Skip to main content

Coreia do Sul lança quarto submarino de ataque tipo 214



A Marinha da Coreia do Sul lançou hoje (13/08) seu novo submarino tipo 214. O Kim Jwa-jin é o quarto navio do projeto, que tem a finalidade de reforçar as capacidades de guerra submarina contra ataques da Coreia do Norte.

O lançamento aconteceu no estaleiro da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering na ilha de Geoje, próxima ao porto de Busan, ao sul do país. Participaram da cerimônia a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, o ministro da Defesa, Kim Kwan-jin, além da filha e o neto do general que dá nome ao submarino.

O Kim Jwa-jin pode rastrear cerca de 300 alvos simultaneamente, e é equipado com sistemas de mísseis contra alvos em terra, além de torpedos e sistema de sonar para missões de combate, vigilância e reconhecimento. O sistema de propulsão AIP dá mais autonomia e alcance à embarcação durante desdobramentos..

A previsão é de que o submarino seja comissionado à Marinha no segundo semestre de 2014, e passe a operar em 2015. Atualmente, a Coreia do Sul conta com mais de 10 submarinos do tipo 209, com deslocamento de 1.200 toneladas, e do tipo 214, de 1.800 toneladas. A Força ainda planeja adquirir mais nove submarinos pesados de ataque – com deslocamento de 3 mil toneladas – até 2020.

Acredita-se que a coreia do Norte tenha em torno de 70 submarinos, e um deles é suspeito de ter lançado um torpedo contra uma corveta sul-coreana em março de 2010. O incidente matou 46 tripulantes.

FONTE: Agência Yonhap
Original Post

Replies sorted oldest to newest

quote:
Originalmente publicado por R1cardo:
Como é este sistema AIP ?



Sistema AIP


Vistos por muitos como o sistema do futuro para submarinos não nucleares, o sistema de células de combustível utiliza baterias que são conversores de energia, que transformam uma reação química em energia elétrica. Esta reação não tem quaisquer partes móveis e não ocorre a grandes temperaturas. Com isso não provoca a transformação de energia em calor, que poderia perder-se por dissipação.

O processo de eletrólise utiliza a mistura oxgênio/hidrogênio. A reação entre esses 2 elementos produz energia elétrica e, como subproduto, água pura. As baterias são ligadas em série, de forma que a soma da energia produzida seja suficiente para mover o submarino.

O principal problema, até o momento, é que os submarinos tem que trnasportar reservatórios de oxigênio e de hidrogênio a bordo. Estes elementos tem que estar separados. Os reservatórios de hidrogênio são transportados em tanques na parte inferior do casco na forma líquida, assim como o oxigênio. Ambos tem que serem mantidos resfriados a temperatura próximas a -200°C.
Os franceses também tem seu próprio sistema AIP para os Scorpéne. Ele é o M.E.S.M.A. (Module d'Energie Sous-Marine Autonome - Módulo Autônomo de Energia para Submarinos). É uma turbina a vapor resultante da queima do etanol com oxigênio líquido. O sistema produz vapor, que aciona um alternador que, por sua vez, alimenta um motor elétrico.

Como o sistema é indireto, pois a energia não é transferida diretamente ao motor do submarino, ele passa a ser muito menos eficiente, muito mais volumoso e mais ruidoso. Além disso a queima do etanol dá-se a uma temperatura muito mais elevada, necessitando de maior arrefecimento. Neste caso recorre-se a água do mar para resfriar.

Isso pode ser um problema no futuro pois sensores de temperatura extremamente sensíveis podem ser desenvolvidos e assim captar as pequenas alterações de temperatura da água provocados pelo sistema de arrefecimento e, com isto, comprometer a segurança de um submarino.
Comparativos entre o sistema alemão e o francês:



1) Eficiência na conversão de energia (energia transformada em força propulsora)

ALEMÃO: 70% / FRANCÊS: 25%

2) Conversão de energia do sistema AIP para o motor

ALEMÃO: direto / FRANCÊS: INDIRETO

3) Consumo de oxigênio por Kws produzido

ALEMÃO: 0,4kg / FRANCÊS: 1,1kg

4) Temperatura máxima da operação

ALEMÃO: 80°C / FRANCÊS: 700°C

5) Arrefecimento:

ALEMÃO: circuito fechado / FRANCÊS: circuito aberto

6) Volume de seção para o AIP

ALEMÃO: compacto / FRANCÊS: médio

7) Ruído

ALEMÃO: baixo / FRANCÊS: médio


http://www.areamilitar.net/ana...spx?NrMateria=15&p=2

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×