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Os israelenses avaliaram, e descontando o fato que obviamente ninguém vai avaliar um produto concorrente como superior ao seu próprio, o que eles disseram, descontada a obvia tendeciosidade do avaliador, a conclusão que eu chego é que o MIG-29 é um phuta caça! E que na mão de um piloto bem treinado e familiarizado com os sistemas da aeronave, é plenamente capaz de mandar para o chão qualquer caça ocidental.
A teoria da natural superioridade americana, nessa agora acaba de levar direto no olho.Captou ???

O fator humano é o que fará a diferença.

Gostaria de ver eles avaliando o SU-27, ou o Su-30. Tô na boa...!
O FCM acabou de arrumar "sarna para se coçar" com a galera que jura por tudo que é mais sagrado que todos os produtos made in USA são o verdadeiro "Estado da arte" ainda mais em se tratando de armamento... Maneiro !!!!


Abs - Manoel Henriques
Quando foi avaliado nos EUA, disseram que é "um Fusca com motor de Cadillac".
Israel estava oferecendo ao mercado, MiG-21 modernizado no padrão ocidental. Bem que poderiam fazer o mesmo com o MiG-29!
Na época em que caiu o Muro, pouco tempo depois, passou no GNT um documentário sobre os pilotos alemães que voavam no Mig-29 na Alemanha Oriental.
havia também depoimentos de pilotos da Alemanha Ocidental que ficaram surpresos com o desempenho do avião. E confirmaram que o Mig-29 era um caça páreo para os rivais do ocidente.
quote:
Originalmente publicado por AMX-Brasil:
Falar mal dos cacas soviéticos e pura desinformação ou preconceito.


Concordo! Se tivessem mais acesso a eletrônica embarcada de última geração, o negócio seria diferente.

Muito dos instrumentos ainda são analógicos tornando precisão e velocidade de processamento pontos a serem corrigidos...Isso não só me restringindo aos MIG29...
O que a turminha esquece, é que desde a WWII, o piloto ñao faz tudo sozinho num caça superior, ele precisa de vetoraçao de terra, radar, etc, etc.
É um SISTEMA de combate o que faz a diferença.

Parece que os peruanos ou os venezuelanos tem Mig-29, e daí? Sem o apoio, sao bonitos para desfile militar. Ó pra você.. !!!
Se agilidade for a questão, o Extra 300 é um puta caça.

Pra começarmos a conversar alguém precisa me dizer qual é o histórico de combate do Mig-29 e comparar com o do F-16 e F-15. Só aí vamos poder começar a falar sobre equivalência ou superioridade.
E qual pais da America do Sul tem este apoio?

quote:
Originalmente publicado por Luft46:
O que a turminha esquece, é que desde a WWII, o piloto ñao faz tudo sozinho num caça superior, ele precisa de vetoraçao de terra, radar, etc, etc.
É um SISTEMA de combate o que faz a diferença.

Parece que os peruanos ou os venezuelanos tem Mig-29, e daí? Sem o apoio, sao bonitos para desfile militar. Ó pra você.. !!!
quote:
Originalmente publicado por Marcos Costa:
Pra começarmos a conversar alguém precisa me dizer qual é o histórico de combate do Mig-29 e comparar com o do F-16 e F-15. Só aí vamos poder começar a falar sobre equivalência ou superioridade.


Considere quem opera F-15 e F-16 pra gerar o histórico de combate que voce cita: EUA e Israel, dois paises que adoram guerras, e veja contr quem eles combatem e em quais condições:

Os EUA só decolam com seus aviões depois que a tempestade de Tomahawks já tiver dizimado tudo em terra, justamente pra evitar o confronto no ar. Histórico de combate real deles mais recente é o Vietnam, e até onde sei não foi um passeio...

Israel combate contra visinhos desorgnizados, que só sabem ficar repetindo "alahu-akbar", e sem o suporte eletronico que eles tem no estilo americano. Nesse sentido praticamente qualquer caça que eles usassem que se comunicasse com a rede teria o mesmo sucesso.
Coloque as mesmas condições do outro lado pra ver o pau comer de verdade e aí sim ter uma avaliação honesta. Captou ???
O Mig-29 combateu (e foi derrubado) em Kosovo, Iraque, Africa (não lembro o país) e não tenho certeza mas pela Síria. São mais conflitos que a maioria dos aviões militares vêem durante seu tempo de uso. E se muito me engano não derrubou nem uma única gaivota. Lembre-se que o Mig-25 foi usado nas mesmas condições e tem um histórico de combate melhor que ele.
Veja bem pela mão de quem esses que foram derrubados voaram, e contra quem.

Voce está confundindo capacidade da aeronave com capacidade de combate de forças em conflito, a aeronave é apenas uma peça do tabuleiro, onde o que conta é o conjuntoe quem está jogando.

O comparativo aqui é o valor crú da aeronave, nesse ponto os israelenses, foram menos tendeciosos que voce Marcos... Se for pra ser assim, em Kossovo o F-117, famoso avião "invisível", também foi derrubado...

Voce está parecendo até o History Channel e sua série "Combates Aéreos". Maneiro !!!!
quote:
Originalmente publicado por AMX-Brasil:
E qual pais da America do Sul tem este apoio?

quote:
Originalmente publicado por Luft46:
O que a turminha esquece, é que desde a WWII, o piloto ñao faz tudo sozinho num caça superior, ele precisa de vetoraçao de terra, radar, etc, etc.
É um SISTEMA de combate o que faz a diferença.

Parece que os peruanos ou os venezuelanos tem Mig-29, e daí? Sem o apoio, sao bonitos para desfile militar. Ó pra você.. !!!


O país em que vivo tem e vai bem obrigado neste quesito. Tô na boa...!
Os vizinhos se mijam nas calças. Maneiro !!!!
E quando chegarem os Eurofighter Typhoon entao! Vai ser "coiss di doido"! Ó pra você.. !!!
quote:
Originalmente publicado por A.Bell:
Luft46,os Thypoons vão pro Perú! Ó pra você.. !!! Maneiro !!!! Te cuida! Tô na boa...!


Talvez os espanhóis que tem problemas mas os Typhoon chilenos, segundo fonte confiável, ja estao comprados e em fabricaçao. Captou ???
Sérvios, Iugoslavos eram treinados seguindo a filosofia russa, eram pilotos de países que pertenceram ao pacto de Varsóvia e como eu disse, os MIG-25 operaram em condições até piores e obtiveram vitórias (um MIG-25 Iraquiano derrubou um F/A-18C por exemplo). Não se pode desmerecer os pilotos, além disso, eles estavam voando em casa.

O MIG-29 é um caça com enorme potencial, mas não sei se por deficiência de aviônicos ou outro fator nunca conseguiu se firmar. Não adianta dizer que tem potencial se na hora do vamos ver ele não condiz com isso.


quote:
Originalmente publicado por Felipe C. Miranda:
Veja bem pela mão de quem esses que foram derrubados voaram, e contra quem.

Voce está confundindo capacidade da aeronave com capacidade de combate de forças em conflito, a aeronave é apenas uma peça do tabuleiro, onde o que conta é o conjuntoe quem está jogando.

O comparativo aqui é o valor crú da aeronave, nesse ponto os israelenses, foram menos tendeciosos que voce Marcos... Se for pra ser assim, em Kossovo o F-117, famoso avião "invisível", também foi derrubado...

Voce está parecendo até o History Channel e sua série "Combates Aéreos". Maneiro !!!!
Na boa Marcos, respeito sua posição, mas entre a sua opinião e a dos pilotos israelenses que avaliaram o Mig-29, eu fico com a deles.

"As capacidades do MIG são iguais, e às vezes até superiores àquelas dos jatos F-15 e F-16", diz major “N”, um piloto de testes. "A aeronave é altamente manobrável, e os seus motores proporcionam nelhor proporção (relação) peso/empuxo. Nossos pilotos devem ter cuidado com esta aeronave em combate aéreo. Pilotado por um profissional bem treinado, será um adversário digno ".

Captou ???
quote:
Originalmente publicado por Sidney:
Na boa Marcos, respeito sua posição, mas entre a sua opinião e a dos pilotos israelenses que avaliaram o Mig-29, eu fico com a deles.

"As capacidades do MIG são iguais, e às vezes até superiores àquelas dos jatos F-15 e F-16", diz major “N”, um piloto de testes. "A aeronave é altamente manobrável, e os seus motores proporcionam nelhor proporção (relação) peso/empuxo. Nossos pilotos devem ter cuidado com esta aeronave em combate aéreo. Pilotado por um profissional bem treinado, será um adversário digno ".

Captou ???

S!
Xerife, essa avaliação data de mais de 20 anos.
Por isso eu gostaria de saber em relação a quais versões de F-16 e F-15 foi feita a comparação.
OK Xerife, mas a opinião de um piloto da Luftwaffe é tão boa quanto:

"From: Steven Vincent (steven@unipalm.pipex.com)
Subject: Re: MiG29 vs F16?
This has just been written up in Air Forces Monthly. The F-16C wing based in Spain sent a group down to the ACM range in Sardinia (which I am not going to attempt to spell Decmommm..) at the same time as the Luftwaffe Mig-29/F4 wing had slots. Seems the German pilots are good enough but the Avionics on the Migs are still a real pain. Comments like 11 seperate switches to launch a missile vs 1 for the F-16! The Radar is not as good as that in the F-4s (so the Luftwaffe uses mixed formations). The Head mounted AA-11 site system is great, giving a 45 degree cone of engagement and the Mig-29 can out point the F-16C at most speeds but the F-16C can maintain energy better.

From the ACM reports the Luftwaffe's Mig-29s are better than an F-16A and not as good as the F-16C. So far the Luftwaffe does not have a very high level of experience flying the type, comments were than non of the Luftwaffe pilots have more than 400 hours on type only 2 or 3 more than 300 and most only about 200. Not having equivalent figures I don't know how that compares with USAF norms for an operational squadron."


quote:
Originalmente publicado por Sidney:
Na boa Marcos, respeito sua posição, mas entre a sua opinião e a dos pilotos israelenses que avaliaram o Mig-29, eu fico com a deles.

"As capacidades do MIG são iguais, e às vezes até superiores àquelas dos jatos F-15 e F-16", diz major “N”, um piloto de testes. "A aeronave é altamente manobrável, e os seus motores proporcionam nelhor proporção (relação) peso/empuxo. Nossos pilotos devem ter cuidado com esta aeronave em combate aéreo. Pilotado por um profissional bem treinado, será um adversário digno ".

Captou ???
o mig-29 foi testado por pilotos ocidentais quando da queda do muro de berlim e, pelo menos nos relatos que eu li, todos foram unanimes em considera-lo um caça excepcional! inclusive, usando o capacete q direciona misseis, era um adversario praticamente imbativel a curtas distancias.

nas versoes iniciais, a eletronica e os misseis superavam o f-16, equiparando-se ao f-18. hoje em dia está defasado, até porque os dois últimos vem sendo modernizados desde o início.

um ponto interessante é que quando essas aeronaves tornaram-se concorrentes das aeronaves americanas (em especial do f-16)os "defeitos" do projeto sao sempre exaltados, em especial a questao relacionada ao alcance da aeronave.

em relação à derrubada de aeronaves... existem relatos de f-16 derrubados em Kosovo e na índia pelo mig-29 mas, como o f-16 é "inderrubável", isso provavelmente é invenção dos "russófilos"... Hum... sei....!!!

de qualquer forma, acho que é uma máquina incrivel, com mais vantagens q desvantagens: motores potentes, agilidade, confiabilidade, otimos misseis, excelente canhao, etc...
Ok, deixa eu me redimir então:

O F-18 pode ser derrubado pelo MIG-25 mas o F-16 é inderrubável e todos os relatos de abate são verdadeiros mas abafados pelos cães malditos do inferno (o caso em que ele foi confirmadamente abatido por um Mirage 2000 foi porque o F-16 esbarrou de propósito em um míssil lançado pelo Mirage).

O MIG-29 é superior ao F-15, F-16, F-18 e SU-27 e até mesmo ao Colonial Viper MKVII.

Todas as vezes que o MIG-29 foi abatido é porque estavam sendo pilotados pelo John Mirolha.

O histórico de combate de uma aeronave nada diz sobre as suas reais capacidades, o que manda mesmo são as piruetas que ela executa.

Captou ???
quote:
Originalmente publicado por Zerstorer:
quote:
Originalmente publicado por Sidney:
Na boa Marcos, respeito sua posição, mas entre a sua opinião e a dos pilotos israelenses que avaliaram o Mig-29, eu fico com a deles.

"As capacidades do MIG são iguais, e às vezes até superiores àquelas dos jatos F-15 e F-16", diz major “N”, um piloto de testes. "A aeronave é altamente manobrável, e os seus motores proporcionam nelhor proporção (relação) peso/empuxo. Nossos pilotos devem ter cuidado com esta aeronave em combate aéreo. Pilotado por um profissional bem treinado, será um adversário digno ".

Captou ???

S!
Xerife, essa avaliação data de mais de 20 anos.
Por isso eu gostaria de saber em relação a quais versões de F-16 e F-15 foi feita a comparação.
É de 1997... como ainda não chegamos a 2017... Captou ??? Maneiro !!!!

Os israelenses alugaram caças poloneses, então entendo que o objetivo era justamente comparar o que usavam com o Mig-29 em uso nos paises equipados com material soviético/russo.

Se hoje a situação é muito diferente eu não sei, mas não acredito. De qq forma, F-15, F-16 e Mig-29 já não são a ponta de ataque dos senhores da guerra, mas a comparação é interessante.
quote:
Originalmente publicado por Marcos Costa:
Ok, deixa eu me redimir então:

O F-18 pode ser derrubado pelo MIG-25 mas o F-16 é inderrubável e todos os relatos de abate são verdadeiros mas abafados pelos cães malditos do inferno (o caso em que ele foi confirmadamente abatido por um Mirage 2000 foi porque o F-16 esbarrou de propósito em um míssil lançado pelo Mirage).

O MIG-29 é superior ao F-15, F-16, F-18 e SU-27 e até mesmo ao Colonial Viper MKVII.

Todas as vezes que o MIG-29 foi abatido é porque estavam sendo pilotados pelo John Mirolha.

O histórico de combate de uma aeronave nada diz sobre as suas reais capacidades, o que manda mesmo são as piruetas que ela executa.

Captou ???



...é por aí mesmo... cada um acredita no que quer qreditar Maneiro !!!!
quote:
Originalmente publicado por azotta:
quote:
Originalmente publicado por Marcos Costa:
Ok, deixa eu me redimir então:

O F-18 pode ser derrubado pelo MIG-25 mas o F-16 é inderrubável e todos os relatos de abate são verdadeiros mas abafados pelos cães malditos do inferno (o caso em que ele foi confirmadamente abatido por um Mirage 2000 foi porque o F-16 esbarrou de propósito em um míssil lançado pelo Mirage).

O MIG-29 é superior ao F-15, F-16, F-18 e SU-27 e até mesmo ao Colonial Viper MKVII.

Todas as vezes que o MIG-29 foi abatido é porque estavam sendo pilotados pelo John Mirolha.

O histórico de combate de uma aeronave nada diz sobre as suas reais capacidades, o que manda mesmo são as piruetas que ela executa.

Captou ???



...é por aí mesmo... cada um acredita no que quer qreditar Maneiro !!!!

...só acho que o colonial viper mk VII é superior ao mig-29, até porque ele pode voar no eespaço, coisa que o mig ainda nao faz... Maneiro !!!!

abraços!
quote:
Originalmente publicado por azotta:
[QUOTE]Originalmente publicado por azotta:
[QUOTE]Originalmente publicado por Marcos Costa:
Ok, deixa eu me redimir então:

O F-18 pode ser derrubado pelo MIG-25 mas o F-16 é inderrubável e todos os relatos de abate são verdadeiros mas abafados pelos cães malditos do inferno (o caso em que ele foi confirmadamente abatido por um Mirage 2000 foi porque o F-16 esbarrou de propósito em um míssil lançado pelo Mirage).

O MIG-29 é superior ao F-15, F-16, F-18 e SU-27 e até mesmo ao Colonial Viper MKVII.

Todas as vezes que o MIG-29 foi abatido é porque estavam sendo pilotados pelo John Mirolha.

O histórico de combate de uma aeronave nada diz sobre as suas reais capacidades, o que manda mesmo são as piruetas que ela executa.

Captou ???



...é por aí mesmo... cada um acredita no que quer qreditar Maneiro !!!!

Concordo, mas...TEMOS DE ACEITAR QUE A GUERRA FRIA E O TEMPO DE CRER QUE AS ARMAS MADE IN USA SÃO INVENCÍVEIS ACABARAM, PARA MUITOS AQUI QUE PARECEM NUNCA TER LIDO NADA ALÉM DAS PUBLICAÇÕES
MILITARES TRADUZIDAS PARA O PORTUGUÊS E DISPONÍVEIS NO BRASIL NA DÉCADA DE 80...HORA DE ACORDAR, SENHORES !!!! Arrrghhhh!!!! Arrrghhhh!!!! Captou ???
E MAIS: EM NENHUMA GUERRA NENHUM CAÇA DERRUBOU ADVERSÁRIOS SOZINHO...DEPENDE DO PILOTO A BORDO...COMPARAÇÕES ENTRE AERONAVES DEVEM CONSIDERAR ISSO...DO CONTRÁRIO NÃO PASSAM DE PARTIDAS DE "SUPER TRUNFO"...ALGUÉM AQUI AINDA JOGA ISSO ? Captou ???
Eu tinha quase certeza que essa seria sua resposta, a FAB pode e esta ultrapassada em termos de aeronaves, mas ainda acredito que estamos no mesmo pé de igualdade, ou melhor, ainda somos superiores, pois uma força não se resume apenas em aeronaves e se isso for o principal então a Venezuela é disparada a principal força ou vc vai querer comparar o F-16 com SU-30?

quote:
Originalmente publicado por Luft46:
quote:
Originalmente publicado por AMX-Brasil:
E qual pais da America do Sul tem este apoio?

quote:
Originalmente publicado por Luft46:
O que a turminha esquece, é que desde a WWII, o piloto ñao faz tudo sozinho num caça superior, ele precisa de vetoraçao de terra, radar, etc, etc.
É um SISTEMA de combate o que faz a diferença.

Parece que os peruanos ou os venezuelanos tem Mig-29, e daí? Sem o apoio, sao bonitos para desfile militar. Ó pra você.. !!!


O país em que vivo tem e vai bem obrigado neste quesito. Tô na boa...!
Os vizinhos se mijam nas calças. Maneiro !!!!
E quando chegarem os Eurofighter Typhoon entao! Vai ser "coiss di doido"! Ó pra você.. !!!
Amigo vc ainda não viu nada a coisa é pior que vc imagina!!!!!!

quote:
Originalmente publicado por SÉRGIO SANTANA:
quote:
Originalmente publicado por azotta:
[QUOTE]Originalmente publicado por azotta:
[QUOTE]Originalmente publicado por Marcos Costa:
Ok, deixa eu me redimir então:

O F-18 pode ser derrubado pelo MIG-25 mas o F-16 é inderrubável e todos os relatos de abate são verdadeiros mas abafados pelos cães malditos do inferno (o caso em que ele foi confirmadamente abatido por um Mirage 2000 foi porque o F-16 esbarrou de propósito em um míssil lançado pelo Mirage).

O MIG-29 é superior ao F-15, F-16, F-18 e SU-27 e até mesmo ao Colonial Viper MKVII.

Todas as vezes que o MIG-29 foi abatido é porque estavam sendo pilotados pelo John Mirolha.

O histórico de combate de uma aeronave nada diz sobre as suas reais capacidades, o que manda mesmo são as piruetas que ela executa.

Captou ???



...é por aí mesmo... cada um acredita no que quer qreditar Maneiro !!!!

Concordo, mas...TEMOS DE ACEITAR QUE A GUERRA FRIA E O TEMPO DE CRER QUE AS ARMAS MADE IN USA SÃO INVENCÍVEIS ACABARAM, PARA MUITOS AQUI QUE PARECEM NUNCA TER LIDO NADA ALÉM DAS PUBLICAÇÕES
MILITARES TRADUZIDAS PARA O PORTUGUÊS E DISPONÍVEIS NO BRASIL NA DÉCADA DE 80...HORA DE ACORDAR, SENHORES !!!! Arrrghhhh!!!! Arrrghhhh!!!! Captou ???
quote:
Originalmente publicado por AMX-Brasil:
Eu tinha quase certeza que essa seria sua resposta, a FAB pode e esta ultrapassada em termos de aeronaves, mas ainda acredito que estamos no mesmo pé de igualdade, ou melhor, ainda somos superiores, pois uma força não se resume apenas em aeronaves e se isso for o principal então a Venezuela é disparada a principal força ou vc vai querer comparar o F-16 com SU-30?


quote:
Originalmente publicado por SÉRGIO SANTANA:

Concordo, mas...TEMOS DE ACEITAR QUE A GUERRA FRIA E O TEMPO DE CRER QUE AS ARMAS MADE IN USA SÃO INVENCÍVEIS ACABARAM, PARA MUITOS AQUI QUE PARECEM NUNCA TER LIDO NADA ALÉM DAS PUBLICAÇÕES
MILITARES TRADUZIDAS PARA O PORTUGUÊS E DISPONÍVEIS NO BRASIL NA DÉCADA DE 80...HORA DE ACORDAR, SENHORES !!!! Arrrghhhh!!!! Arrrghhhh!!!! Captou ???



É isso aí, e os kill ratio estão aí pra mostrar isso.
quote:
Originalmente publicado por Marcos Costa:
quote:
Originalmente publicado por AMX-Brasil:
Eu tinha quase certeza que essa seria sua resposta, a FAB pode e esta ultrapassada em termos de aeronaves, mas ainda acredito que estamos no mesmo pé de igualdade, ou melhor, ainda somos superiores, pois uma força não se resume apenas em aeronaves e se isso for o principal então a Venezuela é disparada a principal força ou vc vai querer comparar o F-16 com SU-30?


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Mau Marcos, muito mau. Maneiro !!!! Maneiro !!!!

E o amiguinho la em cima não leu direito o que postei, pra variar....
quote:
Originalmente publicado por Marcos Costa:
O Mig-29 combateu (e foi derrubado) em Kosovo, Iraque, Africa (não lembro o país) e não tenho certeza mas pela Síria. São mais conflitos que a maioria dos aviões militares vêem durante seu tempo de uso. E se muito me engano não derrubou nem uma única gaivota. Lembre-se que o Mig-25 foi usado nas mesmas condições e tem um histórico de combate melhor que ele.



Durante a Guerra do kargil, em 1999, existem relatos de que dois Mig-29 indianos travaram no radar 2 F-16 A do Paquistão, na mesma surtida.. Teriam pedido ordem para abate, mas foi negada,pois o inimigo ,aparentemente, não tinha invadido o espaço aéreo. No Iraque, numa das primeiras noites de ataque aéreo por forças da coalisão, o Mig-29 foi o único avião que conseguiu acertar ,se não me engano, 2 aeronaves do pacote (o caso do Mig-25 foi em outro cenário). Acertou mas não fez o abate: seriam F-111 e B-52. Graças ao ''excelente'' missil r-60 aphid (era tão bom que o Iraque, na guerra contra o Irã, armava os mig com magic II e Sidewinder). Comenta-se que um dos Tornado britãnicos que caiu durante a Desert Storm, foi abatido por um mig-29

No caso indiano, em Maio de 1999

http://www.acig.org/artman/publish/article_327.shtml
Last edited by Everton = Fica com Deus KIRU
porque é russo é ruim????? a maioria pensa assim?
Com pilotos que não tivessem orçamentos restitos para horas de voo ,por sanções econômicas e com todo material de apoio disponível por Israel e EUA...... fora a chuva de Tomahawks já ditas anteriormente.
quote:
Originalmente publicado por Marcos Costa:
quote:
Originalmente publicado por SÉRGIO SANTANA:

Concordo, mas...TEMOS DE ACEITAR QUE A GUERRA FRIA E O TEMPO DE CRER QUE AS ARMAS MADE IN USA SÃO INVENCÍVEIS ACABARAM, PARA MUITOS AQUI QUE PARECEM NUNCA TER LIDO NADA ALÉM DAS PUBLICAÇÕES
MILITARES TRADUZIDAS PARA O PORTUGUÊS E DISPONÍVEIS NO BRASIL NA DÉCADA DE 80...HORA DE ACORDAR, SENHORES !!!! Arrrghhhh!!!! Arrrghhhh!!!! Captou ???



É isso aí, e os kill ratio estão aí pra mostrar isso.


É verdade...que o digam os vietnamitas, que tiveram mais ases (e, claro, mais vitórias) que os pilotos do Tio Sam durante a Guerra do Vietnã...Isso é incontestável e fácil de ser comprovado, pois há "zilhões" de fontes na net sobre o assunto. Até mesmo o mais empedernido fã de aviação norte-americana sabe que lá os aviões dos EUA se lascaram...Portanto, NÃO SÃO INVENCÍVEIS...Se alguém contestar isso alegando as tais regras de engajamento, é outra conversa, o assunto aqui não é esse...Admita Marcos Costa: pelo menos no Vietnã os aviões norte-americanos se deram mal... Maneiro !!!!
quote:
Originalmente publicado por SÉRGIO SANTANA:

É verdade...que o digam os vietnamitas, que tiveram mais ases (e, claro, mais vitórias) que os pilotos do Tio Sam durante a Guerra do Vietnã...Isso é incontestável e fácil de ser comprovado, pois há "zilhões" de fontes na net sobre o assunto. Até mesmo o mais empedernido fã de aviação norte-americana sabe que lá os aviões dos EUA se lascaram...Portanto, NÃO SÃO INVENCÍVEIS...Se alguém contestar isso alegando as tais regras de engajamento, é outra conversa, o assunto aqui não é esse...Admita Marcos Costa: pelo menos no Vietnã os aviões norte-americanos se deram mal... Maneiro !!!!


Claro, por favor, mostre-me os kill ratio dos principais aviões em combate. Vou te facilitar:

F-4:

Mig 21:

Mig 15:

F-8:


Não vai ser difícil, você mesmo acaba de dizer que tem vasto material na internet.
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