Marcus, em princípio é tudo uma questão de "decais", por assim dizer. Como já disse Mestre Alva, se a versão que você está montando é de antes de 1947 você tem um P-51. Se é de depois disso, você tem um F-51. Nomes diferentes para exatamente o mesmo avião.
Mas tem um
PORÉM (sempre tem, não?
).
A maioria (eu disse MAIORIA e não TODOS) dos F-51 da época da Guerra da Coréia já usava uma hélice diferente daquela usada nos P-51 da Segunda Guerra, uma Hamilton Standard com pontas mais retas e sem as tais "cuffs", que é aquele treco que parece um punho de camisa, na base da pá da hélice. Não sei o nome correto disso em português, então vamos chamar de "luva". Vide imagem abaixo. Da esquerda pra direita:
:: Hélice Hamilton com luva, usada nos P-51B/C/D da Segunda Guerra
:: Hélice Hamilton sem luva, usada no pós-guerra
:: Hélice Aeroproducts, usada nos P-51K (que em sua maioria foram para a RAF e países da Commonwealth)
Veja bem, isso não faz do F-51 uma versão diferente do P-51. Continua exatamente o mesmo avião, que apenas teve o nome trocado e as hélices atualizadas.
Então, se você for montar um F-51 olhe bem se o kit oferece a hélice correta para a versão que você quer. O kit do P-51D da Tamiya vem apenas com a hélice com luva. Já o kit do F-51 da Guerra da Coréia vem com ambas e ainda os foguetes HVAR, mais comum nos F-51 que nos P-51 também.
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Vazquez