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Aeronaves com essa capacidade Carga/STOL/Terrenos não preparados só foram superados agora com o projeto do Convertiplano V-22 Osprey, e mesmo assim, só disponível pras forças dos EUA, por enquanto.
É isso aí Gilsão, mas será que vai ser adotado por algum usuário da aeronave ? Até porque há de se levar em conta que a célula do Caribou e do Bufalo foram levadas ao limite de carga ao longo de suas carreiras, certo ?
quote:
Originalmente publicado por Guimaraes:
É impressão minha ou lá naquele primeiro video tem umas aproximações que ele tira a potência e embandeira até tocar no solo?


Não.
"Embandeirar" significa colocar a pá totalmente virada (como uma faca), de modo a oferecer a mínima resistência ao avanço.
O que ele faz é o contrário: coloca a hélice em ângulo mínimo, de modo que, mesmo com tração, o "disco" formado funciona como freio (ele reduz a potência para a aproximação, mas uma vez no solo, acelera para facilitar a frenagem).
Ah... saquei.

Eu achei que ele embandeirava e quando tocava o solo "dava reverso".

Pelo que você explicou, ele já vem com as pás em posição de "reverso", só que sem potência. É isso?

Quando toca no solo, cola os manetes no painel.
quote:
Originalmente publicado por Guimaraes:
Pelo que você explicou, ele já vem com as pás em posição de "reverso", só que sem potência. É isso?


Não, meu nobre.
É justamente o contrário: hélice em ângulo mínimo e redução de potência na aproximação.

O reverso NUNCA deve ser aplicado com a anv em vôo.
Ele vem para aproximação com as pás em ângulo mínimo. Esse ângulo é ajustado por batentes e corresponde ao menor ângulo que as pás podem obter, gerando tração. O reverso só é acionado com a anv no solo.

Quem tiver curiosidade pesquise sobre o acidente com a anv Brasília PT-WKH. Devido a auto-confiança, o piloto costumava executar procedimentos totalmente fora do previsto, como aproximações em alta velocidade, anv desestabilizada e em ângulo crítico. Próximo ao solo (com a anv em vôo) ele aplicava reverso, diminuía a velocidade e pousava "curto". Até que num desses "procedimentos" houve disparo da hélice, dissimetria de tração, perda de controle e queda, ocasionando a morte deste e mais duas pessoas.
quote:
Originalmente publicado por Gilson:
Quem tiver curiosidade pesquise sobre o acidente com a anv Brasília PT-WKH. Devido a auto-confiança, o piloto costumava executar procedimentos totalmente fora do previsto, como aproximações em alta velocidade, anv desestabilizada e em ângulo crítico. Próximo ao solo (com a anv em vôo) ele aplicava reverso, diminuía a velocidade e pousava "curto". Até que num desses "procedimentos" houve disparo da hélice, dissimetria de tração, perda de controle e queda, ocasionando a morte deste e mais duas pessoas.


PT-WKH. Animação gráfica com o que, acredito eu, deve ser o audio recuperada da 'caixa preta':

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