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1/350 "A 86" German Coastal Operating Torpedo Boat Type A/III Class, 1916:










Torpedo boats were used for many tasks during World War I. This torpedo boat belongs to the one of the largest production batches, type "A/III", with small changes in individual vessels. The "A 86" Torpedo Boat was built in "Vulcan" Shipyard in Stettin (now Szczecin in Poland). "A 86" was launched in March 1918. When fully equipped, the torpedo boat was deployed to the North Sa where she joined an escort group. At the end of World War I, boat was categorized as French war booty.

Historical outline
Torpedo boats were used for many tasks during World War I. Their versatility allowed them to cooperate with minesweepers when laying mine fields during fast raids and to protect small groups of ships or even to escort merchant ships. During WWI the Imperial German Navy, Kaiserliche Marine, included torpedo boats built according to similar projects. This enabled construction of ships in a very short time with high unification of components. This torpedo boat belongs to the one of the largest production batches, type "A/III", with small changes in individual vessels.

The "Kaisermarine" series torpedo Type "A" with a displacement of 150 tons has started to build in January 1915 in Hamburg. However, with the outbreak of the war the design assumptions have changed their bodies became more rapid and strong armed. The project series A / III of 1916 has been displacement of 350 tons and speed 27 - 29 knots and armed with two guns and rotary torpedo launcher. At the same time the ships were prepared to mine laying sea mines. Ships have been classified as a "torpedo coastal defense". Most of them were built in "Vulcan" Shipyard in Stettin (now Szczecin in Poland) and "Schichau" Elbing (now Elbląg in Poland) and their activity was directed to the north - eastern regions of the Baltic Sea. Our ship at the end of the First World War he was sent to the Base at Rosyth. Then directed to the Navy in 1920, France was the scrapped. She was different from the serial units and equipment masts the height of battle

General Characteristics – Specifications:
The ship production number "535" build in the yard “Vulcan” - WerkeAG in Szczecin, 1917.
Keel was founded: 05.02.1918
Launched: 16/03/1918
Length: 60.3 m
Width: 6.3 m
Draught: 2.3 m
Displacement: 330 tons - standard
Drive: 2 boilers and 2 turbines with the power of 5750 hp. 2 screws
Speed: 26.6 knots
Range: 800 nautical miles at a speed of 20 knots
Fuel supply 90 tons of fuel oil

Armament:
2 guns caliber 88mm (L/30 caliber)
1 torpedo tube caliber 450 mm
20 sea mines
Crew: 2 officers, 48 petty officers and seamen
4 40 mm Bofors AA guns (2xII)
4 20 mm Oerlikon AA guns (4xI)
4 Vickers depth charge launchers
Original Post

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Rogério,

A Podhalanin é a antiga A-80 da Kaiserlich Marine que foi reaproveitada pelos poloneses após a WWI.

Eu já tinha feito alguns comentários sobre esses lançamentos aqui: http://webkits.infopop.cc/eve/...9603841/m/5627010373

Os dois kits são basicamente os mesmos, eventualmente com algumas pequenas diferenças no armamento e/ou na superestrutura:



No catálogo da Mirage estão previstas para breve a A-80, que é a própria Podhalanin durante a WWI e a ORP Krakowiak que é outra Torpedobbot reaproveitada pelos poloneses:



Eu já estou com uma Podhalanin chegando da Polônia, provavelmente no início de Julho e assim que a A-86 estiver disponível nas lojas devo pedir uma para fazer junto com o Markgraf da ICM.

Abs,

Ricardo
quote:
Originalmente publicado por pederoda:
Destroieres da primeira guerra são muito raros.
Esse lançamento é muito bem vindo! Captou ???


Torpedoboots não são Destroyers (Zerstöres), são uma outra categoria de navios mais próximos aos Caça Minas. A própria Mirage já tinha alguns da WWI na 1/400:



Da WWII eu só conheço o Torpedoboot da Heller 1/400.

quote:
Originalmente publicado por Edson-BSB:
Se alguém tiver interesse em trazer um na 1/350 para vender, eu fico com um da versão alemã. Abraço.


Por enquanto as lojas na Polonia só tem o Podhalanin disponível. Me parece que a Mirage anunciou o A-86 sem ter entregue ainda nas lojas. Aconteceu algo parecido quando lançaram a Anchusa e a Zinnia e levou quase um mês de espera para me mandarem a Zinnia.

Abs,

Ricardo
quote:
Originalmente publicado por VelhoMarluf:
Se bem entendi, esses barcos também funcionavam como lança-minas?


Quando eu os comparei aos caça minas eu estava me referindo ao tamanho deles que eram bem menores que o dos destroyers contemporâneos.

Na verdade os torpedoboots ou torpedoboats era barcos torpedeiros para defesa costeira contra navios de maior porte. A idéia é que eles atacassem em bandos os navios maiores disparando os seus torpedos. Os destroyers ou contratorpedeiros surgiram justamente como uma forma de defesa contra os torpedeiros. Porém com a evolução das duas categorias, os destroyers se tornaram maiores para poder acompanhar os navios de grande porte em mar aberto e os torpedeiros permaneceram navios pequenos de defesa costeira. Com a evolução do seu desenho, os torpedoboots se transformaram nas corvetas no pós guerra.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Barco_torpedeiro

Durante a WWII os torpedoboots eram usados também para escolta de outros navios, inclusive destroyeres e lança-minas. Me parece que alguns também foram usados para resgatar tripulantes da Luftwaffe abatidos sobre o Canal da Mancha.
quote:
Durante a WWII os torpedoboots eram usados também para escolta de outros navios, inclusive destroyeres e lança-minas. Me parece que alguns também foram usados para resgatar tripulantes da Luftwaffe abatidos sobre o Canal da Mancha.


Valeu Ricardo, Legal !!!
Abração e bom final de semana...
VelhoMarluf
Me corrijam se eu estiver errado, mas lemvro de ter lido em algum lugar, que o Brasil chegou a ter um desses, logo depois da WWI.

Alguém sabe dizer se isso é verdade? E se for, qual era o número ou nome da criança?
quote:
Originalmente publicado por José Luiz Vieira:
Me corrijam se eu estiver errado, mas lemvro de ter lido em algum lugar, que o Brasil chegou a ter um desses, logo depois da WWI.

Alguém sabe dizer se isso é verdade? E se for, qual era o número ou nome da criança?


Aparentemente os A 65, A 74, A 78, A81, A 89 e A 92 foram destinados ao Brasil, mas tenho a impressão que nem chegaram a vir até aqui, pois foram desmantelados em 1922 na Inglaterra:

http://www.german-navy.de/hoch...ts/tb1916/ships.html
quote:
Originalmente publicado por Edson-BSB:
Coisas do Tratado de Versalhes.

Gostaria de saber é se o Brasil foi ressarcido pela Inglaterra?


Talvez a questão tenha sido outra, é possível que custo para trazê-los para o Brasil não compensasse. Lembrem-se de que esses eram barcos costeiros pequenos, não preparados para atravessar o Atlântico.
Será que o Brasil não tenha pensado no custo de trazê-los e nos problemas a se enfrentar com a travessia do Atlântico antes de comprá-los?

Ou será que foram simplesmente confiscados e desmanchados pela Inglaterra?

Pode ser até que o Brasil não tenha pago por eles...

Não sei.
quote:
Será que o Brasil não tenha pensado no custo de trazê-los e nos problemas a se enfrentar com a travessia do Atlântico antes de comprá-los?


Não houve compra. Depois da I Guerra, o material bélico alemão (navios, aviões etc.) foi dividido entre os vencedores como indenização de guerra.

Os dois primeiros Torpedoboots que a Mirage injetou foram dados à Polônia como indenização e incorporados à respectiva Marinha.

A UK ficou com a maior parte da frota alemã, que acabou sendo auto-afundada em Scapa Flow.

É mais provável que o Brasil tenha vendido por lá mesmo, pois a falta de manutenção e o custo para trazê-las não compensava. Ou quem sabe foram alguns dos navios auto-afundados em Scapa, pois 29 Torpedoboots tiveram esse destino, sendo todos sucateados ou, conforme o caso, deixados no local de afundamento, porque não valia a pena o resgate. Veja este artigo da Wikipedia


Sei que o Brasil teria direito até a 01 (um) Fokker DVII como indenização. Nunca encontrei referências de que ele tenha sido realmente trazido para cá.

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