Se a EMBRAER hoje tem uma carteira de clientes grandes pra suas anvs civis, e até militares (Tucano/Super Tucano), isso se deve à participação do projeto AMX. Se a empresa não tivesse participado, não dominaria as técnicas de soldagem de estruturas de alumínio, de compósitos, projetos de estruturas aeroelásticas, etc.
Se o custo de seu desenvolvimento foi o dobro do que seria para, na época, comprar o mesmo número de F-16, como alguns disseram aqui, só assim pra se dominar as tecnologias empregadas, e se usar da criatividade para buscar soluções inovadoras que se apresentam para cada novo problema.
É preciso lembrar também que na época havia restrição à venda de armamentos para os países como o Brasil, e essa restrição foi até à época do F-X1, quando havia a proposta de se vender as anvs, mas não se faria transferência de tecnologia (dúvida que existe até hoje) e os armamentos só seriam entregues em caso de conflitos contra inimigos que não fossem antigos aliados dos EUA.
Falar simplesmente em custos é ser muito simplista, e fica bem longe da realidade geopolítica e do desenvolvimento tecnológico pelo qual passa uma nação.
Grandes corporações, assim como militares, são tudo, menos burros ou ingênuos. Ingênuos somos nós, que não conhecemos todos os parâmetros e ficamos discutindo, com agressividade até, algo que deveria ser uma exposição de idéias.