Que bom... Quem sabe algum dia teremos uns A-10 Thunderbolt II por aqui...
Caramba.. para quê isso... Dividir um bolo tão pequeno... Isso é ilusão...
Helicópteros sim, mas asa fixa... acho besteira...Deixa para os especialistas !!!
Como dizia um velho ditado (não sei quem foi que disse, mas que disse disse):
O Brasil é o melhor em aviação de transporte aéreo, mas o pior em aviação de combate !!! Antes que me interpretem mal.. essa afirmação foi em relação às aeronaves...E também não me perguntem onde lí, não me lembro.
Quem opera os C-117 Globemaster, C-5 Galaxy, V-22 etc: ARMY ou USAF ???? Quais aviões são operados pelo exército americano ???
Há muitos anos atrás o EB operou Bandecos que eram da FAB.A operação desse (ou desses,não lembro a quantidade),era somente para as missões do EB.toda arma precisa de aeronaves de transporte para funções específicas daquela arma,sem precisar ficar dependendo da FA para suas necessidades.Acho perfeitamente normal,e muitos exércitos tem seus própios meios de transporte e/ou ligação! KC-390, pessoalmente duvido.Mas algo como caravans e C212s,e afins acharia perfeitamente normal.
penso que hoje, tendo de atender a TODA A DEMANDA por Transporte militar, a FAB acaba dispensando grande esforço e recursos em meios de transporte.
Obviamente o transporte ESTRATÉGICO de longo alcance e em larga escala deve permanecer a cargo da FAB mas, meios de pequeno e médio porte, para missões mais "corriqueiras" devem sim ser de responsabilidade de cada força militar.
Não vejo problema em EB e MB operarem algumas aeronaves do porte máximo de um C.105 amazonas, por exemplo, o que no caso do EB permitiria adestrar seus PQDs e prestar apoio logistico a suas unidades mais distantes sem depender de vôos do CAN ou requisitar aeronaves especificas da FAB.
Se formos ver a nivel de FFAA estadunidense, a USN e mesmo USMC opera uma frota com diversos transportes do porte dos Hercules e no caso do US Army, contam inclusive com aeronaves de inteligência eletrônica (lembro que em dado momento operavam ou ainda operam da BeechCraft).
Certamente aeronaves de ataque devem ficar a cargo da FAB, vejam o caso do A.10 que embora devesse operar em conjunto com forças terrestres, era operado pela USAF!
Em sintese: penso que se o transporte a nivel tático fosse repassado para o EB e MB, a FAB poderia alocar maior recurso para unidades de defesa aérea e caça!
Ponto bem definido poderiamos ter mais recursos a função primaria da FAB garantir nossa defesa e não transporte de sacos de fertilizantes para jogos da copa das confederações!!!!!
When you block a person, they can no longer invite you to a private message or post to your profile wall. Replies and comments they make will be collapsed/hidden by default. Finally, you'll never receive email notifications about content they create or likes they designate for your content.
Note: if you proceed, you will no longer be following .