Skip to main content

Pessoal,

Tá rolando uma notícia no Facebook sobre a queda de uma aeronave A-29 em Pirassunga...
REtirado do Facebook :
"Alguns pilotos Civis que fizeram show lá ontem estavam preparando os aviões pra partirem agora de manhã e viram o acontecido...
Dois aviões cruzaram em baixo de frente, fizeram o looping e no termino do looping para o novo cruzamento um avião estolou e bateu no chão não dando tempo pros caras ejetarem.... Isso mesmo Pivovar e Carvalho!!"

E pelo que estou falando com um amigo as informações são verdadeiras.
Original Post

Replies sorted oldest to newest

O Comando da Aeronáutica lamenta informar o acidente aeronáutico ocorrido nesta segunda-feira (12/8), por volta das 9h10, com uma aeronave A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea.

O acidente ocorreu durante uma missão de treinamento, próximo à pista da Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP).

Os dois ocupantes da aeronave, Capitão Aviador João Igor Silva Pivovar e Capitão Aviador Fabricio Carvalho realizaram a ejeção, mas faleceram no local do acidente.

O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 12 de agosto de 2013
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Fonte: CECOMSAER
lamentavel.

sem comentarios.

ontem mesmo em treinamento se via a vontade deles em dominar a aeronave, que contei, foram três saidas para instrução em meio ao portões abertos, inclusive com passagens sobre o público, mostrando como estão se esforçando em dominar o A.29
Nossa...que noticia triste!...Que saco !!!!

Que Deus de forcas as familias dos dois nesse momento, e tambem determinacao ao resto da equipe para superar essa perda e honrar a memoria deles com muitas apresentacoes lindas pelos ceus do Brasil, inspirando e enobrecendo o nome do aviador e da Forca Aerea Brasileira...

Espero que determinem rapidamente a causa do acidente, e que possam sanar quaisquer falhas que coloquem em risco outros pilotos...

Seria interessante se saber ate que ponto a transicao para o A-29 tem alguma influencia no ocorrido, e tambem porque embora tenham ejetado nao sobreviveram...

Realmente e um comeco espinhoso para o A-29 no EDA...esperemos que nao crie uma barreira a sua utilizacao...

Edilson
Esta frase está no facebook, recebi e repasso aqui:

"Um fio de fumaça se partiu no ar! E a marionete metálica em forma de ave que bailava suavemente, brincando no céu, veio encontrar a dureza de um meio que não era tão seu, como o ar e as nuvens. Nesse encontro breve e violento, onde sempre branca, a fumaça se fez negra, anunciando, triste, que o brinquedo quebrou... Mas mostrando ao Pai Supremo, que transcendendo todos os limites, eles finalmente aprenderam a voar."


Que Deus os tenha!!!
Ontem qdo li a noticia, fiquei em choque... não consegui nem responder ao tópico!
Acho que a ficha ainda não caiu...
Estive presente no solo do "Piva", como carinhosamente era chamado o Cap. Pivovar no EDA, e o Carvalho era um grande amigo!

Muito triste mesmo! Que saco !!!!

agora resta saber o que aconteceu com o assento ejetável, já que ele é "do tipo zero zero" e teoricamente deveria funcionar...

Sei que a AFA tem uma grde oficina de assentos ejetáveis com grande know how, entretanto, com o assento do T-27. A manutenção do assento do A-29 alguem pode confirmar se é a cargo do PAMA LS? Será que alguma parte dela foi passada ao EDA tbm?

Pode falar algo sobre isso Gilson??

Certa vez, em conversa com o sgt. Mulazani (ou Muzalani, sempre me confundo) que trabalhava na oficina de assentos da AFA ele disse uma frase que ficou gravada: "A única coisa que não pode falhar numa aeronave é o assento ejetável!" Que saco !!!!
O "Fumaça 1", em entrevista, disse que o problema na ejeção foi a altitude e a inclinação... Que saco !!!!

Creio que a ejeção se deu com a aeronave inclinada, não dando tempo de separação do assento e abertura do paraquedas.

Mas para sabermos o que realmente aconteceu, teremos que esperar o fim das investigações.

Que saco !!!!
Por mais tecnologia que se tenha em um assento ejetor, ele não ira funcionar em 100% das vezes, muitas são as considerações a se fazer.

Também não considero uma falha do A-29, visto que toda aeronave tem suas características.

Fatalidades também ocorrem, assim como a ultima perda em Lages, onde Estive presente e presenciei o ocorrido, o choque fora direto ao solo na saída de um looping.

Infelizmente ocorre, mas como em muitas outras áreas, um acidente de trabalho.
quote:
Originalmente publicado por FІЯЭFФЖ:
Em 61 anos, 10 acidentes com 13 mortes... Que saco !!!!

A FAB disse que as informações sobre as investigações não serão divulgadas por ser aeronave militar.

Que saco !!!!


Infelizmente isso é normal acontecer!
achei incrível divulgarem o ocorrido naquele acidente com o A1 em Sta Maria!
Pessoal, levantei uma informação nova...
fonte confiável estava presente e teve contato com o material de investigação...
eles estavam fazendo aqueles cruzamentos ão com looping, mas aqueles em que as aeronaves ficam de lado e cruza, perto e longe do público, então, no momento da ejeção, a aeronave estava inclinada, quase entrando de dorso... Que saco !!!!

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×