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Dia do recheque MNTE ("Monomotor-Terrestre")!

Cheguei cedo no aeroclube! O voo estava marcado para as 8 da manhã. Saí de casa as 6:40, e cheguei em 35 minutos. Se eu deixo para sair 7:00 levo mais de hora p'ra chegar! Então melhor acordar um pouco mais cedo...

Esperei um pouquinho, logo abriram a secretaria, e chegou o checador.

Conversamos um pouco, ele colocou o "slot" para decolarmos as 8:50HS, local. Já viram aeroclube onde precisa de slot p'ra decolar? Não? Nem eu. Começou tem pouco tempo lá em Jacaré... Que luxo, quem vê até pensa!

No briefing ele já deixou bem claro que não seria um recheque normal:

"Mano, que você sabe voar é óbvio. Só vou ver como você está com esse avião e com os procedimentos VFR em Jacarepaguá. Imagina se eu vou te pedir p'ra fazer fonia...".

E largou uma risada.

Já fiquei mais tranquilo! Se o checador resolve surubar um cara com muitas horas de jato e poucas horas no mono, consegue te derrubar facinho, mas o cara mostrou ser legal e bastante pé no chão quanto ao que eu estava fazendo ali.

Desde que voltei ao aeroclube sempre fiz questão de deixar bem claro o respeito que tenho pela "molecada" que trabalha lá, e que o fato de saber a sequência de botões a apertar p'ra levar um Airbus de um aeroporto a outro não me faz mais aviador que ninguém ali.

Trato a todos por "comandante" ou até por "mestre". Aliás não só os instrutores como também os alunos - acaba-se por encontrar camaradas de outras épocas, como dois colegas da Webjet que estão voltando para o Aeroclube p'ra voltar a dar instrução... tempos bicudos.

Enfim, com o horário do slot chegando, preparo o avião, dreno o combustível, e vamo'simbora.

Opa! Peraí! Um T-23 bloqueia a nossa saída do pátio do hangar.

Paciência: é um colega que está fazendo sua primeira navegação solo, e comento com o checador que a última coisa que eu quero é dar a impressão que eu estou pressionando o cara p'ra sair logo. Esperamos calmamente até ele acionar e iniciar o táxi p'ra iniciar nossa sequência de partida.

Partida normal, iniciamos o táxi, chegamos ao ponto de espera como número 3 para decolagem.

Nos cheques pré-decolagem, quase faço vergonha: ao testar a mistura do combustível quase cortei a p*rra do motor p'ra valer!

Meu, eu ia ficar com MUITA - maiúsculas e negrito, por favor: MUITA MUITA MUITA MUITA - cara de bunda se desse esse mole. Foi por pouco, mas valeu mais uma gargalhada na cabine.

Beleza, alinhamos e decolamos. A medida que fui subindo, explicava ao checador o que eu estava fazendo: saindo do circuito, curvas para avistar quaisquer tráfegos, desvio de pássaros - aliás, muitos pássaros! - etc...

Nivelados a 2 mil, o checador começa a pilhar o controlador para deixar a gente fazer pelo menos uns dois toques e arremetidas em Jacaré - terminantemente proibido ultimamente, mas em se tratando de cheque ANAC, conseguimos um "encaixe".

Voltamos rapidinho para o circuito de tráfego para não abusar da paciência do controlador, o primeiro "quique" foi legal. Arredondei um pouco alto (Ei! Desculpa lá! Eu voo Airbus, lembra?!?!), mas deu p'ra corrigir.

No través da cabeceira para o segundo pouso, o checador olha p'ra mim, dá uma risadinha marota, puxa a manete de potência p'ra trás e pronuncia a palavrinha mágica... "pane".

Dá teu jeito, mano!

Bem, estávamos no través da cabeceira, logo, escolher um lugar para pousar não era necessariamente uma preocupação. Então cravei 70 milhas na velocidade (ideal de planeio), compensei o profundor, e brifei a tentativa de partida do motor.

Como "não conseguimos", cantarolei a sequência de corte e preparação para o pouso de emergência sem perder o controle de nossa posição em relação a pista - lembrem-se: aqui eu não poderia mais mexer na manete! Estamos em pane simulada!

Lembrei bem da necessidade de deixarmos a chave elétrica ligada para arriarmos os flaps na final, e depois desligar tudo, destravando as portas.

Eba! Elogios do checador! Pois é, agora só falta pousar... Detalhe pequeno.

Pousaço! Maravilha, matei a pane e quiquei para o pouso final - não dava p'ra ficar neurando o controlador muito mais tempo, já tinha um Seneca no circuito e uns 3 helicópteros querendo decolar!

Por conta do Seneca, alongamos a perna do vento e acabei ficando um pouco baixo, nada que um pouquinho de motor não resolvesse.

Com os flaps em 30, vim escorando o motor e fizemos um lindo pouso curto. Livramos na taxiway "C" e voltamos para o hangar.

Pronto. "Porte de arma" renovado.

Agora só falta a burocracia da ANAC para darmos andamento ao processo de liberação da licença provisória e posso fazer voos como Piloto em Comando novamente.

13 horinhas em comando, e a brincadeira acaba.

Esse negócio de ir e voltar para o aeroclube nas minhas míseras 8 folgas está me cansando um bocado, vou precisar de férias depois dessa história!!!

Próximo voo marcado para sábado a tarde e depois domingo de manhã. Serão voos meramente recreativos, portanto devo aproveitar para tirar fotos, ficando boas eu posto aqui!

Abrasssssssssss

Eduardo
Original Post

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quote:
Originalmente publicado por Guick:
Hihihihi, show! Eu essa semana faço o caminho inverso, primeira hora de comando em Cheyenne, hehehe



IH CARACA! Ó O MOLEQUE, VÉIO!!!

Maneiro !!!!

LEGAL, PARABÉNS!!! METE ESSAS HORAS EM COMANDO AÍ! OLHA A FALTA QUE ELAS ESTÃO ME FAZENDO!

Legal !!!
Parabéns pros dois (Carioca e Guick!)

Continuo aceitando algumas horinhas. Se alguém quiser doar, eu passo meu código ANAC!rs Bricandeira, hora BIC não vale pra nada, já que eu tô parando no PP mesmo. Quero mesmo é que meu avião volte logo pra eu acabar minhas horas.
O Carioca...

Então tu passa direto "sobre a minha cabeça"...

Estou bem embaixo do "novo" traçado para pouso em Jacarepagua, este que contorna Igreja da Pena...

Aliás ao trafego de helicopteros de grande porte e jatos executivos aumentou consideravelmente...

Abraço,

JR
Carioca, to meio afastado do forum e meio por fora das novidades. Vc ta rechecando pra poder ser promovido na Avianca??
Eu ouvi muito isso quando eu estava pra ser promovido aqui na GOL, mas fui promovido normalmente mesmo tendo voado como copiloto de Seneca, King e Cheyenne praticamente toda a carreira. Nao tinha tb o PLA checado e a carteira saiu em 3 dias na época...
Oi Domingues!

É, faltam poucas horas p'ras marcas e o simulador será em Novembro.

A idéia é avisar a chefia para fazer um voo de avaliação ainda em outubro e em novembro já fazer o simulador na esquerda, naturalmente que dependendo de oportunidade e eu fazendo voos de avaliação decentes.
Legal !!!

Acho que você deve ter sido promovido antes da mudança dos requisitos de experiência do RBHA, não?

Era da época que o pessoal contava hora de copiloto em jato pela metade?

Depois a ANAC mudou a regra, mas devem ter traduzido o FAR igual a cara deles, porque agora a hora de copiloto de jato conta como inteira, mas em compensação é praticamente impossível checar PLA fora de empresa aérea.

Eles querem um mínimo de 100 horas em comando - o que eu estou terminando no aeroclube - mais 150 horas de comando sob supervisão - a instrução em rota para elevação de nível.

OU...

500 horas de piloto em comando sob supervisão. Porra, onde é que alguém vai fazer 500 horas de comando sob supervisão?!?!?!!?

Isso é impossível, o que eu poderia fazer é depois de completar as 100 horas fazer mais 150 por conta e lançar como sob supervisão, mas... pagar mais 150 horas no aeroclube?

Não rola...

Os processos não tem muita lógica: tive colegas que o PLA apareceu rapidinho no sistema, outros demoraram horrores.

Tivemos um caso de um colega que chegou a ser checado e quando o processo foi para análise... a ANAC tinha perdido o registro da prova de PLA dele. Teve que fazer o teórico de novo, mas foi uma lenha danada p'ra colocar tudo nos eixos.

Comigo, não posso reclamar. A parte da burocracia andou rápido até aqui, vamos ver com as declarações de horas que eu vou precisar mês que vem e se o processo vai andar bem.

Abraço
Eduardo
Galera, as coisas tão ficando muito burocráticas aí nas terras tupiniquins.....

Aqui na cia nós normalmente voamos como PIC (as cias e cmdtes brasileiros não fazem assim?), por isso talvez tudo fique muito mais fácil na revalidação e na promoção. Tenho hoje cerca de 2/3 de minhas horas como PIC, apesar de ainda estar como F/O. É uma norma da cia que os F/O´s voem em comando, para que o procedimento seja rápido e muito mais barato.

Fácil para todos!!!

Abraço

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