quote:
Originalmente publicado por Staffa:
Votei "outro produto"
O Thinner da própria marca (X20A).
A pintura fica aveludada e não entope (tanto) o aerógrafo.
Vou testar, agora, com o retardador.

eu tb uso este produto...mas as vezes tb uso o thinner tempo 3001 e o resultado e bem melhor...nao fica aveludada
quote:
Originalmente publicado por Augusto:
Supondo que se esta falando das Tamiya acrílicas o melhor mesmo é o diluente deles X-20A. Já vi diluírem com thinner e fica muito bom também, para quem não se incomoda com o cheiro.


voto com o relator....e uso o Tempo 3001,fica muito bom...
agora uma pergunta aos especialistas.Quando eu diluo as hummbrol com aguaraz ou varsol,ela fica bem fosca mesmo,quase aveludada.Caso eu dilua com redutor ela fica mais lisa e acetinada puxando para o fosco...evidentemente e devido ao diluente..mas alguem saberia o porque e qual e em melhor resistencia??
votei outro produto porque só uso o X20A depois que experimentei nunca mais quiz usar outro.
o X20 é pra tintas esmaltes e o X20A para acrílicas.

minha opinião para quem usa thinner automotivo nas Tamyias acrilicas é que estão andando para trás, se não se importam com o cheiro e a toxidez desse produto é preferível usar tintas enamel (esmaltes) tais como Model Master, Humbrol, Floquil etc que tem uma qualidade de acabamento excelentes.

meus dois centavos!

Cheers mates! Captou ???
quote:
o x20A é tão bom assim???


- É o solvente natural das acrílicas Tamiya;
- Cheira pouco;
- Dissolve bem;
- Evita o "blushing" e reduz o fosqueamento, quando se usa álcool isopropílico puro, em certas condições;
- Reduz o entupimento na agulha;

quote:
E pq q tanta gente usa retardador de secagem?


- Reduz o fosqueamento das Tamiyas foscas;
- Reduz o entupimento na agulha;
- Permite aplicar com pressão mais baixa/mais de perto (ou seja, ajuda a fazer manchinhas e desenhos menores à mão livre).

[]´s

X
quote:
É que eu estava confuso. Quando se fala em thinner, eu penso em tinta "óleo" ou sintética, ou coisa parecida.


Thinner é qualquer coisa que afine a tinta para que fique possível de aplicar. Água tb pode ser chamada de thinner (para as Vallejo, por exemplo). Outros nomes comerciais são "Redutor" ou "solvente".

quote:
Na minha vã ignorância eu achava que uma gota de thinner em uma tinta acrílica ela emplastava, azedando igual a leite talhado


Repetindo:

Acrílicas: podem ser solúveis em solvente (automotiva, Tamiya, Gunze, Acrilex tampa verde) ou à base d'água (Vallejo, Humbrol Acrílicas, Model Master Acryl, Acrilex comum, Decorfix);

Esmaltes: podem ser solúveis em solvente (Humbrol, Model Master, Coralit - aguarrás, Varsol, thinner comum) ou base água (que são acrílicas disfarçadas - tipo Revell Acqua);

Duco: solúvel em solvente.

Como estamos no século 21 (e não XXI) e podem dizer que eu sou nazista, que sou ditador, que as coisas não precisam ser feitas de um só jeito, todos estão livres para propor outras soluções mágicas, que não essas.

Mas, como diz o astrônomo Neil deGrasse Tyson: "que bom que a realidade não depende do que você acredita"! Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!

[]´s

X
acho que vou comprar o x20A

gosto muito da tamiya, uso praticamente só ela... mesmo pq soui iniciante, e acho q é uma tinta fácil de usar... todos dizem... eu diluía em alcool iso, mas vendo o X falar é fácil se convencer.

vai ver o jeito q estou dissolvendo minhas tintas está influenciando na minha dor de cabeça em aplicar a brilho fácil para dar acabamento brilhoso... não consigo envernizar de forma alguma. sempre fica poroso... aí da silvering
quote:
não consigo envernizar de forma alguma. sempre fica poroso... aí da silvering

Dica: se não puder aplicar a decal sobre uma superfície brilhante, aplique uma pincelada de Brilho Fácil, com pincel bem macio, onde vai colar a decal.

Deixe secar bem e aplique a decal normalmente. Depois de seco, aplique novamente BF sobre a decal. Depois de bem seco, aplique o verniz semibrilho para uniformizar tudo.

Teste antes num Buster, mas isso funciona para mim.

[]´s

X
quote:
Originalmente publicado por lgalvao22:
acho que vou comprar o x20A

gosto muito da tamiya, uso praticamente só ela... mesmo pq soui iniciante, e acho q é uma tinta fácil de usar... todos dizem... eu diluía em alcool iso, mas vendo o X falar é fácil se convencer.

vai ver o jeito q estou dissolvendo minhas tintas está influenciando na minha dor de cabeça em aplicar a brilho fácil para dar acabamento brilhoso... não consigo envernizar de forma alguma. sempre fica poroso... aí da silvering


Pode comprar sem medo. Eu sempre usei Tamiya. Comecei a montar meus modelos em 2006. O primeiro usei tinta acrílica de artesanado. Não gostei. Usei a Tamiya com álcool isopropílico, ficou muito bom... até usar o diluente x-20A. Fica um espetáculo. O isopropílico deixa uma camada poeirenta na superfície. Passando um papel higiênico resolve, mas o x20-a praticamente elimina esta etapa, além da aderência da tinta ser melhor com ele. Eu tenho o retardador da Tamiya usei com o isopropílico, o efeito é o mesmo que com o x-20a. Para quem está acostumado com isopropílico é bom ir com calma, pois o x-20a demora mais a secar e a chance de a tinta escorrer aumenta. Aconteceu comigo, mas é questão de adaptação.
Meu próximo passo é testar com thinner automotivo, mas aí tenho que comprar máscara e ver se ninguém em casa reclama do cheiro.

Na aplicação de decais, passe um pincel macio com brilho fácil ou bravo flash. O melhor é com Future. Nunca usei, mas todos que usam dizem que é o melhor, nunca ouvi opinião contrária. Antes de envernizar dê uma polida com papel higiênico para retirar algum pó ou irregularidade. Se não der brilho na primeira, o que certamente não acontecerá, passe novamente. O pincel deverá estar molhado mas sem pingar. Não lave o kit com o verniz, vá pincelando sem empoçar. E outra coisa, enquanto a demão de verniz seca, mntenha o kit coberto por uma caixa plástica para não agarrar partículas ou pêlos, senão já era.
Olha, tenho que dar o braço a torcer...

Eu sempre usei Tamiya com thinner, mas depois que usei com X-20A, não quero outra coisa!!!

E digo mais: se eu achasse esse solvente com mais facilidade, só usaria tintas Tamiya.

E o que o Renato falou é verdade, há uma tendência a escorrer, mas eu estou mais acostumado com duco, então, um tempo de adaptação será(ia) necessário. Captou ???

Abs

Wolney

Outros=25, Alcool Iso=21 e todos os outros juntos=15.

Se considerarmos que quem votou em "outros" usa X20 ou X20A, o Thinner Tamiya vence, mas apertado. E realmente é incomparável. Somente discordo do retardante, porque não me adaptei bem com ele. A tinta escorre muito e dá um trabalhão pra corrigir, e gasto de tinta, tempo, chateação...Em modelos maiores com grandes superfícies o retardante deve ajudar realmente.

 

Olá a todos,

 

Tamiya Thinner X-20A!

Simplesmente porque é o produto que reúne a mistura ideal de solventes adequados para a diluição das Acrílicas da Tamiya.

Não faria sentido eu fugir das esmaltes, automortíferas e etc e usar o solvente destas para a diluição daquelas.

 

Forte abraço,

 

Gustavo salvato

Originally Posted by Renato Ferreira:amigo desculpe a pergunta qual verniz vc usa

 

quote:
Originalmente publicado por lgalvao22:
acho que vou comprar o x20A

gosto muito da tamiya, uso praticamente só ela... mesmo pq soui iniciante, e acho q é uma tinta fácil de usar... todos dizem... eu diluía em alcool iso, mas vendo o X falar é fácil se convencer.

vai ver o jeito q estou dissolvendo minhas tintas está influenciando na minha dor de cabeça em aplicar a brilho fácil para dar acabamento brilhoso... não consigo envernizar de forma alguma. sempre fica poroso... aí da silvering


Pode comprar sem medo. Eu sempre usei Tamiya. Comecei a montar meus modelos em 2006. O primeiro usei tinta acrílica de artesanado. Não gostei. Usei a Tamiya com álcool isopropílico, ficou muito bom... até usar o diluente x-20A. Fica um espetáculo. O isopropílico deixa uma camada poeirenta na superfície. Passando um papel higiênico resolve, mas o x20-a praticamente elimina esta etapa, além da aderência da tinta ser melhor com ele. Eu tenho o retardador da Tamiya usei com o isopropílico, o efeito é o mesmo que com o x-20a. Para quem está acostumado com isopropílico é bom ir com calma, pois o x-20a demora mais a secar e a chance de a tinta escorrer aumenta. Aconteceu comigo, mas é questão de adaptação.
Meu próximo passo é testar com thinner automotivo, mas aí tenho que comprar máscara e ver se ninguém em casa reclama do cheiro.

Na aplicação de decais, passe um pincel macio com brilho fácil ou bravo flash. O melhor é com Future. Nunca usei, mas todos que usam dizem que é o melhor, nunca ouvi opinião contrária. Antes de envernizar dê uma polida com papel higiênico para retirar algum pó ou irregularidade. Se não der brilho na primeira, o que certamente não acontecerá, passe novamente. O pincel deverá estar molhado mas sem pingar. Não lave o kit com o verniz, vá pincelando sem empoçar. E outra coisa, enquanto a demão de verniz seca, mntenha o kit coberto por uma caixa plástica para não agarrar partículas ou pêlos, senão já era.

 

Eu diluo com uma mistura de álcool isopropílico/future 50/50. Faço essa mistura e com ela diluo a tinta em uma proporção de 1 parte de tinta para 2 ou 3 de mistura.

 

https://webkits.hoop.la/topic/z...b-tamiya-1-72?page=1

 

Isso quando quero acabamento brilhante. Quando quero acabamento fosco, uso só O isopropílico, mas na mesma proporção, 1 de tinta e 2 ou 3 de álcool isopropílico.

 

Abs

 

 

 

 

Originally Posted by Pierre Baudru:

Conheço modelistas que usam FUTURE pra diluir, eu mesmo nunca fiz isso mas os kits que vi pintados com essa forma de diluicao ficaram otimos !

 

Abs.

Sim!

 

Uso uma mistura, 50% álcool isopropílico + 50% Future. Deixo pronta e diluo a tinta Tamiya com ela, na proporção (aí vai de cada um) de 1:3 ou até 1:4 (gosto de trabalhar com tinta bem rala). 

 

Esse é o efeito logo após aplicar a tinta (aqui diluída uma mistura de tintas Tamiya XF-76+ branco com a mistura álcool + Future):

 

 

Além de quebrar o efeito fosco da tinta Tamiya, minimiza bastante aquele efeito desagradável de escurecer a tinta depois de aplicarmos o verniz por cima.

 

Abs!

 

 

Boa tarde.

Quando iniciei minhas montagens, em meados da década de 1980, usava água da torneira para diluir Tamiya, Pactra e Testors. Mas era de poço, com 12 metros de terra e 80 metros de pedra. Até hoje, é uma água cristalina e leve.

Nunca tive qualquer problema com relação a pintura dos modelos que permanecem até hoje imperturbáveis.

Mas aí parei 20 anos, vendi muitos modelos e retomei no ano passado.

Voltei a usar H2O e continuo sem problemas para pintura com Tamiya e Pactra.

Uso H2O também com Acrilex, mais diluída, é claro.

Passei a usar BF e estou gostando bastante da diluição, cobertura e rendimento, além das vantagens para o aerógrafo, que não fica entupido a qualquer momento.

Tenho muito cuidado com thinner, seja ele qual for, bem como tintas automotivas, pelos problemas advindos do seu uso prolongado.

Abs.

Originally Posted by lgalvão:
o x20A é tão bom assim??? E pq q tanta gente usa retardador de secagem?

pelo que vi sesse post antigo (2001) , tem praticamente 50 e tantos por cento de álcool (que evapora rápido) dái a necessidade de retardante

 

http://www.network54.com/Forum...thinners+question%21

 

"The paper investigation is 99.85% there......from the MSDS information David obtained from Tamiya's agents in Canada. I am hoping David can obtain the addenda sheet to the MSDS that will hopefully specify what the remaining 0.1500% of the formulation is.

My analytical chemist friend needs a phone call put his way...which I am hoping will prompt him to carry out the Gas chomatography mass spectrometry analysis. This hopefully will confirm the formula stated within the MSDS and its addenda sheet.

The current formula, as indicated by the paper investigation, is :-

Water 54.9175%
(Purified water)
Butan-1-ol 19.9700%
(Secondary Butanol)
Propan-1-ol 14.9775%
(Normal propyl alcohol)
3-methyl-3-methoxy butan-1-ol 9.9850%
(3-methyl-3-methoxy butanol)
Additives - unknown 0.1500%
(Maybe several surfactants)
TOTAL 100.000%

I have already obtained 25 Litre drums of the Butan-1-ol, propan-1-ol and 3-methyl-3-methoxy butan-1-ol. I also have access to a supply of purified water (double-distilled water) at my work. I should be able to produce about 125 Litres of the formula in our mixing tanks at work and I have polyethylene bottles, UN packaging and HazMat codes for the components. I will plagerize the Tamiya data sheet and prepare my own, identical in headings and content to Tamiya's.

Just need the additive details now!! I hope David can obtain that Addenda sheet for us!

Regards to all.

Simon Higginbottom"

 

 

Para aqueles que usam o X20A, qual a diluição? A Tamyia recomenda 2 de tinta para 1 do X20A. 

Eu uso Álcool isopropilico, mas numa diluição contraria: 1 de tinta para 2 do álcool e 10% de retardante da tamyia.

Sempre que tento uma maior proporção de tinta o aerografo entope ou preciso de uma presão muito elevada. ( uso  normalmente um aerografo Infinity com pressão de 19 psi/2 bar).

Outra duvida é a seguinte: minhas tintas tamyia tem muitos anos, alguns potes tem mais de 15 anos sem qualquer alteração, mas gostaria de preparar uns frascos com as tintas mais usadas na diluição própria para o aerografo. Minha pergunta é por quanto tempo esta mistura permanecera viável para uso. Será que agüenta alguns meses ou o diluente evapora mesmo num frasco bem lacrado.

Obrigado.

Nunca me preocupei com proporção. Sempre vejo a consistência da tinta e se ela tá no ponto desejado. Pois varia muito de uma tinta pra outra.

Com relação ao aerógrafo entupir...com certeza sua resposta já diz. Algo errado no procedimento de diluição e pressão de trabalho adequado.

Tenho tintas guardadas há bastante tempo e ainda dá para usar de boa. Prefiro preparar a mistura ou diluição no devido tempo quando vou fazer uso delas. Ademais...as outras coisas, como guardar num frasco... penso...pode dar zebra.

Um dia desses comprei alguns vidros de tinta Tamiya novos do tipo 23Ml. Quando chegaram descobri que eram fabricados pela Tamiya América e que eram diluídos em álcool Isopropílico de fábrica, em lugar do X20A. ao perguntar na net a respeito do motivo, alguns amigos americanos me disseram que isso foi feito para diminuir a toxicidade da tinta.

Então, álcool isopropílico passa a ser um diluente natural para as tintas Tamiya.

 

Um abração.

Há, outras... em minha opinião..

Uma gota acrílica + uma gota álcool comum = boa diluição/boa cura

Uma gota acrílica + uma gota  isopropílico = boa diluição/opacidade da cor

Uma gota acrílica + uma gota cera líquida = boa diluição/alteração da cor e cheirinho bom!

Uma gota acrílica + uma gota água torneira = boa diluição/boa cura lenta

Uma gota acrílica + uma gota thinner comum = estranho... coalhou...

Uma gota acrílica + uma gota cera e uma de água = CAOS!!

 

Na enamel, poliéster, laca, DUCO foi bem, como citei, fluido de esqueiro, terebintina, água raz, thinner indicado pelo fabricante ou lazzuril ou anjo (o cheiro e mais fraco e não dá "o barato"...) para mim tudo dá o mesmo resultado...

Essa dica quem me deu foi um basta modelista que eu conheci, ao perguntar para ele com o que ele dilui a às tintas poliéster ele disse pra mim, uso apenas o thinner 454 para poliéster da sherwin Williams , por sinal é só o que eu uso para diluir todas as minhas tintas!
Daí eu disse: - como assim? Inclusive as da timiya?  E ele confirmou. Ou seja, ao invés de ficar gastando uma dinheirama com diluente caro da marca, compre este é vá ser feliz, já usei e recomendo, paguei 13 reais no litro.

Estou tendo um problema com a Olive Drab XF 62 diluída com vidrex.

A aplicação é legal a secagem boa, mas depois qualquer coisinha mancha a tinta, se aplicar um decal e ficar molhado nos lados aparece logo as manchas, até pegando com luva a poxa da tinta fica com marcas.

Ainda bem que será com camo de inverno, os pontos de mancha ficara encobertos, pois caso contrario teria que limpar e pintar novamente.

Este problema só aparece com a XF 62, com outras uso o vidrex e vai normal, talvez seja estoque antigo, e bem antigo não sei.

 

Originally Posted by RUBENS COSTA:

Estou tendo um problema com a Olive Drab XF 62 diluída com vidrex.

A aplicação é legal a secagem boa, mas depois qualquer coisinha mancha a tinta, se aplicar um decal e ficar molhado nos lados aparece logo as manchas, até pegando com luva a poxa da tinta fica com marcas.

Ainda bem que será com camo de inverno, os pontos de mancha ficara encobertos, pois caso contrario teria que limpar e pintar novamente.

Este problema só aparece com a XF 62, com outras uso o vidrex e vai normal, talvez seja estoque antigo, e bem antigo não sei.

 

 

Rubens, não tenho certeza do que vou citar, mas é o que me parece lógico... O diluente que compõem a tinta é que irá "curar" a cera líquida (brilho fácil), então se o diluente da tinta não estiver com todas as suas propriedades químicas originais (vencido...) talvez você não consiga um bom resultado. Compara a cura de uma gota de seu XF62  e uma gota de outra Tamiya que você tem certeza de está novinha... deixa passar 24hs e passa um pedaço de papel sobre elas.

 

 

Boa Tarde

Sempre dilui as tintas tamiya com thinner normal.

Usava na proporção 1 tinta 2 thinner, só a branca que dava trabalho.

 

Faz algum tempo que não estava usando tamiya, mas hoje, ao aerografar um Lancaster, percebi que a tinta estava como se "cuspindo". Tentei tanto afinar como engrossar a mistura, não resolveu. Aumentei e Diminui a pressão do ar e nada.

 

Alguém sabe porque acontece isso e como resolver?

Cara, os melhores resultados que obtive até hoje foi usando Gasolina Podium. Eu já tentei tudo que vocês possam imaginar (até bem pouco tempo atrás a Ypioca Prata era o melhor resultado), mas conversando com um pintor de automóveis ele me deu  essa dica. E realmente a tinta fica muuuito fluída. Nunca pintei tão bem com as Tamiya! O aerógrafo nunca fica entupido. O acabamento é um aveludado maravilhoso! 

Vocês deviam tentar. Mas não vale usar gasolina com alcool não. Tem que ser a Podium, 100% Gasolina.

 

Fravin posted:

Cara, os melhores resultados que obtive até hoje foi usando Gasolina Podium. Eu já tentei tudo que vocês possam imaginar (até bem pouco tempo atrás a Ypioca Prata era o melhor resultado), mas conversando com um pintor de automóveis ele me deu  essa dica. E realmente a tinta fica muuuito fluída. Nunca pintei tão bem com as Tamiya! O aerógrafo nunca fica entupido. O acabamento é um aveludado maravilhoso! 

Vocês deviam tentar. Mas não vale usar gasolina com alcool não. Tem que ser a Podium, 100% Gasolina.

 

Caro frango... você anda bebendo gasolina?

AHAHAHHAAHAHHAAHHAHA

Fravin posted:

Cara, os melhores resultados que obtive até hoje foi usando Gasolina Podium. Eu já tentei tudo que vocês possam imaginar (até bem pouco tempo atrás a Ypioca Prata era o melhor resultado), mas conversando com um pintor de automóveis ele me deu  essa dica. E realmente a tinta fica muuuito fluída. Nunca pintei tão bem com as Tamiya! O aerógrafo nunca fica entupido. O acabamento é um aveludado maravilhoso! 

Vocês deviam tentar. Mas não vale usar gasolina com alcool não. Tem que ser a Podium, 100% Gasolina.

 

Engano seu, gasolina Podium também tem Álcool.

 

Principais características da Gasolina Podium

  • Contém detergentes/dispersantes que mantêm limpo o sistema de combustão, evitando formação de depósitos no motor;
  • Recebe adição de etanol anidro, conforme legislação vigente;
  • É menos poluente, apresentando teor de enxofre = 30 ppm;
  • É levemente alaranjada devido ao corante laranja adicionado ao etanolanidro;
  • Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados

 

 

Alguém já viu este vídeo.

Basicamente o cara fez um fórmula caseira para Thinner acrílico.

Os componentes principais são Álcool Isopropílico, Água e alguns produtos da W&N para melhorar o tempo de secagem e "self-leveling" da tinta.

Alguém sabe onde pode-se encontrar esses produtos da W&N aqui no Brasil? Vale a pena testar.

Valeu pessoal. Encontrei o Flow da W&N mas o outro do tubo amarelinho parece que não tem. Vou comprar o Álcool Isopropílico e somente misturar com água pra ver o resultado. Segundo o vídeo, somente essa mistura já garante um resultado bom. Depois com o tempo vejo a possibilidade de adquirir os outros produtos.

Realmente, faz sentido. A tinta tamiya reage mal com IPA puro, secando antes de atingir o modelo. Com a água na mistura, a tinta deve demorar mais a secar. Como tá difícil encontrar pra vender o X20A aqui no Brasil, vou ver a possibilidade de fazer essa mistura.

Já utilizei thinner para diluir tamiya e gunze. Porém, além de tóxico, as vezes o thinner ataca o plastico de alguns kits, arruinando o acabamento.

X20A é facil achar, porem é caro bagarai, 69,90 250 ml

pelo que entendi o cara usou

1 ml flow improver (90 reais 125 ml)

0.5ml fluid retarder (60 reaIS 120 ml)

40 ml agua

20 ml alcool isopropilico (5 reais o iltro)

comprando duas de improver e 3 de isopropanol para acertar as medidas da para fazer 7,2 litros por cerca de 255 reais

se nao estragar acho que vale...

 

 

anghinoni posted:

X20A é facil achar, porem é caro bagarai, 69,90 250 ml

pelo que entendi o cara usou

1 ml flow improver (90 reais 125 ml)

0.5ml fluid retarder (60 reaIS 120 ml)

40 ml agua

20 ml alcool isopropilico (5 reais o iltro)

comprando duas de improver e 3 de isopropanol para acertar as medidas da para fazer 7,2 litros por cerca de 255 reais

se nao estragar acho que vale...

 

 

Olá anghinoni. Onde se encontra X20A por esse preço aqui no Brasil? Achei o preço aceitável.

anghinoni posted:

X20A é facil achar, porem é caro bagarai, 69,90 250 ml

pelo que entendi o cara usou

1 ml flow improver (90 reais 125 ml)

0.5ml fluid retarder (60 reaIS 120 ml)

40 ml agua

20 ml alcool isopropilico (5 reais o iltro)

comprando duas de improver e 3 de isopropanol para acertar as medidas da para fazer 7,2 litros por cerca de 255 reais

se nao estragar acho que vale...

 

 

Tem um erro nessa fórmula. Não é álcool iso-propílico, e sim álcool propílico, ou vulgarmente propanol.

Eis a fórmula do X20A:

Água purificada(destilada)---------------------- 55%
Secondary Butanol---------------------------------20%
Normal Propyl Alcohol(álcool Propílico)----15%
3-methyl-3-methoxy Butanol-------------------10%

Essa é a fórmula do Lacquer thinner (Gunze):


Chemical Name--------------------------------Content (%)
2-Pentanone, 4-hydroxy-4-methyl-----------5a10           
2-Propanol------------------------------------------20a30
isobutyl alcohol-----------------------------------20a30
2-Pentanone, 4-methyl-------------------------20a30
Ethanol, 2-butoxy----------------------------------5a10

Essas fórmulas saíram dos documentos FISPQ fornecidos pelos fabricantes

Mas dá pra fazer simplificando com :
50% água destilada
35% álcool iso-propílico
10% Butanol
5% Fluidificante (Vidrex)


Sinceramente, eu prefiro continuar a utilizar o álcool comum, direto, quando na falta do X20A ou do lacquer thinner.

 

Um abração.

 

 

 

 

Valeu Paulão! Show de bola essas informações.

Mas, caramba!!! Esse negócio de thinner acrílico parece aula de química.

Já tentei tanta coisa. Mas o melhor acabamento que eu tive com as Tamiya e Gunze foi mesmo com o X20A e o Mr. Color Lacquer Thinner.

Dá pra quebrar o galho com thinner de acabamento. Mas o fedor e o risco de arruinar o plástico do modelo acabam me mantendo longe dele.

Lembro de um Tempest que tava montando, aí fui inventar de diluir Gunze com Thinner Comum 237. O bicho arrepiou na hora. O plástico ficou todo áspero e manchado e não tinha primer ou lixa que resolvesse a parada. Ficou realmente ruim. A partir daí tento manter meus modelos longe de thinner comum.

Já usei água, limpa vidros, veja, álcool comum, thinner 3800, X20A tudo funciona mas o álcool isopropílico acho que é o melhor. Faça um teste: dilua o red brown da tamiya com álcool comum e depois com o isopropílico. Com o comum fica marrom escuro e com o isopropílico fica bem puxado para o vermelho - que é o correto.

STAUFFENBERG posted:

Já usei água, limpa vidros, veja, álcool comum, thinner 3800, X20A tudo funciona mas o álcool isopropílico acho que é o melhor. Faça um teste: dilua o red brown da tamiya com álcool comum e depois com o isopropílico. Com o comum fica marrom escuro e com o isopropílico fica bem puxado para o vermelho - que é o correto.

comigo e com outros modelistas, a percepçao é que o alcool branqueia a tinta Tamiya e Gunze, por isso esse teste que voce fez ficou puxado para o vermelho 

faz com cores primarias, preto, verde, azul, vermelho com alcool da pra ver que branqueia a tinta

quando se trata de tinta cada um faz de um jeito que se adaptou melhor e alem disso a percepcao de cores é subjetiva, ai dá muita discussao eheh

o melhor diluente que usei com elas é o thinner 454 e o thinner 2900 anjo ecoeficiente, os dois sao otimos, mas o 454 deixa mais brilhante e o 2900 acetinado...
para pintar transparencias o lacquer thinner da tamiya

 Vazquez posted:

Cambada, seguinte:
Thinner Acrilex. Melhor diluente que vi até agora pras Tamiya (excluindo-se, obviamente, o thinner da própria Tamiya). Toda santa vez que usei, a tinta saiu lisinha, sem esbranquiçar, sem encrencar no aerógrafo.
Pelo menos pra mim foi a solução perfeita.

é acrílico?

Marcio Bernardi posted:
 Vazquez posted:

Cambada, seguinte:
Thinner Acrilex. Melhor diluente que vi até agora pras Tamiya (excluindo-se, obviamente, o thinner da própria Tamiya). Toda santa vez que usei, a tinta saiu lisinha, sem esbranquiçar, sem encrencar no aerógrafo.
Pelo menos pra mim foi a solução perfeita.

é acrílico?

deve ser, tem o solvente e o thinner (que traduzindo é solvente eheh)
acho que o solvente é para os esmaltes e o thinner para os acrilicos. Acho... porque a descricao nao é clara do que se trata.

Esses médium são pra acrílicas puras... São a base de glicerina se não me engano. Nunca testei porque pra gunze é tamiya tem o laca flow/retardador de secagem automotivo, este eu já usei e fica uma beleza. É barato... Se não me engano uns 20 reais a lata de 900 ml que vai durar três encarnações... Coloca 5%

anghinoni posted:

Esses médium são pra acrílicas puras... São a base de glicerina se não me engano. Nunca testei porque pra gunze é tamiya tem o laca flow/retardador de secagem automotivo, este eu já usei e fica uma beleza. É barato... Se não me engano uns 20 reais a lata de 900 ml que vai durar três encarnações... Coloca 5%

interessante

você esta usando o que? o da tamiya?

Marcio Bernardi posted:
anghinoni posted:

Esses médium são pra acrílicas puras... São a base de glicerina se não me engano. Nunca testei porque pra gunze é tamiya tem o laca flow/retardador de secagem automotivo, este eu já usei e fica uma beleza. É barato... Se não me engano uns 20 reais a lata de 900 ml que vai durar três encarnações... Coloca 5%

interessante

você esta usando o que? o da tamiya?

Um automotivo... Lazzuril 451.

anghinoni posted:
Marcio Bernardi posted:
anghinoni posted:

Esses médium são pra acrílicas puras... São a base de glicerina se não me engano. Nunca testei porque pra gunze é tamiya tem o laca flow/retardador de secagem automotivo, este eu já usei e fica uma beleza. É barato... Se não me engano uns 20 reais a lata de 900 ml que vai durar três encarnações... Coloca 5%

interessante

você esta usando o que? o da tamiya?

Um automotivo... Lazzuril 451.

valeu obrigado 

Marcio Bernardi posted:

desenterrando o tópico para perguntar uma coisa, alguém ja usou aqueles medium acrílico da acrilex ou corfix com gunze ou tamiya acrlica? a diferença de preço é tentadora. 

Marcio, bom dia.

Todas as minhas montagens tem Tamiya, Vallejo e AK juntamente com Acrilex e, em número menor de vezes, Corfix.

Nesse Tiger I abaixo, há Acrilex, Tamiya, Vallejo e AK, além de pigmentos da Parabellum, aqui do site e tintas óleo da W&N

A mesma linha de tintas foi utilizada nesse Sd.kfz 7/2, inclusive, com a arma sendo pintada com uma tinta Gun Metal caseira (Acrilex)

Jamais experimentei qualquer problema nessa mistura de marcas. Inclusive, sou um adepto incondicional das Acrilex, principalmente pela quantidade de tinta por pote e, claro, pela diferença brutal de preço, com resultados praticamente iguais.

 

O meu uso da Acrilex passa por diluição prévia, até ficar na consistência de leite, coagem e estocagem em vidro limpo e bem lacrado. Quando vou usar no aerógrafo, misturo bem e aplico. Ou seja, muitas vezes, duplico o pote, obtendo algo ao redor de 60ml de tinta, diluída, coada e lacrada, por meros R$6,00 o pote! Quando vemos um vidro de 10ml Tamiya saindo por R$10,00, o mínimo que o plastimodelista tem que fazer é experimentar a Acrilex.

Essa semana mesma, comprei 7 potes de 37ml de tinta Acrilex e não chegou a R$40,00.

Agora Militaria tem uma vantagem: quaisquer dificuldades que houver na pintura, bota a conta nas costas do uso do veículo em ambientes diferentes e hostis, o que gera desgastes extremos muitas vezes, e o a porcaria acaba até dando um resultado muito bom no modelo.

Em Aviação, em que o desgaste de combate é mais limitado, a margem de segurança no uso de Acrilex fica mais estreita e a minha recomendação seria fazer experimentos, como os que tenho feito há alguns anos.

Os resultados que tenho obtido são animadores pois acabei descobrindo algumas tonalidades de tintas que uso praticamente a toda hora, como o ferro ferruginoso que criei a partir de uma observação da parte inferior dos vagões da Trensurb e que aplico em chassis, suspensões e, agora, em grades de muros em dioramas.

Ps.: veja as possibilidades de diluição no link abaixo. Eu uso muito.

https://www.spruemaster.com/20...-referencia-acrilex/

Abs e espero ter ajudado.

artemius111 posted:
Marcio Bernardi posted:

desenterrando o tópico para perguntar uma coisa, alguém ja usou aqueles medium acrílico da acrilex ou corfix com gunze ou tamiya acrlica? a diferença de preço é tentadora. 

Marcio, bom dia.

Todas as minhas montagens tem Tamiya, Vallejo e AK juntamente com Acrilex e, em número menor de vezes, Corfix.

Nesse Tiger I abaixo, há Acrilex, Tamiya, Vallejo e AK, além de pigmentos da Parabellum, aqui do site e tintas óleo da W&N

A mesma linha de tintas foi utilizada nesse Sd.kfz 7/2, inclusive, com a arma sendo pintada com uma tinta Gun Metal caseira (Acrilex)

Jamais experimentei qualquer problema nessa mistura de marcas. Inclusive, sou um adepto incondicional das Acrilex, principalmente pela quantidade de tinta por pote e, claro, pela diferença brutal de preço, com resultados praticamente iguais.

 

O meu uso da Acrilex passa por diluição prévia, até ficar na consistência de leite, coagem e estocagem em vidro limpo e bem lacrado. Quando vou usar no aerógrafo, misturo bem e aplico. Ou seja, muitas vezes, duplico o pote, obtendo algo ao redor de 60ml de tinta, diluída, coada e lacrada, por meros R$6,00 o pote! Quando vemos um vidro de 10ml Tamiya saindo por R$10,00, o mínimo que o plastimodelista tem que fazer é experimentar a Acrilex.

Essa semana mesma, comprei 7 potes de 37ml de tinta Acrilex e não chegou a R$40,00.

Agora Militaria tem uma vantagem: quaisquer dificuldades que houver na pintura, bota a conta nas costas do uso do veículo em ambientes diferentes e hostis, o que gera desgastes extremos muitas vezes, e o a porcaria acaba até dando um resultado muito bom no modelo.

Em Aviação, em que o desgaste de combate é mais limitado, a margem de segurança no uso de Acrilex fica mais estreita e a minha recomendação seria fazer experimentos, como os que tenho feito há alguns anos.

Os resultados que tenho obtido são animadores pois acabei descobrindo algumas tonalidades de tintas que uso praticamente a toda hora, como o ferro ferruginoso que criei a partir de uma observação da parte inferior dos vagões da Trensurb e que aplico em chassis, suspensões e, agora, em grades de muros em dioramas.

Ps.: veja as possibilidades de diluição no link abaixo. Eu uso muito.

https://www.spruemaster.com/20...-referencia-acrilex/

Abs e espero ter ajudado.

valeu artemius mas na verdade o que estou procurando saber é se o retardador da acrilex/corfix serve nas tamiya/gunze acrilicas.

quanto ao uso das acrilex (tinta), para mim é o mesmo caso das acrílicas tamiya (gunze), eu não me acerto com elas, usava humbrol enamle e depois passei para a gunze laca e estou a anos com ela, me sinto confortável. 

anghinoni posted:
Marcio Bernardi posted:
anghinoni posted:

Esses médium são pra acrílicas puras... São a base de glicerina se não me engano. Nunca testei porque pra gunze é tamiya tem o laca flow/retardador de secagem automotivo, este eu já usei e fica uma beleza. É barato... Se não me engano uns 20 reais a lata de 900 ml que vai durar três encarnações... Coloca 5%

interessante

você esta usando o que? o da tamiya?

Um automotivo... Lazzuril 451.

Mais uma boa dica! Obrigado.

 

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