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Pois é!

E hoje, 12 anos depois de voar um monomotor pela última vez, este piloto voltou a voar na "classe", um Cessna 152 no aeroclube do Brasil, em Jacarepaguá.

Aliás, "piloto" é algo que eu percebi que deixei de ser. Costumo dizer que sou "operador de maquinário pesado em grandes altitudes a velocidades absurdas, empurrador de manetes e apertador de botões". Hoje, voei com um cara que tem um décimo das minhas horas totais mas que VOA (3 letras em maiúsculas, por favor: VOA!) demais! Daqui a pouco ele vem p'ra linha aérea, daí ensinamos ele a desaprender a voar. Maneiro !!!!

Foi muito legal: fiz tudo, acionamento, táxi, fonia, decolagem, subida...

Aí nivelamos! Estóis com motor, sem motor... flaps... voando com menos de 40 knots! Caceta! 40 knots em voo! Eu com o Airbus a 40 knots já tirei o auto brake nos pousos!

MUITO MANEIRO! Demorei um pouco a acertar os estóis. Deixava o nariz do avião cair muito - pois é, não estou mais a 35 mil pés. Se cair demais, o chão chega rapidinho!

Curvas de grande inclinação! A primeira foi ridícula. Desde quando 30 graus é grande inclinação? Tive a presença de espírito de, ao término da primeira "pseudo curva de grande", virar para o instrutor e comentar que M3RDA de curva de grande que eu tinha feito... ele riu, disse ser normal quando alguém da linha voa nos Cessninha depois de muito tempo.

PANE! 70 knots para o planeio, proa do continente... tenta reacionar essa budega! Não deu? Escolhe um lugar e planeia p'ra lá! Dá teu jeito.

Foi meio ruinzinho, mas depois de 12 anos, acho que não ficou ruim.

Arremetida em voo. Nossa, esssa foi H O R R O R O S A... Depois fizemos mais algumas e na terceira já estava bem bonzinho, mas a primeira foi realmente uma vergonha!
Legal !!!

Calor no RJ, muito sobe e desce... 'cês acreditam que eu fiquei enjoado?!?! Passei os comandos para o instrutor por uns 5 minutinhos. Vento na cara e uns "soluços" depois, já tava legal. Continuemos então com as minhas manicacadas.

Que tal umas glissadas?!?! LEGAL!!!!

Mesma história. A primeira? Um lixo total. A segunda? Opa, melhorou. A terceira? Quase nota 10. Que tal uma quarta só p'ra voltar p'ro aeroclube com moral? A quarta foi CRAVADA!

Pronto.

De peito estufado, tomo a proa de jacarepaguá e chamo a torre p'ra avisar do nosso retorno. Operando a pista 02 eles deixam a gente entrar direto na final a partir do litoral.

Ih... tem que pousar, né?

Pois é. Fiquei alto p'ra cacete! Mas ei! Eu acabei de mandar uma glissada ANIMAL agora a pouco! Então nem tudo está perdido!

Flap 30, glissadão, cruzo a cabeceira só um pouquinho alto, mas ei! É um C152, não há pista curta p'ra essa máquina!

Trago para o arredondamento. Arredondei absurdamente alto - como todo piloto de linha faz, alertou o instrutor. Ok, dá um jato de motor, mantém voando, bota p'ra planar sobre a pista, corrige o vento...

Vocês não acreditam na porrada que eu dei! Aliás, nem eu acredito!

Suando feito um porco, livramos, chamamos o solo, e fomos autorizados para o hangar do aeroclube.

Cortamos o motor com 1:06 de voo. Fedendo como um gambá, com um bafo de onça horroroso, e uma bagunça desgraçada dentro da cabine. Mas eu confesso que estava feliz.

Marquei a próxima aventura para domingo de manhã. Serão mais 4 voos de readaptação (podem ser mais se julgarem necessário) e um recheque do monomotor terrestre, daí 13 horas oficialmente em comando e fecho meus mínimos para o cheque de PLA.

E aí eu volto a ser um "operador de maquinário pesado em grandes altitudes a velocidades absurdas, empurrador de manetes e apertador de botões" novamente.

Before Start Checklist!

Abraço

Eduardo
Original Post

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Olá Carioca,

Compartilho suas palavras!

Fui piloto de linha aérea e confesso que nos últimos dias já não aguentava mais a rotina, a mesma escala, mesmos vôos, dormir em hoteis, comida à bordo, etc... depois de muitas horas voadas confesso que estava de saco cheio!

Quando sai da linha aérea, minha condição financeira era favorável (bons tempos!) e acabei comprando um Cessna Skylane (PT-CJK) com o qual me DIVERTI muito, assim como você no 152...
Foi bom enquanto durou, pois com o passar dos anos a manutenção e hangaragem ficaram proibitivas e o 'JK' (como eu chamava) se foi...!

Penso que estes tempos foram os melhores juntamente com a época de Aero-Clube voando os Paulistinhas e J-3...

Hoje só me falta realizar um sonho: voar de planador...!
Coisa que não está muito distante, pois descobri aqui no BR onde posso voar um 'ASK-21' alemão... um verdadeiro Rolls Royce dos planadores!!!
Aí sim, estarei satisfeito!


É isto!
Um abraço.
Dotô, eu ainda escrevo um artigo na "NewsWeek"! Maneiro !!!!

Bell, eu curti o voo, assim como vou curtir o resto desse "revival" no mono. Mas a logística de fazer esses voos p'ra mim é complicada: o aeroclube é distante, tem trânsito, tem a questão de ficar com as meninas na folga...

Enfim, virar rotina nem seria muito problema financeiramente - daria p'ra fazer pelo menos um voozinho por mês, sei lá - mas seria complicado em termos de disponibilidade e facilidades.

Marsal, você é o Paulo Marsal, que voou na Varig? Eu fui comissário lá por 9 anos antes de passar p'ra copiloto na VarigLog em 2006.

Também tenho uma puta curiosidade de voar planador, ou um motoplanador que fosse. Lá no Aeroclube do Brasil eles tem o "Guri" da Aeromot (é motoplanador). De repente no final dessas horinhas eu dou um duplo nele! Tem uma asa que deve voar uma barbaridade!

A despeito do terror que sempre fazem do AeroBoero 115, não posso falar nada dele. Fiz 120 horas nele, e nunca, jamais me deixou na mão. Era desconfortável, fraco, argentino... mas achei que foi muito legal!

Guilherme, se eu dissesse p'ra você que eu nunca pensei em lançar essas horas na BIC eu estaria mentindo.

Mas o que eu pensei foi o seguinte: num universo de 3300 horas de voo, arriscar toda uma carreira por causa de 13 horinhas? Nem f*dendo.

Tivemos um colega na companhia que foi duramente sacaneado e perdeu todas as licenças por causa de 10 horas de voo - que sequer foram caneteadas! Foram efetivamente voadas, só que o pilantra dono do avião escondia as horas do DAC (na época) para não vencer as horas de motor/hélice! Aí quando a ANAC foi verificar as horas do cara o cidadão disse que ele nunca tinha voado aquelas horas.

Pronto. Processo por fraude, licenças canceladas... colega foi p'ra rua. E eu conhecia o cara, DUVIDO (letras maiúsculas de novo: DUVIDO) que o cara tenha lançado aquelas horas na cara dura. Tenho p'ra mim que ele falou a verdade até o fim, acabou injustiçado.

Então eu vou lá, faço os voozinhos, guardo as notas e os comprovantes do aeroclube, e até copiei o diário de bordo do avião após o voo.

Se alguém amanhã vier dizer que eu inventei essas horas a casa cai lá na ANAC!

Captou ???

Em tempo: anoto TODAS as minhas horas, desde o primeiro voo no aeroclube, tenho TODOS os voos da VarigLog, da Webjet e da Avianca com horários de acionamento, corte, totais, livro de bordo e número do diário, desde o início, guardado no computador e em logbooks da Jeppesen - já são dois, o primeiro já acabou e está fechado.

P'ra você que está começando, sugiro fazer o mesmo. Depois de um tempo, controlar suas horas de voo vira um hobby a parte.

Abrasssssssss

Eduardo
Eduardo..... me rachei de dar risada com sua descrição do vôo......Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!

Eu não tenho a minima noção de um vôo em um Cessna (muito tempo atrás).... simplesmente acho que apagou da minha memória..... sou da turma dos "apertadores master de botões" como você Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!

Mas pra falar sério agora, até que senti uma vontade de arriscar um voozinho destes algum dia aqui.. Creio de será a maior MEr.. Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!!Maneiro !!!! muito bom pra dar risada depois!!!! Quando a gente passa das 5 casas de horas de voo, VOAR de verdade fica sempre um pouco mais dificil.

Enquanto isso..... voltemos a apertar os botões!!!

Grande abraço
*************


ATENÇÃO MORADORES DA BARRA DA TIJUCA, JACAREPAGUÁ E ADJACÊNCIAS

CONFIRMADO PARA DOMINGO 8 DA MANHÃ O PRÓXIMO PARTO DE CHOCADEIR.... DIGO, O PRÓXIMO "VOO" (aspas minhas...) DESSE AVIADOR.

A DEFESA CIVIL DO RIO DE JANEIRO RECOMENDA:

- FIQUEM EM SUAS CASAS,
- NÃO FAÇAM MOVIMENTOS BRUSCOS,
- CASO AVISTEM FUMAÇA NO HORIZONTE OU UM CHEIRINHO DE QUEIMADO, DIGAM A MINHA ESPOSA QUE EU A AMAVA

Beijundas
quote:
Originalmente publicado por carioca:
*************


ATENÇÃO MORADORES DA BARRA DA TIJUCA, JACAREPAGUÁ E ADJACÊNCIAS

CONFIRMADO PARA DOMINGO 8 DA MANHÃ O PRÓXIMO PARTO DE CHOCADEIR.... DIGO, O PRÓXIMO "VOO" (aspas minhas...) DESSE AVIADOR.

A DEFESA CIVIL DO RIO DE JANEIRO RECOMENDA:

- FIQUEM EM SUAS CASAS,
- NÃO FAÇAM MOVIMENTOS BRUSCOS,
- CASO AVISTEM FUMAÇA NO HORIZONTE OU UM CHEIRINHO DE QUEIMADO, DIGAM A MINHA ESPOSA QUE EU A AMAVA

Beijundas


Passa em cima do Shopping NOva America Kkkkkkkkkkkkkkkk

Pô Eduardo, tinha de voar Zarapa KKkkkkkkk

Beleza de relato hein ..... 0 152 é show!

Tenho um amigo de Tres Pontas que tem um, toda vez que vou para BOE damos uma voada pela região, mas dessa vez não pude voar... coração tá baleado e to proibido de largar o chão Que saco !!!!

Abcs

PS
Pode deixar que avisamos tua esposa......
Carioca, fico muito contente ao ler um tópico como esse, e ver que vc é um daqueles comandantes que tem paixão pelo que faz, e não está na profissão somente pela grana. Infelizmente tenho visto muito isso ultimamente. Na minha turma do PP, contava nos dedos quem estava ali realmente porque gostava da coisa!

Ao ler sua frase sobre não ser mais piloto, e sim operador de botões, é inevitável não lembrar da frase do Alberto Bertelli no seu livro:

"O aluno aprende a voar, tira seu brevê. Continua a voar, faz as horas, presta exame e sai piloto comercial. Com muito sacrifício, entra numa empresa comercial. Volta ao Aeroclube com ares de importante, fala cobras e lagartos da aviação - da qual ele agora faz parte.

Olha com desprezo os teco-tecos nos quais aprendeu a voar. Agora ele é o Sr Fulano dos Anzóis Pereira. Nunca mais voará em avião a pistão, coisa antiquada, não tem instrumentos, nem outros bichos.

Se for um aviador autêntico, verá que essa não é a aviação que o homem sempre almejou: acuse aqui, acuse ali, e depois de dois ou três anos de tanta acusação, volta todo humilde ao Aeroclube, olha o P-56 e pede que alguém lhe dê um duplo-comando, pois não sabe mais voar."

Parabéns por ser um aviador autêntico!
Se for um aviador autêntico, verá que essa não é a aviação que o homem sempre almejou: acuse aqui, acuse ali, e depois de dois ou três anos de tanta acusação, volta todo humilde ao Aeroclube, olha o P-56 e pede que alguém lhe dê um duplo-comando, pois não sabe mais voar."

Parabéns por ser um aviador autêntico![/QUOTE]

Nossa essa frase resumiu por completo o porque eu não optei pela comercial quando completei as minhas horas...
Agora que estou vendo o tópico, tenho que expressar meu respeito pelo Carioca.

Como o pessoal disse, muito "pilotos" fariam as horas no BIC, mas você não, você foi voar e nesse processo se lembrou como é realmente voar!!

Acho isso mais importante, pois agora vc vai continuar a ter cuidado, não pular procedimentos e a buscar sempre a segurança.

E isso eu sei que você já fazia, por outros posts seus aqui. Captou ???

Abs

Wolney

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