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IMPRESSIONANTE !!!!!!

Pra colocar esta criatura dentro do museu da TAM, metade tem de sair. Não sei ler russo mas parece que é uma versão inicial do Ekranoplan. Fantástico e fotos super bem feitas e detalhadas.

http://www.youtube.com/watch?v=WlEt0bCeTy8&hd=1

Um filme do Ekranoplan.

Abraço a todos
Jose Reinaldo
O que eu nunca entendi, desde que vi um documentário sobre os ekranoplanos em 2000 é porque não há exploração civil do conceito. Imaginem um ekranoplano Rio-Niterói, Rio-Santos ou Brasil-Europa.
quote:
Originalmente publicado por Rogerio77:
O que eu nunca entendi, desde que vi um documentário sobre os ekranoplanos em 2000 é porque não há exploração civil do conceito. Imaginem um ekranoplano Rio-Niterói, Rio-Santos ou Brasil-Europa.


É mesmo.
quote:
Pra colocar esta criatura dentro do museu da TAM, metade tem de sair.


Concordo plenamente, achar um lugar para esse monstrengo é um problema bem equivalente. Nem na Rússia acharam um lugar, o bicho está no tempo. Mas que é impressionante, isso é.

Abraços
quote:
Originalmente publicado por Rogerio77:
O que eu nunca entendi, desde que vi um documentário sobre os ekranoplanos em 2000 é porque não há exploração civil do conceito. Imaginem um ekranoplano Rio-Niterói, Rio-Santos ou Brasil-Europa.


Tem sim:

http://www.youtube.com/watch?v=WhfdKlIQRdI

http://www.youtube.com/watch?v=-wmyrlZttHU

http://www.youtube.com/watch?v=Q9gAymroXKs

http://www.youtube.com/watch?v=Rw69O_AQU1A



O problema é que o veículo com efeito solo (ground effect vehicle) é muito menos eficiente que o "hydrofoil" ou o "hovercraft", então, não é mais explorado, mas continuam estudos.
quote:
Originalmente publicado por FІЯЭFФЖ:
O problema é que o veículo com efeito solo (ground effect vehicle) é muito menos eficiente que o "hydrofoil" ou o "hovercraft", então, não é mais explorado, mas continuam estudos.

Ôpa, agora sim um motivo real. Valeu Fire.
Existem versões menores para uso particular. Um bichão desses pra uso comercial e valer a pena nesse sentido teria que ser muito grande e o custo operacional não permitiria o uso em trajetos pequenos com Rio-Niterói. Seria mais interessante em rotas como Belém-Manaus.

Mas como é uma nave muito rápida e pouco manobrável, acabaria representando um perigo real para barcos convencionais, o que exigiria uma espécie de "corredor" de tráfego. Se se isso já é um problema em estradas e avenidas, onde os trajetos podem ser demarcados com faixas pintadas no chão, imaginem em rios!

Para trajetos costeiros ele ficaria sujeito a mudanças do tempo, ficando sem circular em dias de ressaca e mar revolto. Não daria certo.

Acho incrível que algumas décadas atrás,só podíamos ver tais monstros através de fotos em preto e branco desfocadas e desenhos especulativos.

Hoje temos o privilégio de ver tais máquinas como realmente são.

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