender os sagymas, Linces (que ninguém comentou se é bom ou não) e Paasche ( esse só vende na Casa Cruz)

 

Onde eu compro aerógrafo? Depois de testar o badger poderei querer comprá-lo. Pode ser loja no exterior pois tenho cartão internacional.

Apesar de ter começado a montar kits na metade dos anos 80, o que me deu noções básicas muito importantes, me considero novato no hobbie, pois comecei a me dedicar com mais afinco há menos de 02 anos.
Nesse período adquiri dois aerógrafos: Um Sagyma 770 e um Lince 1200.

O primeiro eu estraguei por inexperiência. O Lince me acompanha há mais de um ano e, para o meu nível, é mais do que suficiente. É robusto, fácil de usar e limpar.

 

abs

 

 

 

Olá amigos,

 

Aerógrafo é a ferramenta mais importante do hobby na minha opinião... sem u aerógrafo bom não me animo nem a colar peças. Hj uso uma miscelânea de marcas, coisa que pra quem começou com um aerógrafo artesanal feito de plug de guitarra, lapiseira e uma caneta, parecia impossível de se chegar.

 

Tenho hoje 12 aerografos, sendo eles:

 

1 H&S Infinity... nada se compara a este aerógrafo...

1 Iwata HP-C

1 Renegade

1 Krome

1 Omni

1 Patriot

1 Hansa 381 black

2 Talon

1 vl set

1 Neo

1 Tamiya HG

 

tbém ja tive o Evolution da H&S e outros modelos da Iwata, mas me desfiz pq era coisa demais...

Acho mais “esquema” do que necessidade..

 

O que Realmente conta são as técnicas e métodos do modelista.

 

Tenho um Lince AL3, que gosto muito. Apesar de ter alguma dificuldade para traços realmente finos.

 

 

Tenho também esta pistola maior para serviços mais grosseiros, como capacetes ou algo maior que kits.

 

Last edited by Bruno Ferlin

Lince AL3 que uso para tudo e Lince L1500 que peguei para camuflagens mas como estou no momento montando mais carros e camuflagens retas (com fita) só utilizei o 1500 duas vezes apenas para teste ainda não sei dizer se é bom. Tenho também um Arprex meu primeiro aerógrafo (que na verdade é também um Lince) ação simples alimentação por sucção que preciso mandar para manutenção e começar a utiliza-lo para primer e verniz.

Uso dois modelos:

 

- Thayer & Chandler Vega 2000 para maiores volumes de tinta ou primer/verniz

 

- Iwata HP-C para a maioria absoluta dos casos

 

Tenho encostado um Aztek 430, que acho uma bela porcaria.

 

Guilherme

Minha opinião.

 

Eu ja tive um Iwata, usei umas duas vezes e o vendi ao Augusto.

E um fantástico aerógrafo mas... o bico tem uma rosca fininha miserenta, e como eu cada vez que uso um aerógrafo a desmonto para limpeza (bico e agulha) ele me pareceu muito frágil para tantas desmontagens.

O HS e muito simples e fácil de desmontar e limpar.

Tem ORings? Sim. E sao estas as pecas de desgastes e nao o bico com uma rosca fina, bem padrão japonês.

O HS e um Panzer de forte.

Os meus (tenho dois Colani, dois Evolution e dois Infinity, na verdade, um de cada e meu e o outro de cada e do Luftinho) nunca apresentaram os problemas de desgaste que o Augusto relata.

E olha que morei em Antofagasta que e praia ou seja, clima salado marinho.

Quanto a desmontar e limpar, e algo que faço com aerógrafos e minhas armas.

Mania de atirador e armeiro, que TEM que confiar no seu equipamento.

Luft

 

Considerando que você desmonta direto seu aerógrafo, então eu acho um equipamento tipo Panzer (H&S) é mais adequado, mesmo.

 

O meu Iwata é desmontado a cada três ou quatro kits montados (a cada dois ou três meses, portanto). Mas uma coisa eu nunca deixo de fazer: terminado o trabalho do dia, eu faço um flushing com vontade usando liquido de limpeza. No caso de tintas acrílicas Tamiya, uso etanol a 96%. No caso de acrílicas Gunze ou Vallejo, uso Veja ou Lysoform  com amoníaco.

 

Just my 5 cents.

 

Guilherme

toda vez que eu termino de trabalhar no kit, seja por cansaço ou pq acabou, eu desmonto meu aerógrafo todo, achei que eu fazia certo... aprendi com o cara do plastitv... to errado? só desmonto ele as vezes?

 

Lince L1500 - Só usei uma vez em 2010 ou 2011 e está na caixa, não usarei mais;

 

aerografo é questão de adaptação colega, o L1500 eu tenho um, e o acho muito bom!  Quanto a outro colega dizer que o Aztek é uma "bosta", sinceramente já usei aerografos de todas as marcas nestes 20 anos de hobby, e muitos deles não fizeram linhas de 0.15mm como o Aztek faz, tanto que o meu guardo ele a 7 chaves! A ultima coisa que terminei todinho usando um Lince L1500, foi justamente o que está na foto abaixo!

 

Last edited by AndréRM
Originally Posted by lgalvao22:

toda vez que eu termino de trabalhar no kit, seja por cansaço ou pq acabou, eu desmonto meu aerógrafo todo, achei que eu fazia certo... aprendi com o cara do plastitv... to errado? só desmonto ele as vezes?

Terminou o trabalho, limpa a ferramenta, pronta para o próximo trabalho, tem lógica.

Originally Posted by AndréRM:

 Muita Gente odeia o AZTEK e afirmei e volto a afirmar, não consegui fazer linhas finas igual ao AZTEK nem com o H&S Infinity, nem com IWATA e nem com Tamiya. E olha que eu pinto camuflagem na 1/144.

Tanto que até vendi o H&S, que para mim não teria utilidade, além de achar ele frágil demais. Hoje eu uso dois IWATA no dia a dia, e o AZTEK quando preciso de detalhes mais precisos.

Quanto a desmontar, faço isso muito raramente, nunca precisei desmontar para limpar, mas deve ser porque só pinto com acrílicas que limpam com grande facilidade. Esse negócio de ficar montando e desmontando acaba por danificar o aerógrafo.

Mas é isso, como eu sempre digo, quando o assunto é pintura, cada um tem a sua "tinta e ferramenta mágica"... e o que é excelente para um, pode ser uma "bosta" para o outro.

Se for comprar um aerógrafo, experimente usar o dos colegas que tem algum igual, não se baseie apenas no que o pessoal fala, decidir pela prática é sempre a melhor saída

 

  Quanto a outro colega dizer que o Aztek é uma "bosta", sinceramente já usei aerografos de todas as marcas nestes 20 anos de hobby, e muitos deles não fizeram linhas de 0.15mm como o Aztek faz, tanto que o meu guardo ele a 7 chaves! 

Originally Posted by lgalvao22:

toda vez que eu termino de trabalhar no kit, seja por cansaço ou pq acabou, eu desmonto meu aerógrafo todo, achei que eu fazia certo... aprendi com o cara do plastitv... to errado? só desmonto ele as vezes?

 Cada um tem suas manias, mas eu nunca desmonto nada, apenas passo o solvente pelo aerógrafo a até que saia bem limpo.

 

 Desmontagem completa só de tempos em tempos quando faço, ai sim, uma limpeza completa.

 

Cada vez que desmonta tudo aumenta a chance de estragar alguma coisa e acaba acelerando o desgaste geral do equipamento.

Apesar de parecer muito inovador, esse HS Colani é uma "adaptação" (pra não dizer cópia) de uma capa já existente pra tornar mais ergonômico, porém, mais pesado e grosso:

 

Last edited by FІЯЭFФЖ
Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

Apesar de parecer muito inovador, esse HS Colani é uma "adaptação" (pra não dizer cópia) de uma capa já existente pra tornar mais ergonômico, porém, mais pesado e grosso:

 

Fire,

 

Por favor nao fale besteira.

 

Você TEM o Colani e o GREX?

 

Não?

 

Eu tenho os dois.

 

E eles são ABSOLUTAMENTE DIFERENTES!

 

O GREX e um aerografo comum, de dupla ação tradicional com um punho plástico.

 

O Colani e um aerografo dupla ação que você faz um só movimento: o de puxar o gatilho.

 

 

Ou seja, os dois são aerografos mas tem pelo menos um século de diferença de sua tecnologia.

 

 

 

 

Last edited by Luft46

Como disse o Luft, o Colani não tem nada que ver com esta capa para o Grex, que não passa de uma empunhadura diferente para um aerógrafo convencional.

 

O Colani é uma dos aerógrafos mais interessantes em que eu já pus as mãos, uma peça de engenharia fantástica, ainda que eu não goste muito desse tipo de empunhadura.

Esta capa do GREX (serve para qualquer aerografo) foi desenhada para quem tem artrite.

Serio!!! Eles anunciam e explicam que seu uso e indicado para quem sofre de artrite.

Mal que infelizmente os gens da minha familia carrega e ja estou sofrendo.

 

Last edited by Luft46

Ué, mas é justamente isso que eu quis dizer sobre o design da empunhadura, e não que são iguais como aerógrafos (mecanismo).

 

Vocês leram que está escrito "de uma capa já existente" ??? Tá escrito "de um aerógrafo já existente" ???

 

Acho que vocês andaram bebendo antes de ler... 

 

Abç.

 

Grex Airbrush Grip Set

Last edited by FІЯЭFФЖ

A GREX tem um modelo que eu ainda não tive em mãos, mas me parece muito mais prático e ergonômico do que o "Grip Set" deles, assim como o DESIGN DA EMPUNHADURA (apenas, é bom grifar) do Colani.

 

http://www.hyperscale.com/2013...isxgipreviewbg_1.htm

Last edited by FІЯЭFФЖ
Originally Posted by RodrigoBM:
Originally Posted by Fernando Manfio:

Harder Steenbeck Evolution Silverline fPc Two in One

É esse meu próximo! Dica do Fernando tb!

 

Acabei de passar um desses para meu irmão. Não sei se dei azar mas ele tem uma folga no curso do gatilho, o que inibe uma gradação no jato inicial.

Originally Posted by Sucateiro:
 

 

Acabei de passar um desses para meu irmão. Não sei se dei azar mas ele tem uma folga no curso do gatilho, o que inibe uma gradação no jato inicial.

Eu não diria folga, mas não consegui fazer com H&S Infinty traços que facilmente faço com o tão odiado Aztek, pelo menos para mim ele não serviu, também achei ele delicado demais. Se quer algo robusto e que vá durar muitos anos, pense em um Iwata.

Last edited by Lucas

A agulha do meu H&S entortou no primeiro dia de uso, justamente por não ter a mesma proteção que qq aerógrafo Sagyma tem . Penso que estes aerógrafos são mais voltados para quem pinta quadros e ilustrações do que para nós, que praticamente fazemos funilaria em plástico srsrs

Olha só como é o bico do Infinity...

 

Last edited by Lucas

Bom eu já tive vários, hoje uso dois Badger (100g com bico e agulha finas e 200g com bico e agulha médias), mais um Gatti AG2. Gosto demais deles, os Badger são os pé de boi, pau pra toda obra e o Gatti para detalhes. Este, jamais venderei e ainda vou emoldurar e pendurar na parede, acho ele bonito pacas.

 

E vou comprar o H&S Evolution que o Fernando Manfio recomendou, em março. Ainda quero experimentar esse Colani, a empunhadura me parece restritiva para o jeito como eu pinto meus kits, mas ainda assim quero experimentar.

 

Abs 

Originally Posted by Fab-Wan:
Se quiser experimentar o Colani me da um Toque!

Tu não vai aparecer aqui pra pegar os assentos (kit) do F-16??

 

Sobre o Colani, passei batido!! Nem lembrei que tu tem um, ou lembrei, mas esqueci de novo! É a idade. Gostaria sim de testar, mas só vou pra bancada semana que vem. Amanhã me vou pra Tapes!

 

Originally Posted by Fab-Wan:
Passo ai lá pelas 15:30 pode ser?

Sobre o Colani, sexta (31/01) to saindo de férias. Ai deixo ele contigo pra tu testar!

Tá, vou estar ocupado aqui, mas vou deixar na portaria com teu nome, vou deixar a caixa do kit todo. Dae depois tu me devolve ela ou sei lá.

 

Abs

Lá na primeira página eu falei que não tinha usado o Hansa 281 ainda...

 

Bom, usei semana passada pra um pre-shading depois de comprar agulha e bico novos. Eis minhas impressões:

  • É pequeno, bem balanceado, e o gatilho do tipo que não precisa pressionar, só puxar, é confortável de usar.
  • É bastante preciso e faz linhas finas como qualquer aerógrafo com bico de 0,20mm.
  • O volume do copo é bom para 1/72, talvez um pouco pequeno na hora de pintar um kit de uma cor só na 1/48; o ângulo do copo é ideal para trabalhar com o kit na horizontal sobre a bancada.
  • As agulhas da H&S são cromadas ou altamente polidas, o que melhora a fluidez e reduz o acúmulo de tinta.
  • Passei um certo desconforto depois de um tempo porque ele é muito pequeno, e fiquei sem apoio para os dedos anelar e mínimo, suponho que ele seja ideal para que tem mãos pequenas.

 

Enfim, essas características fazem a linha Hansa ideal para uso geral, tanto para pintura de detalhes (0,20mm) quanto para pinturas principais. Para 1/48 eu recomendaria os modelos com bico de 0,30mm. 

 

No começo do mês tive a oportunidade de comprar o SOTAR 20/20 na promoção da Amazon. Fiz apenas um teste rápido com Vallejo e minha impressão  foi a melhor possível. É realmente tudo aqui que dizem, muito preciso, faz linhas muito finas e com constância e muito controle. Vislumbro a possibilidade de fazer até camuflagens de tanques alemães na 1/72 à mão livre, Luftwaffe então, com ele me parece que vai ser facílimo fazer mottling.

Com o SOTAR, chega de aerógrafos pra mim. Não acho que preciso de um Infinity, tampouco quero ter com aquele preço.

 

Sds

Uso um Badger 100 para pinturas gerais e recebi recentemente o Grex XN, o qual estou utilizando para traços finos. Gostei muito do que vi. Traços finos e aerógrafo bem robusto.

 

Tenho dois Sagymas (um SW770 e um SW440) praticamente novos que nunca funcionaram direito. Vou desmontar e tentar fazer a coisa funcionar, mas em termos de qualidade são zero. Usei tão pouco que nem consigo formar uma opinião de ambos ...

 

Desmistificando para mim mesmo a ideia de marcas e modelos, comprei outro dia um da marca F&M, nunca ouvi falar, nem mesmo por aqui.

Paguei $100,00 em um shopping popular.

As expectativas não eram altas, mas quando fui testar o bicho, fiquei impressionado com o controle que consegui ao pintar, o bico é de 0,25 mm e o corpo da agulha é fino, o que sugere trabalhar com pressões maiores; apesar disso, operei com pressão baixa e fiquei impressionado com a uniformidade da camada, com a facilidade com que se controla a quantidade de tinta.

Só não testei em uso efetivo, a espessura do traço, mas em testes também é bom.

Claro que por esse preço, não se pode esperar demais; a qualidade do material de que é feito, não é igual a, por exemplo, um Iwata que tenho, o protetor do bico é bem leve para o tamanho da peça, o que sugere um material de menor qualidade.

Mesmo assim para o nível de pinturas que faço, que não é a de artistas cujas imagens vejo por aqui, atende perfeitamente, tendo no final uma excelente relação custo/benefício para o meu caso.

 

 

 

Edu

Estou pensando em pegar um Badger, mas estou em dúvida entre o 100G "Bakery" ou 100-2 side feed, ou o 150. Alguem teria alguma sugestão?

Tenho um AG3 e um Tamiya ação simples, o Badger seria superior ou inferior a esses que possuo?

 

Abraço,

Eu tinha um Aztek, dos primeiros que apareceram no Brasil (chamava Model Master ainda). Lembro que custou um braço e uma perna, comprei na Laura do Shopping Morumbi, eram tempos pré-internets. Depois de um tempo o conector onde colocava o reservatório rachou, aí substituí por outro na garantia. Quebrou o galho por muito tempo, sempre no compressorzinho de inalador. Eu cheguei a comprar aquele bico "para acrílicas" mas percebi que o bico comum (pelo menos pra mim) funcionava melhor.

 

Depois comprei um ching-ling na E2046, que nunca usei, porque logo em seguida mudei pro Canadá. Aí agora que vou voltar a montar comprei um Tamiya HG III, que chegou semana passada. 

Last edited by razevedo
Originally Posted by Alexandre Rodrigues:

Estou pensando em pegar um Badger, mas estou em dúvida entre o 100G "Bakery" ou 100-2 side feed, ou o 150. Alguem teria alguma sugestão?

Tenho um AG3 e um Tamiya ação simples, o Badger seria superior ou inferior a esses que possuo?

 

Abraço,

Como é para plastimodelismo, esquece esse Bakery, pois é para fluxos de tinta muito altos e não tem muita precisão. Acho que o 100-G é o ideal, devido à versatilidade. O Badger 100 com side-feed, na minha opinião, leva a desperdício de tinta, pois sempre que você troca de cor, a tinta restante no copinho se perde. O mesmo acontece com o 150.

 

Creio que por ser dupla ação, o Badger 100 é superior ao Tamiya single. Quanto ao AG3, não posso opinar, pois nunca usei.

 

Guilherme

Recebi esse fim de semana o aerógrafo Tamiya 0,3mm edição Black dupla ação e confesso que valeu cada Real que paguei por ele. Eu estava usando o Gatti 003 da Colecionáveis já que meu Chroma insistia em não funcionar e depois de usar o da Tamiya que pelo que me foi informado é fabricado por uma divisão da Iwatta senti a diferença da água para o vinho. No início hesitei em colocar tinta nele pois o acabamento preto é tão lindo que deu dó mas passou rapidinho A pulverização da tinta é muito uniforme e os ajustes muito finos. A qualidade dos materiais empregados e a usinagem dos componentes impressionam e o legal é que as agulhas e bicos são intercambiáveis para medidas menores. Segue conselhos de vários plastis da Colecionáveis e deixo o meu aqui: comprem de olhos fechados.

De uma pessoa que anunciou aqui no Mercado de Pulgas mas na Colecionáveis eles ainda tem uns 4 tipos da Tamiya, só não tem esse black edition. Um dupla ação está em torno de R$ 420,00 e parcelam em 10 vezes no cheque.

Originally Posted by TomcatSP:

Recebi esse fim de semana o aerógrafo Tamiya 0,3mm edição Black dupla ação e confesso que valeu cada Real que paguei por ele. Eu estava usando o Gatti 003 da Colecionáveis já que meu Chroma insistia em não funcionar e depois de usar o da Tamiya que pelo que me foi informado é fabricado por uma divisão da Iwatta senti a diferença da água para o vinho. No início hesitei em colocar tinta nele pois o acabamento preto é tão lindo que deu dó mas passou rapidinho A pulverização da tinta é muito uniforme e os ajustes muito finos. A qualidade dos materiais empregados e a usinagem dos componentes impressionam e o legal é que as agulhas e bicos são intercambiáveis para medidas menores. Segue conselhos de vários plastis da Colecionáveis e deixo o meu aqui: comprem de olhos fechados.

Esse Tamiya eh sensacional mesmo! Tenho um e acho incrível!

E eu sei que alguem nao ia concordar com o que eu escrevi,mas ser piloto ou motorista de algo requer pratica ,sem a mesma e quase impossivel de concretizar algo.

Pois começar desde o principio com professor ou sem ele e de alguma foram iniciamos um trabalho,a pratica e importante porque o final e que vai dizer se voce sabe ou nao.   

Originally Posted by Kina:

Lá na primeira página o Rato disse para lubrificar o aerógrafo, o que vocês indicam para essa lubrificação e quais partes eu lubrifico ?

 

Abs Kina.

 

Eu uso o lubrificante específico da IWATA, um azulzinho.O aerógrafo fica bem "macio" quando uso ele.

 

Tenho dois Aztek aposentados. Hoje uso um IWATA Eclipse para o geralzão e um HP-C para detalhes.

 

Para trabalho "bruto", tipo primer e verniz, utilizo um daqueles compressores pequenos que comprei no site da Webkit (Sagyma?), bem silencioso. Para detalhes, onde reduzo a pressão para 15 psi, às vezes 10, utilizo um "Ferrari", que comprei na Submarino, mas que na Webkits é aquele monstrão Sagyma (?) de 2 CV.

 

O grandão não precisa de filtro, mas o menorzinho, se não usar um filtro (que comprei na webkits também), ele cospe água que parece um regador automático de jardim. Mas com este filtro na mangueira, posso pintar até no maior toró amazônico.

 

Detalhe, a primeira vez que fui drenar a água do bojo do parrudão, coloquei ele na lavanderia e abri o parafuso de dreno... precisavam ver a fúria assassina mutiladora daquela a quem devo obediência quando ela viu aquela água marrom inundando a cerâmica branca do piso....

Originally Posted by gigas:

E eu sei que alguem nao ia concordar com o que eu escrevi,mas ser piloto ou motorista de algo requer pratica ,sem a mesma e quase impossivel de concretizar algo.

Pois começar desde o principio com professor ou sem ele e de alguma foram iniciamos um trabalho,a pratica e importante porque o final e que vai dizer se voce sabe ou nao.   

Eu vivo dizendo isso, não adianta comprar um HarderWata Mega Power Plus Advanced Módafoca que passa fax e faz café se você não sabe usar a ferramenta. Nesse quesito os "baratinhos" são uma excelente escola.

Pessoal se esquece que a habilidade pra usar o aero não vem dentro da caixinha srrsrs

Last edited by Lucas
Originally Posted by Lucas:
Originally Posted by gigas:

E eu sei que alguem nao ia concordar com o que eu escrevi,mas ser piloto ou motorista de algo requer pratica ,sem a mesma e quase impossivel de concretizar algo.

Pois começar desde o principio com professor ou sem ele e de alguma foram iniciamos um trabalho,a pratica e importante porque o final e que vai dizer se voce sabe ou nao.   

Eu vivo dizendo isso, não adianta comprar um HarderWata Mega Power Plus Advanced Módafoca que passa fax e faz café se você não sabe usar a ferramenta. Nesse quesito os "baratinhos" são uma excelente escola.

Pessoal se esquece que a habilidade pra usar o aero não vem dentro da caixinha srrsrs

Lucas e Gigas,

Como diria o Poderoso Castiga do Pânico, mais ou menos.... cito um exemplo: há uns 3 anos minha esposa começou tocar flauta transversal com uma chineca marca Eagle. Aprendeu e foi tocando até quando eu lhe dei uma Yamaha top de presente. Ela percebeu de cara a diferença de qualidade no som e me disse que se tivesse com essa flauta desde o início hoje ela estaria bem melhor na musicalidade. Penso que se vc começa com um equipamento básico, vc vai se desenvolvendo até o limite desse. Começando com um equipamento muito bom, vc vai na curva de aprendizado e melhora muito mais e as vezes até mais rápido.

Perdão por discordar de vossa opinião mas estamos em um forum que promove debate...Abraços

Concordo com o Tom, aprender num aerógrafo pior não vai te ajudar na hora de usar um aerógrafo melhor, não funciona assim. Aerógrafos são diferentes, tem comportamentos diferentes, quanto mais tempo você usar maior vai ser o controle que tem sobre ele. Quando se troca de aerógrafo, mesmo que para um de muito melhor qualidade, vai haver uma tempo de readaptação.

 

 Eu sempre recomendo, compre o melhor aerógrafo que o seu dinheiro puder pagar e pratique o máximo com ele.

 

 Vou repetir aqui a minha experiencia, que já contei mais de uma vez. Quando comprei o meu Iwata achei que o certo era só usa-lo para serviços de mais precisão, no geral usava o meu antigo. Só que sempre que pegava o Iwata tinha aquele estranhamento e a coisa não funcionava como eu esperava. Achei até que o aerógrafo não era assim tão bom. Só quando finalmente decidi que devia usar o Iwata para tudo, é que eu pude realmente perceber todas as qualidades dele e ver o tempo que eu tinha perdido.

O que vocês estão falando se chama prática, e é algo que se pega com o tempo, independente da ferramenta.

 

Não adianta comprar uma Ferrari e ser um Rubinho no volante. Todo piloto de corrida começa no Kart, pelo menos onde sei. Ninguém começa correndo na F1 logo de cara.

 

O que eu quero dizer é que um novato pode muito bem começar com um básico, não precisa comprar um aero módafoca logo de cara, mesmo porque as chances de estragá-lo são grandes, uma vez que aeros mais tops são mais delicados e exigem um pouco mais de experiência de uso.

Last edited by Lucas

Amigos, eu uso um torre brasil e um tegore fengda, ambos 0,3 comprados da wk mesmo.... há um tempo já e até que os meus resultados tem me agradado....mandei um pra dar um talento com o carlão e fiquei até com dó de usar...

esses dias recebi meu sotar 2020 ( badger ) não usei ainda só testei....

Achei muito aero pra pouco modelista....

 

abraços

 

Shep

Originally Posted by SHEPARD:

Amigos, eu uso um torre brasil e um tegore fengda, ambos 0,3 comprados da wk mesmo.... há um tempo já e até que os meus resultados tem me agradado....mandei um pra dar um talento com o carlão e fiquei até com dó de usar...

esses dias recebi meu sotar 2020 ( badger ) não usei ainda só testei....

Achei muito aero pra pouco modelista....

 

abraços

 

Shep

Pois é Sheppard, é o que eu sempre digo, a ferramenta não é tudo não. A habilidade do modelista é importante também, não adianta ter um bom aero e não saber usar. Já vi kits muito bem pintados com aeros mais simples, assim como já vi trabalhos nem tão bons pintados com aeros módafoca.

Nem tem como não admirar esses trabalhos do Sheppard, e foram realizados com aeros Xing-Ling!  (Shep vc foi abduzido, certeza rsrsrs)



Last edited by Lucas

Não adianta comprar uma Ferrari e ser um Rubinho no volante. Todo piloto de corrida começa no Kart, pelo menos onde sei. Ninguém começa correndo na F1 logo de cara.

 

 

Acho que a comparação não vale, Aerógrafos são aerógrafos, melhores ou piores são basicamente a mesma coisa.  Não é preciso saber mexer num pior para saber mexer num melhor.

 

Mas concordo que um aerógrafo top tem peças caras e é bom ter algum conhecimento de como montar e desmontar para limpeza e evitar despesas imprevistas.

 

Originally Posted by Lucas:

O que vocês estão falando se chama prática, e é algo que se pega com o tempo, independente da ferramenta.

 

Não adianta comprar uma Ferrari e ser um Rubinho no volante. Todo piloto de corrida começa no Kart, pelo menos onde sei. Ninguém começa correndo na F1 logo de cara.

 

O que eu quero dizer é que um novato pode muito bem começar com um básico, não precisa comprar um aero módafoca logo de cara, mesmo porque as chances de estragá-lo são grandes, uma vez que aeros mais tops são mais delicados e exigem um pouco mais de experiência de uso.

Lucas, não é bem assim. Já que vc falou de F1 e se o Senna tivesse ficado só com a Toleman ? E se já tivesse começado com a McLarem de cara ?

Só para provocar mais polêmica  mas tá na cara que a combinação aero e modelista é o que conta no final...um sem o outro não dá resultado algum.

Originally Posted by TomcatSP:
 tá na cara que a combinação aero e modelista é o que conta no final...um sem o outro não dá resultado algum.

é isso que eu estou dizendo faz tempo rsrsrs

 

Não é a ferramenta quem faz o artista, ela ajuda mas sozinha não é nada.

 

Essa discussão sobre aerógrafos é infinita, aerografia, pintura, envelhecimento, cada um tem uma opinião e a defende não tem jeito.

Mas no fim o o que vale é nunca nos esquecermos que isso tudo é só um hobby e o importante é se divertir, seja com um aero de 100 Reais ou com um de 400 Dólares.

Last edited by Lucas

Acho interessante para quem está começando comprar um aerógrafo mais básico, barato e com um bico maior. No começo fazemos barbáries com o aerógrafo, do tipo colocar tinta com muito pouca diluição, limpar com o thinner errado(a tinta coagula e vira um concreto), aplicar verniz e não limpar direito, e coisas do gênero.

 

Iniciei com um aztek, que foi para o lixo(literalmente), depois passei para um Gatti, que é muito bom, até chegar no evolution e no sotar20/20.

 

O importante é começar a utilizar e aprender, e com o tempo ir atrás de outros melhores.

 

A Scale75 tem uns vídeos muito bons de pintura com aerógrafo:

Aerografo , é  como uma arma para o modelista, melhor atirar com dois e ter mais um de reserva do que ter apenas 1 

 

Eu tenho  3  uso 2 e um bem lacrado na caixa novinho. este ano me deparei com um excelente aerografo  Infinyty, minha próxima compra. e ai dou de presente1. Durante  minha trajetória já presentei 5 amigos modelistas  iniciantes com aerografos ,  de tempo em tempos dou uma recicladas em minhas ferramentas. este ano  em meu atelleir  ira sobrar só os armários vitrines;   Mesas, prateleiras e estande de livros serão   trocados. 

Originally Posted by Amaral:
quote:
Originalmente publicado por jgap:
meu pior erro foi ter comprado esta bosta


Pois eu tenho um igualzinho há 10 anos e eu adoro. Já pintei mais de 50 kits nele. Esse aerógrafo só tem uma manha que só aprendi depois de destruir vários bicos: depois da utilização, guarde o bico em um pote com solvente e deixe lá até a próxima utilização.

O estojo é maneiro. Eu tenho um Gatti , uso há uns dez anos.

Originally Posted by Lucas:
Originally Posted by SHEPARD:

Amigos, eu uso um torre brasil e um tegore fengda, ambos 0,3 comprados da wk mesmo.... há um tempo já e até que os meus resultados tem me agradado....mandei um pra dar um talento com o carlão e fiquei até com dó de usar...

esses dias recebi meu sotar 2020 ( badger ) não usei ainda só testei....

Achei muito aero pra pouco modelista....

 

abraços

 

Shep

Pois é Sheppard, é o que eu sempre digo, a ferramenta não é tudo não. A habilidade do modelista é importante também, não adianta ter um bom aero e não saber usar. Já vi kits muito bem pintados com aeros mais simples, assim como já vi trabalhos nem tão bons pintados com aeros módafoca.

Nem tem como não admirar esses trabalhos do Sheppard, e foram realizados com aeros Xing-Ling!  (Shep vc foi abduzido, certeza rsrsrs)



O Shepard é bem modesto mesmo....muito aero pra pouco modelista....imagina se o cara fosse MUITO MODELISTA...a gente tava ferrado !!

 

Olha o mosquitinho aí em cima....agora.....imagina se o cara fosse MUITO MODELISTA.....minha nossa Senhora do Bom Sprue!

Eu iniciei com um Lince AL-3.  Aerógrafo muito bom. Aguenta muita coisa, faz traços finos (apesar de que traço fino depende da pressão do ar e da diluição da tinta no ponto certo - aerógrafo que faz traço de 1 mm mas que está com a tinta mal diluída-muito grossa- não consegue fazer nada). Quando foi pra comprar outro, eu quis experimentar outra marca, pra não ficar me prendendo muito a esta questão. Então comprei um Sagyma SW-776. Adorei o bichinho. Faz traços BEM finos mesmo e até o momento, estou muito satisfeito.

 

O grande problema (acho que não é bem um problema....o termo correto é...a grande exigência) do aerógrafo é que o seu usuário faça uma limpeza correta SEMPRE depois do uso.

Pintou a cor branca....faça a limpeza com thiner (ou aguarrás ou outro diluente correspondente a tinta que utilizou)....e só então, coloque a outra tinta. 

Usou a outra tinta....FAÇA A LIMPEZA na hora que acabou de usar. Não espere nem um minuto. Seja ligeiro neste aspecto.

Não tenha PREGUIÇA de limpar muito bem seu aerógrafo.

Na hora de comprar diluentes e thiners....compre uma marca boa para pintar...e uma marca ÓTIMA PARA LIMPAR seu aerógrafo.

 

Ele vai durar muito mais, com certeza e você só terá opiniões positivas sobre ele.

 

Sobre aerógrafos, tenho a seguinte opinião, e muito dela é embasada nas opiniões de alguns plastimodelistas veteranos aqui e também na minha própria experiência: um ótimo aerógrafo não faz milagres na mão de um plastimodelista iniciante, mas o auxilia a se tornar (desde que bem orientado, disciplinado e aplicado) um ótimo  plastimodelista também.

Já um aerógrafo "vagabundim" pode fazer muita coisa nas mãos de um ótimo plastimodelista.

Last edited by Fernando - Ribeirão

Com a ajuda dos colegas estou reconstruindo um Sagyma SW770. A razão de tê-lo desmontado foi justamente aprender a limpar a agulha, já que nunca usei um aerógrafo na vida. De qualquer jeito, estou pensando em comprar um outro aerógrafo de ação simples e gastar um pouco mais. Vi um Badger modelo 200, que promete ser bom para pintar detalhes. Este modelo vale a pena para um iniciante? É fácil de tirar a agulha? Obrigado. 

O Badger 200 é na minha opinião um dos melhores aerógrafos de ação simples. Fácil de usar e resistente.

 

 No entanto vale lembra que a Badger tem dois modelos 200. O antigo que é o que eu conheço, tinha pontas intercambiáveis, grossa, média e fina. Com a troca destas pontas se pode fazer desde coberturas grandes, até pequenos detalhes. Existe hoje um outro Badger 200, modelo NH. Ele usa um sistema diferente com uma única ponta e uma agulha de conicidade variável, que em tese permite com um único conjunto fazer desde traços finos até a cobertura de grandes áreas. Acho o sistema antigo melhor, ainda que você tenha de comprar as pontas adicionais separadas. No estilo antigo só é vendido hoje o com alimentação por cima, Badger 200G

 

O antigo

https://sites.google.com/site/...badger-old-style-200

 

O novo

https://sites.google.com/site/...ushtips/badger-200nh

 

O 200G

https://sites.google.com/site/...rushtips/badger-200g

Last edited by Augusto
Originally Posted by rgflores:

Com a ajuda dos colegas estou reconstruindo um Sagyma SW770. A razão de tê-lo desmontado foi justamente aprender a limpar a agulha, já que nunca usei um aerógrafo na vida. De qualquer jeito, estou pensando em comprar um outro aerógrafo de ação simples e gastar um pouco mais. Vi um Badger modelo 200, que promete ser bom para pintar detalhes. Este modelo vale a pena para um iniciante? É fácil de tirar a agulha? Obrigado. 

Eu tenho um 200g para serviços gerais (primer, vernizes...)e ele é excelente, robusto e durável. Ele veio com agulha e bico médios, mas creio que posso colocar o conjunto fine do meu 100g e pintar detalhes, apesar de nunca ter feito isso.

Engraçado como as coisas mudam. Quando eu respondi a este tópico, na página anterior, eu disse que possuía um único xing ling. Pois é... O filho da p... deu pau. Entupiu que nem por decreto divino ele desentope. E olha que ja fiz de tudo. Aerógrafo barato mas não dura nada.

Resultado tive que comprar outro. 

Acabei comprando um IWATA NEO. Não sei se é bom. Alguém conhece/possui? 

Ainda não o recebi, mas espero que seja melhor que estes made in china.

 

Quanto ao Badger 200, onde consigo comprar dele? Cacei em tudo quanto foi lugar e não achei. Ah, só serve no Brasil e de preferencia do modelo velho que o Augusto mostrou.

 

Abraços

Last edited by Deodato
Originally Posted by Deodato:

Engraçado como as coisas mudam. Quando eu respondi a este tópico, na página anterior, eu disse que possuía um único xing ling. Pois é... O filho da p... deu pau. Entupiu que nem por decreto divino ele desentope. E olha que ja fiz de tudo. Aerógrafo barato mas não dura nada.

Resultado tive que comprar outro. 

 

Botou em maquininha de ultrassom? Comprei uma e foi uma ótima aquisição. Limpa os aerografos e os pincéis sem deixar porcaria grudada!

 

Originally Posted by jacavoadora:
Botou em maquininha de ultrassom? Comprei uma e foi uma ótima aquisição. Limpa os aerografos e os pincéis sem deixar porcaria grudada!

 

Vale a pena essa maquininha?

Cumpre o que promete?

 

 

 

[]s!!!

Originally Posted by Deodato:

Quanto ao Badger 200, onde consigo comprar dele? Cacei em tudo quanto foi lugar e não achei. Ah, só serve no Brasil e de preferencia do modelo velho que o Augusto mostrou.

 

Abraços

Olha, no Brasil vc pode ver com a Challenger em Floripa... O Seu Nilton atende muito bem, alguns acessórios eu compro com ele. Meus aeros, quase sempre, compro na Chicago Airbrush.

 

http://www.challengermodelismo.floripa.com.br/

 

Abs!

Originally Posted by МиГ:
Originally Posted by jacavoadora:
Botou em maquininha de ultrassom? Comprei uma e foi uma ótima aquisição. Limpa os aerografos e os pincéis sem deixar porcaria grudada!

 

Vale a pena essa maquininha?

Cumpre o que promete?

 

 

 

[]s!!!

Que maquininha seria essa?

Eu tenho um desses limpadores ultrassônicos, vale cada centavo. Até já indiquei no Blog

Quanto ao aero Sagyma, se a assistência for a mesma do compressor, caia fora porque é furada!  Comprei um compressor desses Sagyma que só me deu dor de cabeça, tanto que de tanta raiva joguei ele no lixo.

Quanto ao IWATA NEO, ele é uma linha menos precisa do IWATA, mas é melhor que muitos chinesinhos por aí.


Last edited by Lucas
Originally Posted by Lucas:

Eu tenho um desses limpadores ultrassônicos, vale cada centavo. Até já indiquei no Blog

Quanto ao aero Sagyma, se a assistência for a mesma do compressor, caia fora porque é furada!  Comprei um compressor desses Sagyma que só me deu dor de cabeça, tanto que de tanta raiva joguei ele no lixo.

Quanto ao IWATA NEO, ele é uma linha menos precisa do IWATA, mas é melhor que muitos chinesinhos por aí.


Buenas!!

 

Lucas e outros amigos, usuários desta banheira de limpeza.

Ficou a questão, o que vcs usam no recipiente para fazer a limpeza dos aeros, água? Outra substância recomendada como no vídeo que postei?

Ou vai depender do tipo de tinta usada durante a pintura?

No aguardo.

 

 

 

[]s!!!

 

 O limpador ultrassônico limpa por agitação molecular do liquido, então o indicado é água. Pode-se misturar na água algum agente de limpeza, mas nunca usar algum produto inflamável, como álcool ou outro tipo de solvente.

Originally Posted by Augusto:

 O limpador ultrassônico limpa por agitação molecular do liquido, então o indicado é água. Pode-se misturar na água algum agente de limpeza, mas nunca usar algum produto inflamável, como álcool ou outro tipo de solvente.

 

Valeu!!!

 

 

 

 

[]s!!!

O Augusto já explicou. O lance é esse mesmo, aliás no manual do meu vem bem expresso pra não usar produtos inflamáveis!

Eu sempre usei água e umas gotinhas de detergente (pra ajudar a quebrar a tensão superficial da água) e sempre limpou muito bem.

Aliás esta é uma ferramenta que uso muito pouco, pois quase nunca desmonto meus aerógrafos pra limpeza, não gosto de ficar desmontando rsrss. Como eu uso somente acrílicas a limpeza é sempre tranquila.

É isso aí.

Sim, eu não questionei a veracidade da informação do Augusto.

Só mostei o vídeo, que é de um curso de manutenção de celulares inclusive, onde o cara pelo jeito é potencialmente piromaniaco...hahahah

O problema é que as pessoas não entendem como funciona o processo e acham que é preciso algum tipo de solvente. Não é um processo químico, é um processo mecânico chamado cavitação. Como disse o Lucas você pode adicionar a água um agente que diminua a tensão superficial, detergentes fazem isso, o que aumenta a eficiência do equipamento.

 

O problema dos líquidos inflamáveis é o risco de algum curto na máquina, principalmente nestas chinesas cujo controle de qualidade é bastante deficiente.

Exatamente Augusto!

Eu recomendo o limpador da Instrutherm, por ser nacional é mais fácil de resolver pequenos problemas.

O meu parou de funcionar mandei pra eles e resolveram rapidinho. Coisa que não conseguiríamos fazer nestes chinesinhos...

  Bom, eu virei um CONSUMISTA de aerógrafos!!!! Depois de ANOS usando meu velho e bom Gatti AG2, comprei 2 "Xing Ling" na E2046. Um não gostei e passei e fiquei com um TG-135 para uso com tintas metálicas. Comprei um Sagyma SW770 com copo grande só para usar verniz (já tive o dissabor de não ter limpado o aerógrafo direito na hora de usar um verniz!!!!!). Comprei um Evolution que fiquei APAIXONADO e agora estou aguardando um Infinity... acho que paro nestes! rsrsrsrs

 

  Ah, comprei também o tal limpador ultrasonico!

 

  Um abraço a todos.

  Claudio Moura

Originally Posted by edufari:

Desmistificando para mim mesmo a ideia de marcas e modelos, comprei outro dia um da marca F&M, nunca ouvi falar, nem mesmo por aqui.

Paguei $100,00 em um shopping popular.

As expectativas não eram altas, mas quando fui testar o bicho, fiquei impressionado com o controle que consegui ao pintar, o bico é de 0,25 mm e o corpo da agulha é fino, o que sugere trabalhar com pressões maiores; apesar disso, operei com pressão baixa e fiquei impressionado com a uniformidade da camada, com a facilidade com que se controla a quantidade de tinta.

Só não testei em uso efetivo, a espessura do traço, mas em testes também é bom.

Claro que por esse preço, não se pode esperar demais; a qualidade do material de que é feito, não é igual a, por exemplo, um Iwata que tenho, o protetor do bico é bem leve para o tamanho da peça, o que sugere um material de menor qualidade.

Mesmo assim para o nível de pinturas que faço, que não é a de artistas cujas imagens vejo por aqui, atende perfeitamente, tendo no final uma excelente relação custo/benefício para o meu caso.

 

 

 

Edu

Oi Edu!

Confirmo tudo que disseste a respeito desta ferramenta.

Veja que interessante: Por não ter cartão internacional, ter medo de efetuar compras no exterior. Acabei consumindo o que o mercado gaúcho oferecia...O modelo é exatamente o mesmo, porém o nome já mudou mais que 'não sei o quê!'...Comprei o 1º com tal nome TORREBRASIL, depois WS e ainda depois STEULA e agora F&M. Bem esta ferramenta é boa e precisa, porém para quem usa as "auto-mortivas", não há milagres, qualquer um destes tem vida curta, aproximadamente 2 a 3 anos, mas é conforme o uso(é claro, daaá.

O que mais pegou para mim foi que: De tanto desmontar e limpar, notei que as peças de latão internas, cursor do gatilho, perdeu alguma espécie de banho, se é que é banhado, pois estava tão gasto que não sei por que cargas d'água, teve efeito contrário e travava no o'ring. Consegui contornar lubrificando com grafiti.

Quem usa tintas não agressivas, eu recomendo.

Abc

Chaves 

Originally Posted by salvato:
Olá pessoal,

Minha modesta contribuição:
Tenho pouca experiência com aerógrafos. Venho de um Aztek A320 ação simples, passei por um Sagyma 440 dupla ação. Ambos não uso mais. Aztek funciona perfeitamente mas está encostado. Sagyma apresentou vários problemas e acabei colocando-o no lixo.

Há mais ou menos um ano adquiri esse da foto abaixo. Um aerógrafo feito em Taiwan, HD-130 0,3mm dupla ação. Se mostrou, durante esse tempo, um bom aerógrafo...bem mais regular do que o Sagyma. Xing-ling mas ótimo custo/benefício!




Uns 3 ou 4 meses atrás comprei um Hansa 381 0,3mm, dupla ação. Ótimo aerógrafo! Muito superior aos "modelos" que tinha tido anteriormente. Super bacana de usar!




Um abraço,

Gustavo

Saudações gurizada!

Fiquei meio temeroso, pois havia acabado de entrar numa fria comprando um aerógrafo nacional.

Puxa vida, porque não soube deste tópico antes???

E que bom que possuímos colegas negociantes...!

Pois, assim que pagar o Salvato pela compra deste H&S 381, vou investir no H&S 281(0,2mm).

Abc

Chaves

Originally Posted by Rato Marczak:
quote:

Eu desmonto e limpo tudo. Nunca tive problema.


Não é questão de ter problemas. Cada vez que vc desmonta, vc provoca micro-amassamentos nos filetes das roscas, assentos, encaixes, etc. Em alguns casos, isto até 'amacia' o aerógrafo, em outros, vai produzindo folgas ou, para os que tem mãos mais pesadas, aumentam micro trincas sempre presentes.
Um aerógrafo com 50 desmontadas nunca - repito NUNCA - tem as mesmas tolerâncias de um novo ou com uma dúzia de desmontadas... O seu pode estar mais limpo, mas é menos novo.

Não há razão para desmontar sempre.

É legal desmontar aerógrafo. É gostoso, é nerd, é passa-tempo, e nos dá uma sensação que está tudo limpo e organizado (até está.

Mas é ruim para o aerógrafo...


Rato Marczak
www.ratomodeling.com

Fala seu Rato!!!

Tchê! Caso tu tivesse um H&S 381, que tipo de lubrificante tu usaria? Ou recomendaria?

Abc

Chaves

Originally Posted by МиГ:

Depois dos argumentos apresentados, nunca mais desmontarei meu aero.

Creio que comparei uma bacia sônica e desmonte se houver necessidade, uma vez por ano e olhe lá

 

 

[]s!!!

Eu sou desdes que nunca desmonta o aero pra limpar, e posso te afirmar nunca tive problemas com isso, mas lógico uso tintas acrílicas que limpam muito mais fácil que tintas automortíferas por exemplo

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