Skip to main content

olá pessoal.

nasci em 1973.
um ano meio turbulento com a guerra do yom kippour, retirada dos EUA do vietam, e no mesmo dia, mês e ano
a Angélica (a do "vou de táxi), para vcs veram q nascem coisas boa e ruins...rs

desde 1 ano de idade existiu um som "engarrafado" seguido de um silvo característico q levado a máxima potência
levava pessoas como eu ao delírio, e ao terror de quem morava nos arredores de congonhas:

o turbofan JT8 da Pratt Whitney.

vôo oficialmente desde 1 ano de idade, já q a pré estreia quase me faz nascer dentro de um 727 da Cruzeiro vindo de Recife.
minha mãe desceu passando mal e do aeroporto direto para uma cesária as pressas.

desde então meu contato de vôo com o JT8 era pelo menos duas vezes por ano, já q tenho familia espalhada pelo brasil todo.

a maioria está em Recife então todo ano era como uma magia:
ir chegando em Congonhas e ir ja escutando o som "engafado" pela 23 de maio onde meu olhar mais atento, via iluminadas as caudas de talves as mais
simbólicas caudas q dominaram esta época:
Varig, Vasp, Cruzeiro e Transbrasil (esta em especial minha preferida).
este balé de caudas (737s e 727s) no vai e vem pareciam até caudas de peixes gigantes e majestosos q para uma criança, menino, garoto e até a pré-adolecência
era completada a magia com uma "fungada" no ar impregnado pelo perfume de querosene q pairava no ar.

muitas vezes nem precisava viajar.

meu pai sabia como me deixar quieto: era só levar para a "prainha" e ficar lá, horas e horas até mesmo a noite com a garôa fina e frio, estava eu lá firme e forte.

congonhas no final dos anos 70 começo dos anos 80 era tão dominado pelos 737s e 727s e as raras exceções eram os Electras da Varig e dos Fokker F-27 da TAM.

desde criança tinha em mente:

vou ser piloto!
e comandar um 727!

bem, fui piloto da executiva por mais de 7 anos e os caminhos da vida me levaram para distante do comando de um 727.
nem por isso deixei de aproveitar as caronas de ida e vinda , recife-são paulo nos 727 da Itapemirim e Vaspex.

hj ainda sou um dos poucos privilegiados na qual todo dia entre 18:30 e 19:30 ouço rasgando o céu o 727-200 cargo da Rio, e fico com aquele sorrisinho maroto
pq o dia todo onde moro e trabalho passam os 737 next generation e os Airbus várias vezes ao dia, mas quando é a vez do "doissetão" faz com q o mais leigo
acabe por olhar pra cima tamanho é o rugido e o rastro de óleo queimado deixado pela "bala de prata" de Seattle.

saudades de quando os outros aviões faziam São Paulo-Recife em 3 horas e o 727 tirava em 2:45 minutos....

ja começo a ouvir as pessoas: "vc está ficando velho mesmo" por gostar destas coias.....

pra mim a aviação ficou chata, assim como a Fórmula 1

mas para isso tem cura, nada como caçar bom videos com o som do JT8 e ficar escutando enquanto faço outras coisas.......

é isso ai.
Original Post

Replies sorted oldest to newest

quote:
Originalmente publicado por carioca:
356 horas e 45 minutos, 202 pousos.

É pouco para um piloto, eu sei... mas eu vivi isso...

Captou ???


É bastannnnnte, a minha geração ja nao deve mais ter esse prazer.
Master Igor,
Que belo texto escreveste.Eu tbém tenho saudades dos JT8D e tbém dos gloriosos allisons dos Lockheed Electras.
Felizmente anos depois tive o privilégio de voar como co-piloto o B737-200 na VASP e depois os B727-100(JT8D-9A) PP-VLS e B727-200(JT8D-17) na Variglog ,juntamente com meu nobre colega Eduardo Carioca.
Atualmente ,como vc citou,ainda bem que temos a TOTAL CARGO e a RIO com essas máquinas gloriosas voando.
É sempre prazeroso qdo se pousa em GRU /GIG /MAO e poder ver esses "doisetões" de perto novamente,o mais
interessante é que até hj ,na fônia,qdo tem um B727 na mesma freqüência do centro ,controle de aproximação,torre ou solo,sempre rola o conntário "Eita avião bonito".....rs.
Grande abraço,
Rogério
IGOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR !!!!!!! Legal !!!

QUE SAUDADE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Legal !!!

COMO ESTÁ A FILHOTINHA SARA ????????????? Legal !!!



PARA QUEM NÃO SABE, O IGOR É O MEU MESTRE YODA NA ARTE MILENAR DO PLASTI CIVIL. Captou ???
Olá a todos

Podem falar que é saudosismo e o tradicional: "Que isso? Hoje é muito melhor." Pode até ser que muitas coisas estejam realmente melhores, mas me desculpem os jovens que creem que tudo começa agora e o para trás simplesmente acabou e não tem mais nenhum valor, "aquele tempo era bom demais". Tempo de descobertas para todo mundo. As décadas que definiram o que temos e somos hoje.
Como sou mais velho ainda que o Igor e muitos aqui, tive a sorte de meu pai me levar ao aeroporto da Pampulha em BH para ver os Viscount da VASP pousando e decolando, assim como os Convair 440 da VARIG, os DC-3, os Avro 748 da VARIG e os Samurai da VASP. Depois vieram os One-Eleven da Sadia que acabou se transformando em Trans-Brasil. Os Electra II e finalmente os 737-200 que falava tão alto que chegavam a emitir estouros quando aceleravam tudo e decolavam soltando uma leve fumaça escura. Voei varias vezes no saudoso PP-SMA que está agora acabado em Confins esperando a TAM ir buscá-lo para restaurá-lo e fazê-lo brilhar como fez por mais de 30 anos.
Saudosista sim, e daí?

Abraços
Sou dessa época tbém.... frequentava o AIRJ quando tinha o terraço panoramico aberto .... tempos de DC-8-63 da SAS e KLM, DC-8-61 da Aeroperu, 747s da Pan Am, SAA (SP) 707 aos montes, Concorde aos domingos, etc ... ah e ainda peguei os 1-11 da Sadia.

Tínhamos uma turma que todos os domingos ficávamos no terraço, spotters, tirávamos fotos e havia um colega que adaptou um rádio FM para escutarmos as comunicações, vou procurar umas fotos aqui e tento colocar nesse tópico.

E tinha um IL-62 da LOT que chegava todas quartas, mas ficava lá no terminal de carga, especulávamos o que estaria fazendo ali....

Lembro tbém dos MD 80 da Cruzeiro, todo em metal natural, mas as JT realmente foram marcantes na minha vida e vi muitos ai pelo mundo, principalmente na Africa central.

Electra, meu preferido, aqui no SDU ficava lá no portão da Escola naval - ainda faço isso de 15 em 15 dias - paraver os Allison acelerar full, a galera aqui do Rj se lembra daquele DC-3 da Votec que ficava no SDU ?

Numa dessas, vi esse cara decolar, sentido Pão d Açucar, era o máximo ouvir os radiais Maneiro !!!!

Lembro que quando ainda estavam construindo o Terminal 1, vc pegava um onibus ali no Galeão velho e ia até um terminal provisorio, vc tinha condiçoes de ficar bem pertinho do pátio de manobras, me lembro certa vez de um !-11 da Sadia - naquela pintura de azul - acelerar bem em frente ao terminal e quase o derrubava Maneiro !!!!

Quantos aos 27, caramba .... vi quase todos que operavam aqui no Galeão... VARIG, Transbrasil, Cruzeiro, LAB, VASP, Aerolineas Argentinas, um da TAME que veio aqui, os Breguinhas da Pluna, naquela pintura de bolo, certa vez vi o 27 do Donald Trump numa das remotas....

Bons tempos aqueles....
Grande Igor Shalon !

Meu primeiro vôo de 727 foi em 72 na VARIG, super jato quase supersonico, não sou piloto nem F/E, mas fiquei dentro destes aluminios por 30 anos como comissario na Varig!!!! Realmente cheirei muito , mas muito mesmo esta querosa braba queimada por tudo que foi motor usado pela Cia em suas aeronaves, Rolls Royce no VJA e VJJ, alem da fumaceira mais negra do que a que sai do escape do meu fusca 69, o ronco barulhento infernal assustou muitos passageiros desavisados de primeira viagem kkkkkkk, agora o 727 era o Cadillac dos Ceus, POA / GIG quase a mil por hora varias vezes e sem balançar ! Igor ainda tenho aqui os modelos passados para mim pelo malfadado Andre, que o Demo o tenha, a conversão 707-400 , o 727-100 Aurora cortado e o 727-200 Aurora zerado e a conversão Electra, grandes modelos iniciados por voce e que um dia irei terminar, não ao seu estilo grandioso mas não farei vergonha. Abração do amigo João Nepomuceno.
Sou de 73 tb !

Nasci em São Paulo, morava na Vila Madalena, Rua Jericó (Caracas... lembro disso) lembro muito bem dos sons produzidos pelos 727 e 737 que operavam em CGH.
Vim morar em Curitiba e minha alegria era ir ao Afonso Pena ver os 727 da Transbrasil, Cruzeiro e Varig. Os duzentões da Vasp então !!!! os brequinhas das mesmas... até esses diasestava comentado com um amigão o Afonso Delagassa sobre isso.... Que saudades daquela época e ainda falava-mos "enche o saco de ver 737 e 727" quem diria. Sei lá... hoje não tem a mesma emoção...
Hoje vou ao aero para ver os cargueiros, Lan, Absa, Tampa, Lufthansa, Cargolux, etc...
Sinceramente... ir no aero pra ver GOL e TAM nem vou...
hj estou em SSA e vou ao AERO, ver o P-3 da FAB, fazendo toque e arremetida. Durante à tarde, sempre aparece algo diferente.
amanhã be cedinho, vou lá ver a saída dos CARGOS e aí, tem JT-8!!!!!!
...tb, sou de 73(tô ficando é veio!!!!).
abraços e vamos postar!!!!

EDUARDO
quote:
Originalmente publicado por SAPAO:
hj estou em SSA e vou ao AERO, ver o P-3 da FAB, fazendo toque e arremetida. Durante à tarde, sempre aparece algo diferente.
amanhã be cedinho, vou lá ver a saída dos CARGOS e aí, tem JT-8!!!!!!
...tb, sou de 73(tô ficando é veio!!!!).
abraços e vamos postar!!!!

EDUARDO


Pois é SAPÃO !!
Agora pega a sua lente e bate umas fotos a apresenta pra nós ! Esquece o TMA pois eles não aceitam fotos de SSA
Maneiro !!!! Maneiro !!!! Maneiro !!!!

abs !!
Lembro bem de fazer a lição de casa vendo os aviões na reta final,do terraço do quarto dos meus pais.
O melhor momento,era primeiro ouvir,e depois ver os recém chegados A300 vindo...era muito bacana!
pois é Rogerinho (John Milner) o jumbão, o 737, até mesmo o Corcorde são aviões marcantes.

mas o 727 tem uma magia q nenhum outro tem...

Chaver Doctor Luiz CLáudio......véio q saudade de bater papo com vc.

aliás com todo mundo aki, mas em especial quem eu conheço pessoalmente.

a Sarinha (minha pequena judiazinha) atualmente:




só apronta!

vire e mexe somos chamados na diretoria da escola devida alguma coisa q ela aprontou.

Reinaldo2020 realmente, eu sou da geração "turbofan" (nem jato puro eu peguei), mas essa na qual vc falou , tbm é apaixonante.

Reinaldo2020 , os "widebody" na minha época eram meio q "alienígenas" pois ou iam para o Galeão ou para Viracopos (eu mesmo fui de 707 para Israel saindo de Viracopos) pois Guarulhos ainda operava somente como Base Aérea.

Nepomuceno....ah o André...
aquela mama Brusqueta só apronta.
Eu não sou de 73, sou de 1967(um bom ano, onde muita coisa aconteceu, especialmente na música), de 15 de outubro, mas cresci a base de JT8....era frequentador assíduo do Aeroporto Internacional de Belém todos os sábados e domingos a noite, bem antes de fazerem a reforma que acabou com a sacada que permitia aos frequentadores ver as decolagens e aterrisagens dos "pássaros"....Fiz isso até ao menos o início dos anos 90, comprava muita revista importada nas bancas de lá, e justamente na velha banca do Aeroporto Internacional de Belém que tive contato com as minhas primeiras revistas importadas de modelismo e aviação, lá pelos idos de 1982,83, como a Fine Scale Modeller, que na época eram caríssimas, juntava mesada pra comprar uma...apesar disso, bons tempos...
quote:
Originalmente publicado por Igor:


a Sarinha (minha pequena judiazinha) atualmente:




só apronta!

vire e mexe somos chamados na diretoria da escola devida alguma coisa q ela aprontou.




Dona Sarah não é fácil não, ela é bastante temida, especialmente pelos gatos do Igor Maneiro !!!! Maneiro !!!! Maneiro !!!! Maneiro !!!! Maneiro !!!!
Sou do tempo dos 737-200, 727-200 , 727-100, e outros... tempo bom em ficar vendo congonhas de um capinho de futebol perto da avenida bandeirantes... era um ponto bem bacana pra ver as decolagens... saudades dos Cruzeiros, Varig, Tba, quando passavam ao lado do predio em que eu morava no moinho velho.... saudades
olá chaver Angelo.....bom falar com vc!

não dá mais para voltar pro plasti.

não tenho ainda firmeza nas nas mãos e ficar por exemplo, usando o aérografo por mais q 5-10 minutos, os nervos, tendões e etc começam a queimar.

então vendi tudo, só fiquei com as ferramentas e umas sucatas q espero um dia, consiguir pelo menos transformar em maquetes (sem detalhes, trem de pouso....no pedestal)

eu espero q exercicios e fisioterapia eu volte a ter 100% dos movimentos e sem dor .

eu não conto pra ninguém, só para meu médico, mas um movimento normal q não doi uma vez, o mesmo movimento parece um raio percorrendo o braço, da nuca onde foram as vértebras problemáticas....

mas....como disse tenho fé q vou superar isso, mas pro plasti não volto mais.

Doc essa "devra" (abelha) pois a tradução de Sarah (aminha fiz questão de não colocar o h como no original) é princesa.

ela é muito agitada e só apronta, mas o mais importande dela é a índole, q é muito boa.
quote:
Originalmente publicado por FІЯЭFФЖ:
A aeronave civil mais bonita já construída:




Também acho! A jato pelo menos....
Trabalhei na Vasp durante 4 saudosos anos e vibrava quando podia ir para a pista acompanhar teste de JT8. Até hoje lembro o som daqueles motores em potência de decolagem.... Era de rasgar o peito! Só isso já fazia valer meu trabalho!! Uma vez ví um explodir do meu lado! O mecânico que estava em contato com a cabine deixou o fone ir parar no compressor durante um o teste....Lembro como se fosse ontem!!

Abraço e torço por sua melhora!!
quote:
Originalmente publicado por Richthofen:

Trabalhei na Vasp durante 4 saudosos anos


Bacana, que período você trabalhou lá? Você era do MX? Eu trabalhei no XI/XU em 1990/91. O salário era uma merd@ mas a gente se divertia...

Abraço
quote:
Originalmente publicado por razevedo:
quote:
Originalmente publicado por Richthofen:

Trabalhei na Vasp durante 4 saudosos anos


Bacana, que período você trabalhou lá? Você era do MX? Eu trabalhei no XI/XU em 1990/91. O salário era uma merd@ mas a gente se divertia...

Abraço



Trabalhei lá de 90 à 94 em Congonhas no check D. Trabalhamos no mesmo período!!

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×