Gelo?????? Disso, aqui entendemos muito bem....
Durante aproximadamente 4 meses por ano, a Europa e alguns paises nordicos e nós por consequencia, enfrentamos ação muito pesada de neve/chuva e medidas de contrapartida para evitar congelamento.
O De-Icing que é obrigatório nas operações, promove através do fluido descongelamente a manutenção das superficies de voo livres, o que fatalmente causaria grandes problemas se não executássemos estes procedimentos. Primeiro somos "lavados" com este fluido a base de propileno glicol e logo depois por um fluido anti-gelo que deve ser aplicado no máximo 3 minutos após o primeiro.
Quanto a ingestão d´água e neve deve-se, além de manter a ignição continua, monitorar os parâmetros das turbinas todo o tempo para evitar o flameout, que é raríssimo. Pelo menos não lembro de isto ter acontecido ultimamente.
Falando em CB´s, granizo ou formações mais pesadas, a máxima é sempre contornar, quando possível, mas existem determinadas situações que temos que enfrentar e não raro, temos alguns pequenos amassados na fuselagem e motores. Parabrisas já foram trocados uma vez por ação de granizo.
Bem, evitar nós sempre tentamos, mas quando não há o que fazer, reduzimos velocidade e tentamos achar o menor caminho para sair do problema.
Na aviação todo cuidado e atenção é sempre bemvinda. Primeiro um bom planejamento é o melhor caminho. Afinal decolar é opcional, mas pousar é obrigatório!!!
Abraço