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Paris: Museu Nacional da Marinha francesa (http://www.musee-marine.fr/paris)

Dá pra passar algumas horas aqui. A exposição permanente reúne centenas de réplicas, maquetes e peças ligadas à marinha francesa. Verdadeiramente impressionante.

A dificuldade: fotografar as maquetes pelo vidro. Para quem já tentou, sabe que o resultado são fotos desfocadas, além de aparecerem reflexos e todo tipo de interferência.

Solução: fotografar sempre na perpendicular, com a lente da câmera praticamente colada no vidro. Não dá pra fazer grandes planos, principalmente por que os modelos são enormes. Mas dá pra fazer fotos de detalhes com bons resultados. Compartilho alguns...

Foto geral, pra se ter noção das escalas envolvidas:



Le Solferino, vaso de guerra lançado ao mar em 1862:









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E o atelier do espertinho que trabalha aqui. O cara trabalha fazendo a manutenção das maquetes e ainda ganha dinheiro com isso (e em euros!!!!!) E ainda dizem que o melhor trabalho do mundo é ser fiscal daquela praia na Austrália...



Cheers...
Revivendo lembranças!!!!!!
Estive lá em 2000, o museu é show e muitas das maquetes são feitas lá mesmo, naquela salinha onde está o senhor de jaleco branco. Quando estive lá, estavam fazendo o P.A CHARLES DE GAULLE.

Ainda existe mais um museu em Paris, o Museu Naval, mas não consegui ir.

O de Lisboa, também é muito bom!!!!! Fica anexo ao Mosteiro dos Jerônimos, bem em frente ao Rio Tejo.
Muitas maquetes e também bem apresentado.

Quem puder ir, não perca!!!!!!!1
quote:
Originalmente publicado por Leco:
Ou usar um filtro polarizador.
Mas fotografar em museus é difícil mesmo.


De fato, o polarizador pode reduzir reflexos.
De qualquer forma, fiz essas fotos com uma pocket camera, que não admitia esse tipo de recurso...
Abraço,
VM
quote:
Originalmente publicado por Mario naval:
Revivendo lembranças!!!!!!
Estive lá em 2000, o museu é show e muitas das maquetes são feitas lá mesmo, naquela salinha onde está o senhor de jaleco branco. Quando estive lá, estavam fazendo o P.A CHARLES DE GAULLE.

Ainda existe mais um museu em Paris, o Museu Naval, mas não consegui ir.

O de Lisboa, também é muito bom!!!!! Fica anexo ao Mosteiro dos Jerônimos, bem em frente ao Rio Tejo.
Muitas maquetes e também bem apresentado.

Quem puder ir, não perca!!!!!!!1


Opa Mario,
Conheci o Museu da Marinha Potuguesa de Lisboa em 2007. Além das maquetes...



há também várias galeotas restauradas...



Em 2012 visitei também o Museu Maritimo de Amsterdam. Ancorada ao lado do Museu está uma réplica de uma nau do Séc. XVIII...



O Museu de Amsterdam passou por uma longa reforma. Ano passado, seu acervo ainda estava sendo preparado, então, quando visitei, ainda não havia muito o que ver. Creio que por esses dias já esteja mais estruturado.

Forte Abraço,
VM
Last edited by VelhoMarluf
Valeu pelas fotos!

Gostei, particularmente, do navio a vela com motor a vapor, já com parte do casco de metal e a proa bem característica. É uma fase de transição interessante dos navios de guerra.

Abrs.
quote:
Originalmente publicado por RICARDO FERREIRA:
Valeu pelas fotos!

Gostei, particularmente, do navio a vela com motor a vapor, já com parte do casco de metal e a proa bem característica. É uma fase de transição interessante dos navios de guerra.

Abrs.


De fato Ricardo, essa nave de guerra foi a que mais me impressionou. Pena que só serviu a Marinha Francesa por 22 anos (1862-1884).
Ainda estou pesquisando mais detalhes da história do Solferino...
Forte Abraço,
VM
Pessoal,

Estive hoje no Museu Naval no Rio de Janeiro para tirar inúmeras fotos.

Logo na entrada me informaram que era proibido o uso de flash.

Deixei a máquina no automático e retirei o flash.

Quando cheguei em casa, surpresa !!!

Metade das fotos desfocadas, algumas com reflexo.

Acho que quando eu retiro o flash no automático, a máquina aumenta o tempo de obturação e com a minha mão trêmula (coisa de família) a foto sai tremida.

Será que só sairia nítida com tripé?

A máquina é uma Nikkon Coolpix 8800.

O que eu faço? Só vendendo e comprando outra mais moderna? Os filtros polarizados são específicos para cada máquina?

Alguém pode me ajudar?

Abraço.
Fala Edson,
Fotografar em museus é sempre um desafio. No entanto, deixar o flash de lado pode até melhorar as fotos. Normalmente, o uso de flash “chapa“ qualquer cena, ou seja, a tomada fica sem qualquer sensação de profundidade.

Com o flash desligado, utilize a função auto da sua câmera. Comece fixando a abertura do obturador. A coisa funciona ao inverso: obturador 2,8 tem maior abertura que 8,0! Outro detalhe importante. A abertura do obturador define a profundidade de campo: quanto maior a abertura (menor número f) menor a profundidade de campo; quanto menor a abertura (maior número f), maior a profundidade de campo. Aqui, outro exemplo. Imagine-se fotografando uma composição ferroviária onde você está bem à frente. Com abertura grande, se focar no meio do trem, só o meio do trem sairá focado. Com abertura pequena (grande número f), mesmo que foque no meio da composição, a tendência é que todo o trem saia focado, da máquina até o último vagão. Parece enrolado, mas na verdade é bem simples.

Ora, dirá você, então vou deixar logo com pequena abertura e automaticamente sairá tudo focado. Infelizmente, pequenas aberturas exigem velocidades de exposição maiores e esse é o momento onde ocorrem os borrões. Para isso, o ideal é utilizar o tripé.
OK, funciona para objetos grandes, que estejam em exposição sem proteção. A coisa complica, contudo, se o objeto estiver dentro de um expositor de vidro, por exemplo. Nesse caso, consigo melhorar os resultados com filtro polarizador.
No meu caso, minha máquina é super peba e nem existe filtro para ela. O jeito então é restringir os ângulos. O que faço é praticamente encostar a lente no vidro perpendicularmente, tirando a foto bem de frente. Essa forma elimina os reflexos e ajuda a controlar tremedeiras.
Comece com obturador 5,6 e velocidade 30 e, a partir daí, comparando seus resultados, poderá construir um bom set up padrão. Boa sorte...

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