Pois é!
E hoje, 12 anos depois de voar um monomotor pela última vez, este piloto voltou a voar na "classe", um Cessna 152 no aeroclube do Brasil, em Jacarepaguá.
Aliás, "piloto" é algo que eu percebi que deixei de ser. Costumo dizer que sou "operador de maquinário pesado em grandes altitudes a velocidades absurdas, empurrador de manetes e apertador de botões". Hoje, voei com um cara que tem um décimo das minhas horas totais mas que VOA (3 letras em maiúsculas, por favor: VOA!) demais! Daqui a pouco ele vem p'ra linha aérea, daí ensinamos ele a desaprender a voar.
Foi muito legal: fiz tudo, acionamento, táxi, fonia, decolagem, subida...
Aí nivelamos! Estóis com motor, sem motor... flaps... voando com menos de 40 knots! Caceta! 40 knots em voo! Eu com o Airbus a 40 knots já tirei o auto brake nos pousos!
MUITO MANEIRO! Demorei um pouco a acertar os estóis. Deixava o nariz do avião cair muito - pois é, não estou mais a 35 mil pés. Se cair demais, o chão chega rapidinho!
Curvas de grande inclinação! A primeira foi ridícula. Desde quando 30 graus é grande inclinação? Tive a presença de espírito de, ao término da primeira "pseudo curva de grande", virar para o instrutor e comentar que M3RDA de curva de grande que eu tinha feito... ele riu, disse ser normal quando alguém da linha voa nos Cessninha depois de muito tempo.
PANE! 70 knots para o planeio, proa do continente... tenta reacionar essa budega! Não deu? Escolhe um lugar e planeia p'ra lá! Dá teu jeito.
Foi meio ruinzinho, mas depois de 12 anos, acho que não ficou ruim.
Arremetida em voo. Nossa, esssa foi H O R R O R O S A... Depois fizemos mais algumas e na terceira já estava bem bonzinho, mas a primeira foi realmente uma vergonha!
Calor no RJ, muito sobe e desce... 'cês acreditam que eu fiquei enjoado?!?! Passei os comandos para o instrutor por uns 5 minutinhos. Vento na cara e uns "soluços" depois, já tava legal. Continuemos então com as minhas manicacadas.
Que tal umas glissadas?!?! LEGAL!!!!
Mesma história. A primeira? Um lixo total. A segunda? Opa, melhorou. A terceira? Quase nota 10. Que tal uma quarta só p'ra voltar p'ro aeroclube com moral? A quarta foi CRAVADA!
Pronto.
De peito estufado, tomo a proa de jacarepaguá e chamo a torre p'ra avisar do nosso retorno. Operando a pista 02 eles deixam a gente entrar direto na final a partir do litoral.
Ih... tem que pousar, né?
Pois é. Fiquei alto p'ra cacete! Mas ei! Eu acabei de mandar uma glissada ANIMAL agora a pouco! Então nem tudo está perdido!
Flap 30, glissadão, cruzo a cabeceira só um pouquinho alto, mas ei! É um C152, não há pista curta p'ra essa máquina!
Trago para o arredondamento. Arredondei absurdamente alto - como todo piloto de linha faz, alertou o instrutor. Ok, dá um jato de motor, mantém voando, bota p'ra planar sobre a pista, corrige o vento...
Vocês não acreditam na porrada que eu dei! Aliás, nem eu acredito!
Suando feito um porco, livramos, chamamos o solo, e fomos autorizados para o hangar do aeroclube.
Cortamos o motor com 1:06 de voo. Fedendo como um gambá, com um bafo de onça horroroso, e uma bagunça desgraçada dentro da cabine. Mas eu confesso que estava feliz.
Marquei a próxima aventura para domingo de manhã. Serão mais 4 voos de readaptação (podem ser mais se julgarem necessário) e um recheque do monomotor terrestre, daí 13 horas oficialmente em comando e fecho meus mínimos para o cheque de PLA.
E aí eu volto a ser um "operador de maquinário pesado em grandes altitudes a velocidades absurdas, empurrador de manetes e apertador de botões" novamente.
Before Start Checklist!
Abraço
Eduardo
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