Hans Ekkehard Bob(24/01/1917 - 12/08/2013)
Faleceu no último dia 12 de agosto em Freiburg, Alemanha, de causas naturais aos 96 anos de idade, o ganhador da Cruz do Cavaleiro, Major Hans Ekkehard Bob.
Nascido em Freiburg, Bob juntou-se à Luftwaffe em dezembro de 1936, e após seis meses de treinamento militar básico, iniciou as lições de voo em 1 de junho de 1937. Após completar o curso de formação de oficiais, foi designado para o Jagdfliegergruppe 133 em Wiesbaden. Foi com esta unidade que ele voou suas primeiras missões operacionais, à bordo de um biplano Arado Ar 68 durante a ocupação dos Sudetos em outubro daquele ano. Em junho de 1939, Bob foi transferido para a 3./JG 21 em Jesau, agora voando o eficiente Messerschmitt Me 109.
Bob iniciou suas missões de guerra em setembro de 1939 contra a Polônia, mas conseguiu sua primeira vitória apenas em 10 de maio de 1940, no primeiro dia de ação contra a França, Holanda e Bélgica. Naquele dia, ele derrubou um Gloster Gladiator sobre a cidade belga de Tongeren. Sua quinta vitória foi atingida em 26 de junho contra um bombardeiro inglês Bristol Blenheim sobre Roterdã, na Holanda, fazendo dele um ás. Promovido a Oberleutnant em 1 de agosto, Bob iniciou o intenso combate contra a RAF durante a Batalha da Inglaterra. Atravessando o Canal da Mancha nos comandos do Me 109, ele derrubou 9 Spitfires e 5 Hurricanes em dois meses de ação intensa, recebendo o comando da 9ª Staffel do Jagdgeschwader 54 "Grünherz" em 28 de novembro. Esta esquadrilha foi uma das primeiras convertidas para o padrão Jagdbomber (Jabo - "caça-bombardeiro"), passando a atacar a navegação inglesa com bombas de 250 kg. Contando com 19 vitórias aéreas e um excelente retrospecto de líder de Jabos, Hans-Ekkehard Bob foi condecorado com a Cruz do Cavaleiro da Cruz de Ferro em 21 de março de 1941.
Em abril de 1941, durante a Campanha dos Bálcãs, Bob atingiu sua 20ª vitória contra um adversário curioso: um Messerschmitt Me 109 iugoslavo, vendido pela Alemanha ao país um pouco antes do golpe de estado pró-britânico que motivou sua invasão. Após a conclusão dos combates, o JG 54 foi levado para aeródromos na Prússia Oriental, em preparação para a invasão da União Soviética. Em 23 de junho de 1941 - segundo dia da Barbarossa - Bob derrubou um bombardeiro Tupolev SB-2, mas recebeu fogo defensivo da aeronave e fez um pouso forçado atrás das linhas soviéticas. Entretanto, conseguiu evitar a captura e atingiu as linhas alemãs dois dias depois. Até o fim do ano, ele já havia registrado 39 vitórias, e em 29 de setembro de 1942, marcou sua 50ª vitória, sendo agraciado com a Cruz Alemã em Ouro.
Me 109F de Hans Ekkehard Bob. 9./JG 54, Siverskaya, URSS, inverno de 1942.
Em fevereiro de 1943, por ordem de Adolf Galland, o III Gruppe do JG 54 foi transferido para o ocidente. Desta maneira, Bob passou a enfrentar as ondas de bombardeiros da USAAF. Em 17 de abril, o Hauptmann Bob ousadamente abalroou um Boeing B-17 Flying Fortress, levando-o abaixo sobre Bremen, mas ferindo-se no salto de paraquedas. Promovido a Major em agosto, ele recebeu o comando do IV./JG 51 no front leste, marcando suas últimas vitórias, contra dois Mikoyan-Gurevich MiG-3 sobre Apostolovo, na Ucrânia.
No cockpit do Me 109 durante a Batalha da Inglaterra.
De volta ao ocidente em maio de 1944, Bob foi um dos primeiros pilotos a receber treinamento no revolucionário caça a jato Messerschmitt Me 262 a partir de agosto. No começo de 1945, foi transferido para o estado-maior do General Josef Kammhuber, comandante da caça noturna. Seu trabalho era supervisionar o treinamento de conversão de pilotos de bombardeio para o Me 262 caça-bombardeiro. Pouco antes do fim da guerra, Bob foi transferido para o Jagdverband 44, a unidade de caça a jato de elite, comandada por Adolf Galland. Hans Ekkehard Bob terminou a Segunda Guerra Mundial tendo voado mais de 700 missões de combate, nas quais registrou 60 vitórias aéreas confirmadas.
Bob no aeródromo de Beauvis, na França.
Ele retornou à vida civil como agricultor, fundando sua própria empresa de transporte em 1946. Em 1956, Bob fundou a BOMAG (Bohrmaschinen und Geräte GmbH), uma empresa de equipamentos de perfuração sediada em Celle, com a qual fez fortuna em negócios com mais de 120 países. Ávido participante de eventos de aviação e piloto até os 90 anos de idade, Bob era um dos mais celebrados ases da Luftwaffe nesses últimos anos, participando de diversos documentários da BBC. Quando outro colega ganhador da Cruz do Cavaleiro, Kurt Bischof, fez 80 anos de idade, foi Bob quem o levou para seu primeiro voo, à bordo de seu monomotor no Aeroclube de Celle.
Bob e o produtor inglês James Holland, durante as filmagens do documentário "Battle of Britain: The Real Story".
Hans Ekkehard Bob escreveu duas biografias: "Betrayed Ideals - Memoirs of a Luftwaffe Fighter Ace" em 2003 e "Jagdgeschwader 54 - Die Piloten mit dem grünen Herzen" em 2011. Ele deixa esposa e seis filhos.
Fonte: Sala de Guerra
Original Post